SóProvas


ID
2527918
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No que se refere à gestão de pessoas nas organizações, julgue o item subsequente.


Um dos maiores desafios da gestão de pessoas no serviço público é o de motivar os servidores em decorrência da dificuldade de criar mecanismos de recompensas por meio de aumentos de salário.

Alternativas
Comentários
  • KKK

    ESSE É UM DASAFIO NÃO SÓ PARA A GESTÃO PÚBLICA COM TEMBÉM PARA A GESTÃO PRIVADA, PORQUE A RECOMPENSA SALARIAL NÃO É FATOR MOTIVACIONAL. LOGO NÃO PODERIA SER UTILIZADO COMO ARGUMENTO PARA MOTIVAÇÃO DE FUNCIONÁRIOS. O CORRETO SERIA UTILIZAR UM FATOR INTERNO (INTRÍNSECO), EX.: CRESCIMENTO, DESENVOLVIMENTO, RESPONSABILIDADE, RECONHECIMENTO, REALIZAÇÃO, VALORIZAÇÃO. SÃO FATORES INTERNOS QUE ESTÃO SOB O CONTROLE DO INDIVÍDUO.

     

    MAS, É FATO QUE CONSISTE EM UM DESAFIO PARA A GESTÃO PÚBLICA, ALÉM DA APROPRIAÇÃO DO CONCEITO DE COMPETÊNCIAS, TRANSFORMAR A ESTRUTURA HIERARQUIZADA E BUROCRÁTICA EM ORGANIZAÇÕES FLEXÍVEIS E EMPREENDEDORAS E COM FOCO NA VALORIZAÇÃO DE SEUS FUNCIONÁRIOS.

     

     

     

    GABARITO CERTO

  • To queimando muitos neuronios para tentar entender o pq da questão ser certa! 
    Quem tiver um bom argumento, por favor, coloque aqui nos comentários.. estou seguindo essa questão...
    Abraços e bons estudos para todos..

     

  •  

    Um dos maiores desafios da gestão de pessoas no serviço público é o de motivar os servidores em decorrência da dificuldade de criar mecanismos de recompensas por meio de aumentos de salário. aqui esta o erro desta questão....

     

    Considerando as teorias motivacionais modernas, dentro da Teoria Bahaviorista, que podemos considerar um aperfeiçoamento da Teoria das Relações Humanas, encontramos duas teorias que são extremamente importantes para compreendermos o mecanismo de motivação do ser humano, são elas: a “Hierarquia das Necessidades”, de Maslow, e os “Fatores de Higiene-Motivação”, de Herzberg.

    Associando a teoria de Maslow e Herzberg à nossa questão de salário, como fator de motivação, observamos que, indiretamente, o salário contribui, é o pano de fundo, podemos compreender que o salário está tão intimamente ligado à satisfação das necessidades humanas. 

    http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/afinal-salario-e-fator-motivador/10674/

     

  • coloquei a questão como errada... Gabarito é correto.

    Bom , acho que a chave da questão está nessa frase: em decorrência da dificuldade de criar mecanismos de recompensas.  Salário a grosso modo não é fator motivacional, OK! Entretanto, as palavras mecanismos de recompensas podem estar associadas à ideia geral de gestão por desempenho que pode , por exemplo, utilizar recompensas financeiras para premiar uma pessoa por uma ótima performance. Esse valor irá aumentar o salário, e acredito que em organizações públicas como tudo tem de ser justificado na lei , esse processo poderia ser burocrático , talvez não seria possivel recompensar , somente os que alcançassem um bom desempenho ( para que as pessoas continuem a contribuir na organização elas precisam pecerber que há equidade entre o seu desempenho no trabalho e o retorno da organização para com elas), mas a todos em geral, e dessa forma não seria visto com uma recompensa inerente à sua performance e poderia causar a desmotivação.

    Acho que a questão está ligada ao processo de gestão de pessoas. abaixo segue conceitos que retirei do livro gestão de pessoas do Chiavenato.

