SóProvas


ID
2545492
Banca
PUC-PR
Órgão
TJ-MS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A música popular perdeu a centralidade que já ocupou na vida brasileira. Os acontecimentos políticos recentes, que vêm sacudindo o país desde as passeatas de 2013 (1), talvez possam testemunhar esse fenômeno. Eles não provocaram nenhuma reverberação musical, como se a música não tivesse sido requisitada (2) como força motriz, potência existencial capaz de lhes dar voz e ampliar seus sentidos. O que se ouve são alguns “gritos de guerra” (em geral bastante velhos e gastos), mas nada que se assemelhe a uma “dimensão musical” propriamente dita. Os acontecimentos históricos não parecem mais ligados a um imaginário musical com um consenso mínimo que seja.

Na hora de “defender a democracia” em praça pública, ou seja, defender uma espécie de bem comum, é Chico Buarque que continua a ser evocado – o que automaticamente reconecta a atualidade com o passado da luta pela democracia, transmitindo a sensação meio confusa (3) de que não há um “novo momento político” (4), mas a reencenação de antigas batalhas, com os personagens de sempre. Qual será, no futuro, a trilha sonora das imagens de manifestantes ocupando triunfalmente o Palácio do Planalto (5)? Racionais? Emicida? Arlindo Cruz? Los Hermanos? Coldplay? Chico Buarque, mais uma vez? A política parece aspirar a certos horizontes coletivos que a música popular não é mais capaz de alcançar.

Disponível em: <http://piaui.folha.uol.com.br/questoes-musicais/a-ausencia-de-uma-trilha-sonora/> . Acesso em: 14/08/17. 

Sobre a sintaxe das orações destacadas no texto, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B.

     

    Quem tem sensação, tem sensação de algo.

    '' transmitindo a sensação meio confusa de que não há um “novo momento político ”.

     

    Vou acrescentar explicando a ''E''. A retirada das vírgulas mudaria o sentido da oração, pois passaria de explicação para restrição.

     

     

  • a) A oração reduzida (5) poderia ser desenvolvida com a inserção de qualquer conectivo coordenativo aditivo. ERRADO > deveria ser substituido por um pronome relativo, pois se trata de uma oração subordinada adjetiva restritiva reduzida de gerúndio ¹.

     

    b) A oração (4) funciona como complemento nominal da palavra “sensação”, motivo pelo qual é iniciada por preposição. GABARITO> Certo, sempre que uma subordinada se ligar a principal com a forma "de + que" ou ela é completiva nominal (CN) ou objetiva indireta (OI), nesse caso como não completa verbo ela é (CN).

     

    c) A oração (3) aparece em sua forma reduzida, já que seu verbo principal é uma forma nominal, e expressa noção de conformidade. ERRADO> Ao se adicionar conectivos de Conformidade, desenvolvendo a oração, o sentido é alterado.

     

    d) A oração (2) é iniciada por dois conectivos, portanto veicula dois valores semânticos: condição e causa. ERRADO> Não existe esse negócio de 2 valores semânticos para a mesma oração, nessa caso a forma "como se" forma uma locução conjuntiva², com um único valor semântico.

     

    e) As vírgulas que ladeiam a oração (1) são opcionais, e sua ausência não implicaria mudança semântica no período original. ERRADO> A supressão alteraria o valor da oração de explicativa para restritiva.

     

     

    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 

    ¹ http://www.soportugues.com.br/secoes/sint/sint35.php

    ² http://www.soportugues.com.br/secoes/morf/morf88.php

  • Alternativa correta: B. 

     

    Dica para a alternativa E: tirar ou colocar vírgulas no texto sem fazer nenhuma outra alteração muda o sentido em 99% dos casos. 

  • COMPLEMENTO NOMINAL:

    CARACTERISTICAS: COMPLEMENTA UM SUBSTANTIVO ABSTRATO, TEM SENTIDO DE PACIENTE E TEM PREPOSIÇÃO

     

    QUEM TEM SENSAÇÃO TEM SENSAÇÃO DE...

  • COMPLEMENTO NOMINAL

    - Completa um ADJETIVO ou ADVÉRBIO ou SUBSTANTIVO ABSTRATO 

    - Obrigatoriamente preposicionado

    - Quando completa um substantivo abstrato, tem natureza PACIENTE

       O que é mesmo um substantivo abstrato? Dá ideia de SAQE ( Sentimento, Ação, Qualidade e Estado)

     

    E o ADJUNTO AVERBIAL? Vamos la

    - Completa um SUBSTANTIVO ABSTRATO ou CONCRETO

    - Ocasionalmente preposicionado.

    - Quando completa um substantivo abstrato, tem natureza ATIVA.

    Bons estudos :)

  • Gab B amigos. Funciona como Completiva nominal. Ligado ao subs abstrato SENSAÇÃO, com valor de passividade.

    Forca!