-
Vixe,a letra: e não midifica?
-
Minha opinião é que o gaberito D está incorreto pois a letra E estaria modificando o sentido do "muitas vezes" antes não dá sentido em quantidade mas sim de frequência. quando colocado depois dá noção de quantidade.
-
está percepitível a alteração da letra E
o gabarito ainda é preliminar
-
Também acho que seja letra E!
-
Aff! Eles não fumam só na hora de elaborar a questão, como também na hora de dar o gabarito.
Marquei a "E" e creio que seja a alternativa correta. Peçam comentários, por favor.
-
Acredito que a letra D modifique o sentido porque "estão sujeitas também" dá a ideia de que existem outras acões a que as casas estão sujeitas e não é isso que o texto quer dizer. O texto quer incluir essas casas no rol das que estão sujeitas aos alagamentos, não só as casas construídas em morros.
-
letra d)CASAS -Também estão sujeitas a alagamentos” (CASAS,CARROS,APARTAMENTOS, qualquer objeto....)
CASAS- estão sujeitas também a alagamentos (CASAS ESTAO SUJEITAS A ALAGAMENTOS,ATERRAMENTOS, DESABAMENTOS, qualquer coisa assim...) MODIFICA O SENTIDO
letra e) LIXO -“que muitas vezes são jogados nos rios” ( TODOS OS DIAS, FREQUENTEMENTE.....)
LIXO- que são jogados nos rios muitas vezes (QUANTIDADE DE LIXO QUE JOGAM EM UM SÓ DIA)
MODIFICA O SENTIDO
PENSO QUE AS DUAS ESTÃO CORRETAS!!
PRA FRENTE E PRO ALTO!!
-
FICOU LETRA D MESMO, ESSES RIDÍCULOS SÓ FERRAM A VIDA DOS OUTROS, AS VAGAS FICAM PARA OS COMISSIONADOS E PRA QUEM PAGA MAIS, FIQUEI FORA DAS VAGAS POR 1 PONTO, PONTO QUE PODERIA VIR DESSA QUESTÃO.
-
O pior é você escrever um recurso com fundamentos de TRÊS PROFESSORES DE PORTUGUÊS pra receber uma resposta merda sem fundamento nenhum, vai entender essa banca...
-
Essa foi ridícula. Gabarito era para ter sido a letra E.
-
Definição dessa prova - Só sei que nada sei.
-
Um dos maiores absurdos que já vi.
FGV estúpida. O pior é a banca nojenta errar e não admitir o erro.
-
Claramente anulável!!! FGV nunca volta atrás, incrível!!
-
Professores ! SOCORRAM NOS!
-
Indiquem essas questões da FGV para comentário do professor !!!!!
Não adianta reclamar, tem que desvendar o motivo das respostas.
-
A letra ''A'' São um exemplo os morros kkkkkkkkkkk, que adorável concodância.
-
Taíla, qual foi a resposta ao recurso?
-
Essa questão deveria ser anulada por possuir mais de uma resposta correta. As letras D e E são gabaritos da questão.
-
Bruna, eu já solicitei o comentário do professor, como acredito que outros colegas também fizeram o mesmo. O problema é que os professores não encaram questões desafiantes como essa e outras da FGV!
-
Até o fim marcaria a letra E como resposta. Não entendo até agora a resposta ser a D. Minha Nossa Senhora da Língua Portuguesa toque o coração dessa banca rsrsrs
-
Eu não entendo o motivo que esses vídeos travam tanto? A gente não consegue assistir nada, pelo menos comigo é assim!
-
Sumiu a opção para solicitção de comentário do professor, como pode ???????
estamos num beco sem saída!!
-
-
O trecho "Casas construídas em áreas próximas de córregos e rios também estão sujeitas a alagamentos quando há muita chuva em um período curto de tempo." faz-me interpretar que além das casas, o que estiver na região é alagado.
Já o trecho "Casas construídas em áreas próximas de córregos e rios estão sujeitas também a alagamentos quando há muita chuva em um período curto de tempo." Posso interpretar que além dos alagamentos, mais coisas acontecem, alterando o sentido do trecho. Logo o gab é D.
A alternativa E mostra que várias vezes os lixos são jogados nos rios. Mesmo sem saber a função dos advérbios, já é possível perceber que o termo muitos não é um advérbio porque variou. Os advérbios modificam um adjetivo, verbo ou outro advérbio. O termo vezes é substantivo. A troca mostrada na alternativa E não altera o sentido do trecho. Vejamos:
"Além disso, por conta dos esgotos que muitas vezes são jogados nos rios, as pessoas que vivem nesses locais ficam sujeitas a contrair doenças."
"Além disso, por conta dos esgotos que são jogados nos rios muitas vezes, as pessoas que vivem nesses locais ficam sujeitas a contrair doenças."
Não mudou o sentido. Substituindo os termos trocados por frequentemente:
Além disso, por conta dos esgotos que frequentemente são jogados nos rios, as pessoas que vivem nesses locais ficam sujeitas a contrair doenças.
Além disso, por conta dos esgotos que são jogados nos rios frequentemente, as pessoas que vivem nesses locais ficam sujeitas a contrair doenças.
