SóProvas


ID
2547172
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-AL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

No que se refere às funções das estruturas celulares que constituem as células procarióticas e eucarióticas, julgue o item seguinte.


A capacidade de locomoção de uma célula procariótica deve-se à presença de um citoesqueleto composto de filamentos proteicos.

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA: ERRADO

    Sendo grande a diversidade do Reino Monera, encontram-se bactérias que possuem características muito diversas. Algumas são dotadas de capacidade de locomoção. Para tanto, dispõem de um ou mais flagelos, com cerca de 20 nm de diâmetro. As espiroquetas possuem um conjunto vasto de flagelos, enrolados externa e helicoidalmente em volta da célula, denominados flagelos periplasmáticos.

    Os flagelos estão ancorados através de uma estrutura que atravessa a parede celular, o espaço periplasmático e a membrana plasmática, designada por corpo basal. Sobre este corpo basal actua um motor molecular, igualmente ancorado na membrana plasmática.

     

    http://materiais.dbio.uevora.pt/jaraujo/biocel/celulas.procarioticas.htm

  • Gabarito: Errado

    As células procariontes não apresentam  citoesqueleto, uma espécie de rede formada por filamentos proteicos. A ausência de citoesqueleto impede a realização dos processos de endocitose e exocitose, uma vez que é essa rede que garante a movimentação das vesículas.

  • O citoesqueleto é uma estrutura filamentosa formada por fibras proteicas e que está presente nas células eucariontes. Quanto à sua função, ele se assemelha aos ossos e músculos do corpo posto que está relacionado com o deslocamento e a contração muscular. Em outras palavras, ele é o "esqueleto celular".

     

    fonte: todamateria.com.br

  • Cílios e/ou flagelos movimenta as células

  • Movimentação- citoesqueleto

    Locomoção- cílios e flagelos

  • Primeiro erro: células procariontes não possuem citoesqueleto

    Segundo erro: o citoesqueleto é responsável pela estrutura celular e movimentação das organelas

  • A questão aborda as funções de estruturas celulares em células procarióticas e eucarióticas e pede que se analise o item descrito no enunciado: “A capacidade de locomoção de uma célula procariótica deve-se à presença de um citoesqueleto composto de filamentos proteicos".

    As estruturas celulares de células procarióticas e eucarióticas diferem em muitos aspectos, mas a diferença básica está na complexidade de cada uma. As células procarióticas foram as primeiras a surgir com uma estrutura muito simples, sem núcleo separado e com o DNA solto no citoplasma, apresentando apenas o ribossomo como organela e uma membrana plasmática. As células eucarióticas são mais complexas, apresentando diversas organelas no citoplasma e o material genético envolvido por uma membrana e separado em um núcleo.

    A estrutura de uma célula procariótica apresenta: ribossomos (única organela), membrana, parede celular (bactérias), DNA sem núcleo, citoplasma e flagelo (formado por microtúbulos e proteína) para locomoção da célula.

    A estrutura de célula eucariótica apresenta: ribossomos, complexo de Golgi, mitocôndria, retículo endoplasmático liso e rugoso, núcleo (que guarda o DNA), lisossomos, centríolos, citoplasma, membrana e o citoesqueleto (formado por microtúbulos, microfilamentos e actina) que garante a movimentação das organelas no citoplasma.  (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. 1ª ed. São Paulo: Ática, 2011)

    Fonte da imagem: site todamateria.com.br


    A capacidade de locomoção de uma célula procariótica deve-se à presença de um citoesqueleto composto de filamentos proteicos.

    Analisando o item, então a capacidade de locomoção de uma célula procariótica deve-se à presença de um FLAGELO, e não de um citoesqueleto, este presente apenas em células eucarióticas.

    Gabarito do Professor: ERRADO.

  • Gabarito : Errado.