SóProvas


ID
2549203
Banca
AOCP
Órgão
DESENBAHIA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Existem vários dispositivos legais no ordenamento jurídico brasileiro e tratados internacionais que visam à diminuição e erradicação das desigualdades raciais, étnicas, religiosas e de gênero. Nesse sentido, assinale a alternativa correta acerca dos dispositivos legais que promovem a igualdade racial e de gênero.

Alternativas
Comentários
  •  A)A Constituição Federal não traz disposição expressa quanto à vedação de discriminação de gêneros.[errada]

    A Constituição Federal declara que “todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza [...] (art. 5º caput)

     

     B) A Constituição do Estado da Bahia veda que o Estado promova o intercâmbio cultural ou desportivo, através de delegações oficiais de países que mantiverem política oficial de discriminação racial. [CORRETA]

    Constituição do Estado da Bahia, (Cap. XXIII “Do Negro”)CAPÍTULO XXIII –DO NEGRO

    Art. 287 – Com países que mantiverem política oficial de discriminação racial, o Estado não poderá:

    II – manter intercâmbio cultural ou desportivo, através de delegações oficiais.

     

     C)De acordo com a Lei federal nº 2.889/1956 (Lei contra o genocídio), quem adotar medidas destinadas a impedir os nascimentos no seio de grupo nacional, étnico, racial ou religioso com o intuito de eliminá-lo será incurso nas penas cominadas no art. 121 do Código Penal (homicídio). [ERRADA]

    Lei federal nº 2.889/1956  Art. 1º Quem, com a intenção de destruir, no todo ou em parte, grupo nacional, étnico, racial ou religioso, como tal:

     d) adotar medidas destinadas a impedir os nascimentos no seio do grupo;

        com as penas do art. 125, no caso da letra d;

     

     D)Segundo a Constituição Federal, a prática do racismo constitui crime inafiançável, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei e cuja prescrição ocorre somente após 30 (trinta) anos de ocorrida a prática da ofensa.[ERRADA]

    . 5º, XLII, da CF, que "a prática do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei"​

     

    E)Segundo a Constituição do Estado da Bahia, sempre que for veiculada publicidade estadual, independentemente do número de pessoas que dela participem, será assegurada a inclusão de uma pessoa da raça negra. [ERRADA]

    CAPÍTULO XXIII - DO NEGRO- Art. 289 - Sempre que for veiculada publicidade estadual com mais de duas pessoas, será assegurada a inclusão de uma da raça negra.

  • Errei essa, gabarito correto: B.

    Mais estou começando agora e fiquei em dúvida entre B e C. Rumo PMBA

  • Pra quem ficou em dúvida da ''C'':

    Não é eliminar, mas sim destruir o grupo no todo ou em parte.

  • Apenas para quem ficou em dúvida na alternativa C

    Lei Nº 2.889

    Art. 1º Quem, com intenção de destruir, no todo ou em parte, grupo nacional, étnico, racial ou religioso, como tal:

    ► Adotar medidas destinadas a impedir os nascimentos no seio do grupo → Com as penas do ART. 125 (Aborto)

  • Constituição do Estado da Bahia, (Cap. XXIII “Do Negro”) CAPÍTULO XXIII

    Art. 287 – Com países que mantiverem política oficial de discriminação racial, o Estado não poderá:

    I – admitir participação, ainda que indireta, através de empresas neles sediadas, em qualquer processo licitatório da Administração Pública direta ou indireta;

    II – manter intercâmbio cultural ou desportivo, através de delegações oficiais.

  • De acordo com a Lei federal nº 2.889/1956 (Lei contra o genocídio), quem adotar medidas destinadas a impedir os nascimentos no seio de grupo nacional, étnico, racial ou religioso com o intuito de eliminá-lo será incurso nas penas cominadas no art. 125 do Código Penal ( Aborto provocado por terceiro)

     Aborto provocado por terceiro

           Art. 125 - Provocar aborto, sem o consentimento da gestante:

           Pena - reclusão, de três a dez anos.

  • Existem vários dispositivos legais no ordenamento jurídico brasileiro e tratados internacionais que visam à diminuição e erradicação das desigualdades raciais, étnicas, religiosas e de gênero. Nesse sentido, assinale a alternativa correta acerca dos dispositivos legais que promovem a igualdade racial e de gênero.

    A Constituição Federal não traz disposição expressa quanto à vedação de discriminação de gêneros.

    CF. – 5º, XLII.

    A Constituição do Estado da Bahia veda que o Estado promova o intercâmbio cultural ou desportivo, através de delegações oficiais de países que mantiverem política oficial de discriminação racial.

    C.B. – Capítulo XXIII

    Do negro

    287 – Com países que mantiverem política oficial de discriminação racial, O Estado não poderá:

    I – admitir participação, ainda que indireta, através de empresas meles sediadas, em qualquer processo licitatório da administração pública direta ou indireta;

    II – mantiver intercâmbio cultural ou desportivo, através de delegações oficiais.

    (...)

    De acordo com a Lei federal nº 2.889/1956 (Lei contra o genocídio), quem adotar medidas destinadas a impedir os nascimentos no seio de grupo nacional, étnico, racial ou religioso com o intuito de eliminá-lo será incurso nas penas cominadas no art. 121 do Código Penal (homicídio).

    Segundo a Constituição Federal, a prática do racismo constitui crime inafiançável, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei e cuja prescrição ocorre somente após 30 (trinta) anos de ocorrida a prática da ofensa.

    CF. – Dos Direitos e Garantias Fundamentais

    Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos

    5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, a liberdade, a igualdade, a segurança e a propriedade, nos termos seguintes:

    (...)

    XLII – a prática do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei; (o período acaba).

    (...)

    Segundo a Constituição do Estado da Bahia, sempre que for veiculada publicidade estadual, independentemente do número de pessoas que dela participem, será assegurada a inclusão de uma pessoa da raça negra.

    C.B. – Capítulo XXIII

    Do negro

    289 – Sempre que for veiculada publicidade estadual com mais de duas pessoas, será assegurada a inclusão de uma da raça negra.

    (...)

  • a.A Constituição Federal traz disposição expressa quanto à vedação de discriminação de gêneros (art. 3º, inciso IV).

    c. Foge do escopo.

    d.O crime é imprescritível.

    e.Segundo a Constituição do Estado da Bahia, sempre que for veiculada publicidade estadual, com mais de duas pessoas, será assegurada a inclusão de uma pessoa da raça negra.