-
a) ERRADO - o projeto é autoral. O projeto envolve uma equipe, o cliente e diversos outros participantes porém as decisões são do autor.
b) ERRADO - o processo de projeto nem sempre é sequencial. O processo projetual percorre etapas , seguindo uma sequência, que nem sempre é lógica. O processo de projeto é dinâmico, com necessidade de verificações e ajustes.
c) ERRADO - O projeto é único apesar de ter diversas etapas
d) CORRETO - o projeto é indivisível. O processo projetual organiza-se em etapas − estudos iniciais, anteprojeto, projeto − mas elas não são autônomas. Elas fazem parte de um todo, articulado, através da intenção que permeia todo o processo.
e) ERRADO - o projeto TEM autonomia disciplinar. O projeto é um documento que pode ser usado para disciplinar algum erro de execução por exemplo.
-
Juliana Lima, onde está a resposta desta pergunta? Em qual Norma ou Lei?
-
Fonte da questão:
Anotações sobre o Projeto em Arquitetura
Contribuição para a sua regulação profissional
IAB
http://www.iab.org.br/sites/default/files/Revis%C3%A3o%20de%2030mai%20SMsobreSAM%20Texto%20PROJETO.pdf
-
http://www.iab.org.br/sites/default/files/documentos/revisao_final_15jun13_texto_projeto.pdf :
7. Conforme se verá, projeto é desejo, intenção; o projeto é autoral; o projeto tem autonomia disciplinar; as fases de um projeto não. O projeto é indivisível; O processo de projeto é complexo e assequencial; O projeto tem unicidade, as fases da projetação, não. No projeto, o meio não é a mensagem. Toda construção é precedida por um projeto.
-
a) ERRADO. O projeto é autoral. O projeto é uma escolha entre uma infinidade de possibilidades.Individual ou em equipe, a autoria responde pelo vínculo entre ideia e forma, nas múltiplas encruzilhadas que o processo projetual percorre.
b) ERRADO. O processo de projeto é assequencial, pleno de atos simultâneos. O processo de aprofundamento das decisões projetuais percorre todas as fases, em idas e vindas de verificação e de ajustes entre a ideia em fluxo e a forma sendo plasmada.
c) ERRADO. O projeto tem unicidade. As fases da projetação, não
d) CERTO. O projeto é indivisível. O processo projetual organiza-se em fases – estudos iniciais, anteprojeto, projeto – mas elas não são autônomas. Elas fazem parte de um todo, articulado, através da intenção que permeia todo o processo.
e) ERRADO. O projeto tem autonomia disciplinar. Seus atributos, objetivos, métodos e processos constituem-se autonomamente em relação à construção ou a outras disciplinas, que se estruturam em obediência a outros e distintos parâmetros.
Fonte: http://www.iab.org.br/sites/default/files/Revis%C3%A3o%20de%2030mai%20SMsobreSAM%20Texto%20PROJETO.pdf
-
Gab. D
Resolução CAU 64/13
O projeto é autoral. O projeto é uma escolha entre uma infinidade de possibilidades. Individual ou em equipe, a autoria responde pelo vínculo entre ideia e forma, nas múltiplas encruzilhadas que o processo projetual percorre.
O projeto tem autonomia disciplinar. Seus atributos, objetivos, métodos e processos constituem-se autonomamente em relação à construção ou a outras disciplinas, que se estruturam em obediência a outros e distintos parâmetro
O projeto é indivisível. O processo projetual organiza-se em etapas – estudos iniciais, anteprojeto, projeto – mas elas não são autônomas. Elas fazem parte de um todo, articulado, através da intenção que permeia todo o processo
O processo de projeto é complexo. O projeto é elaborado em processo compositivo que envolve múltiplas variáveis disciplinares, tecnológicas, políticas, sociais, econômicas. A composição exige que a intenção organize, ordene e articule as múltiplas variáveis e suas interações
O processo de projeto é assequencial, pleno de atos simultâneos. O processo de aprofundamento das decisões projetuais percorre todas as etapas, em idas e vindas de verificação e de ajustes entre a ideia em fluxo e a forma sendo plasmada
O projeto tem unicidade. As etapas da projetação, não.
O projeto se apresenta por variados meios de comunicação. O meio gráfico manual é o mais recorrente, sendo substituído modernamente por meios digitais. No projeto, o meio não é a mensagem.
-
Dizer que projeto assequencial é dureza viu.
Melhor os arquitetos voltarem pra faculdade e começar do zero.