SóProvas


ID
2527891
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Julgue o próximo item, relativo ao processo administrativo de organizações públicas.


É desaconselhada a aplicação do BSC (balanced scorecard) na administração pública, pois o objetivo da organização que utilize essa ferramenta é o lucro.

Alternativas
Comentários
  • Ao longo dos últimos anos, o setor público deparou-se com a necessidade de avaliar seus resultados, melhorar seu desempenho e demonstrar maior transparência, o que resultou na busca de melhorias em sua forma de operar.

     

    Várias estratégias de mudança têm sido adotadas, por diferentes instituições publicas, geralmente utilizando praticas gerenciais do setor privado. Sendo assim, e reconhecida a importância da interligação entre as iniciativas de mudança e de aperfeiçoamento com as prioridades estratégicas, derivadas dos interesses dos stakeholders de uma organização, visto que, em organizações do setor publico, há necessidade de conciliar os interesses de múltiplos stakeholders, tais como: governo, funcionários e cidadãos.

     

    Neste sentido, a adoção da metodologia do BSC e a utilização de mapas estratégicos mostram-se bastante vantajosas, uma vez que estas técnicas garantem a explicitação da estratégia de governo, bem como o foco do uso dos recursos disponíveis (Kaplan e Norton, 2004).

  • Norton e Kaplan, que foram os elaboradores do BSC, demonstraram que a perspectiva financeira não é adequada para organizações públicas; por isto eles adaptaram a perspectiva financeira para a área pública, a qual trouxe para as organizações públicas a possibilidade de manter seus gastos dentro dos limites orçamentários e atender aos seus clientes e partes interessadas, sendo que o cliente agora é a sociedade. ( neste caso tira a perspectiva financeira e coloca no lugar a perspectiva fiduciária )

  • Perspectiva Privada: Aprendizado e Crescimento - Processos Internos - Clientes - Financeiro

     

    Perspectiva Pública: Orçamento - Modernização Administrativa - Pessoas - Processo Internos - Sociedade

  • Gabarito: "Errado"

     

    BSC (balanced scorecard)

     

    O método consiste em determinar de modo balanceado as ligações de causa/efeito entre os quatro indicadores de avaliação das empresas, que são:

     

    Financeiro: criar novos indicadores de desempenho para que os acionistas possam ter melhor rentabilidade dos seus investimentos;

    Clientes: saber qual o grau de satisfação dos clientes com a empresa;

    Processos internos: a empresa deve identificar se há produtos com problemas, se foram entregues no tempo previsto e apostar na inovação dos seus produtos;

    Aprendizado e crescimento: diz respeito à capacidade e motivação do pessoal, e a um melhor sistema de informação na empresa.

     

     

    Setor Privado  Competitividade - Rentabilidade/Crescimento/Participação no mercado - Clientes/Colaboradores - Satisfação do cliente 

     

    Setor Público Cumprimento da missão - Produtividade/Eficiência/Geração devalor para asociedade - Contribuintes/Sociedade/Legisladores -Satisfação do cidadão

  • Totalmente errada!
    Somente de saber que o BSC faz a análise de indicadores ECONOMICOS E NAO ECONOMICOS já resolve a questão.

    Espero ter ajudado.  
    O simples que funciona.

  • GAB. ERRADO

     

    Dois erros: 

     

    1º erro:  O BSC não tem como objetivo o lucro. Não confunda a perspectiva financeira com o lucro.

     

    2º erro: O BSC, como apontado pelos colegas acima, pode ser utilizado no âmbito público, com algumas ressalvas. Veja: 

     

    Segundo Kaplan e Norton (1997), o BSC "pode proporcionar foco, motivação e responsabilidade em empresas públicas e instituições sem fins lucrativos".

     

    Vera Osório (2003) acredita que o BSC no meio público possibilita "maior integração do orçamento na elaboração dos planos e expressa a importância do aprendizado e do crescimento institucional dos profissionais como um grande diferencial para a sustentabilidade da organização ao longo do tempo".

     

    OBS: A perspectiva financeira/orçamentária é deslocada para a base do BSC, visto que no meio público ela é condição indispensável, e não resultado final.

     

    Bons estudos

     

  • Aspectos financeiros e não financeiros, não necessariamente visa ao LUCROOOOO, este é tido na iniciativa privada, tendo como principal perspectiva financeira, no entanto, no âmbito público não condiz. E assim busca pelo atendimento e resultados ao cliente/cidadão.

    GAB ERRADO

  • Balanced Score Card (BSC) - de Kaplan e Norton
     * Indicadores balanceados de desempenho
     * 4 principais perspectivas:
            1. Financeira (ou fiduciária, se pública)
            2. do cliente
            3. dos processos internos
            4. da inovação

  • Na administração pública as 4 perspectivas podem ser adaptadas:

    1. SOCIEDADE

    2. PROCESSOS INTERNOS

    3. APRENDIZADO E CRESCIMENTO

    4. ORÇAMENTO

     

    Com isso, é possível a aplicação da ferramenta no setor público.

  • Resolvi a questão sem lembrar o que era isso. Simplesmente lembrei que no edital que estou estudando atualmente tem esse assunto. Não faz sentido ter no edital algo que é desaconselhável pra ADM. Pública (como afirma a questão).
  • É desaconselhada a aplicação do BSC (balanced scorecard) na administração pública, pois o objetivo da organização que utilize essa ferramenta é o lucro.

     

    O conceito de Balanced Scorecard (BSC) pode ser definido como um modelo de gestão estratégica que auxilia a mensuração dos progressos das empresas rumo às suas metas de longo prazo, a partir da tradução da estratégia em objetivos, indicadores, metas e iniciativas estratégicas.

