-
Administração Pública Patrimonialista – “No patrimonialismo, o aparelho do Estado funciona como uma extensão do poder do soberano, e os seus auxiliares, servidores, possuem status de nobreza real. Os cargos são considerados prebendas. A res publica não é diferenciada das res principis. Em conseqüência, a corrupção e o nepotismo são inerentes a esse tipo de administração.” (PDRAE, 1995, p.15)
Administração Pública Burocrática – “Surge na segunda metade do século XIX, na época do Estado liberal, como forma de combater a corrupção e o nepotismo patrimonialista. Constituem princípios orientadores do seu desenvolvimento a profissionalização, a idéia de carreira, a hierarquia funcional, a impessoalidade, o formalismo, em síntese, o poder racional-legal. Os controles administrativos visando evitar a corrupção e o nepotismo são sempre a priori. Parte-se de uma desconfiança prévia nos administradores públicos e nos cidadãos que a eles dirigem demandas. Por isso são sempre necessários controles rígidos dos processos, como por exemplo na admissão de pessoal, nas compras e no atendimento a demandas”. (PDRAE, 1995, p.15)
Evidencia-se nesta fase a necessidade de diferenciação e segregação do patrimônio público daquele privado, a fim de proteger os interesses coletivos e a “res” pública contra a corrupção, clientelismo e interesses particulares.
-
Certo. O E. burocrático teve a intenção de combater a corrupção impondo regras e normas na Adm Pública. A impessoalidade e formalismo do ingresso no serviço público por meio do concurso público se tornou uma maneira de evitar o nepotismo e melhorar as atividades sem que houvesse benesses.
-
Patrimonialista - o aparelho do estado funciona como uma extensão do poder soberano; os seus axiliares, servidores, possuem status de nobreza real; a corrupção e o nepotismo são inerentes a esse tipo de administração.
Burocrático - coincide com a ditadura (em contrapartida ao momento democrático que surgiu no restante do mundo); surgiu para combater a corrupção e o nepostismo patrimonialista.
Gerencial - busca da eficiência (baixo custo e melhoria da qualidade); foco do controle (burocrático) substituído pelo foco no resultado.
-
A administração pública burocrática surge para combater a corrupção e o nepotismo do modelo anterior. São princípios inerentes a este tipo de administração a impessoalidade, o formalismo, a hierarquia funcional, a idéia de carreira pública e a profissionalização do servidor, consubstanciando a idéia de poder racional-legal.
Fonte: prof.Marcelo Camacho-PONTO
-
Esse é o cerne dessa forma de adminsitração!
-
O Poder racional-legal, típico da Burocracia, substitui o Poder Tradicional. No caso de modalidades administrativas, de tipos de administração, substitui-se a Administração Patrimonialista. Em vez da utilização do poder baseado EM CRENÇAS, CULTURA, TRADIÇÃO, O PODER AGORA REVESTE-SE DE LEGITIMIDADE DIANTE DA CRENÇA DE QUE ELE É RACIONAL.
A TEORIA WEBERIANA DOS TRÊS TIPOS DE PODER:
PODER TRADICIONAL -
PODER RACIONAL-LEGAL -
PODER CARISMÁTICO -
Observações: Embora a BUROCRIA TENHA COMO APANÁGIO O PODER RACIONAL-LEGAL; PODE-SE COEXISTIR, EM MESMO SISTEMA, DIFERENTES PODERES. Por exemplo, o Poder Raciona-legal alinhado ao Poder Carismático ou estes ao Poder Tradicional. BONS ESTUDOS!
-
Na PROVA: CERTO
Na VIDA REAL: ERRADO
-
evitar, não impedir, corrupção e nepotismo. weber sabia das impossibilidades...
-
Durante a segunda metade do século XIX, ainda na época do Estado Liberal, Max Weber cria o modelo da administração pública burocrática, como resposta à evolução das demandas da população sobre o Estado. Este deveria possuir como característica a clara separação entre o que é público e o que é privado, em contraponto ao enfoque patrimonialista, que favorecia o nepotismo e a corrupção.
Carlos Xavier
-
A organização na burocracia segue o modelo racional-legal, ou seja, deve funcionar com base em normas, leis e regulamentos, independentemente das vontades pessoais dos agentes. Entre as principais características do modelo burocrático estão o profissionalismo, a impessoalidade e o formalismo.
-
CERTO
Alguns pontos principais desta época que merecem destaque são:
tentativa de implantar estruturas gerenciais e de coordenação;
processo de racionalização;
surgimento das primeiras carreiras burocráticas;
tentativa de adoção do concurso como forma de acesso ao serviço público;
a reforma burocrática foi uma consequência da emergência de um capitalismo moderno;
mudanças na forma de gestão dos recursos humanos e orçamentários;
implantação de mecanismos de controle na burocracia para romper com o clientelismo e com o patrimonialismo.
" A Administração Pública burocrática surge na segunda metade do século XIX, na época do Estado liberal, como forma de combater a corrupção e o nepotismo patrimonialista. Constituem princípios orientadores do seu desenvolvimento a profissionalização, a ideia de carreira, a hierarquia funcional, a impessoalidade, o formalismo, em síntese: o poder racional-legal."
http://www.adminconcursos.com.br/2014/12/reformas-administrativas-no-brasil-pos.html
-
No Brasil, há exemplos dos três: Patrimonialista, Burocrático e Gerencial. Torça para passar em um no qual o modelo já seja o Gerencial.
-
FIP = Racional Legal
- Formalidade
- Impessoal
- Profissional
-
PDRAE/1995
"Surge na segunda metade do século XIX (burocracia), na época do Estado liberal, como forma de combater a corrupção e o nepotismo patrimonialista. Constituem princípios orientadores do seu desenvolvimento a profissionalização, a ideia de carreira, a hierarquia funcional, a impessoalidade, o formalismo, em síntese, o poder racional-legal"
-
CERTO
O modelo burocrático foi criado para substituir o modelo patrimonialista onde era predominante a corrupção e o nepotismo.
O modelo gerencial surgiu na década de 90, durante o governo de Getúlio Vragas e é o modelo predominante hoje, porém, o modelo burocrático ainda continua sendo o adotado na administração pública. Trouxe flexibilidade e foco nos resultados, no cidadão.
-
esse pode ser.... não seria é
-
A colocação ,Pode ser , deve ser mudada para DEVE SER,..... pois senão for racional legal, não poderia nem ser carismático e nem patrimoniaista... conclui :
Ele deve .... pois caso não seja racional legal o que seria.........então deve.....
-
-
✅Correta
Modelo Burocrático:
-Revolução de 30, Era Vargas.
-1° Reforma administrativa em 1930.
-Foi idealizado por Max Weber.
-Separação entre bem público e privado.
-Combate a corrupção e nepotismo.
-Apoiada na meritocracia, impessoalidade, profissionalização.
-Separação entre pessoas e cargos.
-É um modelo RACIONAL-LEGAL.
Racional = Adequação dos meios aos fins em busca da eficiência para atingir os objetivos.
Legal = Só o que está previsto em lei, limita os poderes dos governantes/Estado.
Fonte: Prof: Rafael Barbosa, Estratégia Concursos. Garraa a nós!!!!
-
No papel tudo é lindo e dá certo!!!!
-
# É o que a REFORMA ADMINISTRATIVA pretende fazer. Avançar do modelo BUROCRÁTICO para o modelo PATRIMONIALISTA.
E nós seguimos estudando o modelo GERECIAL.