SóProvas


ID
2528164
Banca
FCC
Órgão
DPE-RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

De acordo com as Diretrizes para a Presunção de Autenticidade de Documentos Arquivísticos Digitais, aprovadas pelo Conselho Nacional de Arquivos em dezembro de 2012, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • A) A mudança de suporte não compromete a autenticidade do documento digital porque, nesse caso, diferentemente dos documentos não digitais, forma e conteúdo estão desvinculados do suporte.

     

    B) Em razão da necessidade de conversões, a assinatura digital não garante a autenticidade do documento, no longo prazo, tornando-se necessários outros procedimentos de gestão e de preservação, como a inserção de metadados.

     

    C) ... o documento arquivístico digital é o objeto conceitual, isto é, aquele normalmente apresentado em dispositivo de saída (monitor, caixa de som), e não o objeto físico (as cadeias de bits registradas em um suporte).

     

    D) Checksum: Valor calculado a partir dos dados, para comprovação de integridade.

     

    E) ... a autenticação não garante necessariamente a autenticidade do documento, na medida em que se pode declarar como autêntico algo que não é.

  • Gabarito letra "A"

     

    UHAHAHAHAHAH olha o naipe: "Diretrizes para a Presunção de Autenticidade de Documentos Arquivísticos Digitais, aprovadas pelo Conselho Nacional de Arquivos em dezembro de 2012"... Olha o tom de seriedade que esse troço está envernizado. Parece aquelas MERDAS sobre a "Fundação Nacional da Qualidade" que tem seus "critérios de excelência" e "diretrizes" que mudam a cada mês praticamente... UAU, vão mudar o mundo tanta prolixidade e banalidade.

     

    O que nós temos que aguentar para passar em concurso, puta merda...

  •  a)a mudança de suporte não compromete a autenticidade do documento digital. CERTO. "A mudança de suporte não compromete a autenticidade do documento digital porque, nesse caso, diferentemente dos documentos não digitais, forma e conteúdo estão desvinculados do suporte." (p. 1)

     

     b)a assinatura digital garante a autenticidade dos documentos. ERRADO. "Em razão da necessidade de conversões, a assinatura digital não garante a autenticidade do documento, no longo prazo, tornando-se necessários outros procedimentos de gestão e de preservação, como a inserção de metadados. Ao se receber um documento assinado digitalmente, deve-se registrar, como metadado de integridade, a informação indicando que o documento foi recebido com tal assinatura e que esta foi verificada. Da mesma maneira, nas sucessivas conversões de formatos, deve-se registrar, também como metadado, o evento de conversão. Assim, a não ser que o desenvolvimento da tecnologia da assinatura digital permita que, ao longo do tempo, sua codificação seja preservada na nova cadeia de bits resultante das inevitáveis conversões, a autenticidade não é garantida por meio de assinatura digital." (Ver mais nas p. 5 e 6)

     

     c)o documento digital é constituído pelas cadeias de bits registradas em um suporte. ERRADO. "o documento arquivístico digital é o objeto conceitual, isto é, aquele normalmente apresentado em dispositivo de saída (monitor, caixa de som), e não o objeto físico (as cadeias de bits registradas em um suporte). As cadeias de bits são necessárias para que o documento arquivístico seja apresentado, mas não se constituem nesse documento." (p. 2)

     

     d)a soma de verificação (checksum) é um cálculo que permite medir o grau de confiabilidade dos documentos digitais. ERRADO. "O sistema informatizado tem que ser confiável. Para tanto deve incluir trilhas de auditoria, controle de acesso de usuários, métodos robustos para garantir a integridade dos documentos (como checksum ou hash), meios de armazenamento estáveis e medidas de segurança para controlar o acesso indevido à infraestrutura tecnológica (computadores, redes e dispositivos de armazenamento)." (p. 4 ). "O checksum é o valor, calculado a partir dos dados, que permite verificar se houve alteração."

     

     e)a autenticação é o atestado de garantia da autenticidade dos documentos digitais. ERRADO. "É preciso esclarecer que autenticação é diferente de autenticidade. A autenticidade é a qualidade de o documento ser verdadeiro, isto é, ser exatamente aquele que foi produzido, ao passo que autenticação é a declaração da autenticidade feita em um dado momento por uma pessoa autorizada para tal. Enquanto declaração, a autenticação não garante necessariamente a autenticidade do documento, na medida em que se pode declarar como autêntico algo que não é. Da mesma forma, um documento pode ser considerado autêntico sem que nele conste uma autenticação". (p.5)

     

     

     

  • Ridículo !!! Não sabem que uma geração de HASH MD5 é aprova de falhas. Ou seja, gerar um HASH de um arquivo e o mesmo depois de algum tempo for alterado, mesmo que 1 bit se quer, o HASH MD5 mudará. 

  • http://www.conarq.arquivonacional.gov.br/images/publicacoes_textos/conarq_presuncao_autenticidade_completa.pdf

     

     

    As características físicas de documentos digitais, isto é, suporte e cadeias de bits neles registradas, podem mudar ao longo do tempo. A mudança de suporte não compromete a autenticidade do documento digital porque, nesse caso, diferentemente dos documentos não digitais, forma e conteúdo estão desvinculados do suporte. Com relação às cadeias de bits, em primeiro lugar é preciso esclarecer que, quando um documento digital é salvo, ele é desmontado em uma ou mais cadeias de bits que contêm os dados de forma,  Cadeia de custódia ininterrupta: linha contínua de custodiadores de documentos arquivísticos (desde o seu produtor até o seu legitimo sucessor) pela qual se assegura que esses documentos são os mesmos desde o início, não sofreram nenhum processo de alteração e, portanto, são autênticos. 

  • Vamos analisar todas as alternativas conforme as orientações Diretrizes para a Presunção de Autenticidade de Documentos Arquivísticos Digitais:  

    A - "A mudança de suporte não compromete a autenticidade do documento digital". Os documentos digitais têm a sua forma e conteúdo desvinculados do suporte e, portanto, a alteração de deste não implica na alteração da essência do documento. Correto.
    B - "A assinatura digital não garante a autenticidade do documento". A assinatura digital é uma ferramenta para garantir a autenticação (e não autenticidade) de um documento, ou seja, é uma declaração de alguém competente, afirmando que, em um dado momento, aquele documento é autêntico. Errada
    C - "O documento digital é a informação registrada, codificada em dígitos binários, acessível e interpretável por meio de sistema computacional". As cadeias de bits são elementos de constituição do documento digital (a informação que será interpretada por sistema computacional), mas não o documento em si. Errado.
    D - "O Checksum é o valor, calculado a partir dos dados, que permite verificar se houve alteração no documento". Não existe medida de grau de confiabilidade; ou o documento é confiável ou não é. Então o que existe é a confiabilidade, que é a credibilidade de um documento arquivístico enquanto uma afirmação do fato. Errado.
    E - "Autenticação é declaração de autenticidade de um documento arquivístico, num determinado momento, resultante do acréscimo de um elemento ou da afirmação por parte de uma pessoa investida de autoridade para tal". Como declaração, é a palavra de uma determinada pessoa competente que afirma a autenticidade do documento. Errado
     
    Gabarito do professor: Letra "A"