Compreendi de forma mais completa esta questão ao reler o capítulo III do livro Relaçõs Sociais e Serviço Social no Brasil, de Iamamoto Carvalho:
a)A ação do assistente social deverá estar voltada para "radicar no espírito dos menores aprendizes a noção de autoridade associada harmoniosamente a uma forte disciplina e para despertar o espírito de iniciativa e de liberdade refletida, que nada tem em comun com os desvios libertários a que os adolescentes são particularmente sujeitos" . A ação concreta do assistente social, dentro desse espírito, pouca diferença apresentará, no entanto, relativamente às suas atividades tradicionais(p.264)
b)Como foi visto anteriormente, além das transformações na retórica do discurso oficial do serviço social, solidifica-se uma adesão ao capitalismo em sua etapa de aprofundamente industrial urbano.O desenvolvimento capitalista, visto apenas como desenvolvimento necessário da sociedade, acarretando como "preço a ser pago pelo progresso" o agravamento da questão social - a negação ideológica de alternativas não-capitalistas - estará no centro dessa questão. Permitirá à formação cristã-humanista do Assistente Social fundir-se ao caráter mais social que assume o capital, pondo-o a serviço das instituições que atuam segundo esse novo sentido. Representará também a solidificação da adesão ideológica à racionalidade capitalista, que levará à progressiva substituição do antigo binômio de socialização e controle social,"Igreja-Família", por um novo trinômio, "Escola-Indústria-Família".(p.267);
c/d)A constataçãode que as grandes favelas dos morros cariocas (assim como das baixadas da periferia e subúrbios) poderiam transformar-se em redutos eleitorais Partido Comunista no Brasil leva à mobilização, pelo Estado e hierarquia, de seu aparato assistencial para contrapor-se e consolidar seu controle sobre aquela população (p.284) (...)Para aquela situação de anomia que permite e propicia a germinação de ideologias exóticas - ideologias que no discurso institucional do Serviço Social são igualadas a doenças endêmicas(...)a única solução possível será a educação. (...)as bases de atuação do serviço social estarão assim centradas nos casos individuais, nos lazeres educativos e, principalmente, na educação popular e formal (p.285) (...)A educação será, porntanto, o meio de arrancar o proletariado das influências exôticas e reconquistá-lo.(p.286)
e)No referente às técnicas do Serviço Social, os relatos de práticas desenvolvidas parecem mostrar que estas se mantêm basicamente dentro dos padrões preexistentes, não implicando,de imediato,mudança de sua qualidade(p.253).
Referências:IAMAMOTO, Marilda Villela;CARVALHO, Raul de. Relações Sociais e serviço social no Brasil:esboço de uma interpretação histórica-metodológica.-25.ed.-São Paulo, Cortez;2008.
Gabarito: B - A adesão ideológica do serviço social à racionalidade capitalista levou à fusão da composição cristã-humanista do assistente social, com o caráter mais social que assume o capital.
(a)A partir da instituição do Serviço Nacional de Aprendizagem Nacional (SENAI(As ações são ligadas a força de trabalho juvenil, porém as práticas de intervenção são as mesmas, técnica de caso e de grupo. (Pág.268))
(c)As primeiras ações profissionais nas favelas do Rio de Janeiro ocorreram em virtude do aumento e seu consequente reflexo na imagem do governo brasileiro. (da concentração da população pobre) (Pág.298 )
(d)As primeiras intervenções do serviço social nas favelas do Rio de Janeiro indicavam que o motivo da favelização era . (miséria material e moral das populações faveladas), (Pág.301 )
(e)A criação da Legião Brasileira de Assistência propiciou qualitativa no serviço social (Pág.266)
IAMAMOTO, Marilda Villela;CARVALHO, Raul de. Relações Sociais e serviço social no Brasil:esboço de uma interpretação histórica-metodológica.-37.ed.-São Paulo, Cortez;2012.