A respeito das teorias sobre as atitudes são vistas como um emaranhado de crenças, tendências e sentimentos que agem sobre grupos, pessoas, objetos ou ideias, convertendo-se em um vasto campo de estudos que visam compreender a melhoria da afetividade em diferentes contextos de trabalho.
De acordo com Gondim e Siqueira (2014, p. 302) tal abordagem é vista como o “principal eixo teórico responsável pelo conhecimento psicossocial aplicado ao trabalho durante o século XX [...]”. Complementa-se o fato de que os principais conceitos atitudinais são denominados pela satisfação no trabalho, onde se abarca o nível de contentamento com a chefia, colegas, salário, trabalho realizado e promoções; pelo envolvimento com o trabalho, que agrega aspectos como o nível de identificação com o trabalho efetuado; e, por último, com o comprometimento organizacional afetivo que envolve características sobre os afetos direcionados à organização.
O apontamento do artigo de Gondim e Siqueira (2014) está em:
GONDIM, S.M.G.; SIQUEIRA, M.M.M. Emoções e afetos no trabalho. In: ZANELLI, J.C.; BORGES-ANDRADE, J.E.; BASTOS, J.V.B. (Orgs.). Psicologia, Organizações e Trabalho no Brasil. 2.ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.