-
Gabarito A.
A TIR, abreviação de Taxa Interna de Retorno, é um método muito utilizado na análise de viabilidade econômica de projetos de investimentos devido a facilidade de interpretar o seu resultado: um percentual de rentabilidade do projeto que está sendo analisado.
http://www.wrprates.com/o-que-e-tir-taxa-interna-de-retorno/
Logo, se a TIR da empresa Beta é de 10,7% ao ano, ela é a mais atrativa, pois sua taxa de retorno está maior que a taxa SELIC e acima de todas as outras concorrentes.
-
Questão de má qualidade. Não disse se queria a maior ou menor proporção em relação à Selic. Eu fui no item que oferecia a menor variação e errei. Há quem fosse na menor TIR de todas. Eu recorreria a essa questão.
-
Acho que essa questão foi mais sobre conceito. Só fixa na cabeça que o TIR (Rentabilidade do investimento) deverá ser maior ou igual a SELIC.
-
GABARITO A
"Entre vários investimentos, o melhor será aquele que tiver a maior Taxa Interna de Retorno."
FONTE: http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/taxa-interna-de-retorno-tir/30435/
-
qdo a questão fala razão entre a TIR e SELIC fica assim:
TIR/SELIC para ela seja igual ou superior a 9,25% a TIR tem q ser > ou = a isso pq ainda vem a tx de SELIC. portanto questão 100% interpretativa
-
Gabarito: A
Estou estudando muito essa questão e agora consigo compreendê-la. Fiz várias vezes no papel e graças a Deus, com a prática, consegui resolvê-la. Uma coisa básica mas que me confundi na hora da prova é quando ele fala na RAZÃO. O que é a razão? A razão nada mais é do que a DIVISÃO. A razão entre 8 e 4 por exemplo, é 2, pois 8÷4=2. Lembrando que o símbolo de dividir também pode ser usado por uma barra caindo para o lado direito, essa daqui: /
Ou seja 8/4=2. Tanto que quando fazemos a fração, é isso o que significa. Oito quartos é o mesmo que oito dividido por quatro.
Quando ele fala na questão "cuja base é a meta divulgada..." eu também fiquei na dúvida se ele estava falando da TIR ou da SELIC ou da razão das duas. Mas pelo que podemos ver, ele está falando da SELIC. Então se quiséssemos acertar essa questão, nós deveríamos dividir o valor da SELIC pelo TIR de cada empresa (dividir um pelo outro, se lembre, é o mesmo que procurar a razão) a conta então ficaria assim:
Alfa: 9,5 % ÷ 9,25% (que é a selic) = 1,027
Beta 10,7 % ÷ 9,25% = 1,15
Gama 9,25 % ÷ 9,25% = 1 (essa é fácil, porque qulquer número dividido por ele mesmo é 1)
Psi 9 % ÷ 9,25% = 0,97
Para fazer essa conta ficar mais fácil e com um pouco menos decimais, podemos fazer o seguinte, quando é POR CENTO. A gente pula duas vírgulas para a direita, que equivale aos dois zeros do cem. Ou seja, 9,5 fica 950 e 9,25 fica 925 então vou fazer 950/925.
Mas pensando bem, a questão fica mais fácil, quando vemos de cara que beta é o maior número, ou seja, de todos esses números que nós vamos dividir por 9,25% (ou 925) o de Beta vai ser o que vai dar o maior resultado.
Mas meu conselho? Façam as contas mesmo assim, um pouquinho, pra treinar. Aí a gente treina as duas coisas: a vista, para conseguirmos apenas colocar o olho e sabermos do resultado, mas também as contas, para quando precisarmos colocar a mão na massa.
-
Gustavo, a sua explicação é bem coerente, mas se não soubéssemos o conceito de TIR, de nada valeria calcular pormenorizadamente todas as opções, uma vez que não chegaríamos á conclusão de que quanto maior a TIR, melhor o investimento.
De qualquer forma, por ser uma questão de nível médio e matemática, nem todos têm domínio nos cálculos e sua explicação ajuda bastante aos iniciantes.
Obrigada pela contribuição!!
-
GABARITO: Letra A
Não há necessidade de cálculo. A banca quer o maior valor da relação TIR/SELIC.
Como todos serão divididos por 9,25, não há necessidade alguma de fazer essa divisão.
Basta ver a empresa com a maior TIR, pois ela obrigatoriamente trará maior valor da divisão.
Assim, só pode ser a BETA, que possui 10,70% de TIR (maior de todos).