SóProvas


ID
2540674
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 7ª Região (CE)
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Uma loja estava ofertando uma máquina de lavar e secar roupas por determinado preço, que poderia ser parcelado em quatro vezes iguais e sem acréscimo. Se o cliente pagasse à vista, teria um desconto de 10% sobre o valor anunciado. Um cliente, ao certificar-se das condições de venda nessa loja, dirigiu-se a outras lojas, a fim de conferir o preço do bem, e constatou que, nessas outras lojas, o preço à vista era igual ao preço com desconto de 10% que estava sendo oferecido pela primeira loja.


Nessa situação hipotética, o preço do bem com 10% de desconto corresponde ao

Alternativas
Comentários
  • CPC 46

    3. O Pronunciamento define valor justo como o preço que seria recebido pela venda de um ativo ou que seria pago pela transferência de um passivo em uma transação não forçada entre participantes do mercado na data de mensuração.

  • Gabarito "C".

    NBC TG 46 (R1)

    “2. O valor justo é uma mensuração baseada em mercado e não uma mensuração específica da entidade.  Para alguns ativos e passivos, pode haver informações de mercado ou transações de mercado observáveis disponíveis e para outros pode não haver. Contudo, o objetivo da  mensuração do valor justo em ambos os casos é o mesmo – estimar o preço pelo qual uma  transação não forçada para vender o ativo ou para transferir o passivo ocorreria entre  participantes do mercado na data de mensuração sob condições correntes de mercado (ou seja, um preço de saída na data de mensuração do ponto de vista de participante do mercado que detenha o ativo ou o passivo).”

  • REGISTRO PELO VALOR ORIGINAL:

     

    - INICIALMENTE =>

    CUSTO HISTÓRICO

     

     

    - POSTERIORMENTE =>

    CUSTO CORRENTE: DATA OU NO PERÍODO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

    VALOR REÁLIZAVEL: VENDA EM UMA FORMA ORDENADA

    VALOR JUSTO: TRANSAÇÃO SEM FAVORECIMENTOS

    VALOR PRESENTE: DESCONTADO DO FLUXO FUTURO

    CORREÇÃO MONETÁRIA: EFEITOS DA ALTERAÇÃO DO PODER AQUISITIVO DA MOEDA NACIONAL

     

    Gab.D

     

    Sucesso!

     

  • Valor justo = valor de mercado!

  • Questão passível de anulação. 

    "Transação não forçada" # pedir 10% de desconto

  • GAB:C

    Na vdd a questão não merece ser anulada,uma vez que fala em seu enunciado: "constatou que, nessas outras lojas, o preço à vista era igual ao preço com desconto de 10% que estava sendo oferecido pela primeira loja"   ou seja, mesmo com desconto o valor era o mesmo praticado no mercado, sem favorecimento,sem transação forçada. 

     

    Resolução CFC n.º 750/93

    SEÇÃO IV

    d) Valor justo. É o valor pelo qual um ativo pode ser trocado, ou um passivo liquidado, entre partes conhecedoras, dispostas a isso, em uma transação sem favorecimentos;

     

    CPC 46 3. O Pronunciamento define valor justo como o preço que seria recebido pela venda de um ativo ou que seria pago pela transferência de um passivo em uma transação não forçada entre participantes do mercado na data de mensuração.

  • Pra mim isso era valor presente..valor descontado dos juros nas parcelas

  • Questão belíssima!

  • Letra (c)

    Valor justo é o preço que seria recebido pela empresa ao vender um ativo. O mesmo vale para o valor pago pela transferência de um passivo. É importante destacar que tratam-se de transações não forçadas.

  • fiquei em dúvida entre valor justo e valor presente (10% de desconto pagando à vista). Ajuste a valor presente.

  • Não concordo com o gabarito. Ao meu ver, questões de concurso público deveria seguir o princípio da não contradição (da lógica), isto é, não ser passível de justificar com dois gabaritos. Essa é uma questão dúbia, pouco inteligente pelo motivo que segue:

    Em uma relação de consumo (cliente-vendedor) há, em regra, uma margem de lucro. O vendedor exige, mesmo com desconto, uma contraprestação acima do valor que seria negociado entre os mesmos participantes do mercado, sem favorecimentos (vendedor-vendedor). Do contrário é como pensar em "queima de estoque", porém isso não estava expresso, e ainda assim, seria estranho.

    Não há como aceitar que a banca tratou uma relação comercial como "valor justo".

    Eu acho engraçado, que os cursinhos, professores, esperam sair o gabarito para depois "entender" e aceitar, como se os examinadores dominassem a "verdade". E todos estudantes e professores ficam repetindo e compartilhando aquela mesma justificativa.

    Tenha coragem e entre com recurso.

    Infelizmente a justiça já decidiu não se ocupar de questões de prova.

    Enfim, a "jurisprucespe" reina.

  • Questão do CPC 46 – Mensuração do Valor Justo, vamos ver:

    A definição de Valor Justo como o preço que seria recebido pela venda de um ativo ou que seria pago pela transferência de um passivo em uma transação não forçada (ou seja, liquidação não forçada ou venda em situação não adversa) entre participantes do mercado na data de mensuração sob condições de mercado atuais. Temos ainda que, segundo o CPC 46, valor justo não é uma mensuração específica da entidade, mas baseadas em dados observáveis no mercado.

    Observem então que, o preço com desconto representa um dado observável diretamente no mercado, ou seja, pode ser

    considerado como valor justo.

    Fonte: Projeto caveira

  • Gab.: C

    CPC 29. O valor justo compreende o montante pelo qual um ativo pode ser negociado entre partes interessadas, conhecedoras do negócio independentes entre si, com a ausência de fatores que pressionem para a liquidação da transação ou que caracterizem uma transação compulsória.

    Por ser uma mensuração baseada em mercado, o valor justo é mensurado utilizando-se as premissas que os participantes do mercado utilizariam ao precificar o ativo ou o passivo, incluindo premissas sobre risco.

    --------------------------------------------------------

    Custo histórico --> valor de aquisição

    Valor justo --> transação sem favorecimentos

    Custo presente --> fluxo descontado

    Custo realizável --> venda ordenada

    Custo corrente --> reposição na data do BP