SóProvas


ID
2533615
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com Peixoto e Caetano, 2013 “[...] os sistemas de avaliação não têm considerado a influência dos fatores sistêmicos sobre o desempenho, os quais são salientados, por exemplo, pelas abordagens da qualidade total, que pressupõem uma elevada interdependência entre os dispositivos organizativos e técnicos que devem garantir a qualidade e o esforço dos empregados para adotarem iniciativas de melhoria e prevenção de erro.” Considere as seguintes afirmações sobre a avaliação de desempenho:


I- Para medir o desempenho, é necessário utilizar indicadores quantitativos que permitam efetuar comparações confiáveis entre os níveis de desempenho pretendidos e os alcançados.

II- A medição do desempenho constitui o aspecto mais crítico de qualquer sistema de avaliação, e, por isso, tem sido um dos principais alvos de investigação há mais de cem anos.

III- Não se pode excluir totalmente o componente subjetivo na medição do desempenho, pois este requer sempre algum tipo de apreciação por parte dos atores organizacionais, na maioria dos casos, das chefias.

IV- A medição e a avaliação incidem sobre as pessoas, os comportamentos, os resultados ou os efeitos para a organização, independentemente do contexto em que ocorrem.


Das afirmações estão corretas:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B

     

    Pelas minhas 'enes' leituras da vida, numa tentativa desesperada de aprender essa matéria (que Deus me ajude nas provas), acredito que o erro da I é afirmar que é "necessário utilizar indicadores quantitativos".

     

    Já que para sabermos o rendimento da equipe/pessoal/individual e etc., podemos utilizar tanto os indicadores qualitativos (que são subjetivos), como também os quantitativos (que são objetivos).

     

    Minha singela contribuição é essa. Aos colegas que puderem acrescentar, agradeço.

    É difícil, eu sei. Mas não desista.

     

    Bons estudos.

  • Alguém consegue explicar a alternativa III?

  • GABARITO (B)

    I- Para medir o desempenho, é necessário utilizar indicadores quantitativos que permitam efetuar comparações confiáveis entre os níveis de desempenho pretendidos e os alcançados.[ERRADO] - fazem-se necessários indicadores tanto quantitativos (fornecimento de dados exatos, numericos, precisos), quanto qualitativos (fornecer informações classificativas, que premitam o endendimento de comportamentos, etc)

    II- A medição do desempenho constitui o aspecto mais crítico de qualquer sistema de avaliação, e, por isso, tem sido um dos principais alvos de investigação há mais de cem anos. [CERTO] - a medição de desempenho é um processo complexo que abrange muitas triviais de uma organização, tanto é que esta é a que mais impactua na tomada de decisões

    III- Não se pode excluir totalmente o componente subjetivo na medição do desempenho, pois este requer sempre algum tipo de apreciação por parte dos atores organizacionais, na maioria dos casos, das chefias. [CERTO] - Pois é um método que necessita de indicadores qualitativos (explicado acima - onde reside a subjetividade) e quantitativos (dado diretos, imparciais, numericos)

    IV- A medição e a avaliação incidem sobre as pessoas, os comportamentos, os resultados ou os efeitos para a organização, independentemente do contexto em que ocorrem. [ERRADO] - O contexto em que uma organização encontra-se, interfesse diretamente nas suas avaliações. Afinal, esta está sempre adaptando-se ao ambiente o qual ela, a organização, encontra-se. 

  • Explicando a III, um avaliador não pode depender exclusivamente de indicadores númericos ou quantitativos (como resultados entregues, volume de vendas realizadas, etc.) para avaliar os membros de uma equipe. Isso seria quase como eliminar a opinião ou percepção sobre o potencial de um colaborador. Tem um pouco a ver com o erro da I.