SóProvas


ID
2527909
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Matemática Financeira
Assuntos

Julgue o item seguinte, concernente à administração financeira de uma organização.


Na análise financeira de uma organização, o valor presente líquido é o valor de rentabilidade que a organização obterá ao investir em determinado projeto e receber os fluxos de caixa estimados; a taxa interna de retorno é a taxa relativa aos fluxos de caixa futuros associados ao investimento, já descontado o investimento inicial.

Alternativas
Comentários
  • O valor futuro (VF) é que é o valor de rentabilidade que a organização obterá ao investir em determinado projeto e receber os fluxos de caixa estimados.

  • Para quem não tem acesso a resposta. Gaba: ERRADO

  • O cálculo do Valor Presente Líquido – VPL, leva em conta o valor do dinheiro no tempo. Portanto, todas as entradas e saídas de caixa são tratadas no tempo presente. O VPL de um investimento é igual ao valor presente do fluxo de caixa líquido do projeto em análise, descontado pelo custo médio ponderado de capital.

     

     

    Taxa Interna de Retorno – TIR é a taxa “i” que se iguala as entradas de caixa ao valor a ser investido em um projeto. Em outras palavras, é a taxa que iguala o VPL de um projeto a zero.

     

     

    http://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/analiseinvestimentos.htm

  • Administração Geral  Estratégia organizacional,  Gestão Estratégica

    é isso mesmo QC??

  • Classificação da questão - Administração Financeira e Orçamentária. 

    QC- Não é Administração Geral.

  • Caiu na parte de administração geral mesmo galera... eu fiz a prova.

  • O nível de dificuldade dessa questão é bem alta. 

  • não entendi nada...

  • Gestão Estratégica kk nada a ver. Isso é Administração Geral, mas o tópico é  Administração Financeira.

     

    Tá no edital: 7 Administração Financeira. 7.1 Indicadores de Desempenho. Tipo. Variáveis. 7.2 Princípios gerais de alavancagem operacional e financeira. 7.3 Planejamento financeiro de curto e longo prazo. 7.4 Conceitos básicos de análise de balanços e demonstrações financeiras.

  • Chutei e acertei kkkkk

  • GAB. ERRADO

     

    NÃO SEI PORQUE

  • Na verdade essa questão apesar de estar em Administração Geral, caiu pq tinha um item no edital dentro da Administração Geral que falava em Administração Financeira, certo? No caso do edital que fala em Administração Geral, mas não tem esse item de Admnistração Financeira, não tem a ver cobrar essa matéria, não é? 

  • Pessoal, esse tópico refere-se à gestão de projetos cobrado em Administração Geral, mas classificado aqui no QC separadamente em Gerência de projetos.  

     

    Esses indicadores econômicos e finaceiros ( PAYBACK = tempo de retorno do investimento, VPL = Valor presente Líquido e TIR = Taxa interna de retorno) são analisados para determinar a viabilidade econômica financeira do projeto no seu início, no Termo de Abertura do Projeto ( no processo de Iniciação e na área de conhecimento Integração) 

     

    Esses indicadores são usados no setor privado e público, mas no público não é o principal fator decisório para se iniciar ou não um projeto.  A efetividade (impacto social)  é mais importante que o aspecto financeiro. 

     

    Outras questões do cespe sobre o tema: 

     

    Q290836 Gerência de Projetos /Gerenciamento de Projetos, Programas e Portfólio

    Ano: 2012Banca: CESPE Órgão: TJ-ACProva: Analista Judiciário - Administração

     Acerca de gestão de projetos, julgue os próximos itens. 

     

    A taxa interna de retorno (TIR) e o valor presente líquido (VPL) são variáveis financeiras essenciais para a análise de projetos, pois propiciam a seleção de projetos de maior rentabilidade para a empresa. (CERTO)

     

    Q621899 Gerência de Projetos 

    Ano: 2016 Banca: CESPE Órgão: FUNPRESP-EXE Prova: Analista - Área Administrativa

    Com relação à elaboração, à análise e à avaliação de projetos, julgue o item a seguir.

     

    Na análise e avaliação de projetos da administração pública, valor presente líquido, taxa interna de retorno e payback são conceitos menos aplicáveis que custo-efetividade. (certo)

     

     

  • PAYBACK= É O TEMPO NECESSÁRIO DE RETORNO DO INVESTIMENTO INICIAL NO PROJETO. 

    projeto 1 : foi gasto 1 milhão de reais e o retorno do investimento foi de 4 meses

    projeto 2 : foi gasto 1 milhão de reais e o retorno foi de 3 meses. 

