SóProvas


ID
2538874
Banca
IBFC
Órgão
TJ-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Existe uma divergência, entre os analistas, sobre os principais conceitos e diferenças entre DAS, SAN e NAS. Algumas das afirmações citadas foram:


( ) DAS: sistema operacional próprio e a conexão TCP/ IP solucionam a limitação do NAS, mas para grandes empresas com muitas operações simultâneas, esse sistema pode ficar sobrecarregado e com baixa velocidade.

( ) SAN: possui baixo custo de implantação e simplicidade, porém apresenta grande limitação de trocas de dados e menor velocidade se comparado aos demais.

( ) NAS: possuem alta velocidade e conexão exclusiva com os servidores, sendo o mais complexo e eficiente. Porém, este desempenho está acompanhado de maior custo, tornando-se inviável para pequenas e médias empresas, em geral.


Considerando as afirmações acima, dê valores de Verdadeiro (V) ou falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • A sigla DAS é abreviação de “Direct Attached Storage”. Ela se refere a dispositivos de armazenamento externo ligados diretamente ao servidor (ou a qualquer outro micro da rede), como no caso das gavetas de HD ligadas a portas eSATA (o eSATA é uma versão externa das portas SATA, que mantém a mesma velocidade de 150 ou 300 MB/s, mas permite o uso de um cabo externo) ou a portas USB, por exemplo.


    Um NAS (Network Attached Storage), por sua vez, roda um sistema operacional completo e funciona como um servidor de arquivos, ligado diretamente na rede.O uso de um NAS, ou de um servidor de arquivos com vários HDs atende bem à maioria das redes de pequeno e médio porte. Usar vários pequenos servidores seria uma solução barata, mas em compensação complexa e mais propensa a falhas. Surge então a opção de usar uma SAN(Storage Area Network).

     

    SANStorage Area Network. Uma rede SAN é composta basicamente por servidores e Storages. 

    As principais tecnologias implantadas em redes SAN são:
    FC – Fibre Channel: Rede com protocolo FC de alta velocidade onde os Servidores são conectados diretamente as controladoras dos Storages ou através de Switches FC. As velocidade atuais FC são de 4, 8, 16Gbps ou configurações de trunkig que multiplicam essas velocidades;
    Ethernet – iSCSI: Através do protocolo iSCSI é possível criar uma rede SAN (também chamada de SAN-IP) com baixo custo e mesmo assim conseguir desempenho excelente. Pode-se ainda, utilizar a conexão 10G do padrão Ethernet e melhorar ainda mais esse desempenho. . As velocidade atuais Ethernet são de 1 e 10Gbps ou configurações de trunkig que multiplicam essas velocidades;

    https://devblog.drall.com.br/tipos-de-armazenamento-de-rede-das-nas-e-san

  • SAN (Storage Area Network) – Utilizada fibra óptica

    Por ser uma implementação cara, a mesma é utilizada em média e grandes empresas que desejam ter uma estrutura redundante, com alta performance e que possuam acesso mais rápido e eficientes aos discos que compõe esse Storage.

    O SAN realiza a transferência em blocos por meio de uma rede dedicada.

     

     

    NAS (Network Attached Storage) – ligação local

    O NAS possui um sistema operacional completo que funciona com o propósito principal de ser um servidor de arquivos ligado diretamente a rede.

    O NAS, é um dispositivo dedicado ao armazenamento de ficheiros dentro de uma rede disponibilizando o acesso aos dados aos clientes dessa rede.

    Esse ‘Storage’ por estar na rede poder ser compartilhado com diversos clientes, diferente do DAS.  A grande diferença entre NAS, DAS e SAN é ques servidores NAS utilizam transferência nível arquivo, enquanto DAS e SAN utilizam armazenamento em bloco, sendo assim a transferência é bem mais eficiente.

  • LETRA E

     DAS: sistema operacional próprio (ISSO SEMPRE É FALADO SOBRE NAS) e a conexão TCP/ IP solucionam a limitação do NAS, mas para grandes empresas com muitas operações simultâneas, esse sistema pode ficar sobrecarregado e com baixa velocidade.

     SAN: possui baixo custo (POSSUI O MAIOR CUSTO DE TODOS, SENDO POR VEZES INVIÁVEL PARA  PEQUENAS EMPRESAS) de implantação e simplicidade, porém apresenta grande limitação de trocas de dados e menor velocidade se comparado aos demais.

     NAS: possuem alta velocidade e conexão exclusiva com os servidores (EXCLUSIVIDADE É COM O SAN), sendo o mais complexo e eficiente. Porém, este desempenho está acompanhado de maior custo, tornando-se inviável para pequenas e médias empresas, em geral.