SóProvas


ID
2545726
Banca
PUC-PR
Órgão
TJ-MS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O estudo do Comportamento Organizacional pressupõe analisar fatores externos, questões relacionadas às pessoas, aos grupos e como os indicadores organizacionais são influenciados de forma positiva ou negativa. Sendo assim, analise as afirmações e marque a CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • ERROS:

     

     

    A) O ambiente externo afeta a organização a partir de fatores externos como mudança e estresse, o que pode refletir negativamente na produtividade e na satisfação dos colaboradores, apesar de não comprometer a estabilidade e os resultados organizacionais. 

     

     

    B) A motivação extrínseca é mais importante o que a intrínseca, portanto, depende exclusivamente da organização criar fatores motivacionais fortes e que garantam baixo absenteísmo. 

     

     

    C) A rotatividade organizacional alta reflete incondicionalmente em problemas de comunicação e conflitos, ou seja, questões de liderança.  

     

     

    D) A cultura organizacional deve ser analisada e reconhecida de tal forma que todos os colaboradores compreendam normas, regras e valores esperados, garantindo, assim, maior alinhamento com as práticas adotadas e maior satisfação com a organização como um todo.  (GAB)

     

     

    E) A percepção de cada indivíduo não afeta a percepção da organização, portanto as decisões organizacionais serão pautadas em objetividade e clareza, favorecendo melhores resultados.

     

     

     

    GAB D

  • (Gabarito D) 

    Cultura Organizacional: condiciona o comportamento das pessoas no ambiente de trabalho.
    A cultura de uma organização pode ser descrita em relação a dez características principais, de acordo com Robbins:2
    Ø Identidade do membro – O grau com que os empregados se identificam com a organização como um todo, e não com o seu tipo de trabalho ou especialidade profissional.
    Ø Ênfase no grupo – O grau com que as atividades de trabalho são organizadas em torno de grupos em vez de indivíduos.
    Ø Foco nas pessoas – O grau com que as decisões da administração levam em consideração o efeito dos resultados em pessoas da organização.
    Ø Integração das unidades – O grau com que as unidades da organização são estimuladas a operar de uma maneira coordenada ou interdependente.
    Ø Controle – O grau com que regras, regulamentos e supervisão direta são usados para inspecionar e controlar o comportamento dos empregados.
    Ø Tolerância a risco – O grau com que os empregados são incentivados a serem agressivos, inovadores e propensos ao risco.
    Ø Critérios de recompensa – O grau com que recompensas como aumentos de salário e promoções são distribuídos por critério de desempenho do empregado em contraste com o tempo de casa, favoritismo e outros fatores não ligados ao desempenho.
    Ø Tolerância a conflito – O grau com que os empregados são estimulados a expressar conflitos e críticas abertamente.
    Ø Orientação meios-fins – O grau com que a administração enfatiza resultados ou efeitos em detrimento de técnicas e processos usados para alcançar aqueles resultados.
    Ø Foco em sistemas abertos – O grau com que a organização monitora e responde a mudanças no ambiente externo.

  • Alguém pode explicar a diferença dessa motivação extrínseca e intrinseca?
  • Qual seria o erro da alternativa "c"?

  • tá aí a resposta Joyce

    Motivação Intrínseca: Esse tipo de motivação depende do próprio indivíduo e está ligado às prioridades, valores e desejos internos de cada pessoa. Esse estado de motivação é uma habilidade que leva à superação e ao desenvolvimento contínuo do indivíduo ao longo de sua vida.

    Motivação Extrínseca: A motivação extrínseca é ambiental, sendo muito importante no ambiente corporativo para manter os funcionários empenhados e envolvidos com a empresa. Alguns gestores utilizam sistemas de compensação que dão prêmios aos funcionários que atingem suas metas