SóProvas


ID
2541565
Banca
FCC
Órgão
TJ-AP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

A teor do art. 134 da Constituição Federal: A Defensoria Pública é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe, como expressão e instrumento do regime democrático, fundamentalmente, a orientação jurídica, a promoção dos direitos ..I.. e a defesa, em todos os graus, judicial e extrajudicial, dos direitos ..II.., de forma integral e gratuita, aos necessitados, na forma do inciso LXXIV do art. 5° desta Constituição Federal.


Completam, correta e respectivamente, as lacunas I e II:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito - Letra C 

     

    CF/88

     

    Art. 134. A Defensoria Pública é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe, como expressão e instrumento do regime democrático, fundamentalmente, a orientação jurídica, a promoção dos direitos humanos e a defesa, em todos os graus, judicial e extrajudicial, dos direitos individuais e coletivos, de forma integral e gratuita, aos necessitados, na forma do inciso LXXIV do art. 5º desta Constituição Federal. 

     

    E se não lembrasse??

    1o: pensou em Defensoria, pensou em Direitos Humanos (já resolvia a primeira);

    2º: logo, sobraria A, B ou C: A não pq individual lembra coletivo, e não combinaria...

    3º: sobrou B ou C; o q eu marquei? fui na B pq pra defender os outros, quanto mais melhor e...

    / ! \ você errou!

    4º: Era C...tentar lembrar pra próxima (não deu certo)...

     

    bons estudos

     

  • Como falou o colega, lembrou de DP, lembrou de direitos humanos.

     

    Art. 127. O Ministério Público é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis.

     

    Art. 134. A Defensoria Pública é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe, como expressão e instrumento do regime democrático, fundamentalmente, a orientação jurídica, a promoção dos direitos humanos e a defesa, em todos os graus, judicial e extrajudicial, dos direitos individuais e coletivos, de forma integral e gratuita, aos necessitados

     

                                  MP x DP

     

    Defesa da ordem jurídica x Orientação jurídica

    Defesa do regime democrático x Expressão e instrumento do regime democrático

    Defesa dos interesses sociais e individuais indisponíveis x Defesa dos direitos individuais e coletivos

     

     

    Bons estudos!!!

  • Típica questão da FCC das antigas, exigindo o conhecimento literal da lei pelo candidato. No caso, o art. 134, caput da CF que, em linhas gerais, afirma:


    A Defensoria Pública promove os direitos humanos e defende os direitos individuais e coletivos.


    Não há menção, no texto constitucional, aos direitos sociais (educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados), conquanto saibamos que são abrangidos.


    Resposta: letra "C".

    Bons estudos! :)


  • GABARITO LETRA C

     

    CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 

     

    ARTIGO 134. A Defensoria Pública é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe, como expressão e instrumento do regime democrático, fundamentalmente, a orientação jurídica, a promoção dos direitos humanos e a defesa, em todos os graus, judicial e extrajudicial, dos direitos individuais e coletivos, de forma integral e gratuita, aos necessitados, na forma do inciso LXXIV do art. 5º desta Constituição Federal.     

  • Apenas julgou a capacidade de memorização do candidato.

    MP: ordem jurídica, regime democrático; interesses social e individual indisponível (ex.: vida)

    DP: instrumento do regime democrático; direitos humanos, individuais e coletivos.