SóProvas


ID
2545198
Banca
FGV
Órgão
SEPOG - RO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O mapeamento estratégico utilizado na metodologia do Balanced Scorecard é uma importante ferramenta para visualizar e comunicar os processos pelos quais a organização cria valor.


Sobre o mapa estratégico, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • MAPAS ESTRATÉGICOS: Representam visualmente as relações de causa e efeito entre as dimensões do BSC e permitem entender como as dimensões se influenciam e relacionam.

     

    Fonte: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4109950/mod_resource/content/1/Aula%206%20-%2012set17%20-%20Apresenta%C3%A7%C3%A3o%20-%20BSC_Conceitos%20-%202.pdf (pág 13)

     

    Indo além:

    O mapa estratégico é um dos instrumentos utilizados para a descrição da estratégia, e é composto por um conjunto de proposições criadas a partir de uma dimensão abstrata na qual se evidenciam as relações de causalidade entre vários resultados que a organização deseja alcançar os objetivos estratégicos, sendo feito através de várias perspectivas de análise.

     

    Os mapas estratégicos oferecem uma representação visual dos objetivos organizacionais críticos e dos seus interrelacionamentos principais, que são responsáveis por impulsionar o desempenho da organização, segundo Kaplan e Norton (2004). Para os mesmos autores, os mapas servem também para mostrar como a organização faz para converter as iniciativas e os recursos alocados, bem como a cultura organizacional e o conhecimento dos empregados, em resultados tangíveis.

     

    Fonte: http://repositorio.ufpe.br/bitstream/handle/123456789/11519/DISSERTA%C3%87%C3%83O%20Regiane%20Cunha%20da%20Silva.pdf?sequence=1&isAllowed=y (pág 27)

  • PALAVRA CHAVE PRA ACERTAR GALERA = CAUSA E EFEITO

     

     

     

    GAB  C

  • Desculpa, gente. A Banca deu uma embolada nos conceitos.  Pediria anulação. 

  • FGV anular questão? Difícil de acontecer. É preciso se adaptar ao molde de banca mesmo e marcar a mais coerente.   

     

    Relações de causa e efeito estão presentes em diversas metodologias, como na dos Fatores Críticos de Sucesso de Rockart, no Diagrama de causa e efeito de Ishikawa e no Mapa estratégico.

     

  • c) Relaciona visualmente as relações de causa e efeito entre os objetivos estratégicos. 

    Na gestão estratégica competitiva, o alinhamento e controle estratégicos são suportados pela ferramenta Balanced Scorecard, pela qual se elaboram medidas financeiras e não financeiras que possibilitam os desdobramentos das estratégias a serem implementadas.

    Ou seja, os desvios de finalidade que podem ocorrer dentro de uma organização, podem ser mensurados pelo BSC, se a ferramenta pode controlar esses desvios, significa que ela tb tem a capacidade de dispor ao administrador visualmente as relações das causas daquela consequencia (o pq do setor financeiro ter aqueles numeros por ex) 

    O BSC é mensurado através de 4 perspectivas, são elas: Financeiras, Processos Internos, Aprendizado/Crescimento e Clientes.

    Apesar de ser uma ferramenta do planejamento estratégico, ela tb pode afetar outras áreas.  Lembrando tb que é uma ferramenta do controle estratégico, ele não é usado para formular planejamento (Como a análise SWOT)

  • O mapa estratégico busca estabelecer uma relação de causa e efeito que conecta os resultados desejados com os seus vetores, impulsionadores, ou temas - que podem levar ao resultado pretendido. Estas relações buscam tornar claros os vínculos mais significativos das relações estabelecidas entre os objetos centrais localizados em cada perspectiva do BSC. As relações de causa e efeito podem ser claramente identificadas pelas setas do mapa.

    Prof. Carlos Xavier- Estratégia concursos.

  • Letra: C

     

    Macete:

     

    Mapa estratégico: relação de causa e efeito  a resultados desejados.

     

    Relações: estabelecidas entre os objetos centrais localizados em cada perspectiva do BSC com suas setas direcionadas.

