-
RESPOSTA LETRA B
AUJEITO COMPOSTO
-
Se alguém se disponibilizar a explicar essa questão, agradeço. kk
-
"Sujeito é o ser do qual se diz alguma coisa, sendo constituído por um substantivo ou pronome, ou por uma palavra ou expressão substantivada. Classifica-se como simples quando tem um só núcleo. Na alternativa B, você exerce a função de predicativo do sujeito. Em A, você = sujeito simples do verbo vestir; em C, você = sujeito simples do verbo trabalhar; em D, sujeito simples do verbo esperava."
CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa. 48. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008, p. 324.
-
Letra B, pois é a única alternativa que o você não faz papel de sujeito e sim de predicativo do sujeito já que temos um verbo de ligação.
A frase fica melhor analisada:
Quem decide seu futuro é você.
-
alguem saberia me dizer pq a letra a esta incorreta? o sujeito não seria inderteminado pelo verbo estar na terceira pessoa do plural ''combinam''?
-
a) ... tudo que você vestir (você veste) - Sujeito Simples dentro da oração subordinada.
b) Quem decide é você - Predicativo do sujeito (quem decide)
c) Você não vai trabahar - Sujeito simples
d) Que você esperava - Sujeito Simples.
-
-
já que "você" exerce função de predicativo do sujeito na alternativa b, quem é o sujeito ?
-
Jonas Silveira, QUEM é o sujeito.
-
A função do pronome relativo é substituí um termo antecedente ( anáfora)
Agora é você/ quem(sujeito) decide seu futuro.
Pergunte ao verbo decidir: quem decide? A resposta será você, mas o pronome "quem" substituí o "você" e então assume função de sujeito
apmbb 2020
-
Note que o núcleo do sujeito pode ser, tradicionalmente, um substantivo (normalmente), um pronome, um numeral, um verbo no infinitivo, uma oração substantiva ou uma palavra substantivada. É muito importante notar que o verbo concorda em número e pessoa com o núcleo do sujeito. E... só para os que desejam aumentar seu conhecimento... saibam que alguns linguistas mais ousados dizem que o advérbio pode funcionar como sujeito, como Claudio Cezar Henriques, Eneida Bonfim e Evanildo Bechara: “Moro no Rio de Janeiro com muito orgulho. Aqui é um bom lugar para viver”. Note que esse advérbio é de base pronominal e refere-se a Rio de Janeiro
Fernando Pestana
-
(eles) Combinam com tudo que você (impessoal)vestir. visualizei os verbos dessa forma, logo eu descartei a possibilidade de você ser sujeito devido o fato de verbos no infinitivo serem impessoais.Porém, parece que quando eu tenho esse sentido de subordinação o verbo no infinito pode ser pessoal.Se eu estiver errada me corrijam por favor.
-
Porque o poder executivo pode mediante decreto alterar as alíquotas do II. É uma via mais célere para corrigir distorções econômico-financeiras do mercado, pois o II é um imposto extrafiscal. O II, assim como outros impostos: IE, IPI e IOF, não sujeitam-se ao princípio da legalidade.