SóProvas


ID
2525641
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TJ-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto III


      BOSTON — Milhares de pessoas participaram de um evento intitulado "Rali da Liberdade de Expressão", em Boston, organizado pela extrema-direita dos EUA, neste sábado à tarde, que levantou preocupação de que o evento se tornasse violento. Ao mesmo tempo, também em Boston, grupos de ativistas realizam um enorme contraprotesto, com dezenas de cartazes em repúdio a ideias nazistas, de supremacia branca e xenófobas.

      A manifestação de extrema-direita terminou pouco depois das 15h, mas muitos dos que protestavam contra ela continuaram reunidos na cidade. Às 16h, as ruas próximas ao local da marcha começaram a ser liberadas, mas agentes de segurança continuaram patrulhando a região. Mais de 500 policiais foram deslocados para os locais de protestos, com o objetivo de evitar que a ação da extrema-direita marcada para hoje repita os acontecimentos de Charlottesville, quando dezenas ficaram feridas e uma mulher morreu.

      O comissionário da polícia de Boston, William Evans, afirmou que 27 pessoas foram detidas. O número de feridos e propriedades danificadas foi mínimo, segundo o comissário. Houve confronto entre a polícia e os manifestantes que participavam do contraprotesto quando os agentes escoltaram a marcha de extremadireita na principal praça da cidade. Evans estimou em 40 mil o número de manifestantes neste sábado.  

      A polícia criou uma zona neutra entre as manifestações dos dois grupos e evitou maiores confrontos. Ao menos oito pessoas, aparentemente do grupo contraprotesto, foram detidas, de acordo com a CNN. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tuitou sobre as marchas deste sábado agradecendo às forças de segurança pelo seu trabalho.

      Os membros da extrema-direita conseguiram uma autorização da prefeitura de Boston para realizar o encontro, que ocorreu apenas uma semana depois da caótica e assustadora manifestação da extrema-direita no campus da Universidade da Virginia em Charlottesville, que reuniu até mesmo neonazistas, supremacistas brancos e simpatizantes do grupo racista Ku Klux Klan.

      — Houve dúvidas sobre por que concedemos uma autorização para o evento — comentou o prefeito de Boston, Marty Walsh, na sexta-feira. — Os tribunais tornaram bem claro. Eles têm o direito de se reunir, não importa quão repugnantes sejam suas opiniões. Mas eles não têm o direito de criar ambientes inseguros. Eles têm direito à liberdade de expressão. Em troca, eles têm que respeitar nossa cidade.

      Os organizadores do evento da extrema-direita em Boston disseram que o encontro deste sábado não é solidário com os supremacistas brancos, mas a polícia instalou novas câmeras de vigilância na região e colocou restrições ao evento — como a proibição de mochilas, varas e outras armas em potencial — na esperança de evitar a violência.

      — Não queremos que se repita o que aconteceu em Charlottesville — disse o comissário de polícia de Boston, William Evans, em uma coletiva de imprensa na sexta-feira. — Boston está muito unida. Temos uma cidade que não tolera o ódio e a intolerância.

Disponível em: < https://oglobo.globo.com/mundo/dois-protestos-contra-a-favor-de-supremacia-branca-tomam-boston-21724865#ixzz4qO9eFJMS > Acesso em 19/08/2017 

Milhares de pessoas participaram de um evento [...]” (1º§) A relação entre verbo e complemento no segmento anteriormente destacado é a mesma indicada em:

Alternativas
Comentários
  • a) “[...] tuitou sobre as marchas deste sábado [...]” (4º§)

  • Em “tuitou sobre as marchas”, temos “tuitar” como um verbo transitivo indireto, já que pediu complemento introduzido pela preposição “sobre”. O mesmo ocorre em: “participaram de um evento”, frase do enunciado, também com verbo transitivo indireto.

    Gabarito letra A.

    Na letra B, temos voz passiva, não há complemento.

    Na letra C, “patrulhar” é VTD e não pede preposição.

    Na letra D, “levantar” é VTD e não pede preposição.

    fonte: https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/prova-comentada-tj-mg-consulplan-portugues/

     

  • Tuitou = Verbo Transitivo Indireto. (preposição "sobre')

    Participaram = Verbo Transitivo Indireto. (preposição "de')

     a)“[...] tuitou (verbo) sobre (preposição) as marchas deste sábado [...]”

    Gab.A

  • Verbo "tuitar". A banca tá moderna.

  • ...participaram = VTI (Verbo Transitivo Indireto)

    de um evento... = OI (Objeto Indireto)

    ...tuitou = VTI (Verbo Transitivo Indireto)

    sobre as marchas... OI (Objeto Indireto)

  • Pra facilitar, basta trocar o verbo por um equivalemente em mesmo sentido

    ---TUITAR = ESCREVER

    a)“[...] escreveu (verbo) sobre (preposição) as marchas deste sábado [...]”

    Gab.A

  • VOCÊ SÓ PRECISA ACHAR QUEM PRECISA DE PREPOSIÇÃO. LETRA B 

  • Admito que esse tuitou me fez quase errar,mas só achei o complemento nele...então...mas fiquei em dúvida.

  • Alguém poderia explicar com mais detalhes porque a letra B está errada? Pois pelo meu entendimento se está na voz passiva entendo que este verbo também está preposicionado. 

  • Participam DE um evento...

    Tuitou SOBRE as marchas...

     

    Tuitar = escrever, rege preposição "sobre".

    Ótima questão.

  • Na verdade "Tuitar" = Piar ,né?! 

    Entretanto, contextualizando, significa escrever e quem escreve, escreve SOBRE algo.

  • ADINA ,NA  ALTERNATIVA  B O VERBO É INTRANSITIVO .

     Milhares de pessoas participaram de um evento intitulado "Rali da Liberdade de Expressão", em Boston, organizado pela extrema-direita dos EUA...

    UM EVENTO = SUJEITO PACIENTE .

    ORGANIZADO = V. INTRANSITIVO. (FOI ORGANIZADO) 

    PELA EXTREMA -DIREITA = AGENTE DA PASSIVA .

    PORTANTO NÃO HÁ COMPLEMENTO DO VERBO , A SABER - OD , OI.

    ESPERO TER AJUDADO 

  • Muito obrigada jeane fonseca.

  • No dicionário AULETE, tuitar é verbo transitivo e significa defender, proteger.

    No AURÉLIO, o referido verbo é Intransitivo ou Transitivo Direto, de acordo com o contexto.

    Logo, questão mal elaborada, confusa e passível de anulação. Isso demonstra a incapacidade das Bancas Examinadoras do Brasil. Todas, todas, sem exceção são despreparadas. Eu disse todas!!!!!!!!!

    Virou Brasil.