-
Gabarito: Letra E.
De acordo com o Rastreamento e Diagnóstico de Diabetes Mellitus Gestacional no Brasil.2017
( V )
( V )
( F )
Definiu-se ainda que o diagnóstico do DMG seja firmado quando:
• A glicemia de jejum for ≥ 92mg/ dL e ≤ 125mg/dL;
• Pelo menos um dos valores do TOTG com 75g, realizado entre 24 e 28 semanas de idade gestacional, for ≥ a 92mg/dL no jejum; ≥ a 180mg/dL na primeira hora; ≥ a 153mg/dL na segunda hora.
O TOTG ( teste oral de tolerância à glicose ) 75g é preconizado para todas as gestantes que não apresentaram critérios para o diagnóstico de DMG ou DM no início da gravidez.
( V )
( F )
Teste com melhor sensibilidade/especificidade: considera-se que o teste com melhor sensibilidade e especificidade para o diagnóstico de DMG é o TOTG com 75g, com os valores propostos pela IADPSG e referendados pela OMS 2013 e FIGO 2015.
-
Ótimo, após pesquisar, acertei... Gabarito :Letra E
-
-
confuso.... qual o valor é 92 ou 95 de glicemia? ate no manual e confuso... mas no final eles batem o martelo que é 92 eu acho, logo so dei uma olhada rapida.
-
acho q a letra A é errada . ideal é que esse exame apresente valores inferiores a 95mg/dL seria inferior a 92mg...
-
Caderno de atenção básica do ministerío da saúde: "O rastreamento para diabetes mellitus gestacional (DMG), de acordo com os fatores de risco, deve ser oferecido a toda gestante durante o pré-natal (grau de recomendação B – nível de evidência II). O rastreamento deve ser recomendado de acordo com os fatores de risco para DMG. O exame, quando solicitado, deve ser oferecido na primeira consulta e/ou em 24 a 28 semanas de gestação. Toda gestante e seu acompanhante devem ser orientados sobre os riscos e benefícios de rastreamento de DMG e sobre as possíveis complicações próprias da diabetes.."
-
(VRDD ) Em situações de viabilidade financeira e/ou disponibilidade técnica parcial, todas as gestantes devem realizar a glicemia de jejum no início do pré-natal para diagnóstico de Diabetes Mellitus Gestacional. O ideal é que esse exame apresente valores inferiores a 95mg/dL.
(VRDD ) Recomenda-se o diagnóstico universal, independentemente da ausência ou presença dos indicadores que estejam associados com maior risco de hiperglicemia na gravidez.
( FALSO) Caso o resultado da glicemia de jejum apresente valor normal no primeiro trimestre de gestação, deve-se repetir o exame com 30 semanas de gestação(24 E 28 S de gestacão A glicemia de jejum for ≥ 92mg/ dL e ≤ 125mg/dL ), para que sejam identificados os casos de Diabetes Mellitus Gestacional.
(VRDD ) O valor de referência para o diagnóstico de Diabetes Mellitus Gestacional, a partir da glicemia de jejum, é de 92 mg/dL, ou seja, independentemente da idade gestacional em que tenha sido realizado o exame, se o resultado foi igual ou acima deste, será confirmado o diagnóstico.
(FALSO ) O teste recomendado por apresentar a melhor sensibilidade/especificidade para o diagnóstico de Diabetes Mellitus Gestacional é a glicemia pós-prandial.Teste com melhor sensibilidade/especificidade: considera-se que o teste com melhor sensibilidade e especificidade para o diagnóstico de DMG é o TOTG com 75g, com os valores propostos pela IADPSG e referendados pela OMS 2013 e FIGO 2015
-
Se o valor é 92 mg/dL logo o valor se 95 mg encontra-se errado ou um ou outro...caberia recurso?
-
Todas as gestantes, independentemente de apresentarem fator de risco, devem realizar uma dosagem de glicemia no início da gravidez, antes de 20 semanas, ou tão logo seja possível. O rastreamento é considerado positivo nas gestantes com nível de glicose plasmática de jejum igual ou superior a 85mg/dL e/ou na presença de qualquer fator de risco para o diabetes . Na ausência de fatores de risco e glicemia de jejum� maior ou igual a 85mg/dL, considera-se rastreamento negativo e deve-se repetir a glicemia de jejum entre a 24ª e 28ª semana de gestação.
Duas glicemias plasmáticas de jejum maior ou igual a 126mg/dL com o diagnóstico de diabetes gestacional, sem necessidade de teste de tolerância
FONTE: Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas.Gestação de alto risco: manual técnico / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – 5. ed. – Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2012.
-
Vamos lá, a questão é de 2017, porém a literatura atual (2019-2020) traz que:
"No primeiro trimestre da gestação, idealmente na primeira consulta de pré-natal, sugere-se investigar DM preexistente por meio dos exames habituais.
Sugere-se que toda mulher sem diagnóstico reconhecido de DM ou DMG seja submetida a TOTG com 75 g de glicose após jejum calórico mínimo de 8 horas, entre 24 e 28 semanas de gestação:
Será considerado DMG, quando:
• Glicemia em jejum ≥ 92 mg/dL;
• Glicemia 1 hora após sobrecarga ≥ 180 mg/dL;
• Glicemia 2 horas após sobrecarga ≥ 153 mg/dL.
(SBD, 2019)
-
Todas as gestantes, independentemente de apresentarem fator de risco, devem realizar uma dosagem de glicemia no início da gravidez, antes de 20 semanas, ou tão logo seja possível. O rastreamento é considerado positivo nas gestantes com nível de glicose plasmática de jejum igual ou superior a 85mg/dL e/ou na presença de qualquer fator de risco para o diabetes gestacional. Na ausência de fatores de risco e glicemia de jejum ≤ 85mg/dL, considera-se rastreamento negativo e deve-se repetir a glicemia de jejum entre a 24ª e 28ª semana de gestação. Duas glicemias plasmáticas de jejum ≥ 126mg/dL confirmam o diagnóstico de diabetes gestacional, sem necessidade de teste de tolerância. As gestantes com rastreamento positivo, ou seja, com glicemia plasmática de jejum maior ou igual a 85mg/dL até 125mg/dL e/ou com qualquer fator de risco devem ser submetidas à confirmação diagnóstica com teste oral de tolerância à glicose após ingestão de 75g de glicose anidra em 250–300ml de água, depois de um período de jejum entre 8–14 horas (TOTG 75g 2h). A glicose plasmática é determinada em jejum, após 1 hora e após 2 horas. Nesta curva, os pontos de corte são >95, 180 e 155, respectivamente, os achados de dois valores alterados confirrmam o diagnóstico. Um único valor alterado indica a repetição do TOTG 75g 2h na 34ª semana de gestação.
OU SEJA
Gestante rastreamento positivo = glicemia plasmática igual ou superior a 85 mg/dL ( significa que essa gestante deve passar pelo teste de tolerancia a glicose), ela não é considerada diabética por ter glicemia acima de 85.É necessário confirmação com TOTG, ou se a mesma obtiver duas glicemias em jejum acima de 126 mg/dL
Após esse teste (ingestão de 75 gramas de glicose em 300 ml de agua), a glicemia é comparada com a glicemia de jejum, após 1 hora e após 2 horas após o teste, caso haja 2 resultados positivos, considera-se diabetes gestacional, quais são esses valores ?
Em jejum: 95 mg/dL
Após 1 hora da ingesta de 75 gramas de glicose = 180 mg /dL
Após 2 horas : 155 mg/ dL