-
Gabarito: LETRA C
Expressão chave: '' A atuação para equilibrar, sincronizar e integrar tanto as ações das pessoas quanto as atividades organizacionais''
DIREÇÃO
Esta é a função da tomada de decisões, de liderança e intercomunicação com os subordinados. Fazer acontecer, dinamizar, esta função administrativa exige muito da habilidade humana do profissional pela área relacionada, a direção pode ser a nível institucional abarcando toda a empresa, nível departamental abrangendo as unidades em separado e por fim a nível operacional.
Bons estudos!!!!!!!!
-
Direção
Por meio de sua influência, o administrador irá faz com que seus colaboradores atendam ao que foi planejado. Trata-se de um processo interpessoal, que visa ativar pessoas por meio de instruções, motivação, comunicação, liderança e coordenação dos trabalhos. A direção é uma das funções mais importantes, pois lida essencialmente e exclusivamente com pessoas.
Esta é a função da tomada de decisões, de liderança e intercomunicação com os subordinados. Fazer acontecer, dinamizar, esta função administrativa exige muito da habilidade humana do profissional pela área relacionada, a direção pode ser a nível institucional abarcando toda a empresa, nível departamental abrangendo as unidades em separado e por fim a nível operacional.
Veja agora alguns princípios da direção:
Unidade de Comando: Cada funcionário tem um superior ao qual deve prestar contas
Delegação: Compreende designação de tarefas, de autoridade, de responsabilidade.
Amplitude de Controle: Há um limite quanto ao número de posições que podem ser eficientemente supervisionadas por um único indivíduo.
Princípio da coordenação ou relações humanas: harmoniza os esforços individuais em benefício de um bem comum.
-
Direção
Direção é o processo administrativo de condução e co-
ordenação das execuções de tarefas que foram planejadas
anteriormente.
Os principais meios de direção empresarial são:
1. Ordens ou Instruções;
2. Motivação;
3. Comunicação;
4. Liderança;
5. Processo Decisório.
APOSTILA VESTCOM PDF
-
A Direção é a função que envolve a maior interação humana. Esta função está relacionada com a maneira pela qual os objetivos devem ser alcançados através da atividade das pessoas e da aplicação dos recursos que compõem a organização.
Como afirma Chiavenato (1995) "é a função que exige a maior dose de flexibilidade, de amortecimento de impactos e, principalmente, de orientação das pessoas quanto ao rumo certo no alcance dos objetivos pretendidos."
Segundo Sobral e Peci (2008), a direção é “a função da administração responsável pela articulação da ação dos indivíduos no contexto organizacional”.
Ao contrário das outras funções, a direção é um processo interpessoal e está relacionada com a administração das relações entre os membros organizacionais e a organização. A função direção envolve a orientação, a motivação, a comunicação, solução de conflitos e a liderança dos trabalhadores, e busca compatibilizar os objetivos destes com o desempenho da organização.
O responsável pela função de direção deverá explicar e comunicar as coisas às pessoas de maneira que elas às façam bem e prontamente, orientando-as e sanando todas as dúvidas possíveis, além de impulsioná-las, liderá-las e motivá-las adequadamente.
A Direção envolve a focalização nos membros organizacionais como pessoas, além do desenvolvimento de boas relações entre as elas e a criação de um excelente ambiente de trabalho.
-
C - Direção
PLANEJAMENTO: define as atividades a serem realizadas e os resultados a serem alcançados.
ORGANIZAÇÃO: organiza-se os recursos disponíveis para realizar aquilo que foi planejado. Faz a distribuição das tarefas, das autoridades e dos recursos materiais entre os membros da organização.
DIREÇÃO: é a função de DIRIGIR a EXECUÇÃO DO PLANEJAMENTO, para ATINGIR OS OBJETIVOS da organização. (Sincronizar, equilibrar, integrar, motivar, comunicar, treinar)
CONTROLE: Analisa os resultados obtidos verificando se foram os planejados. Monitora as atividades, determinando se a organização esta ou não em direção a suas metas.
Fonte.: http://centraldefavoritos.com.br/2017/03/09/funcoes-administrativas-planejamento-organizacao-direcao-e-controle/
-
Direção: “dirigir é o processo de mobilizar e acionar os recursos, especialmente as pessoas, para realizar as atividades que conduzirão aos objetivos”. (MAXIMIANO, 1995, p. 61).
-
Alternativa A. Errado. Planejamento: formulação de objetivos e meios para alcançá-los. Envolve definição de metas, objetivos, estratégias.
Alternativa B. Errado. Organização: se relaciona com a distribuição de tarefas e recursos. Além disso, envolve a atribuição de responsabilidades e de autoridade, associado à estrutura organizacional. Exemplos: especialização do trabalho e amplitude de controle.
Alternativa C. Certo. É nosso gabarito! A função “direção” DIRECIONA as atividades das pessoas rumo aos objetivos da organização. Trata-se da função administrativa que engloba as atividades interpessoais (relacionada às pessoas) do administrador. Assuntos abordados nessa função são: motivação, liderança, comunicação, processo decisório.
Alternativa D. Errado. Controle: diz respeito ao resultado obtido comparado em função daquilo que se tinha planejado.
GABARITO: C
-
Marquei direção por causa do "sincronizar e integrar as ações das pessoas".
-
A questão versou sobre as funções administrativas e solicitou conhecimento sobre qual das funções trata da condução sobre a ação das pessoas na organização. Para tal distinção, veremos um resumo de cada uma das 4 funções na análise das alternativas:
A) planejamento.
INCORRETO. É a função que precede as demais funções. Nela os objetivos são estabelecidos e também os meios para seja possível atingi-los. São palavras-chave da função planejamento: primeira função, objetivos, planos, missão, influenciar o futuro. As atividades típicas dessa função, de acordo com Chiavenato, são: definir missão; formular objetivos; definir planos e programar atividades.
B) organização.
INCORRETO. É a função que visa facilitar a consecução dos objetivos por meio da disposição adequada de recursos e atividades na infraestrutura organizacional. São palavras-chave da função organização: recursos, estrutura, atividades, posições. São atividades da organização: dividir o trabalho; designar as atividades; agrupar as atividades em órgão e cargos; Definir ou atribuir autoridade e responsabilidade a pessoas. (Chiavenato, 2014)
C) direção.
CORRETO. É a função que, de acordo com Chiavenato (2014), relaciona-se com a atuação sobre pessoas. Ela dinamiza e promove ação na organização. São palavras-chave da função direção: pessoas, motivação, ação, liderança, comunicação, coordenação. São atividades da direção: designar pessoas; coordenar esforços; comunicar; motivar.
D) controle.
INCORRETO. É a função que busca assegurar que os resultados obtidos estejam de acordo com aquilo que foi planejado. Nela, faz-se a comparação do realizado com o planejado e busca-se identificar se há necessidade de correção ou modificação. São palavras-chave da função controle: comparar, corrigir, padrões, monitorar. São atividades (e fases) do controle: Definir padrões, monitor desempenho, avaliar desempenho e agir corretivamente.
Fonte: Idalberto Chiavenato. "Introdução à Teoria Geral da Administração". 9 ed. Manole. 2014
GABARITO: LETRA C
-
A atuação para equilibrar, sincronizar e integrar tanto as ações das pessoas quanto as atividades organizacionais, visando ao alcance dos objetivos anteriormente estabelecidos é realizada na função DIREÇÃO.
GAB C!
Justificando os itens ERRADOS:
A) planejamento:
- formulação de objetivos e meios para alcançá-los.
B) organização.
- distribuição de tarefas e recursos;
- atribuição de responsabilidades e de autoridade.
D) controle.
- compara objetivos traçados x resultados obtidos;
- adota ações corretivas;
- assegura o planejado;
- monitora.