SóProvas


ID
2533597
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O crescimento de práticas de tutorização organizacional é uma tendência que faz parte de outra mais ampla, qual seja, promover a integração ou acelerar o processo de socialização dos empregados ao ingressarem em uma organização. As funções desenvolvidas nesse processo são agrupadas em duas amplas categorias: funções de desenvolvimento de carreira e funções de suporte psicossocial. Considere as afirmações a seguir sobre as funções da tutorização e seu desenvolvimento:


I As funções de desenvolvimento de carreira se referem aos aspectos da relação de tutorização orientados à aprendizagem dos papéis profissionais que preparam o indivíduo para o progresso dentro da organização.

II As funções de desenvolvimento são fundamentais ao processo de aprendizagem social e envolvem a modelagem de papéis, a aceitação e a confirmação, o aconselhamento e a amizade.

III As funções de suporte psicossocial são desempenhadas no intuito de trabalhar as deficiências do tutorando, quando o tutor designa tarefas desafiadoras, de modo a habilitar o desenvolvimento de competências específicas e a experiência de realização profissional.

IV As funções de suporte psicossocial têm lugar quando o tutor serve como modelo de comportamento no qual o tutorando guia sua atuação profissional, habilitando-o a desenvolver seu senso de competência.


Dentre essas afirmações, estão corretas

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C

    O desenvolvimento de pessoas está intimamente relacionado com o desenvolvimento de suas carreiras. É um processo formalizado e sequencial que focaliza o planejamento do futuro dos funcionários que têm potencial para ocupar cargos mais elevados. As principais ferramentas utilizadas pelas organizações para o desenvolvimento de carreiras são:Centros de avaliação;Testes psicologicos;Avaliação do desempenho;Projeções de promovabilidade;Planejamento de sucessão. ( Fonte:Gestão de Pessoas:O novo papel dos recursos humanos nas organizações. Chiavennato 4ª edição)

    A literatura especializada tem enumerado vários benefícios da tutorização, os quais, desde Kram (1983) estão sintetizados em duas grandes funções: desenvolvimento de carreira e suporte psicossocial.

    Funções de suporte psicossocial tendem a englobar os aspectos comportamentais e relacionais do desempenho. Podem contribuir para lidar de forma mais efetiva com as novas demandas e com o estresse criado por condições de ambigüidade e incerteza no ambiente de trabalho.

    Desenvolvimento de carrreira- os resultados subjetivos se mostraram associados ao provimento de ambas as funções (de carreira e psicossocial), corroborando a noção de que estas podem contribuir para explicar a efetividade da intervenção do tutor.

    Fonte: http://www.anpad.org.br/admin/pdf/gpr840.pdf