    Na função gestão de pessoas, há seis processos básicos. Eles são integrados. Cada processo tende a favorecer ou prejudicar os demais, quando bem ou mal utilizado. Então, se o processo recompensar pessoas é falho, ele pode exigir um intenso processo de manter pessoas. Enfim, o processo é ciclico. Se algum deles for prejudicado, implicará nos demais negativamente ( Então, problema no processo recompensar pessoas pode implicar problemas na motivação).

    Os seis processos da gestão de pessoas são: Agregar pessoas, aplicar pessoas, recompensar pessoas (São os processos utlizados para recompensar as pessoas e satisfazer suas necessidades individuais mais elevadas. Incluem recompensas, remuneração e beneficios sociais), desenvolver pessoas, manter pessoas ( são os processos utilizados para criar condições ambientais e psicologicas satisfatórias para as atividades das pessoas) e  motitorar pessoas.

     

    SE ALGUÉM TIVER UMA FUNDAMENTAÇÃO DE ALGUM PROFESSOR AVISA , POR FAVOR!

  • Apesar de ter errado da questão busquei entender melhor por meio de várias leituras acerca do tema.

    Um dos maiores desafios da gestão de pessoas no serviço público é o de motivar os servidores em decorrência da dificuldade de criar mecanismos de recompensas por meio de aumentos de salário. Resposta: Certo.

    Comentário: apesar de existir proposta de remuneração variável no setor público, esse assunto ainda não está pacífico (PEC 400/2014). Outro ponto é que a motivação humana é fator intrínseco e o salário é fator extrínseco, estando essa situação relacionada à teoria de Herzberg - Bifatorial, que distingue os fatores intrínseco (motivacionais) e fatores extrínseco (higiênicos).

  • examinador  sendo servidor por isso a questão está correta.

  • Segundo CARDOSO (2012),

    A gestão de recursos humanos no serviço público tem como objetivo adequar os ideais da administração pública gerencial à realidade dos servidores públicos. Nos dias atuais, a obtenção e manutenção de um quadro de servidores bem formados, capacitados e motivados se transformaram em finalidade primordial a ser perseguida pelos órgãos que, por sua vez, são cobrados em relação a sua eficiência por uma sociedade cada vez mais consciente sobre o papel do Estado contemporâneo.

    Atualmente, é de conhecimento que o ser humano é motivado por inúmeros fatores no ambiente organizacional, como um salário justo, boas condições de trabalho, bom relacionamento entre colegas, dentro e fora do local de trabalho, entre outros. A combinação destes fatores funciona como uma mola impulsora, motivando o funcionário a aprimorar-se nos interesses profissionais e particulares. A pessoa motivada realiza qualquer atividade com mais qualidade e eficiência (MUSSAK, 2003).

     

    Fonte: http://www.conteudojuridico.com.br/artigo,gestao-de-pessoas-por-competencias-os-desafios-enfrentados-no-servico-publico,55411.html

  •  

    ATÉ PORQUE O ''SALÁRIO'' DO SERVIDOR SÓ PODE SER AUMENTADO OU DIMINUIDO POR LEI ( MAIS DIFICULTOSO)

     

     

    BEM VERDADE O QUE DISSE O AMIGO PEDRO MATOS, DESAFIO NÃO SÓ P/ SETOR PÚBLICO, COMO PARA O PRIVADO

     

     

    GAB: = CERTO

  • Você meu amigo (a) estuda o ano inteiro, conhece a teoria bifatorial de Herzberg de cabo a rabo. É doutrinado a entender que incentivos salariais não motiva o trabalhador (nem no setor público e nem no privado) por ser um fator "higiênico" aí vem o CESPE e te dá um sacode desses. Na duvida, deixa em branco.

     

    GABARITO: CERTO (é o que eles dizem)

  • Eu coloquei errado, pelo mesmo motivo que disse o colega....DAVID.

  • Na minha humilde opinião, essa questão é totalmente contraditória, levando-se em consideração outra questão do próprio CESPE.

     

    (CESPE/Anac/Analista Administrativo/2012) Em organizações públicas, os resultados obtidos nas avaliações de desempenho são convertidos em valores financeiros de gratificações que caracterizam remunerações variáveis. (GAB. CORRETO)

     

    (QUESTÃO ATUAL) Um dos maiores desafios da gestão de pessoas no serviço público é o de motivar os servidores em decorrência da dificuldade de criar mecanismos de recompensas por meio de aumentos de salário. (GAB. CORRETO?)

     

    Se em 2012 já era aplicado o sistema de remuneração variável, com base no Decreto 7.133/2010, como pode, decorridos 5 anos, entender que a criação de mecanismos de recompensa é vista como um dos maiores desafios? Além disso, conforme já falado, pegando a parte básica das teorias motivacionais, entende-se que a remuneração não se refere a um fator motivacional. 

     

    QUESTÃO MALUQUINHA! Se alguém encontrar resposta de recurso (que devem ter feito), poste aqui. Agora não sei de mais nada. :(

     

     

  • Um dos maiores desafios da gestão de pessoas no serviço público é o de motivar os servidores em decorrência da dificuldade de criar mecanismos de recompensas por meio de aumentos de salário.

     

    Verdade. Diferentemente do setor privado em que a criação de bônus, pacotes de incentivos e outras medidas dessa natureza são de fácil implementação, no setor público inexiste essa flexibilidade ao gestor público que, por seu turno, é forçado a lidar com uma burocracia e sistemática legal indescritíveis que acabam o deixando de mãos atadas, o impedindo de criar mecanismos pecuniários ao seus subordinados. 

     

    Resposta: certa. 

  • Questão Certa.

    Mecanismos de recompensas por meio de aumentos de salários.

    Obs: os aumentos de saláios é apenas uma das variáveis consideradas como recompensas existem outras.

     

    Fonte: sítio: http://minhateca.com.br/

    Pesquisa de material.

    Pag. 337.  Recompensas e punições.

    [Gestão de Pessoas] Idalberto Chiavenato - Gestão de Pessoas - 3º Edição - Ano 2010

  • Vc estuda a Teoria dos dois fatores e aí vem uma questão dessas ,  Cespe sendo Cespe...

  • gabarito: CERTO

     

    Pessoal, num primeiro momento a questão parece mesmo estar errada, mas está certa sim.

    Vamos lá...

     

    Repetindo a questão para facilitar:

    Um dos maiores desafios da gestão de pessoas no serviço público é o de motivar os servidores em decorrência da dificuldade de criar mecanismos de recompensas por meio de aumentos de salário.

     

    O que a questão quis dizer é que como os aumentos de salário não motivam ninguém, então, um desafio da gestão de pessoas é o de motivar os servidores de outra forma que não seja por aumentos salariais. O CESPE afirma isso no trecho "em decorrência da dificuldade".

     

    Bons estudos!

  • O QUE EU ENTENDI DA QUESTÃO,É QUE NO SERVIÇO PUBLICO NÃO SE PODE DÁ AUMENTO DE SALÁRIO QUANDO  BEM ENTENDER,POR JUSTAMENTE ESTÁ MEXENDO COM DINHEIRO PÚBLICO!

    OLHANDO PARA ESSE LADO GABARITO CERTO.

  • Recorri dessa questão e consegui a troca de gabarito. O Agostinho Paludo, num trecho do livro dele fala exatamente sobre isso que a banca botou como certo. 

    "Seja qual for o caminho escolhido para perseguir melhores resultados na
    gestão pública, dois temas são cruciais: o fortalecimento do planejamento
    orientando a atuação administrativa e a sua maior integração com o
    orçamento; e a motivação do servidor público: é necessário que se estabeleça
    algum tipo de incentivo, alguma motivação vinculada à remuneração do
    servidor (ou se implante um sistema de remuneração variável)(...) Quanto ao primeiro tema, estamos avançando; quanto ao segundo,
    simplesmente inexiste na Administração Federal; e pior: quem trabalha
    sujeita-se a erros e punições; e quem não trabalha não erra e acaba sendo
    elogiado: o que culmina por desestimular maior comprometimento do
    servidor público com os resultados."

  • Não há facilidades em barganhar salários no serviço público. 

