SóProvas


ID
2533585
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Um dos grandes desafios das áreas de TD&E é garantir um alto grau de estruturação dos eventos instrucionais e, ao mesmo tempo, respeitar as diferenças individuais. Nas pesquisas de avaliação de TD&E, o estudo da influência das características individuais na efetividade dos programas tem recebido maior atenção, no intuito de melhor compreender a contribuição de TD&E para a melhoria dos desempenhos individuais e organizacionais. Uma dessas características, conceito central na Teoria da Aprendizagem Social de Bandura (1977), concerne às crenças do indivíduo sobre suas próprias capacidades para mobilizar motivação, recursos cognitivos e cursos de ação necessários ao sucesso das ações em que se engaja. Essa característica é

Alternativas
Comentários
  • Letra A

    Auto-eficácia

    Muito de seu trabalho foi desenvolvido estudando a motivação e a auto-eficácia. Em seus experimentos comprovou que estabelecer vários objetivos próximos (fáceis de alcançar) é mais eficaz do que estabelecer objetivos distantes (difíceis) ou não estabelecer objetivos. Também comprovou que a percepção de competência torna uma equipe mais eficaz do que um grupo que se percebe incompetente quando os desempenhos individuais foram semelhantes em um pré-teste.

  • A teoria sócio-cognitiva de Bandura (1977) preocupa- se com a aprendizagem que tem lugar no contexto de uma situação social e sugere que uma parte significativa daquilo que o sujeito aprende resulta da imitação, modelagem ou aprendizagem observacional (Cruz, 1997). Esta teoria representa uma teoria de aprendizagem com largas capacidades de adaptação e aplicação ao contexto escolar.

  • GABARITO A

    Teoria da Autoeficácia de Bandura- Preocupa-se em estudar como a crença das pessoas nas próprias habilidades pode afetar o comportamento dela. Pessoas com grande autoeficácia acreditam ser capazes de realizar tarefas e serão motivadas a aplicar o esforço necessário para isso. De acordo com essa teoria, a motivação para uma tarefa está relacionada ao fato de a pessoa acreditar ou não que é capaz de concluí-la com sucesso. Uma das formas em que a grande autoeficácia se desenvolve é pelo sucesso. Indivíduos com altos níveis de habilidade provavelmente terão obtido sucesso no passado e, assim, tendem a ter elevada autoeficácia.

    Fonte:Gestão de Pessoas,Ribas.2013