SóProvas


ID
2539513
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 7ª Região (CE)
Ano
2017
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Texto CB1A5AAA – Proposição P


      A empresa alegou ter pago suas obrigações previdenciárias, mas não apresentou os comprovantes de pagamento; o juiz julgou, pois, procedente a ação movida pelo ex-empregado. 

Assinale a opção que apresenta uma proposição equivalente, sob o ponto de vista da lógica sentencial, à proposição P do texto CB1A5AAA.

Alternativas
Comentários
  • P: A empresa alegou ter pago suas obrigações previdenciárias, mas não apresentou os comprovantes de pagamento; o juiz julgou, pois, procedente a ação movida pelo ex-empregado. 

    P: (A ^ B) -> C  

    O MAS deve ser lido como "E", e o POIS, nesse caso, deve ser lido como "ENTÃO", tendo em vista que apresenta sentido de conclusão. 

    O CESPE também usa o pois para indicar a condicional invertida. Por exemplo: Não fui ao baile, pois estava chovendo = Estava chovendo, então não fui ao baile. 

  • A questão nos dá a proposição composta P:

     

    Proposição "P" : A empresa alegou ter pago suas contribuições previdenciárias, mas não apresentou os comprovantes de pagamento; o juiz julgou, pois, procedente a ação movida pelo ex-empregador.

     

    Note que as palavras "mas" e "pois" servem para unir as proposições simples:

     

    Proposição "P" : A empresa alegou ter pago suas contribuições previdenciárias, mas não apresentou os comprovantes de pagamento; o juiz julgou, pois, procedente a ação movida pelo ex-empregador.

     

    São elas que precisamos substituir por conectores lógicos. Desta forma, podemos substituir a palavra "pois" por "então" sem mudar o sentido da sentença.

     

    Proposição "P" : A empresa alegou ter pago suas contribuições previdenciárias, mas não apresentou os comprovantes de pagamento; o juiz julgou, então, procedente a ação movida pelo ex-empregador.

     

    O que caracteriza a equivalência de uma proposição condicional.

     

    Reescrevendo:

    Proposição "P" : Se a empresa alegou ter pago suas contribuições previdenciárias, mas não apresentou os comprovantes de pagamento; o juiz julgou, então, procedente a ação movida pelo ex-empregador. (GABARITO C)

     

    Note que a palavra "mas" poderia ser substituída pelo conector "e", caso houvesse uma alternativa com esse enunciado.

     

    Proposição "P" : Se a empresa alegou ter pago suas contribuições previdenciárias e não apresentou os comprovantes de pagamento; o juiz julgou, então, procedente a ação movida pelo ex-empregador.

     

     

     

  • tbm fiquei sem entender o gabarito.

    entendi que o comando da questão da (a e b) -> c a equivalência disso dá  'neymar' ou 'inverte as duas e nega as duas', afff.

  • gabarito doido viu...o certo é só o que a cespe acha que é!!!

    meu ponto de vista é letra B

  • Pensei que equivalencia do ' se então '  era pra  voltar negando ou negar a 1°e manter a 2°.....

  • Primeiro eu tentei ver o resultado das proposições, nesse caso a letra B já furava.

    Daí como desse jeito não deu certo, fui pela equivalência dos conectivos.

    No caso da condicional, se, ... então ( se ...,... ; como...,... ; quando ...,...  ; sempre que ... ; .... ; ...., logo ... ; ... , consequentemente ... ; ..., pois (porque) ...)

    Esses foram os sinônimos que o professor deu.

  • Gente, Equivalência não é só usar formula. Equivalências são também outras formas de leitura. Nesse caso, o "mas" e o "pois" davam a entender que se estava diante de um conectivo "e" e "então". Logo, "se a empresa alegou e não mostrou, então o juiz julgou procedente". 

     

    Simples leitura de condicional.

