SóProvas


ID
2526016
Banca
FAURGS
Órgão
TJ-RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Instrução: A questão refere-se à Constituição da República Federativa do Brasil.

De acordo com o art. 150, considere as afirmações abaixo sobre as limitações ao poder de tributar.


I - É vedado à União, aos Estados e aos Municípios instituir impostos sobre renda e serviços das entidades sindicais de qualquer natureza.

II - É vedado à União e aos Estados instituir impostos sobre jornais, periódicos e livros.

III- É vedado à União e aos Municípios instituir impostos sobre o patrimônio das instituições de educação de qualquer natureza.


Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito - Letra D 

     

    CF/88

     

    Art. 150. Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios:

    (...)

    VI - instituir impostos sobre:

    a) patrimônio, renda ou serviços, uns dos outros;

    b) templos de qualquer culto;

    c) patrimônio, renda ou serviços dos partidos políticos, inclusive suas fundações, das entidades sindicais dos trabalhadores, das instituições de educação e de assistência social, sem fins lucrativos, atendidos os requisitos da lei; (I) (III)

    d) livros, jornais, periódicos e o papel destinado a sua impressão. (II)

     

    bons estudos

  • Discordo do gabarito. A vedação à instituição de impostos é tão somente às entidades sindicais dos TRABALHADORES e não a entidades sindicais de qualquer natureza como afirma o ítem I. As entidades sindicais dos empregadores, por exemplo, não são imunes.

  • 71 % de erros, questão dificil.

     

  • Olha, pessoalmente, a alternativa II peca por colocar só U e E/DF.

  • Quanto à assertiva I creio que a banca não utilizou a melhor técnica, senão vejamos:

    Art. 150. Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios:

    VI - instituir impostos sobre:

    c) patrimônio, renda ou serviços dos partidos políticos, inclusive suas fundações, das entidades sindicais dos trabalhadores, das instituições de educação e de assistência social, sem fins lucrativos, atendidos os requisitos da lei;

    Ora, não são entidades sindicais de que qualquer natureza, mas tão somente DOS TRABALHADORES.

    Outrossim, a banca ainda falha no item II quando afirma que é vedado à União E aos Estados instituir impostos sobre jornais, periódicos e livros. Com efeito, a conjunção aditiva restringe, a uma dada interpretação, apenas a estes entes federativos referida vedação. No entanto, registre-se, a vedação abarca também o Distrito Federal e os Municípios, consoante artigo 150, caput, CRFB/88. 

     

     

  • Embora a banca tenha considerado o gabarito letra D, o gabarito correto para fins educacionais é letra B (rs)..

     

    I - É vedado à União, aos Estados e aos Municípios instituir impostos sobre renda e serviços das entidades sindicais de qualquer natureza.

     

     

    Art. 150. Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios:

    VI - instituir impostos sobre:

    c) patrimônio, renda ou serviços das entidades sindicais dos trabalhadores... 

  • NENHUM ITEM ESTÁ CORRETO!!!!!!!!!!!!!!

    I. não é de qualquer natureza, mas sim entidades sindicais dos trabalhadores.

    II. Errada por restringir os Municípios.

    III. não é de qualquer natureza, mas sim instituições de educação sem fins lucrativos.

  • Nossa, que questão absurda! Deveria ser anulada

  • A banca alterou o gabarito desta questão para a alternativa B!!!

     

    Quanto à assertiva II, o enunciado da questão fala em "de acordo com o art. 150", ou seja, dizer que "é vedado à União e aos Estados instituir impostos sobre jornais, periódicos e livros" está de acordo com o artigo, ainda que a disposição expressa abranja também o "DF e M". A assertiva não fala em SOMENTE, o que a tornaria errada. 

     

     

     

  • notifiquem a alteração do gabarito

  •  - LETRA B -

     

    A alternativa está incompleta....

     

    Art. 150. Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios:

    d) livros, jornais, periódicos e o papel destinado a sua impressão

     

    Fonte: CF 88

     

    Avante!

  • Cara, sinceramente...que questão LIXO!

  • o fato do iten II não mencionar os municípios não o torna incorreto...

  • Assertiva I e III claramente incorretas.

    Já na assertiva II não consta no comando "exclusivamente", então ela está, claramente, correta.

  • Desculpe nobres colegas de caminhada, mas, na minha humilde opinião o gabarito está correto.

    Pois, a intenção da banca era avaliar a capacidade de interpretação do texto com a norma, e o item II está de acordo com a norma, pois, estão inseridos dentro de um todo, e o item não aponta como somente tais entes seriam os únicos vedados. Partindo desta mesma interpretação, ainda que o item falasse somente da União por exemplo, ainda sim o item estaria correto, por estar analisando a quem é vedado e não somente. Não sei se me fiz entender. Este tipo de questão era mais comum. Hoje nem tanto, mas, a intenção da banca é tão somente avaliar o grau de interpretação, e porquê não, o de atenção do candidato.

  • Em resumo: a assertiva "D" era a correta, então a banca alterou para "B"; mas na verdade nenhuma das opções está certa, porque as três afirmativas estão erradas.

    bons estudos

  • A questão exige do candidato o conhecimento acerca do que a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 dispõe sobre limitações ao poder de tributar.

    I- Incorreta. A Constituição veda a instituição de impostos sobre patrimônio, renda ou serviços das entidades sindicais de trabalhadores (não de qualquer natureza). Art. 150, CRFB/88: "Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios: (...) VI - instituir impostos sobre: (...) c) patrimônio, renda ou serviços dos partidos políticos, inclusive suas fundações, das entidades sindicais dos trabalhadores, das instituições de educação e de assistência social, sem fins lucrativos, atendidos os requisitos da lei; (...)".

    II- Correta. Embora a Constituição também proíba essa instituição pelos Municípios, a afirmativa não afirma que é vedada a instituição somente pela União e Estados. Art. 150, CRFB/88: "Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios: (...) VI - instituir impostos sobre: (...) d) livros, jornais, periódicos e o papel destinado a sua impressão".

    III- Incorreta. A Constituição veda a instituição de impostos sobre patrimônio, renda ou serviços das instituições de educação sem fins lucrativos (não de qualquer natureza). Art. 150, CRFB/88: "Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios: (...) VI - instituir impostos sobre: (...) c) patrimônio, renda ou serviços dos partidos políticos, inclusive suas fundações, das entidades sindicais dos trabalhadores, das instituições de educação e de assistência social, sem fins lucrativos, atendidos os requisitos da lei; (...)".

    O gabarito da questão, portanto, é a alternativa B (apenas II).