-
Os elementos essenciais para que ocorra uma comunicação eficiente são:
Emissor = É aquele que dá início ao processo comunicativo, pois transmite a mensagem.
Receptor = É o alvo do emissor, sendo quem recebe a mensagem.
Mensagem = Pode ser um fato, ideias ou até mesmo, emoções, ou seja, é o conteúdo contido na comunicação.
Canal = É o meio pelo qual a mensagem é enviada do emissor para o receptor.
Entende-se que a organização deve estar atenta ao que vai além das palavras no processo de comunicação. É preciso focalizar também os gestos, as expressões e atitudes. Ao mesmo tempo, ressalta-se que o mais importante é ter capacidade de uma escuta atenta ao que diz o cliente, pois ele repassará para a empresa o feedback de todo o investimento realizado em sua direção.
O maior cuidado deve estar em não produzir “ruídos” ao realizar a comunicação. Isso quer dizer ter certeza de que a mensagem emitida foi corretamente recebida e interpretada pelo público-alvo.
É preciso ter o conhecimento das técnicas e dos conceitos para colocar as palavras certas em função da comunicação certa.
-
GABARITO: B
→ Principais obstáculos à eficácia da Comunicação.
Emissor:
─ Falta de disposição para falar
─ Excesso de mensagens
─ Complexidade das mensagens
Receptor:
─ Falta de Disposição para ouvir
─ Desatenção
─ Reação apressada as mensagens recebidas
Processo:
─ Falta de sistema comum de códigos
─ Falta feedback
─ Incorreções da linguagem
─ Codificação incorreta
Bons estudos.
-
Codificação é o emissor
Decodificação é o destinatário
-
Outras informações
Classificação dos ruídos - Podem ser classificados em físicos (Ex: Barulho; falta de iluminação); culturais (ex: Um nordestino se comunicando com um sulista) e psicológicos ou pessoais (ex: uma antipatia entre os participantes da comunicação)
Influenciam o sucesso da comunicação - A paralinguagem (Exs: altura do emissor e velocidade da fala) e a linguagem corporal.
Alguns outros exemplos de barreiras ou ruídos - Jargões profissionais (ex: da área médica); gírias e complexidade da semântica utilizada (significado das palavras).
Percepção Seletiva do Receptor e Filtragem do emissor - São barreiras ao sucesso da comunicação e ocorrem quando apenas parte do conteúdo da comunicação é percebida pelo receptor (Percepção Seletiva) ou comunicada pelo emissor ( Filtragem do emissor).
Riqueza do canal: Quanto mais rico, menor será, normalmente, a quantidade de questionamentos pela possibilidade maior do receptor sanar esses questinamentos. Exs: Face a face (mais rico entre os exemplos), telefone; e-mail; memorando; folheto; boletim e relatório(menos rico entre os exemplos)
Bons estudos!
Fonte: Anotações de uma aula do Gran Cursos
-
Indo Direto ao ponto:
O processo de comunicação consiste em seis elementos fundamentais:
Fonte - (É a pessoa, grupo ou organização que deseja transmitir alguma idéias ou informação através de uma mensagem. A fonte dá início ao processo e a mensagem pode comunicar informações, atitudes, comportamentos, conhecimentos ou alguma emoção ao destinatário.)
Transmissor - (A mensagem é enviada através de um transmissor, que é o transportador da comunicação. É o meio ou aparelho usado para codificar a ideia ou significado através de uma forma de mensagem – como símbolos, sinais ou gestos.)
Canal - (É o meio escolhido através do qual a mensagem flui entre a fonte e o destino. É o espaço ou ambiente que medeia os elementos envolvidos no processo de comunicação.)
Receptor - (É o meio ou aparelho que DECODIFICA ou interpreta a mensagem para oferecer um significado percebido.)
Destino - (É a pessoa, grupo ou organização que deve receber a mensagem e compartilhar do seu significado.)
Ruído - (É o termo que indica qualquer distúrbio indesejável dentro do processo de comunicação e que afeta a mensagem enviada pela fonte ao destino.)
-
Destinatário = Receptor
-
A falha do processo de comunicação é sistêmica nas organizações. Atribuir este tip de falha a um único meio é reduzir o problema... Ainda não acertei uma questão deste tipo.