  • Justificativa do Cespe: De fato, um dos maiores desafios da gestão de pessoas no serviço público é o de motivar os serviços em decorrência  da dificuldade de criar mecanismos de recompensas por meio de aumentos de salário.

     

  • Se tem alguma coisa que os estudantes de Administração e Gestão de Pessoas aprendem, é que a motivação NÃO está ligada diretamente com recompensas salariais. São várias as teorias que pregam esse pressuposto. Marcar uma questão dessa como certa é... nem sei mais...

  • Concordo plenamente com vc Bruno AFT. As bancas querem ditar conceitos, contrários aos já pre-estabelecidos.

  • Banca faz o que quer, primeira vez que vi uma questão que o salário é fator motivacional...Quem não estuda acerta essa questão!!!

  • Para responder a essa questão é preciso fazer um contorcionismo mental!!! Não poderia ter sido mais claro e objetivo? Será que o critério para se classificafar um bom candidato é esse? Fazer o quê? Vida que segue...

  • Não concordo com o gabarito da banca e não acho que ela teve a intenção de dizer que a adm publica não pode alterar salários e que os salários não são um fator motivacional. Acho que ela tá criando teoria, como faz de vez em quando. 

  • Mustafary Musta, comentário perfeito.

    É justamente isso. Atenção, pessoal.

     

    Deus é Fiel!

  • Não consegui interpretar a questão =(

  • Praticamente todas as carreiras do serviço público tem planos de aumento salarial baseados no tempo de serviço.

     

    A dificuldade seria em aplicar mecanismos diferentes desse, como metas de desempenho, porque aumentar a remuneração em sí não é, tãaaao difícil assim.

  • Gab. Certo (pq CESPE quer) rsrsr

     

    Sempre aprendi que motivação é algo intrínseco e que o sálario não motiva... aff

  • Concluindo, a inexistência tanto de uma política de remuneração adequada (dada a restrição fiscal do Estado) como de uma estrutura de cargos e salários compatível com as funções exercidas, e a rigidez excessiva do processo de contratação e demissão do servidor (agravada a partir da criação do Regime Jurídico Único), tidas como as características marcantes do mercado de trabalho do setor público, terminam por inibir o desenvolvimento de uma administração pública moderna, com ênfase nos aspectos gerenciais e na busca de resultados.

    estratégia concursos.

     

    GAB CERTO

  • Ridículo. Vai contra tudo que se aprende em Motivação. Ademais, servidor público tende a ser bem remunerado, embora o administrador não tenha poder para aumentar ou diminuir a remuneração (o que, não seamos hipócritas, significa coagir o funcionário, para que renda melhor mediante ameaça de perda de dinheiro).

  • Questãozinha hipócrita! Só a remuneração que recebem e a estabilidade já são motivos suficientes para se manterem motivados.

    A maioria dos servidores se estivessem no setor privado , estariam desempregados.

  • Justificativa de alteração do gabarito de ERRADO para CERTO: De fato, um dos maiores desafios da gestão de pessoas no serviço público é o de motivar os serviços em decorrência da dificuldade de criar mecanismos de recompensas por meio de aumentos de salário.

    https://www.qconcursos.com/arquivos/concurso/justificativa/13546/tce-pe-2017-justificativa.pdf    Questão 118 CARGO 4: ANALISTA DE GESTÃO – ÁREA: ADMINISTRAÇÃO

  • Estude muito Gestão de Gessoas, faça muitos exercícios da banca e ERRE.

    Para o Cespe Gestão de Pessoas é uma matéria subjetiva e pouco objetiva.

    Principalmente quando a questão trata de Setor público, ai vale mais a sua interpretação ou saber o que se passou na cabeça do doido que elaborou a questão.

  • lendo o PDRAE me deparei com essa parte:

    "Como os incentivos positivos são também limitados - dada a dificuldade de estabelecer gratificações por desempenho, e o fato de que a amplitude das carreiras (distância percentual entre a menor e a maior remuneração) foi violentamente reduzida, na maioria dos casos não superando os 20% -, os administradores públicos ficaram destituídos de instrumentos para motivar seus funcionários, a não ser as gratificações por ocupação de cargos em comissão (DAS)."

     

    logo lembrei dessa questão e pensei deve ser fundamentado nisso.. 

    http://www.bresserpereira.org.br/documents/mare/planodiretor/planodiretor.pdf

     

  • Infelizmente o que parece esse sistema do cespe certo ou errado esta falidos, para contornar tem questões que são coringa, dependendo do desvio ela põe certa ou errada.

  • e salário motiva?

  • Questão completamente subjetiva.

  • A única justificativa que encontrei pra questão está correta:

     

    Considerando as teorias motivacionais modernas, dentro da Teoria Bahaviorista, que podemos considerar um aperfeiçoamento da Teoria das Relações Humanas, encontramos duas teorias que são extremamente importantes para compreendermos o mecanismo de motivação do ser humano, são elas: a "Hierarquia das Necessidades", de Maslow, e os "Fatores de Higiene-Motivação", de Herzberg.

    Associando a teoria de Maslow e Herzberg à nossa questão de salário, como fator de motivação, observamos que, indiretamente, o salário contribui, é o pano de fundo, podemos compreender que o salário está tão intimamente ligado à satisfação das necessidades humanas.

    As pessoas desejam dinheiro porque este lhes permite não só a satisfação de necessidades fisiológicas e de segurança, mas também dá plenas condições para a satisfação das necessidades sociais, de estima e de auto-realização.

    Portanto, o dinheiro é um meio e não um fim. O salário não é fator de motivação quando analisado isoladamente. A troca fria de produção por salário não gera satisfação ao empregado, é apenas recompensa justa pelo seu trabalho e o empregado busca a garantia de sua sobrevivência.

    Diante disso, a empresa deve ver o salário como função agregada de motivação e procurar utilizá-lo como um instrumento a mais na compatibilização dos objetivos organizacionais e pessoais.

     

    http://www.rh.com.br/Portal/Motivacao/Artigo/4380/afinal-salario-e-fator-motivador.html

  • Parem de aplicar Teoria de Herzberg como se ela fosse universal. Ela não é!

    A Teoria dos dois fatores é apenas uma teoria dentre muitas outras. A única, inclusive, que não aceita remuneração como fator motivacional.

    Repitam comigo: Herzberg não é rei!

  • NÃO FAZ SENTIDO ESSA LOMBRA TODA.

  • JÁ METI O DEDÃO NO ERRADO

    NÃO VOU MAIS APLICAR A TEORIA DELE PRA TUDO!

    Repitam comigo: Herzberg não é rei!

    Repitam comigo: Herzberg não é rei!

    Repitam comigo: Herzberg não é rei!

    Repitam comigo: Herzberg não é rei!

    Repitam comigo: Herzberg não é rei!

    Repitam comigo: Herzberg não é rei!

    Repitam comigo: Herzberg não é rei!

    Repitam comigo: Herzberg não é rei!

  • Os comentários dessa professora são absolutamente inutéis! 

  • Comentários:


    Apesar de a recompensa por meio de salário como fator motivacional ser objeto de
    divergência doutrinária, o que a banca de fato queria é que, partindo-se do pressuposto de
    que a possibilidade de melhora na remuneração atua positivamente na motivação das
    pessoas, o candidato avaliasse a afirmação no sentido de que esse fator era de difícil
    implementação no serviço público.
    Realmente, a despeito de alguns exemplos isolados de remuneração variável no serviço
    público, a regra é a remuneração fixa ou dependente de critérios institucionais, e não
    individuais. Soma-se a isso a necessidade de edição de lei para a alteração dos salários do
    funcionalismo e a limitação pelo teto constitucional, dentre outros fatores, pode-se afirmar
    que esse tipo de recompensa é de fato de difícil estabelecimento no serviço público.

     

    Gabarito: correta.