     

    O Balanced Scorecard usa o conceito de 4 perspectivas estratégicas que devem ser devidamente definidas e, posteriormente, mensuradas e acompanhadas:

    •  Perspectiva Financeira

    •  Perspectiva do Mercado

    •  Perspectiva de Processos Internos

    •  Perspectiva de Aprendizado

  • Pra não zerar!

  • O BSC é uma ferramenta para a gestão estratégica. Ele consiste no desdobramento dos objetivos estratégicos e a visão de uma organização em indicadores de desempenho para o monitoramento estratégico, ligando o planejamento estratégico á gestão do dia a dia organizacional.

    Questão ERRADA.
     

  • CESPE - 2016 - DPU 

    Na administração pública, uma das ferramentas utilizadas para a realização do planejamento estratégico é o BSC (balance scorecard). CERTO

  • Balanced Scorecard - ferramenta que FICA pro CRESCIMENTO

    Financeira

    Processos Internos 

    Clientes

    Apredizado

    CRESCIMENTO

     

    - alinha o planejamento estratégico com as atividades organizacionais;

    -ferramentas financeiras e não financeiras;

    -objetiva criação de indicadores para melhorar o desempenho da organização;

    -alinha missão, visão e estratéfia aos indicadores;

    -permite a integração entre as áreas

  • o BSC nesse caso vai ser adaptado para a o contexto do órgão (perspectivas)

     

  • O objetivo da BSC no  na ADM Pública é a Desburocratização !!!

  • GABARITO : ERRADO

     

    Perspectiva Privada: Aprendizado e Crescimento - Processos Internos - Clientes - Financeiro

     

    Perspectiva Pública: Orçamento - Modernização Administrativa - Pessoas - Processo Internos - Sociedade

  • Convém destacar que essas perspectivas (clientes, financeira, processos internos e aprendizado e crescimento) são clássicas, mas não são obrigatórias, uma vez que cada organização pode defini-las de acordo com a suas escolhas estratégicas. Sendo assim, no âmbito da Administração Pública é frequente a utilização da perspectiva orçamentária /financeira como uma das bases para as demais perspectivas do Balanced Scorecard (Felix e
    Felix, 2011).

  • É... é sim... tanto que é matéria de provas de concursos

  • Cespe fazendo piada. Deve ter explicitado essa ferramenta no edital e vem com uma pergunda tosca dessa. rsrs

  • ERRADO!

     

    As dimensões da ferramenta não são somente financeiras e também podem ser adaptadas de acordo com a organização. Como, por exemplo, no lugar da dimensão CLIENTES colocar cidadãos

     

    DIMENSÕES DO BSC:

    FINANÇAS

    CLIENTES

    PROCESSOS INTERNOS

    APRENDIZADO E CRESCIMENTO (Cespe ja usou INOVAÇÃO aqui também, se vier, aceite rs)

     

  • FALA SÉRIO?! ESPERO UMA DESSA NA PROVA...

  • Embora, os ilustres colegas considerem esta questão fácil.  é oportuno entender a incorreção da questão.   GABARITO ERRADO. 

     

     

    Ao longo dos últimos anos, o setor público deparou-se com a necessidade de avaliar seus resultados, melhorar seu desempenho e demonstrar maior transparência, o que resultou na busca de melhorias em sua forma de operar. Várias estratégias de mudança têm sido adotadas, por diferentes instituições publicas, geralmente utilizando praticas gerenciais do setor privado.

    Sendo assim, e reconhecida a importância da interligação entre as iniciativas de mudança e de aperfeiçoamento com as prioridades estratégicas, derivadas dos interesses dos stakeholders de uma organização, visto que, em organizações do setor publico, há necessidade de conciliar os interesses de múltiplos stakeholders, tais como: governo, funcionários e cidadãos. Neste sentido, a adoção da metodologia do BSC e a utilização de mapas estratégicos mostram-se bastante vantajosas. (Kaplan e Norton, 2004).

     

    É isso aí! Um abraço. 

     

    "Aprecie o que tem, sem se comparar com os demais, e lute por aquilo que deseja.

           Faça por merecer o que tanto quer, e a recompensa será admirável. 

  • ERRADO

     

    De acordo com o professor Rafael Barbosa, o BSC pode ser utilizado em organizações públicas e privadas.

    Ele cita, inclusive, que o STJ, STM e o MPU já fazem uso de tal ferramenta.

     

    OBS: O objetivo não é apenas o lucro. Vejam:

    " O principal objetivo do BSC é o alinhamento do planejamento estratégico com as ações operacionais da empresa. Esse objetivo é alcançado pelas seguintes ações: Esclarecer e traduzir a visão e a estratégia - É frequente as organizações possuírem uma visão e estratégias que não são devidamente esclarecidas e discutidas."

     

    www.gcom.com.br/cloud/Home/BSC.aspx

  • A utilização do BSC no meio público insere-se tanto no contexto da nova Administração Pública iniciada com a reforma gerencial de 1995, quanto no contexto do planejamento estratégico – amplamente utilizado pelos órgãos públicos no âmbito federal.

  • 120 QUESTÕES DESSAS, E O CASSEB JR É PRIMEIRO COLOCADO RS


  • A ferramenta do Balanced Scorecard pode e deve ser adaptada ao setor público. O fato de uma organização ter (ou não) objetivo de lucro não impede a utilização da ferramenta.

    Fonte: Prof. Rodrigo Rennó – Estratégia Concursos

  • O Balanced Scorecard pode ser utilizado na administração pública de maneira adaptada.

    O formato clássico do BSC é estruturado com as seguintes perspectivas: financeira, clientes, processos internos e aprendizagem e crescimento.

    A maneira adaptada do BSC para o setor público mais adotada utiliza as seguintes perspectivas: sociedade, processos internos, aprendizagem e crescimento e orçamento.

    Gabarito: Errado