SóProvas


ID
253342
Banca
TJ-DFT
Órgão
TJ-DFT
Ano
2008
Provas
Disciplina
Direito Processual Penal
Assuntos

Alan praticou grave homicídio qualificado contra sua esposa, morta por tiros a queima roupa na porta de sua residência. O crime chocou os moradores da pequena e pacata cidade onde mora Alan, gerando clamor público. Assim é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Art. 483, §1º , CPP - A resposta negativa, de mais de 3 jurados, a qualquer dos quesitos referidos nos incisos I (materialidade do fato) e II (autotia ou participação) do caput deste artigo encerra a votação e implica a absolvição do acusado.
  • Art. 439 CPP - O exercício da função de jurado constituirá srviço público relevante, estabelecerá presunção de idoneidade moral e assegurará prisão especial, em caso de crime comum, até o julgamento definitivo.

    Art. 440 - Constitui também direito do jurado, na condiç!ao de art. 439, preferência, em igualdade de condições, nas licitações públicas e no provimento, mediante concurso, de cargo ou função pública, bem como nos casos de promoção funcional ou remoção voluntária.

    Art. 436 - O serviço do juri é OBRIGATÓRIO.
  • Sobre o item "c", considerado correto:

    Será o réu absolvido se houver resposta negativa de mais de três jurados quanto ao quesito sobre a autoria ou participação, tudo bem.
     
    Mas eu não entendi como correta a segunda parte do enunciado: "ou quanto aos relativos se se deve ou não o acusado ser absolvido, encerra desde logo a votação e implica em absolvição automática do acusado."
     
    Como no quesito III será perguntado se o acusado deve ser absolvido, a resposta negativa de mais de três jurados o condenará! De acordo com o art. 483 do CPP:
     
    Art. 483.  Os quesitos serão formulados na seguinte ordem, indagando sobre: (Redação dada pela Lei nº 11.689, de 2008)
            I – a materialidade do fato; (Incluído pela Lei nº 11.689, de 2008)
            II – a autoria ou participação; (Incluído pela Lei nº 11.689, de 2008)
            III – se o acusado deve ser absolvido; (Incluído pela Lei nº 11.689, de 2008)
    § 1o  A resposta negativa, de mais de 3 (três) jurados, a qualquer dos quesitos referidos nos incisos I e II docaput deste artigo encerra a votação e implica a absolvição do acusado. (Incluído pela Lei nº 11.689, de 2008)
  • Meu Deus, eh claro que a asservita C esta incorreta. O examinador quis complicar e acabou por elaborar uma prova tosca. Se nao sabe alterar as disposicoes da letra da lei. Nao altere, eh melhor do que fazer besteira.

    A lei eh clarissima, a resposta negativa de mais de 3 jurados que absorve o reu eh quanto a autoria e materialidade, nao no que concerne se deve ou nao ser absolvido. Se a resposta for negativa quanto a este ultimo, eh claro que o acusado sera condenado, pois o juri entendeu que ele nao deve ser absolvido. O fundamento legal esta no comentario anterior, nao o copiei para evitar repeticoes aqui. abraco.
  • Lembrando que com o advento da Lei 12.403, de 4 de maio de 2011, a parte quanto ao jurado ter direito a prisão especial foi revogada.
  • Questão tosca mesmo...
    Obrigada pelo comentário Fernando, mt bem lembrado...
  • Ao que parece..a terceira pergunta nao precisaria ser formulada...pois ele ja estava absolvido antes....

  • A alternativa "c" está, evidentemente, equivocada no que se refere ao quesito indicado no inciso III do art. 483 do CPP, como já apontado em outros comentários.

    No que tange à prisão especial, permanece a previsão no art. 295, X, do CPP:

    "  Art. 295. Serão recolhidos a quartéis ou a prisão especial, à disposição da autoridade competente, quando sujeitos a prisão antes de condenação definitiva:

     (...)

      X - os cidadãos que já tiverem exercido efetivamente a função de jurado, salvo quando excluídos da lista por motivo de incapacidade para o exercício daquela função;

    (...)"


     

  • ALTERNATIVA C) correta 

     

    Art. 483.  Os quesitos serão formulados na seguinte ordem, indagando sobre: 
    I – a materialidade do fato; 
    II – a autoria ou participação; 
    III – se o acusado deve ser absolvido; 


    § 1o  A resposta negativa, de mais de 3 (três) jurados, a qualquer dos quesitos referidos nos incisos I e II docaput deste artigo encerra a votação e implica a absolvição do acusado.

  • Clamor público e Direito Penal não combinam

    Abraços

  • Não dá para acreditar numa palhaçada dessa!

  • ?????????????????????????