-
Resumindo:
O advérbio vem antes, indicando casualidade/eventualidade “que muitas vezes são jogados nos rios”
O advérbio vem posposto ao objeto direto, causando intensidade "que são jogados nos rios muitas vezes"
Não entendo a não assunção da alternativa E como correta. Indefensável.
-
CREIO EU QUE A LETRA E ESTÁ ERRADA PORQUE "MUITAS VEZES" É ADJUNTO ADVERBIAL DE TEMPO, PORTANTO É POSSÍVEL MODIFICAR SUA POSIÇÃO NA FRASE SEM CAUSAR ALTERAÇÃO DE SENTIDO.
-
Não costumo reclamar do professor Arenildo, mas pelo amor... que explicação foi essa!? Ele leu a "E" e passou direto (mal terminou de ler direito), nem explicou. Ficou enchendo linguiça na explicação da "D".
O QC tá de parabéns hein... com relação à manutenção e aos professores.
-
Examinador desgraçado, discordo de você totalmente em relação ao seu comentário a respeito da explicação do professor Arenildo e entendo que não havia muito tempo a perder explicando a letra E! Achei a explicação muito esclarecedora para entendermos a mudança de significado quando deslocamos os termos denotativos de inclusão e exclusão em uma frase. Esse raciocínio pode ser extremamente útil em outras questões como essa em que aparecem esses termos e que podemos poupar bastante tempo (o que é extremamente importante em provas de concurso) em achar a resposta correta sem a necessidade de ter que voltar ao texto pra entendermos o contexto das opções ou de nos prendermos na interpretação em uma opção que pode causar dúvida como no caso da letra E.
-
Luciano Carvalho, não havia tempo? Oi? Você é novato no QC? Já vi vídeos de explicações com 8min aqui, se você caçar não é muito difícil achar vídeos que ultrapassem a casa dos 4min.
E ele deveria esmiuçar a questão, a hora de errar e aprender não é aqui? Tirar dúvidas, saber o porquê do seu erro e etc? Isso é perder tempo para você? Pois é, para mim é aprender, é um "perder tempo" bem necessário.
Se vc prestar atenção existem vários colegas com dúvidas na "E" (você acertou? Que bom, eu não! E quero saber o motivo), então isso requer uma explicação detalhada sim! Inclusive a maioria acabou marcando essa opção. Se a maioria do erro tá nela, por que não explicá-la?
Enfim, não posso mudar sua opinião, nem vc a minha. Bons estudos.
-
Continuo com dúvida na E. :(
-
Como assim, gente? o Professor nem tentou explicar a letra E, a considerou como se não houvesse nenhuma mudança de sentido!!!
Por mais comentário da Professora Isabel, ela sim reconhece quando a banca tem duas respostas "corretas".
-
Pessoal, se lerem com atenção a alternativa D, perceberão que quando na alternativa diz: "também estão sujeitas a alagamentos", percebe-se que o sentido aqui está no fato de não só as casas dos morros estão em perigo, mas as casas perto dos rios também estão. Já a outra parte da alternativa que diz "estão sujeitas também a alagamentos", percebe-se que as casas próximas aos rios estão sujeitas a outros riscos e também a alagamentos. Então houve alteração de sentido aqui. Se eu estiver errado, me corrijam, pois sou um mero aprendiz!!!! Gabarito ao meu ver, letra D.
-
Examinador desgraçado, não sou novato no QC e em nenhum momento no meu comentário disse que você deveria mudar a sua opinião ou a desrespeitei! Apenas discordei colocando a minha em relação à explicação do professor Arenildo. Se você interpretou isso como uma ofensa, lamento, não foi a minha intenção.
Bons estudos!
-
Pessoal essa é uma questão que obrigatoriamente temos que observar seu significado no texto.
“também estão sujeitas a alagamentos” - além do deslizamento.
estão sujeitas também a alagamentos - somente as casas, não existe outro (sujeito) sujeito a alagamentos.
P.S. Também marquei a "E" no início, mas depois que dei uma lida no texto entendí a questão.
-
"Aquele que não luta pelo futuro que quer, deve aceitar o futuro que vier"
-
QUESTÃO CASCA GROSSA !!!
-
só tenho uma coisa p dizer: estou pasmo
-
Galera, está na hora de nós, concurseiros, começarmos a encher a FGV de emails, com nossas críticas à banca. Gente, o que custa anular uma questão como essa, em que fica óbvio que tem duas respostas. Aff. #PELO BOICOTE À FGV.
-
Os professores sempre dão aquela famosa "arregada" na hora de explicar esse tipo de questão. É como se eles ficassem com vergonha de dizer que a questão não faz sentido algum e que até eles errariam na hora da prova.
-
GABARITO LETRA D
-
a letra E com certeza muda o sentido. só na cabeça do examinador q ñ.
-
Advérbio que muda de posição é um Deus nos acuda
-
no texto: o também se relaciona as CASA
na modificação : o também se relaciona com os ALAGAMENTOS
-
NAO ADIANTA MANDAR RECURSO. FGV NAO VAI ANULAR.
-
D e E mudam o sentido.
-
vou mandar a real: Tendi foi nada, vot.
Deus é mais.
Questões da FGV. Eu nunca acerto, e se acerta, nunca mais cobra o assunto que acertei, rsrsrs Jesus