-
-
Movimento ascencional oriunda de massas de ar , cuidado, poderia ser chuva frontal, porem fique atento, pois na questão diz Serra do Mar e depois ainda diz ''escarpas litoraneas'' , caracterizando chuvas orofráficas.
-
´´durante o verão´´ MPA não atua no verão. já pode tirarletra B e D e letra E, pois as chuvas frontais sao causadas pelo encontro da MPA e MTA.
letra c não tem muita lógica,ne?
gabarito: letra A
-
Existem três tipos de chuvas:
Frontais - Quando duas massas de ar, quente e fria, se chocam. A água se condensa e cai sob a forma líquida.
Convectivas - quando a massa de ar quente eleva-se até às camadas mais frias da atmosfera.
Orográficas - Denominadas de "chuva de relevo", esse tipo de precipitação ocorre quando há um impedimento (seja montanha, serras ou escarpas) que barra a massa de ar úmida. Isso resulta na elevação de altitude das chuvas que logo depois precipitam. No Brasil, esse tipo de chuva é muito comum no litoral, por exemplo, na Serra Mar.
O Brasil sofre as variações de cinco massas de ar diferentes:
Equatorial continental (mEc)
Equatorial atlântica (mEa)
Tropical continental (mTc)
Tropical atlântica (mTa)
Polar atlântica (mPa)
Durante o verão, as quatro primeiras massas supracitadas vão compor a totalidade da influência climática. Dentre elas, apenas a mTc é completamente seca, isso porque as outras massas de ar vêm de ambientes úmidos (a floresta amazônica e os oceanos). Em razão dessa configuração, o verão no Brasil acaba herdando as características dessas massas, quais sejam: elevada umidade e altas temperaturas, tornando o clima quente e chuvoso durante esse período.
Durante o inverno, a massa Polar atlântica (mPa) passa a exercer maior influência sobre o espaço brasileiro, restringindo a mEc à Amazônia, sendo as demais empurradas para fora do país, embora a mEa continue atuando no litoral nordestino e a mTa no litoral sudeste. Tal dinâmica deixa o inverno mais frio, de forma que as menores temperaturas são registradas na região Sul e as maiores ao norte, principalmente em razão da proximidade com a Linha do Equador
-
Gabarito: A
A Serra do Mar é um conjunto de morros localizado na região mais urbanizada e populosa do país. Nessa região, o acentuado processo de urbanização e migração fez com que as cidades se expandissem para encostas de morros e áreas irregulares. Quando um evento extremo ocorre, como chuvas torrenciais, existe o risco de deslizamento de terra, podendo culminar em tragédias como a perda de vidas.Posto isso, quando uma massa de ar úmida encontra um obstáculo, ela precisa contorná-lo para continuar o seu caminho. Se esse obstáculo possui uma altitude elevada, como no caso dos morros da Serra do Mar, a massa precisa se elevar, e nesse processo, a massa resfria e pode precipitar. Portanto, é a chuva orográfica.
A chuva frontal resulta do encontro de duas massas de ar, uma quente e outra fria. Já a chuva convectiva é provocada pela evaporação e ascensão de ar úmido e pelo resfriamento do ar, associado a diferenças de pressão.
Na região Sudeste, três massas de ar atuam: a equatorial continental, a tropical atlântica e a polar atlântica. O enunciado nos traz a informação de que essas chuvas provêm de umidade oceânica. Portanto, é a massa tropical atlântica, uma massa quente e úmida, proveniente do Oceano Atlântico, como o seu nome deixa claro.
Fonte: https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/questoes-comentadas-diversas-materias-espcex/
-
Palavras-chave da questão:
1- Região sudeste - Com isso, pode-se descartar a letra C (Equatorial atlântica não interfere no sudeste)
2- Verão - Descarta as letras B e D, pois, a Polar Atlântica não ocorre no verão
3- Movimento ascensional + elevadas temperaturas - Sabendo assim, que estamos falando de chuvas orográficas
Restando a assertiva A
Espero ter ajudado
-
Serra é um relevo ( Planalto) e chuva orográfica é chuva de relevo
PREFIXO ORO= "MONTANHA"
Logo, poder-nos-íamos ficar em duvida entre a A ou D
Inegavelmente é a massa de ar tropical atlântica , pois se relaciona com UMIDADE OCEÂNICA
-
Essa eu vi no jornal
-
No Sudeste brasileiro, nas escarpas de falhas da Serra do Mar, borda dos Planaltos e Serras de Leste-Sudeste, a MTA (massa Tropical atlântica), quente e muito úmida, ascende as encostas, esfria, ocorre condensação, formação de nebulosidade e chuvas orográficas (decorrentes da barreira de relevo). A excepcional umidade favoreceu o desenvolvimento da Mata Atlântica (Floresta Ombrófila Densa submontana e montana).
-
No Sudeste brasileiro, nas escarpas de falhas da Serra do Mar, borda dos Planaltos e Serras de Leste-Sudeste, a MTA (massa Tropical atlântica), quente e muito úmida, ascende as encostas, esfria, ocorre condensação, formação de nebulosidade e chuvas orográficas (decorrentes da barreira de relevo). A excepcional umidade favoreceu o desenvolvimento da Mata Atlântica (Floresta Ombrófila Densa submontana e montana).
ALTERNATIVA LETRA A