SóProvas


ID
2544124
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Mogi das Cruzes - SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Evitar ruídos na comunicação é fundamental para que as mensagens sejam entendidas. Para uma comunicação eficaz, algumas barreiras devem ser evitadas. Assinale a alternativa que aponta tais barreiras.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito dado como A. 

    Alguns autores ainda dividem as barreiras da comunicação em cinco categorias:
    8.1 Barreiras mecânicas ou físicas
    Aparelho de transmissão, como o barulho, ambiente e equipamentos inadequados. A comunicação é bloqueada por fatores físicos.
    8.2 Barreiras fisiológicas
    Dizem respeito aos problemas genéticos ou de má-formação dos órgãos vitais da fala.
    8.3 Barreiras semânticas
    São as que decorrem do uso inadequado de linguagem não comum ao receptor ou a grupos visados.
    8.4 Barreiras psicológicas
    São os preconceitos e estereótipos que fazem com que a comunicação fique prejudicada.
    8.5 Barreiras pessoais
    As pessoas podem facilitar ou dificultar a comunicação. Tudo dependerá da personalidade de cada um, do estado de espírito, das emoções, dos valores etc.
    8.6 Barreiras administrativas/burocráticas

  • GABARITO: A

     

    Alguns autores ainda dividem as barreiras da comunicação em seis categorias:


    Barreiras mecânicas ou físicas – Aparelho de transmissão, como barulho, ambiente e equipamentos inadequados. A comunicação é bloqueada por fatores físicos. É quando eu não consigo me comunicar porque eu estou longe da pessoa, porque o microfone não funciona, porque o computador está sem internet, porque há muito barulho na sala... São barreiras físicas que impedem ou difcultam a comunicação.
     

    Barreiras fsiológicas – Dizem respeito aos problemas genéticos ou de má formação dos órgãos vitais da fala, da audição ou da visão. Por mais leve que seja esse problema fsiológico, ele pode gerar uma barreira na comunicação.


    Barreiras semânticas – São as que decorrem do uso inadequado de linguagem não comum ao receptor ou a grupos visados. Quando o receptor desconhece ou atribui signifcado diferente a uma ou mais palavras usadas pelo comunicador.

     

    Barreiras psicológicas – São os preconceitos e estereótipos que fazem com que a comunicação fque prejudicada.
     

    Barreiras pessoais – As pessoas podem facilitar ou difcultar a comunicação. Tudo irá depender da personalidade de cada um, do estado de espírito, das emoções, dos valores etc.

     

    Barreiras administrativas/burocráticas – Decorrem das formas como as organizações atuam e processam as informações. Se o acesso a uma informação é muito burocratizado, isso difculta a fluidez da comunicação.
     

     

    Prof. Mauro Salim.

    Bons estudos.

  • O item C também é plausível.

  • ALGUNS AUTORES USAM OUTRAS NOMENCLATURAS COMO BARREIRAS EMOCIONAIS, DE LINGUAGEM E PSICOLÓGICAS. TAL DIFERENCIAÇÃO ENTRE AUTORES PODE COMPLICAR NA HORA DA PROVA. 

     

    JÁ FIZ A LEITURA DE RODRIGO RENNÓ

  • pq não poderia ser item C também? Alguém sabe responder?

  • O item C está incorrento porque nessa questão eles utilizam a definição tecnologica=física, assim haveria redundância no item.

  • LETRA A

  • @alexandrina Oliveira não poderia ser a letra C porque Tecnológicas e Físicas são o mesmo tipo de barreira

  • Em 06/02/20 às 15:00, você respondeu a opção B.

    Você errou!

    Em 01/02/20 às 11:30, você respondeu a opção B.

    Você errou!

    Em 31/01/20 às 11:43, você respondeu a opção B.

    Você errou!

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK QUE M#@D%

  • Por que não a B, alguem pode explicar?

  • Não encontrei nada à respeito de Barreiras Tecnológicas.

    Acredito que a Vunesp considerou Barreiras Tecnológicas = Barreiras Físicas.

  • barreiras que impedem a eficácia: a linguagem/ semântica é a principal. acredito que o resto está errado por não conter a principal
  • Gabarito: A

    Principais Regras de Comunicação:

    • Processo bilateral de troca de informações, podendo ser formal ou informal;
    • Apresenta os seguintes elementos: o emissor codifica uma mensagem, a qual é transmitida por um canal e ao chegar é decodificada pelo receptor. Esse receptor dar uma resposta que chamamos de feedback. Na maioria dos casos, apresenta ruídos.
    • Ruídos (dificultam a comunicação). Ex: Filtragem (Manipulação da mensagem por um individuo), Percepção seletiva (eu escuto aquilo que eu quero com base nas minhas crenças e valores), Sobrecarga (muitas mensagens e não consegue dar atenção), Barreiras Físicas (Uma parede atrapalhando a comunicação), entre outros.
    • Com base no organograma, pode ser ascendente, descendente, horizontal ou diagonal.

    FICA A DICA PESSOAL: Estão precisando de planejamento para concursos? Aulas de RLM SEM ENROLAÇÃO? Entre em contato comigo e acessem tinyurl.com/DuarteRLM .Lá vocês encontraram materiais produzidos por mim para auxiliar nos seus estudos. Inclusive, acessem meu perfil e me sigam pois tem diversos cadernos de questões para outras matérias, como português e direito constitucional. Vamos em busca da nossa aprovação juntos !!

  • GAB A????

    SÃO BARREIRAS À COMUNICAÇÃO:

    1. Barreiras mecânicas ou físicas: a comunicação é bloqueada por fatores físicos.
    2. Barreiras fisiológicas: dizem respeito aos problemas genéticos ou de má-formação dos órgãos vitais da fala.
    3. Barreiras psicológicas: são os preconceitos e estereótipos que fazem com que a comunicação fique prejudicada.
    4. Barreiras semânticas: são as que decorrem do uso inadequado da linguagem não comum ao receptor ou a grupos visados.
    5. Barreiras pessoais: as pessoas podem facilitar ou dificultar a comunicação. Tudo dependerá da personalidade de cada um, do estado de espírito, das emoções, dos valores etc.
    6. Barreiras administrativas/burocráticas: decorrem das formas como as organizações atuam e processam as informações.
    7. Filtragem – é a manipulação da mensagem pela pessoa que envia (fonte), para que seja vista favoravelmente pelo recebedor. Acontece quando um subordinado não quer dar uma má notícia ao chefe ou quer “dizer” ao chefe o que ele quer ouvir. (CAI MUUUUUUITO)
    8. Percepção seletiva – as pessoas que recebem a mensagem as interpretam com base em suas necessidades, experiências, motivações e outras características pessoais.
    9.  Linguagem – a idade, o nível educacional e a cultura de uma pessoa influenciam como ela usa a linguagem. As palavras não significam a mesma coisa para todo mundo. Quando vamos a um médico e ele usa termos técnicos para nos explicar que doença temos, podemos não entender a mensagem.
    10. Excesso de informação – todos nós temos uma capacidade nítida de processar informação. Quando essa capacidade é superada, tendemos a esquecer de informações, postergar a comunicação ou ação necessária.

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS