SóProvas


ID
2532355
Banca
FAU
Órgão
E-Paraná Comunicação - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Todas as Entidades Públicas necessitam do ingresso de receitas para pagar as obrigações necessárias para o atendimento de suas finalidades. A receita pública decorre de diversas fontes e deve ser classificada de acordo com a origem dos recursos financeiros. Assinale a única alternativa Incorreta no que diz respeito às receitas públicas:

Alternativas
Comentários
  •  

    "Todas as receitas da Entidade Pública devem constar no seu Orçamento, mas aquelas receitas efetivamente recebidas e que não constem, serão registradas como receitas extra orçamentárias." 

    Tem algo de errado nessa alternativa. Um tributo que não foi previsto no Orçamento, mas foi arrecadado será então receita extra orçamentária?? Ou uma multa de trânsito? 

    O que essa banca entende sobre receita extra orçamentária?

    "Nesse contexto, embora haja obrigatoriedade de a LOA registrar a previsão de arrecadação, a mera ausência formal do registro dessa previsão, no citado documento legal, não lhes retira o caráter de orçamentárias, haja vista o art. 57 da Lei nº 4.320, de 1964, determinar classificar-se como receita orçamentária toda receita arrecadada que porventura represente ingressos financeiros orçamentários, inclusive se provenientes de operações de crédito, exceto: operações de crédito por antecipação de receita – ARO5 , emissões de papel moeda e outras entradas compensatórias no ativo e passivo financeiros." MCASP 2017

  • Bom dia.
    Poderia de fato ser classificada como sendo de AFO, só que pelo fato de mencionar os subsistemas contábeis, sua melhor classificação seria como Contabilidade Pública.
    Obrigado pela colaboração.
    Bons estudos.
  • A receita arrecadada,não prevista no orçamento,mas com caráter devolutivo= extra orçamentária.

    A receita arrecadada,não prevista no orçamento e sem caráter devolutivo= orçamentária.