SóProvas


ID
2543074
Banca
FGV
Órgão
SEPOG - RO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto I - Moradias em Áreas de Risco


Alguns locais são impróprios para a construção de moradias. Os morros são um exemplo, porque a inclinação do terreno dificulta a construção das casas e pode colocar em risco a vida dos moradores. Quando chove muito, a água pode fazer com que a terra deslize sobre o terreno inclinado. E, se a terra desliza, são carregadas com ela as casas construídas nos morros.


Casas construídas em áreas próximas de córregos e rios também estão sujeitas a alagamentos quando há muita chuva em um período curto de tempo. Além disso, por conta dos esgotos que muitas vezes são jogados nos rios, as pessoas que vivem nesses locais ficam sujeitas a contrair doenças.

                                                                                                                              (Ricardo Dreguer) 

Assinale a opção em que a troca de posição de termos proposta modifica o sentido original.

Alternativas
Comentários
  • Vixe,a letra: e não midifica?

  • Minha  opinião é que o gaberito D está incorreto pois a letra E estaria modificando o sentido do "muitas vezes" antes não dá sentido em quantidade mas sim de frequência. quando colocado depois dá noção de quantidade.

  • está percepitível a alteração da letra E

    o gabarito ainda é preliminar

  • Também acho que seja letra E!

  • Aff! Eles não fumam só na hora de elaborar a questão, como também na hora de dar o gabarito.

    Marquei a "E" e creio que seja a alternativa correta. Peçam comentários, por favor.

  • Acredito que a letra D modifique o sentido porque "estão sujeitas também" dá a ideia de que existem outras acões a que as casas estão sujeitas e não é isso que o texto quer dizer. O texto quer incluir essas casas no rol das que estão sujeitas aos alagamentos, não só as casas construídas em morros.

  •  

     

    letra d)CASAS -Também estão sujeitas a alagamentos” (CASAS,CARROS,APARTAMENTOS, qualquer objeto....)

    CASAS-  estão sujeitas também a alagamentos (CASAS ESTAO SUJEITAS A ALAGAMENTOS,ATERRAMENTOS, DESABAMENTOS, qualquer coisa assim...) MODIFICA O SENTIDO 

     

    letra e) LIXO -“que muitas vezes são jogados nos rios” ( TODOS OS DIAS, FREQUENTEMENTE.....)

    LIXO- que são jogados nos rios muitas vezes (QUANTIDADE DE LIXO QUE JOGAM EM UM SÓ DIA)

    MODIFICA O SENTIDO

     

    PENSO QUE AS DUAS ESTÃO CORRETAS!!

     

    PRA FRENTE E PRO ALTO!!

  • FICOU LETRA D MESMO, ESSES RIDÍCULOS SÓ FERRAM A VIDA DOS OUTROS, AS VAGAS FICAM PARA OS COMISSIONADOS E PRA QUEM PAGA MAIS, FIQUEI FORA DAS VAGAS POR 1 PONTO, PONTO QUE PODERIA VIR DESSA QUESTÃO.

  • O pior é você escrever um recurso com fundamentos de TRÊS PROFESSORES DE PORTUGUÊS pra receber uma resposta merda sem fundamento nenhum, vai entender essa banca...

  • Essa foi ridícula. Gabarito era para ter sido a letra E.

  • Definição dessa prova - Só sei que nada sei.

  • Um dos maiores absurdos que já vi.

    FGV estúpida. O pior é a banca nojenta errar e não admitir o erro.

  • Claramente anulável!!! FGV nunca volta atrás, incrível!!

  • Professores ! SOCORRAM NOS!

  • Indiquem essas questões da FGV para comentário do professor !!!!!

    Não adianta reclamar, tem que desvendar o motivo das respostas.

  • A letra ''A'' São um exemplo os morros kkkkkkkkkkk, que adorável concodância.

  • Taíla, qual foi a resposta ao recurso?

  • Essa questão deveria ser anulada por possuir mais de uma resposta correta. As letras D e E são gabaritos da questão.

  • Bruna, eu já solicitei o comentário do professor, como acredito que outros colegas também fizeram o mesmo. O problema é que os professores não encaram questões desafiantes como essa e outras da FGV!

  • Até o fim marcaria a letra E como resposta. Não entendo até agora a resposta ser a D. Minha Nossa Senhora da Língua Portuguesa toque o coração dessa banca rsrsrs

  • Eu não entendo o motivo que esses vídeos travam tanto? A gente não consegue assistir nada, pelo menos comigo é assim!

     

  • Sumiu a opção para solicitção de comentário do professor, como pode ???????

    estamos num beco sem saída!!

  • O trecho "Casas construídas em áreas próximas de córregos e rios também estão sujeitas a alagamentos quando há muita chuva em um período curto de tempo." faz-me interpretar que além das casas, o que estiver na região é alagado.
    Já o trecho "Casas construídas em áreas próximas de córregos e rios estão sujeitas também a alagamentos quando há muita chuva em um período curto de tempo." Posso interpretar que além dos alagamentos, mais coisas acontecem, alterando o sentido do trecho. Logo o gab é D.

    A alternativa E mostra que várias vezes os lixos são jogados nos rios. Mesmo sem saber a função dos advérbios, já é possível perceber que o termo muitos não é um advérbio porque variou. Os advérbios modificam um adjetivo, verbo ou outro advérbio. O termo vezes é substantivo. A troca mostrada na alternativa E não altera o sentido do trecho. Vejamos:

    "Além disso, por conta dos esgotos que muitas vezes são jogados nos rios, as pessoas que vivem nesses locais ficam sujeitas a contrair doenças."
    "Além disso, por conta dos esgotos que são jogados nos rios muitas vezes, as pessoas que vivem nesses locais ficam sujeitas a contrair doenças."
    Não mudou o sentido. Substituindo os termos trocados por frequentemente:
    Além disso, por conta dos esgotos que frequentemente são jogados nos rios, as pessoas que vivem nesses locais ficam sujeitas a contrair doenças.
    Além disso, por conta dos esgotos que são jogados nos rios frequentemente, as pessoas que vivem nesses locais ficam sujeitas a contrair doenças.

