-
Para que serve uma Média Móvel
Em primeiro lugar você deve entender que qualquer um que olhar o gráfico de um ativo negociado na bolsa de valores, irá notar imediatamente duas coisas:
Os preços variam bastante formando diversos picos e vales
É possível notar a formação de tendências ao longo do tempo
Enquanto que a Média Móvel Simples é a média do preço nos últimos N períodos, e portanto dá igual importância para os preços considerados, a Média Móvel Exponencial dá mais importância aos preços mais recentes, mesmo considerando todos os preços do período escolhido.
https://blog.bussoladoinvestidor.com.br/media-movel-exponencial/
-
Gabarito "D"
A previsão do consumo dos materiais que são estocados é um trabalho fundamental, pois irá balizar todo o gerenciamento dos estoques. Dessa maneira, deve ser feito um planejamento de quando serão necessários os materiais, em que montante, de que modo etc.
Técnicas Qualitativas(Subjetivas)
Projeção – parte da lógica de que a tendência do consumo passado irá continuar. Dessa maneira, se o consumo do item tem variado 10% ao ano, amplia-se a quantidade em mais 10%.
Explicação – utilizando de técnicas de regressão e de correlação de fatores tenta-se estimar o consumo agregando outros fatores que são conhecidos (como a variação do PIB, por exemplo).
Predileção – tem um caráter mais qualitativo (subjetivo), pois se baseia na opinião de funcionários experientes ou conhecedores do mercado, que dão sua opinião sobre a tendência do consumo.
Método Delphi - O método Delphi é um método de tomada de decisão em grupo que se caracteriza pelo facto de cada membro do grupo apresentar as suas ideias mas nunca face a face com os restantes elementos (como acontece por exemplo no método do grupo nominal ou no brainstorming).
Técnicas Quantitativas
Método do Último Período - O método do último período refere-se exatamente a se utilizar o último consumo do período anterior.
Método da Média Móvel - É a média aritmética considerando os últimos meses de determinado intervalo.
Método da Média Móvel Ponderada - Nesse método, faremos quase o mesmo que fizemos na média móvel, mas com a utilização de pesos. Dessa forma, normalmente, as organizações preferem dar um peso maior aos dados mais recentes.
Regressão linear e análise de correlações
Suavização exponencial simples
Suavização exponencial com ajuste de tendência
Método sazonal multiplicativo
-
Por algum motivo, pelo que me informei essa questão foi anulada. Indiquei ela para o QConcursos. Depois disso, podem remover meu comentário, caso fique esclarecido que ela tenha sido anulada ou mantida.
De acordo com a banca, o gabarito é D.
-
Pra quem errou, perceba que a questão pede os métodos para prever o estoque. A única alternativa que contém apenas métodos de previsão de estoque é, de fato, a letra D.
Estoque de segurança, classificação ABC, LEC e giro de estoque, não são métodos de previsão.
São ferramentas de controle, análise, etc., mas não preveem consumo.
-
Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre os métodos de previsão de consumo. Marquemos a alternativa correta.
Para melhor compreensão, vou me ater aos quatro principais métodos matemáticos de previsão de consumo, que são:
Método do Último Período: como o nome sugere, esse método adota o consumo do último período como previsão para o próximo.
Método da Média Aritmética/ Média Móvel: a previsão é obtida pela média aritmética simples dos períodos anteriores.
Média Ponderada: faz a precisão do próximo período por meio da média ponderada dos períodos anteriores, dando peso maior aos períodos mais recentes.
Método da Média Móvel Exponencialmente Ponderada: procura excluir variações acentuadas que ocorreram nos últimos períodos. Para esse método, três valores são levados em conta:
- a previsão de demanda do último período;
- o consumo real do último período;
- o valor do coeficiente de ajuste.
Com base nos métodos acima, podemos concluir que a alternativa "D" é a correta.
GABARITO: D
Fonte:
FENILI, R. Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais para Concursos Públicos. 3. ed. São Paulo: Método, 2014.