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ID
2545354
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Acerca do movimento de reconceituação do serviço social na América Latina e no Brasil, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra B

     

    O Movimento de Reconceituação do Serviço Social não teve sua expressão apenas no Brasil e sim envolveu alguns países da América Latina nos anos entre 1965 e 1975, período em que vários países latino-americanos vivenciavam crises e governos ditatoriais, o que serviu como mola propulsora para a organização de movimentos sociais. O Movimento de Reconceituação do Serviço Social significou a construção de uma relação diferenciada da profissão com a sociedade e com os trabalhadores, na medida em que buscou romper com teorias e métodos importados e “empacotados” especialmente do contexto norte-americano que não dialogava com a realidade latina e, no caso especifico, com a realidade brasileira. O Serviço Social latino-americano em um movimento de contranitência à submissão aos métodos e teorias americanas e/ou europeias, ou seja, em um movimento de oposição ao conservadorismo que caracterizava a profissão desde sua origem, organizou um movimento que teve como propósito: reconceituar/reconceber ou rever opiniões, conhecimentos, fundamentos, finalidades e compromissos, Comentado 30 ou seja, propunha uma revisão crítica ao tradicionalismo profissional. Denominado de Reconceituação do Serviço Social, esse movimento “[...] de base teórica e metodológica eclética [...] foi polarizado pelas teorias desenvolvimentistas [...], representou as primeiras aproximações do Serviço Social à tradição marxista” (IAMAMOTO, 2008, p. 212) e impôs aos profissionais a revisão dos fundamentos da profissão e a preocupação com o caráter científico e não doutrinário das atividades profissionais (IAMAMOTO, 2008). O movimento também teve importância quanto à denúncia da “pretensa neutralidade políticoideológica” (IAMAMOTO, 2008), o que impulsionou a busca da vocação do Serviço Social brasileiro e, a partir daí, o surgimento de vertentes de fundamentação teórico-metodológica para fundamentar essa vocação. A reconceituação é, sem qualquer dúvida, parte integrante do processo de erosão do Serviço Social “tradicional”, portanto, nessa medida, partilha de suas causalidades e características. Como tal, ela (a Reconceituação) não pode ser pensada sem a referência ao quadro global (econômico-social, político, cultural e estritamente profissional) em que aquele se desenvolve. No entanto, ela se apresenta com nítidas peculiaridades, procedentes das particularidades latino-americanas, nas nossas latitudes e ainda “a ruptura com o Serviço Social tradicional se inscreve na dinâmica de rompimento das amarras imperialistas, de luta pela libertação nacional e de transformação da estrutura capitalista excludente, concentradora” (NETTO, 2005, p. 145-146). 

    http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/Ebooks/Pdf/978-85-397-0303-6.pdf

  • A

    O Brasil foi pioneiro no processo de reconceituação do serviço social na América Latina e inovou ao ter proposto a melhoria do sistema capitalista por meio de recursos de modernização tecnológica. 

    B

    O debate brasileiro no âmbito da tradição marxista representa um processo de superação do movimento de reconceituação latino-americano. 

    C

    A aproximação das pautas desse movimento com as ideias expressas nas obras originais de Karl Marx levou ao rompimento definitivo do serviço social com o conservadorismo.

    D

    O início da aproximação do Serviço Social com o marxismo promoveu a delimitação de espaços para a atuação profissional e espaços para a militância política.

    E

    Na América Latina, ao contrário do Brasil, o movimento foi caracterizado pela homogeneidade teórica para a compreensão das relações sociais que fundamentam a prática profissional.

  • Acho que definitivo é uma palavra muito forte!!

  • É, sobretudo com Iamamoto (1982) no início dos anos 80 que a teoria social de Marx inicia sua efetiva interlocução com a profissão. Como matriz teórico‐metodológica esta teoria apreende o ser social a partir de mediações. Ou seja, parte da posição de que a natureza relacional do ser social não é percebida em sua imediaticidade. "Isso porque, a estrutura de nossa sociedade, ao mesmo tempo em que põe o ser social como ser de relações, no mesmo instante e pelo mesmo processo, oculta a natureza dessas relações ao observador" (NETTO, 1995) Ou seja, as relações sociais são sempre mediatizadas por situações, instituições etc, que ao mesmo tempo revelam/ocultam as relações sociais imediatas. Por isso nesta matriz o ponto de partida é aceitar fatos, dados como indicadores, como sinais, mas não como fundamentos últimos do horizonte analítico. Trata‐se, portanto de um conhecimento que não é manipulador e que apreende dialéticamente a realidade em seu movimento contraditório. Movimento no qual e através do qual se engendram, como totalidade, as relações sociais que configuram a sociedade capitalista.

  • O debate brasileiro no âmbito da tradição marxista representa um processo de superação do movimento de reconceituação latino-americano.

    Errei várias vezes até entender o que quer dizer com superação. A alternativa afirma que com o debate brasileiro da tradição marxista, intenção de ruptura, o movimento de reconceituação é finalizado. Ex: Fulano conseguiu superar a depressão. A depressão terminou.