SóProvas


ID
2537155
Banca
IBFC
Órgão
TJ-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

A Defensoria Pública é instituição essencial à Justiça. Incumbe aos membros da Defensoria da União e dos Estados atuar em prol daqueles considerados hipossuficientes. Também é função precípua da referida instituição, exceto:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Alternativa C

    Artigo 103 da CF/88:

    "Art. 103. Podem propor a ação direta de inconstitucionalidade e a ação declaratória de constitucionalidade: (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004)

     I - o Presidente da República;

    II - a Mesa do Senado Federal;

    III - a Mesa da Câmara dos Deputados;

    IV a Mesa de Assembléia Legislativa ou da Câmara Legislativa do Distrito Federal; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004)

    V o Governador de Estado ou do Distrito Federal; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004)

    VI - o Procurador-Geral da República;

    VII - o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil;

    VIII - partido político com representação no Congresso Nacional;

    IX - confederação sindical ou entidade de classe de âmbito nacional."

     

  • Gabarito, C

    Art. 134. A Defensoria Pública é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe, como expressão e instrumento do regime democrático, fundamentalmente, a orientação jurídica, a promoção dos direitos humanos e a defesa, em todos os graus, judicial e extrajudicial, dos direitos individuais e coletivos, de forma integral e gratuita, aos necessitados, na forma doinciso LXXIV do art. 5º desta Constituição Federal.

  •  A  NOSSA LÍNGUA TEM PODER PRA ABENÇOAR E AMALDIÇOAR.NUNCA DIGA QUE NÃO ÉS CAPAZ! ANTES, DEPOSITE SUA ESPERANÇA EM UM DEUS QUE PODE TODAS AS COISAS, QUE É O DEUS DO IMPOSSÍVEL E APÓS VÁ A BATALHA! ESTUDE, ESFORÇE PORQUE A SUA VEZ VAI CHEGAR! TENHA FÉ! " ACREDITE, É HORA DE VENCER, ESTA FORÇA VEM DE DENTRO DE VOCÊ, VOCÊ PODE ATÉ TOCAR O CÉU, SE CRER.ACREDITE QUE NENHUM DE NÓS, JÁ NASCEU COM JEITO PRA SUPER-HEROI,NOSSOS SONHOS, A GENTE É QUEM CONSTRÓI, É VENCENDO OS LIMITES, ESCALANDO AS FORTALEZAS CONQUISTANDO O IMPOSSÍVEL PELA FÉ !".

    TENDES BOM ÂNIMO!

    DEUS TE ABENÇOE!

  • Nida, obrigado pela mensagem. Não é fácil segurar esse rojão rs

    Abs

    Em frente.

  • A questão exige do candidato o conhecimento acerca do que a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 dispõe sobre Defensoria Pública. Atenção: a questão deseja que o candidato assinale a exceção.

    A– Correta - É o que dispõe a CRFB/88 em seu art. 134: "A Defensoria Pública é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe, (...) defesa (...) dos direitos individuais e coletivos (...)". 

    B– Correta - É o que dispõe a CRFB/88 em seu art. 134: "A Defensoria Pública é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe, (...) a orientação jurídica, (...) de forma integral e gratuita, aos necessitados, na forma do inciso LXXIV do art. 5º desta Constituição Federal". 

    C- Incorreta - A Defensoria não é legitimada para propositura de ADI. Art. 103, CRFB/88: "Podem propor a ação direta de inconstitucionalidade e a ação declaratória de constitucionalidade: I - o Presidente da República; II - a Mesa do Senado Federal; III - a Mesa da Câmara dos Deputados; IV - a Mesa de Assembléia Legislativa ou da Câmara Legislativa do Distrito Federal; V - o Governador de Estado ou do Distrito Federal; VI - o Procurador-Geral da República; VII - o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil; VIII - partido político com representação no Congresso Nacional; IX - confederação sindical ou entidade de classe de âmbito nacional".

    D- Correta - É o que dispõe a CRFB/88 em seu art. 134: "A Defensoria Pública é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe, como expressão e instrumento do regime democrático, fundamentalmente, a orientação jurídica, a promoção dos direitos humanos (...)". 

    E- Correta - É o que dispõe a CRFB/88 em seu art. 134: "A Defensoria Pública é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe, (...) a defesa, em todos os graus, judicial e extrajudicial, dos direitos individuais e coletivos, (...)". 

    O gabarito da questão, portanto, é a alternativa C (já que a questão pede a exceção).