-
Just in time é um sistema de administração da produção que determina que nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes da hora certa. Just in time é um termo inglês, que significa literalmente “na hora certa” ou "momento certo".
-
Just In Time é um sistema de administração da produção que determina que tudo deve ser produzido, transportado ou comprado na hora exata. Pode ser aplicado em qualquer organização, para reduzir estoques e os custos decorrentes.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Just_in_time
-
GABARITO: B
-
Alguém pode me explcar a diferença entre a alternativa A e a alternativa B?
-
Danielle, a letra A fala em "determinar as necessidades de compras" isso está mais ligado a gestão do estoque (sistema 2 gavetas, máximo e mínimos, sistema de reposição peródicas) e compra de materiais... o Just in time, é muito mais que uma técnica, sendo um método completo para a produção, ter o produto na “na hora certa” minimizando os custos de estoque.
GABARITO: B
-
just in time é um sistema que tem por objetivo produzir a quantidade demandada a uma qualidade perfeita, sem excesso e de forma ráPIDa, transportando o produto para o lugar certo no tempo desejado”
O kanban é uma ferramenta de trabalho utilizada para o controle de produção (muito importante no conceito do just in time). No kanban, são utilizados cartões que controlam o estoque e a produção de forma visual.
Na prática o que ocorre são os dois conceitos operando em complemento, ou seja, o kanban funcionando de forma conjunta com o just in time.
-
Para que a questão em análise seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre o conceito de Just In Time. Dentre as alternativas, vejamos qual é a correta.
A filosofia Just In Time (JIT) consiste num sistema em que os fornecedores enviam os materiais à medida que eles são necessários no processo de produção (requeridos pela manufatura). Isso ocorre com o intuito de eliminar tudo o que não agrega valor ao produto/serviço, utilizando inventários baixos inventários que vão desde o fornecedor até o produto acabado.
Para Martins e Alt (2017), "para isso, pode-se trabalhar com entregas parceladas e diretas à linha de produção; linhas e células balanceadas e sem gargalos, inspeção e embalagem nas próprias linhas; e, sempre que possível, envio direto ao cliente, sem passar por um estoque final. Contempla a redução do inventário, melhorias contínua da qualidade, redução de custo do produto e agilização do prazo de entrega."
Sendo assim, concluímos que a alternativa "B" é a correta.
GABARITO: B
Fonte:
MARTINS, Petrônio; ALT, Paulo Renato Campos. Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2009.