  • Toda proposição será equivalente a ela mesma! (Anotação em aula presencial)

  • Gabarito C

     

    Enunciado: P ^ Q --> R

    Alternatica C: P ^ Q --> R

     

    A alternativa C apenas reescreveu o enunciado substituindo "pois" da conlcusão por "então", poderia ter causado confusão com a alternativa D, porém nesta não existe uma condicional conclusiva (se, então).

  • Gente, sei que lógica, para os olhos de alguns, parece difícil. Mas vamos entender a simplicidade desta questão.

    O enunciado diz:  A empresa alegou ter pago suas obrigações previdenciárias, mas não apresentou os comprovantes de pagamento; o juiz julgou, pois, procedente a ação movida pelo ex-empregado. Isso significa:

    P: A empresa alegou ter pago suas obrigações previdenciárias

    ~Q: mas não apresentou os comprovantes de pagamento

    R: o juiz julgou, pois, procedente a ação movida pelo ex-empregado. 

    Temos a partir do enunciado: P~Q->S

    ~: significa negar

    a) A empresa alegou ter pago suas obrigações previdenciárias, mas não apresentou os comprovantes de pagamento, ou o juiz julgou procedente a ação movida pelo ex-empregado. Isso significa: P~Q V S      (V: significa ou) ( Diferente do enunciados, errada)

    b)Se o juiz julgou procedente a ação movida pelo ex-empregado, então a empresa alegou ter pago suas obrigações previdenciárias, mas não apresentou os comprovantes de pagamento.Isso significa: R ->P~Q ( Diferente do enunciados, errada)

    c)Se a empresa alegou ter pago suas obrigações previdenciárias, mas não apresentou os comprovantes de pagamento, então o juiz julgou procedente a ação movida pelo ex-empregado. Isso significa: P ~Q->S (igual ao enunciado) Correta

    d)A empresa alegou ter pago suas obrigações previdenciárias, mas não apresentou os comprovantes de pagamento, mas o juiz julgou procedente a ação movida pelo ex-empregado. Isso significa: P~Q ^ S     (^=e)  ( Diferente do enunciados, errada)

    Levanta sacode a poeira e dá a volta por cima

  • Tem horas que A banca usa o  " pois " como condicional invertida. Tem horas que não usa....Antigamente usava de um jeito, depois passou a usar de outro. Hj em dia ela usa dos dois jeitos. Cabe ao coitado do concurseiro descobrir o que o p0rr@ da banca quer na questão...e assim ela sempre tenta te derrubar...Segue o jogo...

  • ESSA QUESTÃO DAVA PARA RESOLVÊ-LA PELO SENTIDO.

  • "POIS" no meio da frase tem valor do "SE" na reescrita a alternativa correta é realmente a letra "C"

  • pois equivale à codição de ter julgado.

    se ---->  então

  • Caraca viajei na questão, estava tentando achar a equivalência o enunciado (P ^ Q )--> R , quando na verdade o enunciado só queria a representação disso!!!!!

     

  • A questão só quer "trocar" o mas por e (^) e o pois por se...então... E eu sou mais uma que viajei nas equivalencias kkk ¬¬

  • Não sei se fiz errado, mas fiz a equivalencia trocando o E pelo OU e o SE ENTAO pelo OU e depois fiz a equivalencia desse resultado - deu certo!!

  • Bixo, a CESPE safadgénha tá amando cobrar equivalencia dessa forma, apenas com a simples rescrita da frase. Passei mó tempao tentando aplicar as populares regrinhas de equivalencia e nada, já tava quase chorando aqui sem entender porque nao tava dando certo. Até que me lembrei de outra questao que eles cobraram nesse mesmo fucking estilo, que inclusive eu havia errado (pra quem tiver curiosité, foi a questao: Q853889 ) e me toquei que se tratava de mais uma presepada de rescrita...Acertei Caralh...kkkkkkkkk

     

    A gente cai mas a gente se levanta, PORR...

    P.S.: Gente, desculpa, é a emoçao!!