     

    Prof: Gustavo Garcia - Estratégia
     

  • É por isso que eu AMO o CESPE! Ele pode pegar todas as teorias, olhar para elas e falar: "FODA-SE, sou eu quem corrige sua prova! Você acabou de perder dois itens, amigo! Mais sorte da próxima vez. Ah, e não me entre com recursos, pois mandarei uma foda-se para eles também. Um abraço e boa sorte, pois acredite, você vai precisar, porque continuarei corrigindo sua prova. =]"

    Cespe S2

  • Melhor comentário: Mustafary Musta.. genial

  • Questão interpretativa que você precisa lê muito para entender. De fato, seguindo o principio teórico de herzebeg,o aumento de salários não é um fator motivacional,mas não é isso que a questão está mencionando.Ela menciona que o desafio é criar mecanismos para motivar já que o aumento de salário não pode ser motivacional nessas teorias.
  • GP é tão inútil quanto aquela maça de R$ 4,00 reais que vende no McDonalds.

  • Sei lá...questão bizarra!!!

    Vai além, precisava ter uma espada de thundera para responder essa questão e acertar!!!Devo estar aquém!

  • Analisando várias questões do cespe,vejo que a grande de dificuldade dos candidatos é saber diferenciar as questões generalizadas por específicas.

    Geralmente no cespe,questões de adm geral e G.P quando generalizadas têm grande tendência de serem corretas.

  • Pessoal, indico o colega Mustafary Musta como o comentário que entendi melhor. (Coloquem filtro "mais úteis" para acha-la). Repito aqui:

    -

    "O que a questão quis dizer é que como os aumentos de salário não motivam ninguém, então, um desafio da gestão de pessoas é o de motivar os servidores de outra forma que não seja por aumentos salariais. O CESPE afirma isso no trecho "em decorrência da dificuldade"."

  • Mustafary até entendo essa sua interpretação , entretanto o português da assertiva não diz isso.   " em decorrência da dificuldade de criar mecanismos de recompensas POR MEIO DE aumentos de salário."

     

    A dificuldade , segundo a questão , é de criar mecanismos de recompensas ATRAVÉS de aumentos de salário. 

     

    A sua interpretação seria correta caso fosse dito algo do tipo: "em decorrência da dificuldade de criar mecanismos de recompensas ALÉM DOS / QUE NÃO SEJAM / DIFERENTES DOS / etc.. aumentos de salário.

     

    Na minha interpretação a questão foca na dificuldade de criar aumentos de salário - o que é evidente , porquanto pelo princípio da legalidade um gestor só pode aumentar o salários de seus servidores por meio de lei , o que é praticamente IMPOSSÍVEL de ser feito por um gestor isoladamente. 

     

    Essa questão aqui é a famosa questão coringa do CESPE , ou o que eu gosto de chamar "questão de revista de banheiro" . Minha teoria é o seguinte: se você está no banheiro , lendo uma revista , essa questão se parece com algo que você poderia ler em uma matéria sobre motivação?  se sim , está correta.

     

    Veja outras parecidas:

    Q577440 A motivação do ganho material, a motivação do reconhecimento social e a motivação interior da realização pessoal são três tipos de motivações consideradas eficazes para que o empregado se comprometa com o trabalho.

    Q323655 Na reciprocidade entre pessoas e organizações, a existência de condições adequadas de trabalho favorece a motivação e o desempenho no trabalho, o que facilita a atuação da liderança em busca dos resultados organizacionais.

     

    --> As duas questões , sob a luz da teoria de Hezberg estariam erradas. Ganho material não motiva , e condições de trabalho são fatores higiênicos.

     

     

     

    O que essas questões tem em comum?  Não citam nenhuma doutrina , e citam aspectos que segundo uma teoria poderia ser verdade , mas segundo outra teoria seria mentira. Infelizmente é isso que o CESPE faz , e nem sempre temos uma bola de cristal para saber no que o examinador estava pensando na hora da questõa. Se o examinador na hora estava lendo um artigo sobre Hezberg , certamente uma questão que afirmasse que ganhos materiais seriam motivadores estaria errada. Se o examinador na hora estava lendo um artigo sobre Administração Cientifica de Taylor , certamente ganhos materiais seriam os maiores motivadores.

     

    Enfim , quando não citar nenhuma doutrina específica , e nem dar nenhuma pista , marque correto sempre que a questão falar algo que seja mais ou menos "coerente"

  • Mas pessoal, como que salário não motiva?! 

     

    É óbvio que motiva.

  • Creio que alguns colegas cometeram um equívoco em seus comentários. O que a questão está dizendo é que no serviço público existe uma dificuldade de motivar pelo aumento de salário, já que isso não depende do órgão, mas de processo legislativo, do órgão central (MPOG), etc. Daí tem-se que pensar em outros tipos de recomepnsas. Vivo isso no órgão em que eu trabalho, não tem como aumentar o salário e somos recompensados com abonos, tapinha nas costas...

  • CESPE falando nessa questão que SALÁRIO MOTIVA  e em 99% das outras questões adota o posicionamento de Herzberg.

  • A questão não está dizendo que o salário motiva, ela está dizendo o contrário. Veja o comentário do Mustafary Musta.

     

    Questão correta.

  • Péssima questão: interpretativa e mal feita. É possível afirmar que a gestão de pessoas no setor público possui dificuldades para motivar os funcionários, dado o paradigma racional legal que obriga a seguir um monte de leis e normas? Sim! Apesar disso, dizer que essa desafio decorre da dificuldade de criar mecanismos de recompensas por meio de aumentos de salário é um absurdo, dado que:

     

    1) os salários podem ser aumentados como decorrência de avaliações de desempenho previstas para cada carreira; 

    2) salário não motiva- é fator do ambiente de trabalho, responsável apenas por evitar a insatisfação.

     


    Assim essa questão deveria ter tido o seu gabarito invertido para "errado", mas o examinador provavelmente encontrou algum autor que disse essa besteira em algum livro ou artigo e simplesmente reproduziu aqui (parece originado do diagnóstico do PDRAE, pré-reformas de desempenho), como se fosse conhecimento consolidado em gestão de pessoas. Um absurdo.
     

    Prof. Carlos Xavier - Estratégia Concursos
     

  • Lembrando que, para um bom desempenho em gestão de pessoas, é preciso estar em dias com interpretação de texto!

  • Aquela questão q a pessoa não copia nenhum comentario resumoo... ;/

  • A questão informa que caso o profissional de GP queira motivar os funcionários com aumento do salário, terá dificuldades, apenas! É isso é verdade, no setor público não é bem assim que funciona, aumenta aí o salário pra motivar. Gab Certo

  • CORRETO

    PARA RESPONDER QUESTÕES ( DE PAPEL)

     

    PENSE: NO PAPEL/ TEORIA

     

    QUANDO FALAR (DINHEIRO X MOTIVA) = PODE-SE PENSAR  NA TEORIA 2 FATORES DE HEZBERG = NA QUAL

    REMUNERAÇÃO (DINHEIRO) = E FATOR HIGIÊNICO (NÃO MOTIVA, MAS EVITA A INSATISFAÇÃO)

     

    Dessa teoria:  vem "dificuldade de criar mecanismos de recompensas por meio de aumentos de salário."

     

     

    PENSE: NA PRÁTICA

     

    MONEY/DINHEIRO = MOTIVA SIM!, PODE SER POR POUCO TEMPO OU POR MUITO = MAS MOTIVA 

     

    Todavia isso não importa porque a questão que foi feita "no papel", logo deve ser respondida pensando no PAPEL> TEORIA.

  • "...em decorrência da dificuldade de criar mecanismos de recompensas por meio de aumentos de salário."

    Dificuldade ? O tanto de verba indenizatória, e acréscimos que tem um servidor publico.

    Além disso, e a teoria dos dois fatores ?

    Remuneração não seria um fator higiênico ? Ou seja, não motiva as pessoas ?

  • Gabarito: correta.

    Primeiro, você deve se perguntar: A questão mencionou Herzberg ou sua Teoria dos Dois Fatores?

    Não!

    Portanto, já devemos ter em mente que, quando o CESPE/CEBRASPE não mencionar Herzberg ou sua Teoria dos Dois Fatores, o salário é sim considerado um fator de motivação.

    Depois disso, você deve analisar o enunciado.

    O enunciado nos diz que, no setor público, há uma dificuldade de motivar as pessoas, em decorrência da dificuldade de criar mecanismos de recompensas por meio de aumentos salariais.

