SóProvas


ID
2527267
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Acerca da reforma do aparelho do Estado no Brasil, do modelo de Estado burocrático e da intermediação de interesses, julgue o seguinte item.


De acordo com o Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado de 1995, o escopo da reforma do aparelho do Estado é mais restrito do que o da reforma do Estado: enquanto o primeiro está voltado para a eficiência da administração pública, orientando-a para a cidadania, o segundo é um projeto amplo relacionado às várias áreas do governo e ao conjunto da sociedade brasileira.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o PDRAE: "Estes conceitos permitem distinguir a reforma do Estado da reforma do aparelho do Estado. A reforma do Estado é um projeto amplo que diz respeito às varias áreas do governo e, ainda, ao conjunto da sociedade brasileira, enquanto que a reforma do aparelho do Estado tem um escopo mais restrito: está orientada para tornar a administração pública mais eficiente e mais voltada para a cidadania"

  • GABARITO CERTO.

  • Achei essa questão de nível alto.

  •  Basta ter em mente que a reforma do aparelho do Estado está restrita à institucionalização, a Adminstração Pública e sua organização com serviços, já a reforma do Estado consta da mudança progressiva de toda a União, implementando a política, economia, social, cidadania, abarcando todas as variantes. 

  • "Entende-se por APARELHO DO ESTADO a administração pública em SENTIDO AMPLO, ou seja, a estrutura organizacional do Estado, em seus três Poderes (Legislativo, Executivo e Judiciário) e três níveis (União, Estado e Municípios). O aparelho do Estado é constituído pelo governo, isto é, pela cúpula dirigente nos três Poderes, por um corpo de funcionários e pela força militar. O ESTADO, por sua vez, é mais abrangente que o aparelho, porque compreende adicionalmente o sistema constitucional-legal, que regula a população nos limites de um território. O ESTADO é a organização burocrática que tem monopólio da violência legal, é o aparelho que tem o poder de legislar e tributar a população. (...) A reforma do Estado é um PROJETO AMPLO que diz respeito às várias áreas do governo e, ainda, ao conjunto da sociedade brasileira, enquanto a reforma do aparelho do Estado tem um ESCOPO MAIS RESTRITO: está orientada para retornar a administração pública mais eficiente e mais voltada para a cidadania". 

     

    Administração Geral e Pública (Provas e Concursos), pág 105 - Idalberto Chiavenato

  • Questão com cara de certa, aqui e na prova. Marcar convicto que são elas... não vi erro, meti logo um chute dos bons. Que assim sejaa rsssssssssssssssss. 

    Chiavenato falou, está falado. 

  • Entende-se por APARELHO DO ESTADO a administração pública em sentido amplo, a estrutura organizacional do Estado, em seus 3 poderes e 3 níveis federativos. Quer tornar a administração pública mais EFICIENTE  e voltada para a CIDADANIA.

    O ESTADO é mais abrangente que o seu aparelho: compreende adicionalmente o sistema constitucional-legal, que regula a população nos limites de um território; organização burocrática. Quer fortalecer-se na função de PROMOTOR e REGULADOR do desenvolvimento.

  • QUESTÃO ALTO NÍVEL

     

    Apesar disso, foi extraída do próprio PDRAE:

     

    "De acordo com o PDRAE, estes conceitos permitem distinguir a reforma do Estado da reforma do aparelho do Estado. A reforma do Estado é um projeto amplo que diz respeito às várias áreas do governo e, ainda, ao conjunto da sociedade brasileira, enquanto que a reforma do aparelho do Estado tem um escopo mais restrito: está orientada para tornar a administração pública mais eficiente e mais voltada para a cidadania."

     

    GAB: CERTA.

     

     

    http://www.bresserpereira.org.br/documents/mare/planodiretor/planodiretor.pdf

  • É interessante ter noção dos conceitos de Governabilidade e Governança: é de grande valia para matar a questão. 

  • Caí pq achava que o PDRAE não era voltado para a cidadania... Quem puder explicar por mensagem, agradeço!

  • Quando se tratar de reforma, atente-se para diferenciar:

     

    Reforma do Estado - O Estado por inteiro (ajuste fiscal, privatizações, liberalização comercial, publicização, etc)

     

    Reforma do aparelho do Estado - o aparelho é a administração pública. (descentralizar, aumentar a efetividade, qualidade dos serviços, etc)

  • "Espera-se que a reforma do aparelho do Estado produza as transformações fundamentais que viabilizem o novo Estado desejado, indutor e promotor do desenvolvimento social e econômico do país. Para alcançar este estágio, e com a flexibilidade requerida para enfrentar os novos desafios que certamente serão impostos, os resultados esperados estão relacionados a duas dimensões: a primeira, de natureza interna, diz respeito à consolidação da cultura gerencial e da efetiva valorização dos servidores, através do resgate da identidade com o serviço público; a segunda, de natureza externa, a partir do surgimento de uma nova sociedade, baseada na participação popular, que recoloca o Estado como instrumento do exercício pleno da cidadania."

    PDRAE

  • CERTO

     

    A reforma do Estado é um projeto amplo que diz respeito às varias áreas do governo e, ainda, ao conjunto da sociedade brasileira, enquanto que a reforma do aparelho do Estado tem um escopo mais restrito: está orientada para tomar a administração pública mais eficiente e mais voltada para a cidadania.

