-
Deve ser feita uma diferenciação entre o burn-out, que seria uma resposta ao estresse laboral crônico, de outras formas de resposta ao estresse. A síndrome de burn-out envolve atitudes e condutas negativas com relação aos usuários, aos clientes, à organização e ao trabalho, sendo uma experiência subjetiva que acarreta prejuízos práticos e emocionais para o trabalhador e a organização. O quadro tradicional de estresse não envolve tais atitudes e condutas, sendo um esgotamento pessoal que interfere na vida do indivíduo, mas não de modo direto na sua relação com o trabalho. Pode estar associada a uma suscetibilidade aumentada para doenças físicas, uso de álcool ou outras drogas (para obtenção de alívio) e para o suicídio.
-
A palavra burnout é uma expressão da língua inglesa que significa queimar-se ou destruir-se pelo fogo. Quando utilizada no contexto ocupacional, transmite a ideia de que o indivíduo acometido por esse transtorno pode se sentir consumido ou queimado pelo seu trabalho, pois corresponde a uma síndrome psicológica decorrente de tensão emocional crônica, sendo uma resposta multidimensional ao estresse caracterizada por comportamento e atitudes negativos em relação aos clientes, ao trabalho e à organização.
-
Sendo uma doença cronica psicologica;por muito estress no trabalho.a pessoa sende se como se queimada pelo fogo.
-
Para designar burnout não há uma definição única. No entanto, È consenso entre estudiosos como Codo (1999), Benevides-Pereira (2002) e Gil-Monte (2002) que pesquisas realizadas até o momento definem burnout como uma resposta ao estresse laboral crônico, quando os métodos de enfrentamento falham ou são insuficientes. Segundo Schaufeli e Buunk (2003) a definição proposta por Schaufeli e Enzman (1988) explica burnout como um persistente e negativo estado caracterizado por exaustão fÌsica e emocional, acompanhado de sensação de redução da eficácia, diminuição da motivação e desenvolvimento disfuncionais no trabalho. Não deve, no entanto, ser confundido com estresse, pois, segundo França e Rodrigues (1999), o termo estresse tem origem na física e seu significado original é o de força-pressão de cargas sobre estruturas, cujas energias vão sendo roubadas pelo atrito de um corpo em relação aos outros. Esse desgaste energético é entendido como um esgotamento pessoal com interferência na vida do indivÌduo e não, necessariamente, na sua relação com o trabalho.
- Exaustão emocional
- Falta de realização pessoal no trabalho
- Despersonalização
- Sentimento de tristeza e desapontamento
Em: "CARACTERÍSTICAS DA INCIDÊNCIA DE BURNOUT EM PEDIATRAS DE UMA ORGANIZAÇÃO HOSPITALAR PÚBLICA" - Dissertação para obtenção de título de mestre de FLAVIA DUTRA LIMA MENEGAZ
-
Estresse: exaustão, tristeza, falta de realização (trabalho ou vida PESSOAL)
Burnout: resposta multidimensional ao estresse emocional cronico, falha no enfrentamento, persistente, envolve condutas negativas
diminui eficácia, motivação. (TRABALHO)
-
Burnout
--> tensão emocional crônica, sendo uma resposta multidimensional ao estresse caracterizada por comportamento e atitudes negativos em relação aos clientes, ao trabalho e à organização.
-
Letra B = descrição da "despersonalização", elemento que caracteriza e diferencia o burnout do estresse "comum"