-
Gabarito C - Achei a questão meio confusa, mas resolvi da seguinte maneira:
A - Errado - Chineses: na minha visão não é um termo esclarecido por contexto anterior, chineses são chineses e pronto.
B - Errado - País: pelo contexto é a China.
C - Certo - Neste Jornal: não há elementos anteriores no texto que se refiram ao jornal, porem é da situação do autor pertencer a algum jornal.
D - Errado - Que: retoma o colega dele.
E - Errado - aqui: retoma China.
-
Também achei a questão confusa.
Eu marquei a letra A, pois o "neste jornal" seria uma expressão que faria referência ao próprio veículo do texto, que foi o jornal "o globo".
Já os "chineses" não teriam referêcia nenhuma antes. Fala-se apenas em China. Não entendi o gabarito dessa questão. =(
-
Interpretação da FGV é muita loucura....
-
Neste , antecipa uma ideia, e não a retoma!
-
Cara, interpretação de texto da FGV é absurda. Tá maluco!
-
Meio confusa essa questão.
-
A pergunta simples seria : Qual dos termos destacados não retoma um elemento anterior?
R: Neste
Destaco ainda:, leitor,... neste jornal (ajudaria na resposta)situação de leitura pelo LEITOR , NESTE JORNAL, o qual ele está lendo...mais ou menos isso .
mas trata-se de FGV, o clima é tenso rs
Bons estudos!
-
A FGV sem dúvida é enigmática em português... '_'
-
Gabarito C
A - Errado - Chineses: quem nasce na China, como foi citado o país podemos deduzir isto.
B - Errado - País: se refere a China.
C - Certo - Neste Jornal: o contexto anterior não se refere ao jornal, só sabemos que o texto foi publicado no jornal olhando a fonte.
D - Errado - Que: pronome relativo, se refere a Cristovam Buarque.
E - Errado - aqui: se refere a China.
-
Acertei a questão mas a indagação final torna a questão ainda mais confusa. Ao perguntar qual termo é esclarecido pela situação e não pelo contexto.
SITUAÇÃO/CONTEXTO
FGV sendo FGV
-
que confuso esse enunciado, só consegui entender olhando os comentários
-
A BANCA QUIS DIZER QUE TODOS OS TERMOS ERAM ANAFÓRICOS EXCETO A LETRA '"C " QUE É CATAFÓRICO
-
Demora mais tempo no enunciado do que respondendo a questão
é apenas para saber qual não retoma, nas outras alternativas todas retomam ou tem seus significados explicitos anteriormente.
Vejo nos comentários aqui um dizendo que pra responder português fgv é preciso isso, é preciso aquilo, até brincadeiras como "-marca a que tu achar errada" rsrs. O que acontece é que até agora não há um padrão para respostas, não segue uma linha. Seria bom (menos pior) se seguisse a linha difícil do português fcc, mas nem isso.
-
Gab. C
Reformulando a questão p/ quem não entendeu: DENTRE OS TERMOS SUBLINHANDOS, CITE O QUE NÃO FAZ REFERÊNCIA A TERMOS JÁ CITADOS ANTERIORMENTE NO TEXTO:
a) Chineses ⇨ Quem nasce na china é chinês, logo, há referência ao termo anterior “Estou há pouco mais de dois anos morando na China"
b) País ⇨ Se refere a China.
c) Neste Jornal ⇨ O contexto anterior NÃO se refere ao jornal ⇨ GABARITO
d) Que ⇨ Pronome relativo, se refere a Cristovam Buarque.
e) Aqui ⇨ Se refere a China.
Vide: Q633820
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Confira o meu material gratuito --> https://drive.google.com/drive/folders/1sSk7DGBaen4Bgo-p8cwh_hhINxeKL_UV?usp=sharing
-
Acho que as alternativas A e C são as eleitas. A meu ver, o que tira a letra A do páreo é que chineses funciona como elemento coesivo para que o autor não tenha que repitir o termo China. Seria uma espécie de metonímia:
"Estou há pouco mais de dois anos morando na China, leitor, e devo dizer que a minha admiração pelos chineses só tem feito crescer"
Por mais que a palavra chineses tenha sentido em si mesma, ela se relaciona contextualmente com o termo China, é só fazermos a substituição por outro elemento coesivo, ou pela própria China, que pereceberemos esta relação:
"Estou há pouco mais de dois anos morando na China, leitor, e devo dizer que a minha admiração por este país só tem feito crescer"
"Estou há pouco mais de dois anos morando na China, leitor, e devo dizer que a minha admiração pela China só tem feito crescer"
Obs: O uso óbvio do pronome ela ficaria estranho, até porque admiração remete de cara a alguém e não a algo, talvez isso tenha forçado o autor a usar uma forma mais complexa de coesão.