    O melhor Payback será o do projeto 2. QUANTO MENOR O PAYBACK MELHOR pq mais rápido será o retorno do investimento. Algumas empresas selecionam projetos para o seu portifólio de acordo com o Payback (ex: Payback de 6 meses é o mínimo aceitável)

    No entanto, a crítica que se faz ao Payback é que dois projetos podem ter o mesmo PAYBACK(tempo total de retorno do investimento), mas um ser melhor que o outro, um ter um retorno maior no primeiro mês, por exemplo. E o PAYBACK NÃO CONSIDERA O VALOR DE RETORNO DO VALOR INVESTIDO NO TEMPO, NÃO MEDE A INFLAÇÃO, como o VPL.

     

    VPL (VALOR PRESENTE LIQUIDO) TRAZ AS PROJEÇÕES AO VALOR DE HOJE, DESCONTA NO FLUXO DE CAIXA O JUROS DE UM EMPRÉSTIMO NO BANCO,por exemplo. O VPL AJUDA A VERIFICAR ATÉ QUE PONTO O PROJETO GERA RETORNO FINANCEIRO QUE SUPERE ESSES CUSTOS (JUROS)

     

    QUANTO MAIOR O VPL MELHOR

    VPL<0 PROJETO INVIÁVEL FINACEIRAMENTE, o lucro que gera é insuficiente para pafar o juros no banco. 

    VPL = 0 todo lucro gerado é para pagar o juros 

    VPL > 0 PROJETO VIÁVEL, o lucro que gera é viável para pagar o juros e gera adicional

     

    TIR = TAXA INTERNA DE RETORNO, taxa mínima de atratividade de um projeto.

    É o retorno mínimo para que um projeto seja viável gerando um VPL =O ( lucro=custos)

    ex: TIR = 20% o projeto tem que ter um lucro de no mínimo 20% para pagar os custos, sem sobrar nada. VPL =0

     

    fonte: aula de gestão de projetos de Gilberto Porto 

    http://www.wrprates.com/o-que-e-vpl-valor-presente-liquido/

    http://www.wrprates.com/o-que-e-tir-taxa-interna-de-retorno/

    Segundo Paludo (2017) “A análise de viabilidade do projeto … Na iniciativa privada consiste mais na análise econômico-financeira, com vistas a aferir se o projeto será lucrativo ou não. Compreende a análise do fluxo de caixa (previsão das entradas e saídas de recursos) do Payback (tempo de retorno do capital investido), do valor presente líquido (cálculos para refletir na data atual o retorno financeiro esperado), e taxa interna de retorno (cálculo para verificar se o retorno esperado é o melhor investimento em relação a outros retornos possíveis)”.

    Portanto, a questão está errada: tanto o valor presente líquido como a taxa interna de retorno – não correspondem aos conceitos já consagrados e descritos acima.

    comentário Vicentino Paludo 

    http://www.comopassar.com.br/segundo-semestre2017-meus-livros-90-a-100-de-acertos-tce-tre-trt-trf-pref-salvador/

  • Conforme Natália pontuou bem, a questão está dentro de Gestão de Projetos (Adm. Geral). 

    As explicações da Natália são suficientes para compreender a resposta para o enunciado. De forma bem didática, TIR - Taxa Interna de Retorno, popularmente podemos conceituar como Custo de Oportunidade. Mais simples ainda: qual a viabilidade financeira de trocar um investimento por outro ou um projeto por outro. Calcular uma TIR num projeto é praticamente dizer: O projeto 1 me trará 20% de retorno frente aos 15% do Projeto 2, logo o 1 é mais rentável financeiramente. É a taxa mínima que você espera ter lucratividade pra investir em determinado projeto ou investimento. 

     

    TIR X TMA

    Se determinado projeto a TIR for de 10% e a Taxa Mínima de Atratividade for de 20%, por exemplo, o projeto não é economicamente atrativo, pois a TIR tem que ser igual ou maior que a TMA.

     

    O VPL é um indicador financeiro. É como se ele trouxese os fluxos de caixa (antevistos) de, por exemplo, daqui 3 meses à data presente. Você soma esses fluxos de caixa com o seu investimento inicial. É aí que você verifica se o investimento valerá à pena. Ex.: Você investe 20.000 num projeto e ele pode gerar 10.000 reais nos próximos 5 meses, com uma taxa de 10% a.m. O ganho é de 30.000 (5*10.000 - 20.000 q vc investiu). Agora, trazendo os mesmos 30.000 para o presente: quando se utiliza a complexa fórmula VPL = FC0 + FC1/(1+i)^(j+1) + FC2/(1+i)^(j+2) + … + FCn/(1+i)^(j+n) ,vai dar em torno de 17.000. Ou seja, VPL positivo = vale à pena investir. 