    Partindo do pressuposto de que o salário é um fator motivador, o enunciado está correto!

    O que a questão nos diz, em outras palavras, é que o gestor público encontra muita dificuldade para conceder “aumentos salariais”. De fato, no setor público, o aumento salarial é um processo bastante moroso e difícil, uma vez que depende de orçamento, lei, etc. Portanto, há sim uma dificuldade de aumentar o salário dos servidores.

    Nesse sentido, sendo o salário um fator motivador e havendo uma dificuldade em conceder aumentos salariais aos servidores públicos, consequentemente, há uma dificuldade em motivá-los.

    Fonte: Aulas Estratégia

  •  Correto! O serviço público, em virtude do princípio da legalidade e da impessoalidade, possui muitos limites para criação de recompensas para servidores públicos. Dentre esses limites, temos a impossibilidade de criar recompensas remuneratórias para indivíduos específicos, ainda que eles apresentem maior desempenho. Isso ocorre porque, em regra, a remuneração do serviço público é definida de forma fixa por meio de lei e por cargo.

    Sobre o tema, vale destacar que já existem algumas carreiras no serviço público que utilizam alguns mecanismos de remuneração variável para contornar esses limites legais.

    Gabarito: CERTO

  • Só acho que a gente é obrigado a entender um monte de teoria inútil que não responde essas afirmações subjetivas com gabarito roleta russa.

    Tem tanta coisa mais legal pra perguntar, e eles perguntam isso .... frustrante!

  • sempre tem o "cabeça de globo de ouro" pra justificar o gabarito, incrível

  • Gabarito:Certo

    Principais Dicas de Motivação e Liderança:

    • Motivação = É a expectativa da satisfação das necessidades. Pode ser intrínseca (interna) ou extrínseca (externa). Varia de pessoa a pessoa. Está atrelada indiretamente ao desempenho, entretanto a motivação por si só não gera desempenho, pois ela necessita das oportunidades, do contexto de vivência do camarada e das habilidades para que ele possa gerar desempenho.
    • Teorias de Conteúdo de Motivação que mais caem: Indivíduos X e Y; Maslow; Herzberg - 2 fatores
    • Teorias de Processo de Motivação que mais caem: Adams e Vroom.
    • Liderança = Capacidade de exercer influências nas pessoas em uma dada situação. Líder é aquele que INFLUENCIA e CHEFE é aquele que manda, logo são diferentes.
    • Estilos de liderança que mais caem: Traços de personalidade; Kurt Lewis; Blake e Mountoun; Henry e Blanchard.
    • Tipos de Poder que Influenciam na liderança: Coercitivo (mandão - punição), Recompensa (valorizador - dinheiro), Legitimo (estrutura formal hierárquica), Referente (carismático, simpatizo com suas ideias) e Competência (conhecimento).

    FICA A DICA PESSOAL: Estão precisando de planejamento para concursos? Aulas de RLM SEM ENROLAÇÃO? Entrem em contato comigo e acessem meu site www.udemy.com/course/duartecursos/?referralCode=7007A3BD90456358934F .Lá vocês encontraram materiais produzidos por mim para auxiliar nos seus estudos. Inclusive, acessem meu perfil e me sigam pois tem diversos cadernos de questões para outras matérias, como português, leis, RLM, direito constitucional, informática, administrativo etc. Vamos em busca da nossa aprovação juntos !!

  • Gente,

    Se não citar a teoria de Herzberg, salário motiva sim.

  • Em relação ao comentário da Monica Geller é exatamente o que pensei, tudo querem aplicar essa teoria. Eu entendi a questão no sentido de que o setor de GP de um órgão público fica "engessado", pois não dispõe da possibilidade (apenas uma entre muitas possibilidades de motivação) de aumentar salário para tentar estimular o servidor, tendo em vista que esse aumento advém de lei.

    A teoria da Expectativa mesmo fala que motivação é resultado do esforço – desempenho – RECOMPENSA – objetivos pessoais.

  • Questão de Gestão de Pessoas, poderia ter uma classificação dupla aí né, ajudaria na hora de localizar as questões