-
Alternativa B.
Eu resolvi assim, em todos tentei ocultar o sujeito da frase e mesmo assim eu sabia que se tratada do ahmed, apenas no item B não foi possivel fazer isso.
A)Por ser um bom combatente, Ahmed foi recompensado( POR SER UM BOM COMBATENTE, FOI RECOMPENSADO)
B)Seu depoimento, dado a um juiz da província iraquiana de Nínive, foi reproduzido pelo Telegraph( SE EU TIRAR O SUJEITO SEU DEPOIMENTO DA FRASE, FICA SEM SENTIDO E NÃO SABEREI QUEM FOI REPRODUZIDO)
C)Ele diz que foi doutrinado, induzido e até drogado para combater o mais nobre dos combates: lutar pelo Estado Islâmico. (DIZ QUE FOI DOUTRINADO,INDUZIDO E ATÉ DROGADO...)
D)Ele foi preso em Mosul, depois dos combates e bombardeios que deixaram a cidade iraquiana com aparência de Hiroshima do deserto( FOI PRESO EM MOSUL...)
-
Nazaré concurseira, eu analisei diferente.
Entendo que a questão fala de voz verbal e, no caso, da supressao do agente da passiva.
a) foi recompensado. por quem??? Houve supressão do agente.
b) foi reproduzido pelo telégrafo. Aqui evidencia-se o agente, o qual pratica a ação.
c) ele diz que foi doutrinado... por quem? Houve a supressão do agente.
d) ele foi preso em mosul. Por quem? Houve a supressão do agente.
Danrlley Sousa
agente verbal depende da voz empregada e, no caso das alternativas, todas estão na voz passiva.
Se for voz ativa, o agente verbal será o sujeito: João comprou uma casa - João é o agente verbal.
se for voz passiva, o agente verbal será o agente da passiva: A casa foi comprada por João - Nesse caso, quem pratica a ação é o João, ou seja, o agente da passiva.
-
Meu raciocínio foi igual o da Nazaré
-
Seu depoimento foi reproduzido por quem? Pelo Telegraph.
O Telegraph é o agente verbal.
-
Tbm pensei da mesma forma da Nazaré para responder com a alternativa b dessa questão.
-
Analisei da seguinte forma:
Seu depoimento (sujeito paciente) foi reproduzido (v. passiva analítica) pelo Telegraph (agente da passiva).
Se eu suprimir o agente da passiva, responsável por praticar a ação, eu não consigo nem deduzir quem praticou a ação verbal. Diferentemente das outras alternativas, nas quais eu ainda consigo visualizar que trata-se do Ahmed.
-
Ficou um pouco confuso pra mim.
Agente verbal é agente da passiva??
-
Que porra de questão é essa, me desculpem mas o examinador é loko.
-
Também só consegui de forma similar ao já dito (mas não concordo com o enunciado):
a) Por ser um bom combatente, foi recompensado. Fica ok
b) Dado a um juiz da província iraquiana de Nínive, foi reproduzido pelo Telegraph. ??? NÃO ROLA.
c) Diz que foi doutrinado, induzido e até drogado para combater o mais nobre dos combates: lutar pelo Estado Islâmico. Fica ok
d) Foi preso em Mosul, depois dos combates e bombardeios que deixaram a cidade iraquiana com aparência de Hiroshima do deserto. Fica ok
-
Na verdade, eu não consegui discernir quem é o "agente verbal" a quem o enunciado se refere. Pelo jeito, é o sujeito !
-
Agente verbal = Agente da passiva ou sujeito agente.
Todas as frases da questão estão na voz passiva, portanto, a questão quer a frase que não omitiu o agente da pasiva.
a) Por ser um bom combatente, Ahmed foi recompensado.
Ahmed é o sujeito, o agente da passiva foi omitido. Teria agente da passiva se dissesse "Ahmed foi recompensado pelo Estado Islâmico"
O termo "por ser um bom combatente" é o motivo pelo qual ele foi recompensado. "Por + infinitivo" indica causa. Não poderia ser agente da passiva, é um adjunto adverbial de causa.
b) Seu depoimento, dado a um juiz da província de Nínive, foi reproduzido pelo Telegraph.
Seu depoimento é o sujeito e pelo Telegraph é o agente da passiva, portanto, não houve omissão. Gabarito.
c) Ele diz que foi doutrinado, induzido e até drogado para combater o mais nobre dos combates: lutar pelo Estado Islâmico.
Ele é o sujeito e não há na frase o agente da passiva. Teria agente se fosse "Ele foi doutrinado pelo Estado Islâmico"
A expressão "para combater..." indica a finalidade.
d) Ele foi preso em Mosul, depois dos combates e bombardeios que deixaram a cidade iraquiana com aparência de Hiroshima do deserto.
Ele é o sujeito e não há na frase o agente da passiva. Como nas outras alternativas, teria agente se dissesse "Ele foi preso em Mosul pela polícia".
Fonte: correção da prova feita pela Professora Flávia Rita
https://www.youtube.com/watch?v=fGmZmbPnfFw
-
entedo que a B é uma O.Adj explicativa reduzida de parti´cipio; sendo assim, faz remissão a um termo e esse é o motivo pelo qual não posso retirar o agente.
