SóProvas


ID
2540683
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 7ª Região (CE)
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A partir dos pronunciamentos do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), novos parâmetros para a contabilidade brasileira foram estabelecidos, incluindo as demonstrações contábeis a serem apresentadas. De acordo com os pronunciamentos do CPC, julgue os itens seguintes.

I- A demonstração dos resultados abrangentes deve ser apresentada como coluna da demonstração de mutações do patrimônio líquido.

II- Na demonstração dos fluxos de caixa, os eventos que impactam o caixa devem ser classificados, no mínimo, em atividades operacionais, atividades de investimento e atividades de financiamento.

III- A demonstração do resultado do exercício inicia-se pela receita bruta de vendas, seguida pela dedução dos impostos, devoluções e abatimentos.


Assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra B

    I - Errado, a DRA é uma demonstração independe da DMPL, o que ocorre é que o Resultado Abrangente, que é calculado na DRA, também aparece na DMPL como linha, após o confronto do Lucro Líquido com os outros resultados abranges (coluna)

    II - CERTO: CPC 03 10.  A demonstração dos fluxos de caixa deve apresentar os fluxos de caixa do período classificados por atividades operacionais, de investimento e de financiamento

    III - Errado, o CPC 26 determina que a DRE se inicie pela receita líquida, já a lei 6404 determina que se inicie a DRE pela receita bruta.

    bons estudos

  • Olá galera, o Renato explicou os itens I e III da referida questão alegando que estão errados, porém, sobre o item II, discordo, pois, segundo o CPC 03, a DFC deve apresentar os fluxos de caixa do período classificados por atividades operacionais, de investimento e de financiamento, não há menção a palavra "mínimo" que daria margem a outro tipo de atividade, já a Lei 6.404/76 classifica da seguinte forma:

    I – demonstração dos fluxos de caixa – as alterações ocorridas, durante o exercício, no saldo de caixa e equivalentes de caixa, segregando-se essas alterações em, no mínimo, 3 (três) fluxos.

    Portanto, penso que todos os itens estão errados e tal questão deveria ser ANULADA por não conter alternativa correta.

    Abs e fuuuui.

  • O comando da questão pediu segundo CPC, mas apenas p/ acrescentar conhecimento, segundo a Lei 6404/76:

    Art. 188

    I – demonstração dos fluxos de caixa – as alterações ocorridas, durante o exercício, no saldo de caixa e equivalentes de caixa, segregando-se essas alterações em, no mínimo, 3 (três) fluxos:

    a) das operações; 
    b) dos financiamentos; e
    c) dos investimentos

  • no link abaixo, falando tudo sobre DRA....excelente!

    https://blog.grancursosonline.com.br/coluna-futuro-fiscal-demonstracao-dos-resultados-abrangentes-dra/

     

  • Gabarito Letra B

    I - ERRADO - A demonstração que PODE (não é um dever) ser apresentada  com a DMPL é a DLPA(Demonstrações dos lucros e prejuízos acumulados)  não a DRA.

    Para o CPC, a DRA deve ser demonstraada de maneira independe. Apesar de o saldo do Resultado Abrangente constar como item da DMPL, a DRA em si não é apresentada conjuntamente.

    II - CERTO Conforme consta no CPC 03,  A DFC é composta de três grupos de classificação de atividades que são: atividades operacionais, de investimento e de financiamento

    III - ERRADO, Muito fácil cair nessa questão uma vez que a DRE "clássica", ou seja aquela que segue a lei 6.404, se inicia pela receita bruta e se efetue as deduções de Devoluções, abatimentos, Imposto sobre vendas entre outros para se obter a receita líquida.

    Já para o CPC, há indicação de que a DRE se inicie diretamente pela Receita líquida.
     

  • Apresentação da demonstração dos fluxos de caixa
    CPC 03

    10. A demonstração dos fluxos de caixa deve apresentar os fluxos de caixa do período classificados por
    atividades operacionais, de investimento e de financiamento.

  • Enquanto a Lei nº 6.404/76 inicia a DRE a partir da Receita Bruta, o CPC 26 já inicia da Receita LÌquida.

  • CPC = Receita líquida

  • Vamos analisar as afirmativas apresentadas.

    I. Incorreta. Tenha atenção! A Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL) evidencia os Outros Resultados Abrangentes, afinal tais fatos provocam variação no Patrimônio Líquido da entidade. No entanto, isso não quer dizer que a Demonstração dos Resultados Abrangentes (DRA) é apresentada na DMPL! São demonstrações contábeis distintas!

    Aliás, o próprio CPC 26 menciona que “é vedada a apresentação da Demonstração do Resultado Abrangente apenas na Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido”.

    II. Correta. Segundo o CPC 03 a demonstração dos fluxos de caixa deve apresentar os fluxos de caixa do período classificados por atividades operacionais, de investimento e de financiamento.

