SóProvas


ID
2527876
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Julgue o próximo item, relativo ao processo administrativo de organizações públicas.


A administração por objetivos pressupõe que estes sejam idealizados pelos subordinados de forma coletiva, e posteriormente sejam validados pelos superiores, que realizam um processo de filtragem de acordo com seu próprio julgamento.

Alternativas
Comentários
  • A administração por objetivos, ou APO, se trata de um procedimento desenvolvido para aplicação prática do processo de planejar, organizar e controlar. Em sua origem, essa ideia foi desenvolvida por Alfred Sloan na década de 1920, baseando-se em práticas administrativas existentes na companhia DuPont. Com o passar do tempo, a prática foi sendo implementada por algumas empresas e entre elas a General Electric também aproveitou o momento. Foi na GE, em 1954, que Drucker a conheceu e a chamou de administração por objetivos, ele também acrescentou novos componentes enfatizando a definição dos objetivos e a avaliação isolada de cada área específica de desempenho.

     

    A administração por objetivos dá atenção ao propósito dos participantes de uma organização e ao modo de como estes se relacionam com os objetivos da própria empresa. Podemos defini-la como um sistema de administração que visa relacionar as metas organizacionais com o desempenho e o desenvolvimento individual, principalmente, por meio do envolvimento de todos. Percebe-se ainda que a administração por objetivos aborda uma tentativa de alinhar as metas dos funcionários com a estratégia do negócio, otimizando a comunicação e a relação entre gerentes e subordinados. É um processo participativo de planejamento, que promove a descentralização das decisões e a definição das prioridades em geral.

     

     

    características principais

    1. Estabelecimento conjunto de objetivos entre o executivo e seu superior.

    2. Estabelecimento conjunto de objetivos para cada departamento ou posição.

    3. Interligação dos objetivos departamentais.

    4. Elaboração de planos táticos e operacionais, com ênfase na mensuração e no controle.

    5. Contínua avaliação, revisão e reciclagem dos planos.

    6. Participação atuante de chefia.

    7. Apoio intenso do staff durante os primeiros períodos.

    8. Motivação dos trabalhadores de sua empresa

     

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Administra%C3%A7%C3%A3o_por_objetivos

  • A APO corresponde a um processo pelo qual gerentes e subordinados identificam objetivos e metas comuns, definem os resultados esperados nas diferentes áreas de responsabilidade e procuram identificar a contribuição de cada membro no alcance dosresultados. (PALUDO)

     

    O modelo de APO é caracterizado principalmente pela contratualização entre os subordinados e os gerentes, no qual ambas as partes definem em conjunto e em comum acordo as metas e objetivos a serem realizados.

  • Também chamada de ADMINISTRAÇÃO POR RESULTADOS a APO tem o seguinte processo:

    GERENTE + SUBORDINADO = Formulação conjunta de objetivos de desempenho -----> Ação Individual 1) do Gerente: Proporcionar apoio, direção e recursos; 2) do Subordinado: Desempenhar as tarefas. ------> Avaliação conjunta do alcance dos objetivos e reciclagem do processo de APO.

    Fonte: Chiavenato 2016.

                                         

  • Objetivos comuns Gerentes + Subordinados.

  • GABARITO ERRADO

  • Integração de interesses dos subordinados e do superior é paradigma fundamental da APO, com diálogo entre ambos a fim de delimitar objetivos comuns.

     

    A questão aponta para uma discussão entre subordinados e um aval posterior de superiores, sem comunicação entre ambos, portanto a questão está errada.

     

    Gabarito ERRADO

  • de acordo com seu próprio julgamento????

  • GABARITO: ERRADO.      Houve uma deturpação do conceito.

     

    A administração por objetivos pressupõe que estes sejam idealizados pelos subordinados [ERRO]de forma coletiva, e posteriormente sejam validados pelos superiores, que realizam um processo de filtragem de acordo com seu próprio julgamento.[ERRO]

     

    Na Administração Por Objetivos (APO) os superiores estabelecem os objetivos de forma conjunta com os subordinados. APO é um processo pelo qual gerentes e subordinados identificam objetivos comuns, definem as áreas de responabilidade de cada um em termos de resultados esperados e utilizam esses objetivos como guia para as atividades. Em APO os critérios para a fixação de objetivos são fundamentais para o sucesso do sistema. 

  • ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS: FOCO NOS RESULTADOS, ENFASE NOS OBJETIVOS, NÃO HÁ PARTICIPAÇÃO DOS FUNCIONARIOS NOS OBJETIVOS, ENFOQUE NO PLANEJAMENTO E CONTROLE.

     

  • Há a participação dos funcionários sim, mas não de forma independente. É em conjunto.

  • A administração por objetivos pressupõe que estes sejam idealizados pelos subordinados de forma coletiva, e posteriormente sejam validados pelos superiores, que realizam um processo de filtragem de acordo com seu próprio julgamento.

     

    O julgamento é de acordo c/ obj da org.

  • Complementando.....

     

    A APO avalia o desempenho da organização a partir dos números que esta apresenta, o que gera comunhão entre funcionários e superiores para que atinjam e/ou superem seus objetivos, além de auxiliar no processo de previsão organizacional.

     

    Os objetivos podem ser divididos em:

     

    Estratégicos: São os objetivos amplos que atingem toda a organização e de longo prazo

     

    Táticos: objetivos departamentais possui ligação com cada departamento e é de médio prazo.

     

    Operacionais: objetivos referentes de cada atividade ou tarefa, são detalhados e de curto prazo

     

     

    http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/apo-administracao-por-objetivo/66826/

     

    "Descanse na fidelidade de Deus, ele nunca falha."

  • Errado.

    Na APO, o planejamento estratégico deve ser elaborado pela alta direção com a participação dos funcionários.

    Possui as seguintes fases: Definição da missão > análise do ambiente interno > análise do ambiente externo > elaboração do plano/estratégia.

    Características: foca no futuro, orientação nos objetivos e nos clientes, participativo (trabalho em equipe) e dinâmico (preparado para mudanças)

  • Formulação conjunta/concomitante. 

     

    Gabarito E

     

  • APO sempre em conjunto

  •  idealizados pelos subordinados" 

    Errado!

  • A APO é um método no qual as metas são definidas em conjunto pelo gerente e seus subordinados, as responsabilidades são especificadas para cada um em função dos resultados esperados, que passam a constituir os indicadores ou padrões de desempenho sob os quais ambos serão avaliados

     

    Analisando o resultado final, o desempenho do gerente e do subordinado podem ser objetivamente avaliados e os resultados alcançados são comparados com os resultados obtidos.

     

    FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. Administração Geral e Pública: provas e concursos. 4º edição. São Paulo: Manole, 2016. p.31.

     

    bons estudos

  • Na APO os objetivos são visualizados em conjunto entre subordinados e superiores, porém as decisões são centralizadas pelos superiores. A questão tentou confundir as duas ideias.

  • Juntos e misturados.

  • errado..sempre juntinhos, "amiguinhos'

  • A administração por objetivos, ou APO, é um processo participativo de planejamento e avaliação por onde ocorre a descentralização das decisões e a definição de objetivos de forma conjunta para que a organização defina suas prioridades e consiga alcançar os resultados desejados.

    Pode ser iniciada a partir de um planejamento estratégico por meio do qual se estabelece metas, prioridades e medidas de desempenho. Sua utilização nos dias de hoje é inadequada, já que foi formulada num período bastante diferente dos atuais que é caracterizado por grande competitividade, rápidas alterações tecnológicas e maior exigência em relação à qualidade e desempenho do produto final.

  • Lida a questão, vamos para a resolução.

    A Administração por Objetivos (APO) surgiu como uma tentativa de melhorar o processo de planejamento e como uma ideia de envolvimento de todos os membros organizacionais no processo de definição de objetivos. A APO enfatiza que o planejamento não teria um caráter de cima para baixo, como os diretores de cúpula impondo metas e objetivos aos subordinados, mas sim um processo de baixo para cima.

    Portanto, podemos perceber que nesse método de Administração por Objetivos, os objetivos individuais são estabelecidos de comum acordo entre os chefes e os subordinados. Em face do exposto, podemos afirmar que a questão em análise está errada, pois os objetivos são definidos entre chefes e subordinados, e não propostos pelos subordinados para, posteriormente, serem validados pelos chefes.  


    Gabarito do Professor: ERRADO.