SóProvas


ID
2527264
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Acerca da reforma do aparelho do Estado no Brasil, do modelo de Estado burocrático e da intermediação de interesses, julgue o seguinte item.


O clientelismo consiste em um tipo de sistema em que os agentes políticos concedem benefícios públicos em troca de apoio político.

Alternativas
Comentários
  • Recebe o nome de clientelismo a prática política de troca de favores, na qual os eleitores são encarados como "clientes". O político concentra seus projetos e funções no objetivo de prover os interesses de indivíduos ou grupos com os quais mantém uma relação de proximidade pessoal, e em meio a esta relação de troca é que o político recebe os votos que busca para se eleger no cargo desejado. Desta forma, clientelismo diz respeito a trocas individuais de bens privados entre indivíduos desiguais, denominados patrões e clientes. A origem dessas relações possui suas raízes na sociedade rural tradicional, assim como nos laços entre latifundiários e camponeses fundados na reciprocidade, confiança e lealdade.

     

     

    O conceito de clientelismo foi muito usado, sobretudo por autores estrangeiros escrevendo sobre o Brasil, sendo que o termo era sempre empregado de maneira um tanto vaga. É possível estender o conceito básico do clientelismo para uma visão mais contemporânea, que se traduz em um tipo de relação entre atores políticos, envolvendo a concessão de benefícios públicos, na forma de empregos, benefícios fiscais, isenções, em troca de apoio político, permanecendo a sua forma básica, que envolve a negociação do voto. Na literatura internacional, é este um dos sentidos em que o conceito é comumente utilizado, onde clientelismo seria um atributo variável de sistemas políticos macro e que podem conter maior ou menor dose de clientelismo nas relações entre atores políticos. O clientelismo, assim, traduz um fenômeno de relação cuja dominação é maior do que a que ocorre com outros fenômenos similares, como por exemplo, o do coronelismo.

     

     

    http://www.infoescola.com/politica/clientelismo/

  • GABARITO: CORRETO

    No clientelismo os eleitores são tratados como clientes e recebem benesses em troca de apoio político (voto etc.).

  • Correto

     

    Clientelismo: relação política entre partes em troca de apoio político; é um sub-sistema de relação política, com uma pessoa recebendo de outra a proteção em troca de apoio político; objetivo -> bem coletivo  (ACEITO)

    Fisiologismo: tipo de relação de poder político em que as ações políticas e decisões são tomadas em troca de favores e benefícios a interesses individuais; objetivo -> bem individual (NÃO É ACEITO)

  • Técnica muito comum no patrimonialismo, os bens dos soberanos não se separavam das propriedades públicas, representando uma só coisa. Neste período, era comum o úso da coisa pública em favor dos monarcas.

    A reforma burocrática e a criação do Dasp
    Na visão de Flavio Resende (2004), até 1930, o Estado brasileiro era um verdadeiro mercado de troca de votos por cargos públicos; uma combinação de clientelismo e patrimonialismo. O clientelismo oferece algum benefício (em regra pago pelos cofres públicos) como forma de obter apoio eleitoral para determinado partido/candidato.
    Augustinho Paludo

    GAB CERTO

  • Cuidado para não confundir com o Consumerism - etapa do gerencialismo em que o cidadão deve ser visto como cliente consumidor.

  • GABARITO CORRETO. O significado de clientelismo está ligado à ideia de favorecimento. É uma prática política e ocorre quando alguém, em posição politicamente destacada, concede benefícios a outro, em posição politicamente inferior, recebendo uma contrapartida de interesse particular como forma de retribuição ao que lhe foi concedido.

  • Clientelismo remete ao "cliente". O "cliente", que está em posição inferior, obtém benefícios até mesmo em dinheiro. Por sua vez, o cliente serve ao que está em posição superior. Diferente do patriamonialismo, o clientelismo não tem a ver com traço de parentesco. 

  • Aurélio - Maneira de agir que consiste numa troca de favores, benefícios ou serviços políticos ou relacionados com a vida política.

     

    https://dicionariodoaurelio.com/clientelismo

  • Prática eleitoreira de certos políticos que consiste em privilegiar uma clientela em troca de seus votos; troca de favores entre quem detém o poder e quem vota.

  • Eu li e reli todo o material caro que eu paguei e não fala nada disso, estou lascado nessa prova.

  • Igor,  por isso é bom ler múltiplos materiais e fazer o máximo de questões possíveis. 

     

    Nunca teremos estudado todo o edital . Sempre tem algo que é esquecido 

  • Igor, é complicado mesmo, a gente lê, relê e cai nas armadilhas Por isso que tem gente que acaba desistindo no caminho.. O sucesso é para quem persiste, e não para quem estuda para uma prova e não passa e, por isso, desiste.. Tem de ter mta força de vontade e continuar lendo outros materiais também, fazendo exercícios

  • Com a Reforma do Estado Novo introduzida por Vargas o Coronelismo Patrimonialista deu lugar ao Clientelismo e ao Fisiologismo:

     

    Clientelismo -um tipo de relação política, em que uma pessoa (o patrão) dá proteção a outra (o cliente) em troca de apoio, estabelecendo-se um laço de submissão pessoal que, por um lado, não depende de relações de parentesco e, por outro, não tem conotação jurídica.O clientelismo oferece algum benefício (em regra pago pelos cofres públicos) como forma de obter apoio eleitoral para determinado partido/candidato.

     

    Fisiologismo-  se traduz na busca de ganhosou vantagens pessoais, em lugar  de ter em vista o interesse público 

     

    Augustinho Paludo, 2016

     

  • Questão Certa.