    III. Incorreta. Tenha muito cuidado! O enunciado é claro ao mencionar que você deve responder a questão com base nos Pronunciamentos Técnicos. Segundo o CPC 26 – Apresentação das Demonstrações Contábeis a Demonstração do Resultado do Exercício inicia-se a partir da Receita Líquida (e não da Receita Bruta, como previsto na Lei n° 6.404/76).

    A conciliação entre a Receita Bruta e a Receita Líquida deve ser divulgada, segundo as normas internacionais, nas notas explicativas.

  • EU TENHO UMA CAPACIDADE LINDA DE ERRAR QUESTÕES DE CONTABILIDADE! PARABÉNS PARA MIM!

  • Em 11/12/20 às 11:35, você respondeu a opção B.

    Você acertou!

    Em 24/03/20 às 04:50, você respondeu a opção D.

    ! Você errou!

    Santos nascimento, o segredo é não parar! a primeira vez que vi essa questão achei que tava falando grego. Hoje a resposta não demorou nem 20 segundos.

    Quem tiver na mesma situação, só não desista!

  • 6404 : Receita Bruta

    CPC : Receita Liquida

  • I. Incorreta. Tenha atenção! A Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL) evidencia os Outros Resultados Abrangentes, afinal tais fatos provocam variação no Patrimônio Líquido da entidade. No entanto, isso não quer dizer que a Demonstração dos Resultados Abrangentes (DRA) é apresentada na DMPL! São demonstrações contábeis distintas!

    Aliás, o próprio CPC 26 menciona que “é vedada a apresentação da Demonstração do Resultado Abrangente apenas na Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido”.

    ERRADO: a DRA é uma demonstração independe da DMPL, não havendo tal obrigação de apresentação da DRA como coluna na DMPL. Temos, portanto, a incorreção dessa questão

     

    O que acontece é que o Resultado Abrangente, que é calculado na DRA, também aparece na DMPL como linha, após o confronto do Lucro Líquido com os Outros Resultados Abranges, como coluna.

    (Exemplos do CPC 26 (R5) e Renato )

    II. Correta. Segundo o CPC 03 a demonstração dos fluxos de caixa deve apresentar os fluxos de caixa do período classificados por atividades operacionais, de investimento e de financiamento.

    III. Incorreta. Tenha muito cuidado! O enunciado é claro ao mencionar que você deve responder a questão com base nos Pronunciamentos Técnicos. Segundo o CPC 26 – Apresentação das Demonstrações Contábeis a Demonstração do Resultado do Exercício inicia-se a partir da Receita Líquida (e não da Receita Bruta, como previsto na Lei n° 6.404/76).

    A conciliação entre a Receita Bruta e a Receita Líquida deve ser divulgada, segundo as normas internacionais, nas notas explicativas.

    8.Para fins de divulgação na demonstração do resultado, a receita inclui somente os ingressos brutos de benefícios econômicos recebidos e a receber pela entidade quando originários de suas próprias atividades. As quantias cobradas por conta de terceiros – tais como tributos sobre vendas, tributos sobre bens e serviços e tributos sobre valor adicionado não são benefícios econômicos que fluam para a entidade e não resultam em aumento do patrimônio líquido.  Portanto, são excluídos da receita. Da mesma forma, na relação de agenciamento (entre o principal e o agente), os ingressos brutos de benefícios econômicos provenientes dos montantes arrecadados pela entidade (agente), em nome do principal, não resultam em aumentos do patrimônio líquido da entidade (agente , uma vez que sua receita corresponde tão - somente à comissão combinada entre as partes contratantes. (Renato Valente)

    GABARITO: B

    Prof Igor

    Em relação ao item II, a lei 6.404:

    Art. 188. As demonstrações referidas nos incisos IV e V do caput do art. 176 desta Lei indicarão, no mínimo: 

    I – demonstração dos fluxos de caixa – as alterações ocorridas, durante o exercício, no saldo de caixa e equivalentes de caixa, segregando-se essas alterações em, no mínimo, 3 (três) fluxos:  

    a) das operações;              

    b) dos financiamentos; e               

    c) dos investimentos; 

    Logo, a questão poderia ter sido anulada.

    Excelentes estudos !

  • Eai concurseiro!? Está só fazendo questões e esquecendo de treinar REDAÇÃO!? Não adianta passar na objetiva e reprovar na redação, isso seria um trauma para o resto da sua vida. Por isso, deixo aqui minha indicação do Projeto Desesperados, ele mudou meu jogo. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens. Link: https://go.hotmart.com/A51646229K 
  •  Segundo o CPC 26 DRE inicia-se a partir da Receita Líquida 

    Segundo a lei 6.404/76 DRE inicia-se a partir da Receita Bruta.

  • A Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL) evidencia os Outros Resultados Abrangentes, afinal tais fatos provocam variação no Patrimônio Líquido da entidade. No entanto, isso não quer dizer que a Demonstração dos Resultados Abrangentes (DRA) é apresentada na DMPL! São demonstrações contábeis distintas!