SóProvas


ID
2532769
Banca
CS-UFG
Órgão
IF-GO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No que consiste a realização da análise SWOT (Strenghts, Weaknesses, Opportunities, Threats)?

Alternativas
Comentários
  • O termo SWOT é uma sigla oriunda do idioma inglês, e é um acrónimo de Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats).

     

    Estas análises de cenário se dividem em:

     

    ambiente interno (Forças e Fraquezas) - Integração dos Processos, Padronização dos Processos, Eliminação de redundância, Foco na atividade principal

     

    ambiente externo (Oportunidades e Ameaças) - Confiabilidade e Confiança nos dados, Informação imediata de apoio à Gestão e Decisão estratégica, Redução de erros.

     

    Ambiente Interno

    Strengths - Vantagens internas da empresa em relação às empresas concorrentes.

    Weaknesses - Desvantagens internas da empresa em relação às empresas concorrentes.

     

    Ambiente Externo

    Opportunities - Aspectos positivos da envolvente com potencial de fazer crescer a vantagem competitiva da empresa.

    Threats - Aspectos negativos da envolvente com potencial de comprometer a vantagem competitiva da empresa.

  • Análise SWOT ou Análise FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças) (em português) é uma ferramenta utilizada para fazer análise de cenário (ou análise de ambiente), sendo usada como base para gestão e planejamento estratégico de uma corporação ou empresa, mas podendo, devido a sua simplicidade, ser utilizada para qualquer tipo de análise de cenário, desde a criação de um blog à gestão de uma multinacional.

    Objetivos

    Efetuar uma síntese das análises internas e externas;

    Identificar elementos chave para a gestão da empresa, o que implica estabelecer prioridades de atuação;

    Preparar opções estratégicas: Riscos/Problemas a resolver.

    É ele quem faz o diagnóstico da empresa. Fortalece os pontos positivos, indica quais os pontos devem melhorar, mostra as chances de crescimento, aumentando as oportunidades e deixa em alerta diante de riscos.

    Vantagens/Oportunidades

    Realizar previsão de vendas em articulação com as condições de mercado e capacidades da empresa no geral.

    Aplicação prática

    Estas análises de cenário se dividem em:

    ambiente interno (Forças e Fraquezas) - Integração dos Processos, Padronização dos Processos, Eliminação de redundância, Foco na atividade principal

    ambiente externo (Oportunidades e Ameaças) - Confiabilidade e Confiança nos dados, Informação imediata de apoio à Gestão e Decisão estratégica, Redução de erros.

    Ambiente Interno

    Strengths - Vantagens internas da empresa em relação às empresas concorrentes.

    Weaknesses - Desvantagens internas da empresa em relação às empresas concorrentes.

    Ambiente Externo

    Opportunities - Aspectos positivos da envolvente com potencial de fazer crescer a vantagem competitiva da empresa.

    Threats - Aspectos negativos da envolvente com potencial de comprometer a vantagem competitiva da empresa.

    Forças e Oportunidades - Tirar o máximo partido dos pontos fortes para aproveitar ao máximo as oportunidades detectadas.

    Forças e Ameaças - Tirar o máximo partido dos pontos fortes para minimizar os efeitos das ameaças detectadas.

    Fraquezas e Oportunidades - Desenvolver estratégias que minimizem os efeitos negativos dos pontos fracos e que em simultâneo aproveitem as oportunidades detectadas.

    Fraquezas e Ameaças - As estratégias a adotar devem minimizar ou ultrapassar os pontos fracos e, tanto quanto possível, fazer face às ameaças.

    https://pt.wikipedia.org/wiki/An%C3%A1lise_SWOT#Objetivos

  • Análise SWOT = Forças

                             Oportunidades

                             Fraquezas

                             Ameaças

  • Diagnosticar os ambientes externo e interno da organização, focando nas forças, fraquezas, ameaças e oportunidades.

  • A questão cobrou conhecimento sobre as dimensões (também chamadas de aspectos, elementos ou variáveis) da matriz ou análise SWOT.

    O modelo SWOT (ou FOFA) possibilita a realização do diagnóstico interno e externo da organização. Nessa análise, consideram-se os seguintes aspectos:

    Internamente (variáveis controláveis pela organização):

    • Forças: são variáveis que ajudam a organização e podem e devem ser controladas por ela. Em outras palavras, são variáveis positivas e internas. Exemplo: funcionários capacitados.
    • Fraquezas: são variáveis que prejudicam a organização, mas que se conhecidas podem ser controladas Portanto, são internas e negativas. Exemplo: uma infraestrutura precária.

    Externamente (variáveis não controláveis pela organização):

    • Ameaças: podem prejudicar a organização e que não está sob seu controle. Porém, faz-se necessário a organização conhecê-las para que ela possa planejar as melhores formas de enfrentá-las. Exemplo: aumento na alíquota de um imposto de importação de uma matéria-prima que impactará no preço final de um produto x. Veja que a organização não foi responsável por tal aspecto negativo.
    • Oportunidades: são variáveis externas que podem ajudar a organização, pois são consideradas aspectos positivos. Exemplo: o aumento do poder aquisitivo da população. Repare que isso também não é de responsabilidade da empresa, mas se bem aproveitada, ela se beneficiará dessa oportunidade.

    Analisando as alternativas, temos que:

    A- INCORRETA. O item está errado, pois a maioria dos autores considera que a etapa de análise e prospecção de cenários é posterior à etapa de análise ambiental e interna. De fato, na análise ambiental externa devem ser considerados os indicadores demográficos, econômicos, político-legal, tecnológicos entre outros. (Fonte: Chiavenato e Sapiro, 2020) A construção de cenários levará esses aspectos em consideração na elaboração de seus planos. Lembre-se também de que a Análise SWOT não consiste apenas em análise externa, como o item deu a entender.

    B- CORRETA. Diagnosticar os ambientes externo e interno da organização, focando nas forças, fraquezas, ameaças e oportunidades é de fato os objetivos da referida análise, conforme foi mostrado na explicação anterior à análise das alternativas.

    C- INCORRETA. Está errado, pois o certo seria ambiente externo. É nesse ambiente que o objetivo é identificar as oportunidades e ameaças deste ambiente.

    D- INCORRETA. Está errado, pois o certo seria ambiente interno. É nesse ambiente para identificar as forças e fraquezas deste ambiente.

    FONTE: CHIAVENATO, I; SAPIRO, A. Planejamento Estratégico: da intenção aos resultados. 4 ed. São Paulo, Atlas. 2020.

    GABARITO DO MONITOR: LETRA B

  • A análise SWOT permite identificar: a) no ambiente interno: forças e fraquezas; b) no ambiente externo: oportunidades e ameaças.

    Gabarito: B