SóProvas


ID
2525719
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TJ-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais de Justiça (TJs)
Assuntos

Sempre de acordo com a Lei Complementar nº 59/2001, que contém a organização e a divisão judiciária do Estado de Minas Gerais, NÃO é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A)CORRETA- 

    "Art. 256 – São auxiliares de encargo: I – o Perito; II – o Depositário; III – o Síndico; IV – o Administrador; V – o Intérprete."

    B)CORRETA

    "Art. 274 – Aos servidores dos órgãos auxiliares dos Tribunais e da Justiça de Primeira Instância é proibido: [...] III – recusar fé a documentos públicos;[...] V – promover manifestações de apreço ou desapreço e fazer circular ou subscrever lista de donativos no recinto de trabalho; [...] X – praticar usura sob qualquer de suas formas; [...] 

    C)INCORRETA

    "Art. 276 – A responsabilidade civil decorre de ato omissivo ou comissivo, doloso ou culposo que resulte em prejuízo ao erário ou a terceiros."

    D)CORRETA

    "Art. 281 – São penas disciplinares: I – advertência; II – suspensão; III – demissão; IV – cassação de aposentadoria e de disponibilidade; V – destituição de cargo em comissão; VI – destituição de função comissionada."

    FONTE: Lei Complementar nº 59/2001, MG.

  • Questão meramente analítica, não necessitanto tanto assim do conhecimento da Lei. Claro que é recomendável!

    * Atenção ao comando: "INCORRETA"!

     

     

    Analisando as alternativas, chegamos a conclusão que:

     

    c) A responsabilidade civil do servidor decorre de ato omissivo ou comissivo, sempre doloso, que resulte em prejuízo ao erário ou a terceiro.

    Incorreta

    Sempre doloso? isso quer dizer que não pode ser culposo? muito estranho. Marquei essa mesmo!

     

     

     

  • O enunciado pede para assinalar a alternativa INCORRETA. Vamos analisar!

    A alternativa A está CORRETA. Os auxiliares de encargo estão previstos no artigo 256. 

    A alternativa B está CORRETA, pois apresenta as proibições previstas nos incisos III, V e X do artigo 274.

    A alternativa C está INCORRETA. Caberá a responsabilização tanto por atos dolosos (quando o servidor tem intenção de causar o prejuízo), quanto por atos culposos (quando o servidor não deseja o resultado, mas por ato de negligência, imprudência ou imperícia o prejuízo acaba sendo causado), nos termos do artigo 276.

    A alternativa D está CORRETA, a cassação de aposentadoria e de disponibilidade é uma das penalidades previstas no artigo 281.

  • Complementando o que já foi dito até aqui...

    C- ERRADA

    Constituição Nacional

    Art. 37 § 6º As pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviços públicos responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsável nos casos de dolo ou culpa.

    Constituição do Estado de Minas Gerais

    Art. 16 – As pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviços públicos responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, sendo obrigatória a regressão, no prazo estabelecido em lei, contra o responsável, nos casos de dolo ou culpa

    [Nenhuma Lei pode contrariar o que é dito acima]

  • A fim de encontrarmos a resposta correta, iremos analisar cada uma das alternativas a seguir:

    A) Errada - O Perito, o Depositário, o Síndico, o Administrador e o Intérprete são Auxiliares de Encargo. 

     

    Pessoal, o art. 256 da Lei Complementar nº 59/2001 , a qual versa sobre a organização e a divisão judiciária do Estado de Minas Gerais, dispõe exatamente sobre isso!  De fato, as pessoas citadas na alternativa são todos os Auxiliares de Encargo previstos na norma. Como a afirmação está correta, então não será o nosso gabarito.




    B) Errada - Aos servidores dos órgãos auxiliares dos Tribunais e da Justiça de Primeira Instância é proibido recusar fé a documentos públicos; promover manifestações de apreço e subscrever lista de donativos no recinto de trabalho; e praticar usura sob qualquer de suas formas.  



    O art. 274, III, V e X, da Lei Complementar nº 59/2001 , dispõe exatamente sobre isso! Só para fazer uma complementação, cabe esclarecer que é proibido promover manifestações de apreço ou desapreço e fazer circular ou subscrever lista de donativos (...). Como a afirmação está correta, então não será o nosso gabarito.




    C) Correta - A responsabilidade civil do servidor decorre de ato omissivo ou comissivo, sempre doloso, que resulte em prejuízo ao erário ou a terceiro.  

     

    A Lei Complementar nº 59/2001 assevera que “O servidor responde civil, penal e administrativamente pelo exercício irregular de suas atribuições". Detalhando mais um pouco, o art. 276  da referida norma diz que “A responsabilidade civil decorre de ato omissivo ou comissivo, doloso ou culposo, que resulte em prejuízo ao erário ou a terceiros". Observe que a alternativa está incorreta, pois a responsabilidade ocorre em atos dolosos ou culposos, e não somente em atos dolosos. Beleza? Sendo assim, encontramos o nosso gabarito.




    D) Errada - A cassação de aposentadoria e de disponibilidade são penas disciplinares previstas no Regime Disciplinar dos Servidores do Poder Judiciário. 




    O art. 281, I ao VI, da Lei Complementar nº 59/2001 , dispõe sobre todas as penas disciplinares. Veja que a cassação de aposentadoria e de disponibilidade é realmente uma delas. Mas, neste momento, para fins de memorização, tenha atenção a todas as penas existentes na norma, quais sejam, advertência, suspensão, demissão, cassação de aposentadoria e de disponibilidade, destituição de cargo em comissão e destituição de função comissionada.



    Resposta: C