     

    Pelo o que entendi:

     

    Reforma do Estado = Abrange o Estado por completo, incuindo a sociedade

    Reforma do aparelho do Estado = Mais restrita, abrange a administração pública

     

     

    Administração Geral e Pública — Chiavenato, ed. 2009, pág. 102.

  • Copia e cola do PDRAE

     

    A reforma do Estado é um projeto amplo que diz respeito às varias áreas do governo e, ainda, ao conjunto da sociedade brasileira, enquanto que a reforma do aparelho do Estado tem um escopo mais restrito: está orientada para tornar a administração pública mais eficiente e mais voltada para a cidadania. Este Plano Diretor focaliza sua atenção na administração pública federal, mas muitas das suas diretrizes e propostas podem também ser aplicadas no nível estadual e municipal
     

  • CORRETO

     

    Concepção (Livro: ELISABETE+ LIMA)

    REFORMA DO ESTADO: é um projeto amplo que envolve a redefinição do papel do Estado (ENVOLVE múltiplos aspectos ligados às várias áreas do governo e à sociedade brasileira)

     

    REFORMA DO APARELHO ESTATAL: significa tornar a administração pública mais eficiente e mais voltada para a cidadania. (CONSTITUÍDO pelo governo, pela cúpula dirigente nos três Poderes e nos três níveis, por um corpo de funcionários e pela força militar)
     

     

     

  • Comentando para guardar a questão, desculpem-me os demais colegas. Foco, Força e Fé na Luz pois ela nos iluminará o caminho e nos guiará à vitória.
  • A reforma do Estado é um projeto amplo que diz respeito às varias áreas do governo e, ainda, ao conjunto da sociedade brasileira, enquanto que a reforma do aparelho do Estado tem um escopo mais restrito: está orientada para tornar a administração pública mais eficiente e mais voltada para a cidadania.

    Entende-se por aparelho do Estado a administração pública em sentido amplo, ou seja, a estrutura organizacional do Estado, em seus três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) e três níveis (União, Estados-membros e Municípios).

    O Estado, por sua vez, é mais abrangente que o aparelho, porque compreende adicionalmente o sistema constitucional-legal, que regula a população nos limites de um território.

    Pág. 12 do ​ Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado

    Fonte: http://www.bresserpereira.org.br/documents/mare/planodiretor/planodiretor.pdf

  • Copia e cola do PDRAE

     

    A reforma do Estado é um projeto amplo que diz respeito às varias áreas do governo e, ainda, ao conjunto da sociedade brasileira, enquanto que a reforma do aparelho do Estado tem um escopo mais restrito: está orientada para tornar a administração pública mais eficiente e mais voltada para a cidadania. Este Plano Diretor focaliza sua atenção na administração pública federal, mas muitas das suas diretrizes e propostas podem também ser aplicadas no nível estadual e municipal

  • Questão cobra que conheça, basicamente, a relação que existe entre Administração Pública e Estado. O PDRAE é uma reforma do aparelho do Estado. Qual é o aparelho do Estado? Ora é a Administração Pública, pois é por meio da Administração Pública que são executadas as decisões políticas tomadas pelo governo, que é o elemento político que dá voz ao Estado. Lembra do nosso esquema?

    Dentro dessa ideia, naturalmente, temos que o aparelho do Estado, ou seja, a Administração é um conceito mais restrito do que o de Estado.

    Vejamos o que dispõe o PDRAE:

    Gabarito: CERTO

  • GABA: CORRETO

    Resuminho para não esquecer

    REFORMA DO ESTADO: é um projeto MAIS AMPLO

    REFORMA DO APARELHO DO ESTADO: é MAIS RESTRITO

  • A NOVA REFORMA ADMINISTRATIVA É CRIMINOSA!!! #BOZOFDP

  • Dilma, e você ?
  • A NOVA REFORMA ADMINISTRATIVA É CRIMINOSA!!! #BOZOFDP

  • CERTO

    Reforma do Estado>> é um projeto amplo que diz respeito às várias áreas do governo e, ainda, ao conjunto da sociedade brasileira.

     Reforma do Aparelho do Estado>>tem um escopo mais restrito/está orientada para tornar a administração pública mais eficiente e mais voltada para a cidadania.

  • O Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado, lançado em 1995, objetivava transferir para o setor privado os serviços não exclusivos, por meio de um programa de privatização.

    ______________________________________________________

    MODELO GERENCIAL

    PDRAE (Plano diretor da reforma do aparelho do estado - 1995)

    Reforma do MARE (Ministério da Administração e Reforma do Estado). Bresser.

    Meta: Implantar gerencialismo. (Governo FHC)

    A Administração Pública Gerencial está baseada nos valores de EFICIÊNCIA, EFICACIA, COMPETITIVIDADE.

    CARACTERISTICA

    o  Foco no cidadão;

    o  Descentralização administrativa e política - transferindo recursos e atribuições para os níveis políticos regionais e locais.

    o  Maior controle e foco nos resultados (Controle a posteriori);

    o  Ênfase no uso de práticas de gestão originadas no setor privado.

    o  Enxugamento da máquina pública.

    o  Disciplina e parcimônia no uso dos recursos públicos por meio do estabelecimento de indicadores de desempenho transparentes.

    Aspecto essenciais para o modelo de excelência na gestão pública:

    ·       Aspecto técnico: desenho do sistema de gestão.

    ·       Aspecto institucional: natureza das organizações.