  • Nquestao de equivalencia!! troca-se o E pelo OU e o SE ENTAO pelo OU. decore decore decore!!!

  • Questão mais de gramática que de lógica.

    O "pois" entre vírgulas dá ideia de "então", "portanto", "logo"...

    Só trocou um pelo outro.

    Gab: C

  •  

    O CESPE também usa o "POIS" para indicar a condicional invertida, entao nesse caso a resposta correta seria a lera B

    Se o juiz julgou procedente a ação movida pelo ex-empregado, então a empresa alegou ter pago suas obrigações previdenciárias, mas não apresentou os comprovantes de pagamento.

  • Estamos tão acostumados a resolver questões complexas que acabamos nem enxergando a simplicidade de uma reescrita. 

     

     

  • A questão é fácil fácil, sou fã demais da cespe

    Passei horas fazendo equivalências, não achei nenhuma que encaixasse

    Quando abro os comentários, vejo que é uma simples mudança de termos, ainda bem que aprendi aqui agora, treinando. Se fosse na hora da prova iria ter um espasmo ao ver a resolução.

    Mas é isso ai, bem-vindo erro, agora não caio mais.

  • Não é uma questão de equivalência, mas sim de identificar quais conectivos pôr através do sentido de cada proposição.

  • GABARITO: C

    A questão pediu a reescrita da frase! Errei :(

  • Temos que parar de decorar as coisas...fiquei tentando encontrar a equivalência até me dar conta de que é apenas reescrita.

     

  • Muito boa a questão... entendi que as alternativas se apresentaram assim, 

     

        A empresa alegou ter pago suas obrigações previdenciárias, mas não apresentou os comprovantes de pagamento; o juiz julgou, pois, procedente a ação movida pelo ex-empregado. P ----> Q 

    a) A empresa alegou ter pago suas obrigações previdenciárias, mas não apresentou os comprovantes de pagamento, ou o juiz julgou procedente a ação movida pelo ex-empregado. P v Q

    b) Se o juiz julgou procedente a ação movida pelo ex-empregado, então a empresa alegou ter pago suas obrigações previdenciárias, mas não apresentou os comprovantes de pagamento. P ----> Q ^ ~R

    c) Se a empresa alegou ter pago suas obrigações previdenciárias, mas não apresentou os comprovantes de pagamento, então o juiz julgou procedente a ação movida pelo ex-empregado. P------> Q

    d) A empresa alegou ter pago suas obrigações previdenciárias, mas não apresentou os comprovantes de pagamento, mas o juiz julgou procedente a ação movida pelo ex-empregado. P ^ Q 

    Um forte abraço!!

     

     

  • A CESPE consegue com uma questão simples ser nível Hard. 

     

    Pra quem não entendeu ela apenas reescreveu os argumentos.

  • Ptz errei, era apenas uma reescrita, ou seja, troca de conectivos.

  • Olá pessoal,
     
    Vejam o vídeo com a resolução dessa questão no link abaixo
    https://youtu.be/x3giarB2VfY
     
    Professor Ivan Chagas
    www.gurudamatematica.com.br

  • Errei,mas segue outra desse mesmo naipe:

    cespe TRF 1

    "Quem pode mais,chora menos"

    >>equivalência: "se pode  mais,indivíduo chora menos" GAB. CERTO!

  • Fiquei me batendo fazendo a equivalencia do se entao..bla,bla,bla... e nao achava a resposta, depois pensei ..vou colocar a repeticao do que a questao diz e pronto...acertei..mas perdi tempo que na prova seria caro.

  • Era só reescrever a frase no sentido lógico!

  • Meu Deus, passei uns 15 minutos tentando achar a equivalência!!!

  • Procurei, procurei e não encontrei a equivalência... então vi que a questão queria somente o sentido lógico!

    Oh my god!!! kkkk

  • Acertei usando a lógica racional kkkk

     

  • Excelente o comentário do Professor do QC. Vale a pena assistir!