     

    a) ERRADO.  fatores críticos de sucesso. 

     b) ERRADO.  desempenho de marketing das subsidiárias ou filiais da empresa

     c)  CORRETO. Relaciona visualmente as relações de causa e efeito entre os objetivos estratégicos. 

     d)  ERRADO.  forças e fraquezas às oportunidades e ameaças da matriz SWOT. 

     e) ERRADO. vincula espacialmente os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento aos centros de inovação

     

  • Pessoal, a banca não misturou conceitos. Uma coisa é o diagrama de causa e efeito (ferramenta da qualidade) e outra é o mapa estratégico gerado pelo BSC

    .

    O mapa estratégico é uma ferramenta simples e eficaz, que traduz de forma visual os objetivos estratégicos que serão considerados pela alta administração. Ele materializa a visão e a estratégia que a organização adotará para transformar a visão de futuro em realidade, norteada pela missão e pelos valores. Sua maior virtude é proporcionar o alinhamento entre os diversos objetivos estratégicos, traduzindo de forma visual e direta a estratégia adotada. Através de uma figura que ocupa um único ambiente visual (por isso é chamada de mapa), agrupam-se os objetivos estratégicos em perspectivas fundamentais. O mapa aponta, por intermédio de conjunto de objetivos estratégicos balanceados em diversas perspectivas, interligados por relações de causa e efeito e gerenciados por indicadores, a forma pela quais ativos intangíveis da organização produzem resultados tangíveis. A tradução da estratégia por meio desse mapa cria referencial comum de fácil compreensão para todos, proporcionando a clara percepção de como as atividades de cada um estão ligadas aos objetivos gerais da instituição e possibilitando, desse modo, o trabalho coordenado e colaborativo em prol das metas traçadas.

    FONTE: ENAP

  • O Mapa Estratégico é a representação visual da historia da estratégia de uma organização

    Através do mapa, se consegue resumir graficamente a missão, visão, os principais objetivos estratégicos e os indicadores envolvidos

     

    Administração Geral para Concursos - Rennó

  • a letra A me deixou em dúvida, pois o Diagrama de Ishikawa tbm é conhecido como diagrama de causa e efeito e não vejo erro quanto aos fatores críticos, pois ele levanta todos os aspectos que causam um problema, ou seja, os fatores críticos... ai, ai ai

  • Falou em mapa estratégico, há de se lembrar de CAUSA E EFEITO. 

  • J. P.,

     

    Isso é lógico em partes, haja vista que há um distinção feita entre duas bancas tradicionais:

    FCC - BSC -> Matriz SWOT

    FGV - BSC -> Causa e efeito.

    Fala pessoal, no intuito de ajudar os colegas, eu criei um insta só com questões de Adm. Geral e Pública para compartilhar um pouco da minha experiência na área.

    @bizuadm

    Caso alguém ache será de alguma valia, será bem-vindo. Um grande abraço.

    (Caso discorde de algum comentário, discutiremos e aprenderemos juntos)

  • FGV tem um pensamento,causa e efeito.

    FCC tem outro pensamento,análise swot.

    Vou ficar ligado agora rsrs

  • resolvendo questões de bancas diferentes sobre o mesmo assunto as respostas são diferentes, eita mundo louco esse dos concursos kkk

  • O BSC foi estruturado pressupondo uma relação de causa e efeito entre as perspectivas e seus respectivos objetivos. Vamos entender melhor isso: Norton e Kaplan (1997) pontuam que em vez de nos obrigar a fazer escolhas complexas, podemos utilizar medidas diversificadas para interligar por uma série de relações de causa e efeito as atividades à estratégia da empresa. Nesse sentido, é possível demonstrar no BSC como investimentos na reciclagem de funcionários, tecnologia da informação e produtos e serviços inovadores melhores melhoram radicalmente o desempenho financeiro futuro.

    Em termos simples: ao aprimorarmos a base (perspectiva de aprendizagem, inovação e crescimento) teremos condições de melhorar nossos processos internos, assim, conseguiremos agregar maior valor a nossos clientes o que, por fim, resultará em um resultado financeiro sustentável. Consegue perceber que uma perspectiva influencia na outra? Essas relações de causa e efeito são ilustradas por meio de um diagrama denominado de mapa estratégico.

    Aqui já conseguimos visualizar a alternativa C como correta, mas vamos ver o que as outras alternativas descrevem.

    Alternativa A. Errado. Apesar do diagrama de Ishikawa ter relação com causa e efeito, o mapa mental relaciona a casa e efeito entre os objetivos estratégicos e o diagrama analisa a causa e efeito de um determinado problema.

