a)Os candidatos à eleição proporam medidas de ação social, mas esqueceram-nas -> Ação acabada completamente, como o dia de ontem. Pretérito Perfeito do Indicativo. "ontem eles propuseram".
Verbo Pôr.
b)Se o eleitor prevesse que seus candidatos seriam desonestos, o que faria? Pretérito Imperfeito do Subjuntivo. é o tempo dos preguiçosos"se eu estudasse.... passaria(verbo passar no fututo do pretérito do indicativo)"... e também o tempo da música do Renato Russo usando o trecho Bíblico "ainda que eu falasse a língua dos anjos"... então na dúvida cante "ainda que eu previsse.." kk---> e guarda aí no fundo da tua alma e não esquece: NÃO EXISTE VESSE, VISSE? NÃO EXISTE VESSE, NEM PREVESSE, NEM ANTEVESSE, NEM REVESSE. NEM NADAAAA. Eu ouvi um amém? Amém Previsse, Antevisse, revisse, visse
Verbo Ver
c)De onde provêm as verbas aplicadas em ações sociais? Alguém as retém? Provir- no presente do indicativo
Vale lembrar que é diferente de "prover"... parece que ele se conjuga como o verbo "Ver", mas não se conjuga!!!!! Ele se conjuga como o verbo ver somente nos tempos do presente do indicativo e subjuntivo! No restante ele é um verbo regular... Como o verbo "beber"!! Então anota aí... Prover é beber!!! Pensa na seca daqui do nordeste e pensa:Prover água para beber!!
Verbo Vir
d)Procuro aquele funcionário competente. Quando o ver, avise-me, por favor. --> Pensa comigo...é ação cabada? A pessoa já viu cabra? Não! Então Não é Pret. Perf. do indicativo!
A ação é algo contíbnua no passado? Antigamente ele o via? Não, então não é pret. imporf. do indicativo!
Ele viu o moço depois de fazzer outra coisa? Tem o tal do rararara? Vira, acabara? Não!!! Então não é o pret. mais-que-perf. do indi.
É algo liquido e certo que aconteça? Por ex: Você passará no concurso! Eu Passarei também! (deixe seu amém, não quebre essa correntekk) Não! Não é certo que ele veja o funcionário! Então não é o futuro do presente do indicativo.
Trata-se de uma ação que até poderia acontecer, mas não ocorrerá?? tem aquele "ria ria ria"... viria...? Não... então não é o futuro do presente do indicativo!
Então vamos pro subjuntivo...é aquele : que você veja, que nós vejamos?? Não,não é um desejo. Então não é o presente do subjuntivo!!
É o tempo do preguiçosso?? "Se eu estudasse..." se você visse.... se tu visses...? Não! Então não é o pretérito imperfeito do subjuntivo...
Então amigo!! Só pode ser o futuro do subjuntivo ... sabe aquela possibilidade futura quase certa: Quando tu passsares no concurso... então... "Quando o vires" (enrolei tanto para você revisar o sentido de todos os tempos verbais)
e)Se a empresa prevesse que seus lucros seriam insuficientes, o que faria?-->Existe vesse minha gente? Pelo amor do guarda!!!!!!!!! Desconjura !!!! Previsse
Verbo ver
Espero ter ajudado!
Salve Maria Imaculada!