     

    Calcular o VPL e a TIR em um projeto não é uma tarefa simples. 

     

    Indo ao enunciado da questão:

     

    "Na análise financeira de uma organização, o valor presente líquido é o valor de rentabilidade que a organização obterá ao investir em determinado projeto e receber os fluxos de caixa estimados (Até aqui, a meu ver, CORRETO); a taxa interna de retorno é a taxa relativa aos fluxos de caixa futuros (A TIR nada tem a ver com taxa relativa aos fluxos de caixa, mas, como expliquei acima,  taxa míiiiinima que você espera que o Projeto ou Investimento lhe traga de retorno financeiro) associados ao investimento, já descontado o investimento inicial" ( e outra, esse descontado o investimento inicial tem mais relação estreita com o VPL).  

     

  • matéria de análise de balanço! 

  • Gabarito: ERRADO

     

    VPL (VALOR PRESENTE LIQUIDO): Serve para medir qual é o lucro ou o prejuízo que pode ser esperado de um projeto de investimentos. 

    Queremos saber se o projeto custa mais do que vale, ou vale mais do que custa. VPL positivo é o lucro; VPL negativo é o prejuízo. 

    Para fazer análise de viabilidade do projeto utilizando o critério do VPL, devemos comparar o VP (valor presente do projeto) com o Investimento necessário para implantar o projeto. Se o projeto valer mais do que o investimento necessário, o VPL é positivo, e o projeto é viável.

     

    TIR (TAXA INTERNA DE RETORNO): É o retorno financeiro mínimo para que um projeto seja viável, gerando um VPL = 0 (quando o lucro é igual aos custos)

    O critério da TIR serve para determinar a taxa que um projeto de investimentos é capaz de proporcionar aos seus investidores. Por exemplo: suponha que você investe R$ 100,00 hoje em um projeto e recebe, daqui a um ano, R$ 120,00. Então, podemos dizer que você ganhou 20% como taxa de retorno desse investimento.

     

    Fonte: FGV, Gestão Financeira (2018)

  • Eu consigo ouvir a voz da Dilma lendo essa questão . Kkk Questão ERRADA

  • GAB:E

    QUESTÃO MAL CLASSIFICADA, É DE CONTABILIDADE PUBLICA. QUEM ERROU POR ESTUDAR APENAS AFO, NEM ESQUENTE! 

  • Com um conhecimento básico de conjulgação verbal e interpretação de texto se resolve a questão. Como pode o valor "presente" ser a rentabilidade que a organização "obterá ao investir"?. #pegaavisao

  • Peixuxa, tive o mesmo raciocínio. 

  • Comentário

    O conhecimento das definições de valor presente líquido e de taxa interna de retorno são suficientes para acertar esta questão. Vejam:

    "O valor presente líquido (VPL) é o valor líquido dos lançamentos futuros descontados a uma taxa de juros para uma época base. Ou seja, é determinado a partir da diferença entre o valor presente das receitas e o valor presente dos custos".

    Ou seja, o VPL não está relacionado à rentabilidade que a organização obterá em função de investimentos realizados e esse fato é suficiente para classificar a assertiva como "Errada". Para avaliar a segunda metade da afirmação, vamos retomar o conceito de taxa interna de retorno:

    "A taxa interna de retorno é uma taxa hipotética de desconto que, quando aplicada a um fluxo de caixa, faz com que os valores das despesas, quando transportados para o presente (época 0), seja igual aos valores dos investimentos, também trazidos para o presente".

    Na afirmação apresentada está em associar a taxa interna de retorno à taxa relativa aos fluxos de caixa futuros, já descontado o investimento inicial. É importante lembrar que o investimento inicial é levado em consideração para determinar a taxa interna de retorno.

    Gabarito: Item Errado.

  • Na questão:

    "VPL é o valor de RENTABILIDADE (correto) que a organização OBTERÁ (errado, "espera obter é correto") ao investir em determinado projeto."

    Na questão:

    "TIR é a taxa relativa ao fluxo de caixas futuros associados ao investimento (CORRETO), já descontado o investimento inicial (ERRADO)"

  • ERRADO

    A TIR não desconta o valor do investimento, ela representa a taxa aplicadas aos fluxos de caixa futuros que torna o Valor Presente igual a 0. Ou seja, é a taxa mínima para que o investimento seja considerado neutro (juros = TIR) ou vantajoso (TIR > 0).

  • A TIR NÃO É custo de oportunidade. Isso é a TMA..

    O erro da assertiva é dizer que já seria desconsiderado o investimento inicial, pois, já que a TIR zera o VPL, ela faz a soma dos valores presentes ser igual ao valor investido