    Alternativa B. Errado. O mapa estratégico não é uma representação geográfica.

    Alternativa D. Errado. A análise SWOT é uma ferramenta utilizada na formulação do planejamento, já o BSC é uma ferramenta de controle estratégico.

    Alternativa E. Errado. O mapa estratégico é um diagrama no qual ficam claras as relações de causas e efeitos (precedência) entre os objetivos estratégicos.

    Gabarito: C

  • O BSC foi estruturado pressupondo uma relação de causa e efeito entre as perspectivas e seus respectivos objetivos. Vamos entender melhor isso: Norton e Kaplan (1997) pontuam que em vez de nos obrigar a fazer escolhas complexas, podemos utilizar medidas diversificadas para interligar por uma série de relações de causa e efeito as atividades à estratégia da empresa. Nesse sentido, é possível demonstrar no BSC como investimentos na reciclagem de funcionários, tecnologia da informação e produtos e serviços inovadores melhores melhoram radicalmente o desempenho financeiro futuro.

    Em termos simples: ao aprimorarmos a base (perspectiva de aprendizagem, inovação e crescimento) teremos condições de melhorar nossos processos internos, assim, conseguiremos agregar maior valor a nossos clientes o que, por fim, resultará em um resultado financeiro sustentável. Consegue perceber que uma perspectiva influencia na outra? Essas relações de causa e efeito são ilustradas por meio de um diagrama denominado de mapa estratégico.

    Aqui já conseguimos visualizar a alternativa C como correta, mas vamos ver o que as outras alternativas descrevem.

    Alternativa A. Errado. Apesar do diagrama de Ishikawa ter relação com causa e efeito, o mapa mental relaciona a casa e efeito entre os objetivos estratégicos e o diagrama analisa a causa e efeito de um determinado problema.

    Alternativa B. Errado. O mapa estratégico não é uma representação geográfica.

    Alternativa D. Errado. A análise SWOT é uma ferramenta utilizada na formulação do planejamento, já o BSC é uma ferramenta de controle estratégico.

    Alternativa E. Errado. O mapa estratégico é um diagrama no qual ficam claras as relações de causas e efeitos (precedência) entre os objetivos estratégicos.

    Gabarito: C

    Fonte: Prof. Marcelo Soares| Direção Concursos

  • Marcelo Franklin (@bizuadm)

    FCC - BSC -> Matriz SWOT

    FGV - BSC -> Causa e efeito.

  • ASSERTIVA LETRA C

    Balanced Scorecard

    Considerado um modelo de gestão estratégica, o método surgiu para desmistificar a visão de que, para obter sucesso, um negócio precisa focar unicamente em indicadores financeiros e contábeis. E, ao mesmo tempo, para definir estratégias e desenhar planejamentos de uma maneira muito mais abrangente. OU SEJA

     

     É o sistema que traduz a missão e a estratégia da empresa em um conjunto de medidas de desempenho que serve de base para um sistema de medição e gestão estratégica.

     

    Objetivos do BSC

    Traduzir e esclarecer a estratégia e a visão. ...

    Estabelecer e planejar metas e alinhar iniciativas estratégicas. ...

    Melhorar o aprendizado estratégico e o feedback. ...

    Associar e comunicar medidas estratégicas e objetivos. ...

    Perspectiva dos clientes. ...

    Perspectiva dos processos internos.

     

    As 4 Perspectivas do BSC

    Perspectiva financeira: ...

    Perspectiva do cliente: ...

    Perspectiva de processos internos: ...

    Perspectiva de aprendizado e crescimento (pessoas)

  • ASSERTIVA CORRETA LETRA "C"

    Complementando;

    O mapa estratégico é uma “representação gráfica” que traz a missão, a visão e a estratégia organizacional, descrevendo objetivos estratégicos que estão inter-relacionados e distribuídos nas quatro perspectivas (Financeira, Cliente, Processos Internos e Aprendizado e Crescimento).

    O mapa estratégico facilita a visualização da estratégia, ou seja, facilita a “comunicação” da estratégia, para que as pessoas consigam compreender a estratégia da organização e saibam o caminho que devem seguir.

    • O BSC foi estruturado pressupondo uma relação de causa e efeito entre as perspectivas e seus respectivos objetivos.