-
Letra B
a) Ahmed Sujeito
c) Ele Sujeito
d) Ele Sujeito
-
-
Os trechos selecionados a seguir ilustram construções QUE PERMITEM A OMISSÃO do agente verbal.(Não significa que eles já estão omissos(oculto) nas frases, significa que você pode omiti-los nas frases montadas abaixo). Tal possibilidade só NÃO foi empregada em: (significa que a omissão do sujeito em uma das frases abaixo deixará a frase sem sentido, ou seja, essa será a que NÃO há possibilidade de omitir o agente).
a)“Por ser um bom combatente, Ahmed foi recompensado. ” (2º§) "Por ser um bom combatente, foi recompensado" (repare que ainda que não haja o sujeito, a frase faz sentido).
b)“Seu depoimento, dado a um juiz da província iraquiana de Nínive, foi reproduzido pelo Telegraph. ” (1º§) "...dado a um juiz da província iraquiana de Nínive, foi reproduzido pelo Telegraph. ” (repare que essa frase não permite a omissão do agente, não há coesão nem coerência). GABARITO.
c)“Ele diz que foi doutrinado, induzido e até drogado para combater o mais nobre dos combates: lutar pelo Estado Islâmico. ” (1º§) "...diz que foi doutrinado, induzido e até drogado para combater o mais nobre dos combates: lutar pelo Estado Islâmico. ”
d)“Ele foi preso em Mosul, depois dos combates e bombardeios que deixaram a cidade iraquiana com aparência de Hiroshima do deserto. ” (4º§) “...foi preso em Mosul, depois dos combates e bombardeios que deixaram a cidade iraquiana com aparência de Hiroshima do deserto. ”
-
questão fácil porém muito estranha kkkkkkk
-
Explicação do professor Arenildo não me convece. Impressionante!
-
Questão resolvida pela flavia rita:
https://youtu.be/e429FQq-IO4?t=56m58s
-
QUESTÕES DIFICEIS
-
A questão foi anulada porque possui duas respostas corretas.
O item (B) possui agente verbal na forma de agente da passiva. "..., foi reproduzido pelo Telegraph."
O item (C) é um período composto no qual a primeira oração está na voz ativa e tem sujeito expresso (ele), que é o agente verbal.
"Ele diz que foi doutrinado, ..."
A segunda oração do item (C) é subordinada adjetiva restritiva "que foi doutrinado" e o pronome relativo que desempenha a função de sujeito paciente. Ao substituirmos o "que" por "Ele" a oração adjetiva fica "Ele foi doutrinado" e o agente da passiva realmente foi suprimido.
Como o item (B) possui agente da passiva e o item (C) possui um sujeito agente (ele) a questão foi anulada.
-
Agente Verbal é Sujeito Agente e Agente da Passiva.
A: “Por ser um bom combatente, Ahmed foi recompensado. ”
Letra A: Na oração só há sujeito paciente (Ahmed) => Agente da passiva foi omitido (foi recompensado por quem? Quem recompensou Ahmed?). PORTANTO HOUVE OMISSÃO DE UM AGENTE VERBAL. (FALSA)
B: “Seu depoimento, dado a um juiz da província iraquiana de Nínive, foi reproduzido pelo Telegraph. ” (1º§)
Letra B: Na oração há 1 sujeito paciente (Seu depoimento) => 1 Agente da Passiva foi omitido (Quem deu o depoimento?) e 1 Agente da Passiva expresso (Telegraph) (Seu depoimento [sujeito paciente] foi reproduzido pelo Telegraph [agente da passiva] . PORTANTO HOUVE A EXPOSIÇÃO DE UM AGENTE (TELEGRAPH), MAS TAMBÉM HOUVE A OMISSÃO DE UM AGENTE VERBAL (QUEM DEU O DEPOIMENTO?). (FALSA)
C: “Ele diz que foi doutrinado, induzido e até drogado para combater o mais nobre dos combates: lutar pelo Estado Islâmico. ”
Letra C: Na oração há 1 Sujeito Agente (Agente Verbal)=> Ele (sujeito agente) diz (verbo transitivo) que foi doutrinado, induzido.. (=ISSO) (OSSObjDir). Ou seja, ELE DIZ ISSO. PORTANTO HOUVE EXPOSIÇÃO DE UM AGENTE VERBAL (ELE). Há também 1 Agente da Passiva omitido (Ele foi doutrinado, induzido e até drogado por quem?) PORTANTO HOUVE A OMISSÃO DE AGENTE VERBAL (DOUTRINADO POR). (FALSA)
D: “Ele foi preso em Mosul, depois dos combates e bombardeios que deixaram a cidade iraquiana com aparência de Hiroshima do deserto. ”
Letra D: Na oração há um Sujeito Paciente (Ele), há um Agente da Passiva omitido (quem prendeu?). Há também um Sujeito Agente (que) (que faz referência a combates e bombardeios) (Ou seja, combates e bombardeios deixaram). PORTANTO HOUVE A EXPOSIÇÃO DE UM AGENTE VERBAL (QUE: COMBATES E BOMBARDEIOS) e HOUVE A OMISSÃO DE UM AGENTE VERBAL (QUEM PRENDEU?).(FALSA)
Dessa forma o exercício pede a alternativa em que não haja omissão do Agente Verbal. Mas, em todas houve omissão de algum Agente Verbal. Além disso, na letra C, B e D havia tanto omissão de agente quanto exposição de agente, o que deixou tudo mais confuso. Porém, nenhuma alternativa se livra da omissão de algum agente. Por isso a questão foi anulada.
-
Questões bem piores que essa não foram anuladas. Essa está ok!