  • Resumindo:

    O advérbio vem antes, indicando casualidade/eventualidade “que muitas vezes são jogados nos rios” 

    O advérbio vem posposto ao objeto direto, causando intensidade "que são jogados nos rios muitas vezes"

    Não entendo a não assunção da alternativa E como correta. Indefensável.

  • CREIO EU QUE A LETRA E ESTÁ ERRADA PORQUE  "MUITAS VEZES" É ADJUNTO ADVERBIAL DE TEMPO, PORTANTO É POSSÍVEL MODIFICAR SUA POSIÇÃO NA FRASE SEM  CAUSAR ALTERAÇÃO DE SENTIDO.

     

  • Não costumo reclamar do professor Arenildo, mas pelo amor... que explicação foi essa!? Ele leu a "E" e passou direto (mal terminou de ler direito), nem explicou. Ficou enchendo linguiça na explicação da "D".

     

    O QC tá de parabéns hein... com relação à manutenção e aos professores.

  • Examinador desgraçado, discordo de você totalmente em relação ao seu comentário a respeito da explicação do professor Arenildo e entendo que não havia muito tempo a perder explicando a letra E! Achei a explicação muito esclarecedora para entendermos a mudança de significado quando deslocamos os termos denotativos de inclusão e exclusão em uma frase. Esse raciocínio pode ser extremamente útil em outras questões como essa em que aparecem esses termos e que podemos poupar bastante tempo (o que é extremamente importante em provas de concurso) em achar a resposta correta sem a necessidade de ter que voltar ao texto pra entendermos o contexto das opções ou de nos prendermos na interpretação em uma opção que pode causar dúvida como no caso da letra E.

  • Luciano Carvalho, não havia tempo? Oi? Você é novato no QC? Já vi vídeos de explicações com 8min aqui, se você caçar não é muito difícil achar vídeos que ultrapassem a casa dos 4min.

    E ele deveria esmiuçar a questão, a hora de errar e aprender não é aqui? Tirar dúvidas, saber o porquê do seu erro e etc? Isso é perder tempo para você? Pois é, para mim é aprender, é um "perder tempo" bem necessário. 

    Se vc prestar atenção existem vários colegas com dúvidas na "E" (você acertou? Que bom, eu não! E quero saber o motivo), então isso requer uma explicação detalhada sim! Inclusive a maioria acabou marcando essa opção. Se a maioria do erro tá nela, por que não explicá-la?

     

    Enfim, não posso mudar sua opinião, nem vc a minha. Bons estudos.

     

  • Continuo com dúvida na E.  :(

  • Como assim, gente? o Professor nem tentou explicar a letra E, a considerou como se não houvesse nenhuma mudança de sentido!!!

    Por mais comentário da Professora Isabel, ela sim reconhece quando a banca tem duas respostas "corretas".

  • Pessoal, se lerem com atenção a alternativa D, perceberão que quando na alternativa diz: "também estão sujeitas a alagamentos", percebe-se que o sentido aqui está no fato de não só as casas dos morros estão em perigo, mas as casas perto dos rios também estão. Já a outra parte da alternativa que diz "estão sujeitas também a alagamentos", percebe-se que as casas próximas aos rios estão sujeitas a outros riscos e também a alagamentos. Então houve alteração de sentido aqui. Se eu estiver errado, me corrijam, pois sou um mero aprendiz!!!! Gabarito ao meu ver, letra D.

  • Examinador desgraçado, não sou novato no QC e em nenhum momento no meu comentário disse que você deveria mudar a sua opinião ou a desrespeitei! Apenas discordei colocando a minha em relação à explicação do professor Arenildo. Se você interpretou isso como uma ofensa, lamento, não foi a minha intenção. 

    Bons estudos!

  • Pessoal essa é uma questão que obrigatoriamente temos que  observar seu significado no texto.

     “também estão sujeitas a alagamentos” - além do deslizamento.

     estão sujeitas também a alagamentos - somente as casas, não existe outro (sujeito) sujeito a alagamentos.

    P.S. Também marquei a "E" no início, mas depois que dei uma lida no texto entendí a questão.

    -

    "Aquele que não luta pelo futuro que quer, deve aceitar o futuro que vier"

  • QUESTÃO CASCA GROSSA !!!

  • só tenho uma coisa p dizer: estou pasmo

  • Galera, está na hora de nós, concurseiros, começarmos a encher a FGV de emails, com nossas críticas à banca. Gente, o que custa anular uma questão como essa, em que fica óbvio que tem duas respostas. Aff. #PELO BOICOTE À FGV.

     

  • Os professores sempre dão aquela famosa "arregada" na hora de explicar esse tipo de questão. É como se eles ficassem com vergonha de dizer que a questão não faz sentido algum e que até eles errariam na hora da prova. 

  • GABARITO LETRA D

     

  • a letra E com certeza muda o sentido. só na cabeça do examinador q ñ.

  • Advérbio que muda de posição é um Deus nos acuda
  • no texto: o também se relaciona as CASA

    na modificação : o também se relaciona com os ALAGAMENTOS

  • NAO ADIANTA MANDAR RECURSO. FGV NAO VAI ANULAR.

  • D e E mudam o sentido.

  • vou mandar a real: Tendi foi nada, vot.

    Deus é mais.

    Questões da FGV. Eu nunca acerto, e se acerta, nunca mais cobra o assunto que acertei, rsrsrs Jesus