  • o comentário do professor foi FODA mesmo, eu ja fui transformar e ele não queria isso, só queria saber se o pois e equivalente ao se então, caramba, esa cespe voltando aos priomordios 

  • meia hora procurando um equivalente da condicional quando na verdade a questão apenas reescreveu com os conectivos explícitos

  • Depois que marquei ERRADO, foi que vi que ela só queria que nós substituíssemos os conectivos. Pensei que estava fazendo prova de RL, mas pelo visto é de PORTUGUÊS.

  • O então no lugar do pois somente se houver inversão. Essa é a regra, foi aplicada proporção gramatical, não lógica.

  • Mas galera, basta ler as opções pra ver a resposta. Não precisa de mais nada pra resolver essa.

  • Alguns casos a Equivalência da Condicional (se, então) vai falar a mesma coisa, utlizando outras palavras; esqueça alguns comentários abaixo. Existem 3 casos para a equivalência da condicional:

    1º)  P -> Q  =  ~Q -> ~P (Contrapositiva);

    2º)  P -> Q  =  ~P v Q (neyma);

    3º) Falar a mesma coisa, utilizando outras palavras.

  • Melhor comentário do colega Professor Ivan Chagas.

    Link da resolução da questão encontra-se no comentário dele: rápido e objetivo.

  • é a regrinha da equivalência "falando a mesma coisa com outras palavras"

  • Se o POIS estivesse antes do verbo, com sentido de explicação a resposta correta seria letra B

  • Pohaa é a reescrita só hehehe... um dia eu me acostumo.

  • grande parte das pessoas caiu na B), mas ela está errada, pois é necessário negar as premissas.

    (P ^~Q) -> R

    ~R -> (~P v Q)

    ficaria da seguinte forma:

    Se o juiz não julgou, pois, procedente a ação movida pelo ex-empregado, então a empresa não alegou ter pago suas obrigações previdenciárias, ou apresentou os comprovantes de pagamento;

    Quanto a assertiva correta, a proposição é uma condicional, porém sem o "se... então". o "então" pode ser expresso pelo "pois".

  • P: A empresa alegou ter pago suas obrigações previdenciárias, mas (e) não apresentou os comprovantes de pagamento; o juiz julgou, pois (então), procedente a ação movida pelo ex-empregado.

    A: A empresa alegou ter pago suas obrigações previdenciárias

    B: não apresentou os comprovantes de pagamento

    C: o juiz julgou procedente a ação movida pelo ex-empregado

    (A ^ B) -> C

    P: Se a empresa alegou ter pago suas obrigações previdenciárias (A), mas não apresentou os comprovantes de pagamento (B), então o juiz julgou procedente a ação movida pelo ex-empregado (C).

  • Veja que a proposição P apresenta duas condições (alegação da empresa e não apresentação de comprovantes) que, ocorrendo, fazem com que um resultado ocorra (o juiz julgar procedente).

    Portanto, estamos diante da condicional:

    “Se a empresa alegou ter pago suas obrigações previdenciárias E não apresentou os comprovantes, ENTÃO o juiz julgou procedente a ação movida pelo ex-empregado”.

    Temos isso na alternativa C.

    Resposta: C

  • Quem ficou dez minutos tentando aplicar equivalência entra no céu. O examinador não.

  • Típica questão que quem não sabe nada de RLM acerta, puro português aí.

  • Gab C

    Basta ler com calma e verificar que equivale ao Se então..

    Se  a empresa alegou ter pago suas obrigações previdenciárias, mas não apresentou os comprovantes de pagamento, (argumentos suficientes) então o juiz julgou, procedente a ação movida pelo ex-empregado.(Argumento necessário).

  • Um dos tipos de equivalência é flr a MSM coisa
  • """"""LÓGICA SENTENCIAL""""""

  • Olá pessoal,

     

    Vejam o vídeo com a resolução dessa questão no link abaixo

    https://youtu.be/x3giarB2VfY

     

    Professor Ivan Chagas

    www.gurudamatematica.com.br

  • 3 regra da equivalência... escrever a mesma coisa.

