SóProvas


ID
2533543
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A concepção psicológica de bem-estar pode ser apresentada em duas dimensões: 1) a que engloba aspectos cognitivos (bem-estar psicológico) e refere-se a conceitos de autoaceitação, autonomia, propósito de vida, domínio do ambiente, crescimento pessoal e relações positivas com os outros; e 2) a que engloba aspectos afetivos (bem-estar subjetivo) tais como otimismo, satisfação com a vida e felicidade.


Considerando o consenso entre estudiosos da atualidade a respeito do tema, a abordagem adequada para fins de compreensão do bem-estar no trabalho seria a

Alternativas
Comentários
  • letra C: Leitura recomendada:

    "Relação entre bem-estar no trabalho, valores pessoais e oportunidades de alcance de valores pessoais no trabalho"

    http://www.revispsi.uerj.br/v11n2/artigos/html/v11n2a16.html

    "Neste sentido, este estudo tem uma importante contribuição para a literatura da área, uma vez que abordou o tema do bem-estar a partir de vivências positivas do trabalhador. Contribuiu também para a melhor compreensão do bem-estar no trabalho como um conceito multidimensional, que inclui aspectos hedônicos e eudaimônicos da felicidade, ou seja, possui tanto componentes afetivos (emoções e humores), como também a percepção de expressão pessoal e de realização no trabalho. A dimensão hedônica do bem-estar no trabalho tem sido mais bem explorada na literatura organizacional. As emoções e os humores no contexto laboral contam com razoável número de testes empíricos e esforços teóricos de análise de conteúdo e diferenciação de construtos correlatos. A dimensão da realização e expressão no trabalho, por sua vez, ainda é pouco estudada. Além disso, este estudo replicou uma pesquisa anterior (PASCHOAL, 2008) e procurou explorar uma de suas limitações, tendo sido conduzido em uma amostra diferenciada."