-
Traduzindo o enunciado da FGV: qual dos termos abaixo NÃO se refere a termos anteriores descritos no texto?
Nesse caso, a banca cobra a capacidade do candidato em reconhecer elementos de referenciação (além de interpretação de texto a la FGV, em seus enunciados).
-
Situação=o autor do texto é um jornalista correspondente do jornal O Globo na China. Essa é a situação.
-
Minha dificuldade está em "traduzir" a pergunta...
-
Creio que não seja catafórico, Maria Silva. A questão, pra mim, está relacionado a deixis - afinal depende do contexto.
-
Acredito que também que seja DÊIXIS (elemento deítico).
Os dêiticos também são definidos como os elementos linguísticos que indicam o lugar ou o tempo em que determinado enunciado é produzido, além de indicar os participantes de uma situação enunciativa. Na língua portuguesa, os dêiticos incluem os pronomes como “eu”, “lhe”, “isto”; os advérbios de lugar, que são marcadores de tempo, tais como “agora”, “hoje, “amanhã”; os artigos como “o”, “as”; as terminações verbais e outras categorias.
Os dêiticos não têm um valor referencial próprio, remetendo para a situação em que o texto é produzido.
Conclusão: neste jornal (GABARITO) é o local da produção ou divulgação da crônica. Portanto, tem referência externa à do texto.
-
O comando de algumas questões são propositalmente de difícil entendimento!
-
Há termos cujo significado é esclarecido pelo contexto anterior, ou seja, é possível encontrar no próprio texto a referência que aludem.
O termo que é esclarecido pela situação, ou seja, que extrapola o texto, que é dêitico e sem o qual não se pode precisar a referência.
-
Gabarito: C
Elementos déiticos não retomam nada do texto, referem-se a pessoas, lugares ou ao tempo.
Ex.: hoje, algo, amanhã, eu, tu, aqui (na questão faz referência à China).
-
sentido ou valor dêitico, tão amado pela FGV
-
Famoso elemento Dêitico, que você não acha referência dentro do texto. Por isso ele é dado pela situação e não pelo contexto. Pelo contexto são os elementos anafóricos, catafóricos, etc,,,
-
Gabarito: c
Fonte: outras questões FGV
--
Há uma série de vocábulos cuja significação decorre da situação de produção do texto (1) e não de seu sentido contextual (2) (palavra com valor semântico explicado no texto); são as chamadas palavras de sentido dêitico. Pronomes este (a/s), isto, esse (a/s), isso, aquele (a/s), referindo-se à posição de quem fala e de quem se fala ("Este livro é meu"). Além dos pronomes pessoais (eu, tu, ele...) sem referência a outro elemento do texto
1. No último ano, foram registradas dezenas de casos... (2008); Hoje (20/10/2009), fala-se muito sobre intolerância religiosa...; data de produção de um texto: 20/10/2009; Sou eu quem manda!
2. Numa sociedade onde o preconceito se mostra cada dia mais presente.... (diariamente).
-
eu não entendi bem a pergunta, mas acertei. A gente tem que se ambientar a isso
-
A maior dificuldade é entender o que se pede.
-
-
Ela cria uma confusão pra deixar a pergunta mais difícil. Ela só queria um termo que não tinha nenhum referente anterior. Pensa num Ranço...
-
Pelo o que estou entendendo da FGV, precisamos ter certeza das alternativas erradas.
A alternativa correta , na maioria dos casos, irá se mostrar por eliminação já que não conseguimos concluir com certeza que ela está certa.
Ou seja, se ficar buscando a alternativa correta, irá ter mais dificuldade. O mais fácil é ir atrás das erradas.
É confuso , mas é lógico.
-
Ele quer o elemento DÊITICO.
Gab letra C