    Gabarito: C

  • Equivalência pra mim é voltar negando ou a regra do negar a 1ª E manter a 2ª.

    Nessas questões deveriam colocar "reescreva de forma parecida", pois isso ai não é ser equivalente, é ser igual com outros conectivos.

  • LETRA C

  • Isso ñ é equivalência e sim uma reescrita da frase.

  • Gente, só pra lembrar... a equivalência tem 3 regras tá? mt gente aí só fala de uma delas e acha que todas as questão vão ser resolvidas da mesma maneira....

  • Quem fechou essa prova merece todo o respeito...Todas as questões com pegadinhas!

  • nunca vi equivalencia do E

  • (causa) -> A empresa alegou ter pago suas obrigações previdenciárias, mas não apresentou os comprovantes de pagamento; (consequência) -> o juiz julgou, , procedente a ação movida pelo ex-empregado.

    *Ao contrário do pois empregado nessa questão, que pode ser ignorado, o “pois” geralmente vem iniciando uma causa (Se):

    “Ele é suspeito, pois estava no local do crime.” = “Se ele estava no local do crime, então ele é suspeito."

  • Algumas pessoas ainda não entenderam que não se faz equivalência APENAS com as regras, as regras são apenas direcionamentos.

  • ter pago ou ter pagado ?

  • GABARITO LETRA C

    A equivalência também pode acontecer quando fala a mesma coisa ou passa a mesma ideia da oração original. sinônimo, em raciocínio lógico, envolve a frase inteira.

    MÉTODO TELLES.

     --------------------------------------------

     A empresa alegou ter pago suas obrigações previdenciárias, mas não apresentou os comprovantes de pagamento; o juiz julgou, pois, procedente a ação movida pelo ex-empregado.

    A: empresa alegou ter pago suas obrigações previdenciárias

    B: não apresentou os comprovantes de pagamento

    C: juiz julgou, pois, procedente a ação movida pelo ex-empregado.

    (A ^ B) --- > C

    --------------------------------------------------------------

    a)A empresa alegou ter pago suas obrigações previdenciárias, mas não apresentou os comprovantes de pagamento, ou o juiz julgou procedente a ação movida pelo ex-empregado. ERRADA.

    (A ^ B ) v C

     

    b)Se o juiz julgou procedente a ação movida pelo ex-empregado, então a empresa alegou ter pago suas obrigações previdenciárias, mas não apresentou os comprovantes de pagamento. ERRADA.

    C --- > (A ^ B)

    c)Se a empresa alegou ter pago suas obrigações previdenciárias, mas não apresentou os comprovantes de pagamento, então o juiz julgou procedente a ação movida pelo ex-empregado. GABARITO.

    (A ^ B) --- > C

    d) A empresa alegou ter pago suas obrigações previdenciárias, mas não apresentou os comprovantes de pagamento, mas o juiz julgou procedente a ação movida pelo ex-empregado. ERRADA..

    (A ^ B) ^ C

  • Olá pessoal,

     

    Vejam o vídeo com a resolução dessa questão no link abaixo

    https://youtu.be/x3giarB2VfY

     

    Professor Ivan Chagas

    www.youtube.com/professorivanchagas

  • Fiquei uns 15 minutos fazendo equivalência, para só depois não achar a resposta e perceber que era só para reescrever... kkkkk Aff

  • G-C

    Questão muito boa. O "pois" é conclusivo e faz papel de "então".

  • A falta que faz uma lei de concursos....

  • Gente, a banca só reescreveu KKKKKK

    E eu passei horas batendo cabeça fazendo as equivalências.

  • O "pois" não é um "Se... Então..." invertido?

  • Véi, NADA A VER!! kkkkkkkkkk

    A questão deveria deixar claro que é sob o ponto de vista GRAMATICAL