SóProvas


ID
2545348
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A respeito do processo embrionário de institucionalização do serviço social no Brasil, a partir da década de 30 do século XX, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito "E"

     e) O serviço social de casos individuais foi o método central aplicado para realizar o conjunto de trabalho necessário para o reajustamento dos indivíduos às condições normais de vida.

     

    realizar o conjunto de trabalhos necessários ao reajustamento de certos indivíduos ou grupos às condições normais da vida’, organizando para tal: o Serviço Social dos Casos Individuais, Orientação Técnica das Obras Sociais, o Setor de Investigação e Estatística e o Fichário de Obras e Necessitados. O método central a ser aplicado é definido como sendo o Serviço Social de Casos Individuais, devendo-se ‘estimular o necessitado, fazendo-o participar ativamente do todos os projetos que se relacionam com o seu tratamento [...] utilizar todos os elementos do meio social que possam influenciá-lo no sentido desejado, facilitando sua readaptação’ e propiciar um auxílio material reduzido ao mínimo indispensável, ‘para não prejudicar o tratamento’ (IAMAMOTO; CARVALHO, 2012, p. 185-186).

  • Resposta letra "E".

     

    Vejamos a correção das demais.

     

    a) Este excerto está incorreto – O Serviço Social surge da iniciativa de grupos e frações de classes dominantes, que se expressam através da Igreja Católica, do o Estado e da burguesia. Logo, não se pode afirmar que o seu desenvolvimento está distante (alheio) ao aparato estatal.

     

     b) Este excerto está incorreto – O assistente social era considerado o facilitador do controle social e do ajustamento dos indivíduos ao padrão estabelecido, na administração dos conflitos sociais. Tinha como função equacionar os conflitos, com práticas assistenciais. Diante da população, o assistente social tinha a figura de representação do Estado (BATTINI,2016). Logo, viu-se no Serviço Social uma estratégia de manutenção do status quo, o que lhe ampliou o campo de atuação.

    Nos dizeres de Yazbek (2009), a profissão amplia sua área de ação, alarga as bases sociais de seu processo de formação, assume um lugar na execução das políticas sociais emanadas do Estado e, a partir desse momento, tem seu desenvolvimento relacionado com a complexidade dos aparelhos estatais na operacionalização de Políticas Sociais.

     

     

     c) Este excerto está incorreto - Os primeiros contatos da profissão no judiciário foram no Juízo de Menores em São Paulo, através do comissariado de menores criado em 1924 (FÁVERO, 2013).

     

     d) Este excerto está incorreto -  O chamado Serviço Social Tradicional pauta sua ação através de um viés de formação social, moral e intelectual das famílias. Ou seja, através de um trabalho tido como “educativo”, que culpabiliza o sujeito pela sua condição. Em suma, uma prática profissional, baseada em atendimentos individualizados e prolongados, numa ideia de adequação ao comportamento moral esperado, como por exemplo, o chamado Serviço Social de Caso ( SILVA et ali , 2016).

     

     

     

    http://cress-mg.org.br/hotsites/Upload/Pics/ec/ecd5a070-a4a6-4ba1-8e4a-81b016479890.pdf

    http://unesav.com.br/ckfinder/userfiles/files/O_significado_socio-_historico_da_profissao%20Yasbek.pdf

    file:///C:/Users/Rezielle%20Machado/Desktop/SERVI%C3%87O%20SOCIAL/OUTROS/28150-127871-1-PB.pdf

    http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-66282013000300006

    http://www.scielo.br/pdf/sssoc/n127/0101-6628-sssoc-127-0456.pdf

  • A perspectiva de ação para o Serviço Social, nesse primeiro momento, é bem delimitada. Restringe-se ao atendimento individual, a partir da concepção de sociedade, que caracteriza o indivíduo em condições estruturais de pobreza, como pessoa fraca, desajustada e incapaz, que precisa de ajuda especial. Adota-se a metodologia de caso, grupo ou comunidade, como formas de implementar a intervenção social, sem objetivar, contudo, uma análise na estrutura social. A pobreza é expressa estatisticamente, vista sem o estabelecimento de relação com a forma de organização social.