     

    Clientelismo se resume  ao uso do cargo ou da função em benefício próprio ou de terceiros em troca de proteção política em dinheiro.

     

    Fisiologismo: busca de ganhos ou vantagens pessoais  em lugar  do interesse público

     

    Fonte: Aula presencial da professora de administração geral e administração pública Giovanna Carranza

     

    Deus Nos Abençoe.

  • CERTO

     

    " de modo geral, indica um tipo de relação entre atores políticos que envolve concessão de benefícios públicos, na forma de empregos, benefícios fiscais, isenções, em troca de apoio político, sobretudo na forma de voto" (Kaufman, 1977, apud, Carvalho, 1997, p. 233).

     

  • O clientelismo, o corporativismo e a ausência de controle institucional são características do Patrimonialismo.

    Gabarito: CERTO.

  • Clientelismo é a base para corrupção e o nepotismo ...uma das caractéristicas do Patrimonialismo.

      A troca de favores por votos entre políticos e eleitores é configurado Clientelismo

  • Graças a Deus isso não existe mais no Brasil.

  • Com as bençãos de Deus, isso ainda existe no Brasil... Crivella não me deixa mentir!

  • Continua sendo tão atual ahahahahaha.

  • GABARITO: CERTO

     

    CLIENTELISMO: é a troca de favores entre quem detém o poder e quem vota. Consiste em privilegiar um conjunto de indivíduos dependentes em troca de voto!

  • ainda bem que essa prática é coisa do passado rsrs

  • Me veio na cabeça o Coronelismo! =[

    Errando que se aprende... errar aqui é melhor que na prova!! =]

  • ➧ Segundo o dicionário Aurélio (2003), clientelismo é um tipo de relação política em que uma pessoa (o patrão) dá proteção a outra (o cliente) em troca de apoio (eleitoral), estabelecendo-se um laço de submissão pessoal que não depende de relações de parentesco e não tem conotação jurídica.

    ➧ Para José Murilo Carvalho (1997) é um tipo de relação entre atores políticos que envolve concessão de benefícios públicos, na forma de empregos, benefícios fiscais, isenções, em troca de apoio político, sobretudo na forma de voto.

    ➥ Fonte: Prof. Heron Lemos - Estudo Dirigido para UFC – Vol 01 (Adm. Pública)

  • O clientelismo era um subsistema de relação política, com uma pessoa recebendo de outra a proteção em troca do apoio político. Também é chamado política do favor.

    O clientelismo nada tem em comum com o coronelismo, nem se reedita relação análoga àquela entre suserano e vassalo do Sistema Feudal. O coronelismo foi definido como um compromisso entre o poder central e as aristocracias estaduais para garantir governabilidade de 1889 a 1930. O feudalismo é sistema de produção datado até o advento do Estado moderno.

    O que caracteriza o clientelismo é o sistema de troca.

    Como nota característica o cliente fica em total submissão ao patrão, independentemente de com este possuir qualquer relação familiar, empregatícia ou qualquer outra.

    Link: https://drive.google.com/drive/folders/1nl5aBUwmJgLmYlNwyjx3clAHNTS_tfXH

  • Troca de favores por apoio político = clientelismo.

    Gabarito: CERTO

  • C

  • Gab C

    São os apadrinhamentos políticos.

  • Clientelismo: tipo de política em que uma pessoa (patrão) dá proteção à outra (o cliente) em troca de apoio, estabelecendo uma certa submissão pessoal que independe de relações de parentesco e não possui conotação jurídica.

  • O famoso "ajeitadinho"

  • Característica típica do modelo Patrimonialista, mas que perdura até hoje perpassando pela burocracia e atualmente enverga-se pelo modelo gerencial, só que não mais como característica, e sim como "defeitos quase-insanáveis" que ostentam a conjuntura política de nosso país.

  • É o que vai acontecer se a PEC da pseudo reforma administrativa for aprovada

  • É o que o excrementíssimo senhor chefe do executivo e seu posto Ipiranga estão tentando fazer nesse exato momento com a DEFORMA ADMINISTRATIVA.

  • Falou em clientelismo, lembre-se do PMDB e do Centrão. No presidencialismo de coalizão brasileiro, não se governa sem o Centrão. Ou seja, não há governabilidade. O clientelismo ocorre dentro das relações políticas e institucionais. Trata-se de articulações políticas habituais em democracias.

    Ex: negociação de emendas para parlamentares executarem gastos em seus redutos políticos, em troca da aprovação de uma reforma ou barrar um processo de impeachment.

    CESPE - 2018 - TCE-MG - Analista de Controle Externo - "A nomeação de correligionários ou de apoiadores para cargo de confiança como moeda de troca do jogo político-partidário está associada à prática denominada clientelismo"

    Já o Fisioligismo, geralmente ligado à corrupção, à improbidade, a crimes de responsabilidade. Trata-se de favores pessoais, privados, em que agentes públicos recebem em troca de ações para beneficiar pessoas, setores, empresas. Ex: Informação privilegiada da política monetária do BACEN para grupos investidores em troca de financiamento de campanha (Caixa 2); mudanças na legislação para beneficiar concessionárias de serviços públicos, reguladas etc, em contrapartida à contratação de empresas de familiares.

  • CERTO

    O clientelismo é um subsistema de relação política baseada na troca de favores. Trocam-se cargos e benefícios por apoio político.

  • CERTO

    Clientelismo: Cargos e benefícios são trocados por apoio político. Agentes políticos buscam privilegiar certos indivíduos em troca de seus votos. Trata-se da troca de favores.

  • Tipo empregar parente de amigos em seu gabinete .....