SóProvas



Questões de Constituição do Estado da Bahia


ID
82474
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EMBASA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

O princípio do poluidor-pagador tem origem em recomendação editada em 1972, pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico, sobre os princípios diretores relativos aos aspectos econômicos das políticas ambientais. Mais tarde, começou-se a falar também no princípio do usuário-pagador. Ao tempo em que o primeiro princípio determina que os custos relativos a prevenção e combate à poluição, e à reparação dos danos ambientais devem ser suportados por aquele que polui, o segundo traduz a ideia de que a apropriação de um bem coletivo (água, por exemplo) por uma pessoa ou comunidade dá à coletividade o direito a uma contraprestação financeira. Acerca desse tema, especialmente quanto à forma de cobrança pelo uso da água no Brasil, julgue o item subsequente.


Na fixação dos valores a serem cobrados pelo uso dos recursos hídricos, devem ser observados, nos lançamentos de esgotos e demais resíduos líquidos ou gasosos, o volume lançado e seu regime de variação e as características físico-químicas, biológicas e de toxicidade do afluente.

Alternativas
Comentários
  • R(C)

  • LEI Nº 9.433, DE 8 DEJANEIRODE 1997.

    Art. 21. Na fixação dos valores a serem cobrados pelo uso dos recursos hídricos devem ser observados, dentre outros:
    I - nas derivações, captações e extrações de água, o volume retirado e seu regime de variação;
    II - nos lançamentos de esgotos e demais resíduos líquidos ou gasosos, o volume lançado e seu regime de variação e as características físico-químicas, biológicas e de toxidade do afluente


ID
251452
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Acerca da DP, de acordo com a CF, e da atuação da DP no estado
da Bahia, julgue o item seguinte.

A DP tem o monopólio da assistência jurídica integral e gratuita prestada pelo Estado.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO OFICIAL: CERTO

    Cacildo Baptista escreveu: "Segundo Felipe Dossin Alves, a Defensoria Pública não detém o monopólio da assistência jurídica aos que não podem ir à Justiça por seus próprios meios. Os sindicatos, as universidades, os PROCONs, os serviços sociais e, sobretudo, os advogados, no seu ministério privado, podem fazê-lo, e o fazem. Mas a Defensoria tem, no âmbito público, a exclusiva prerrogativa da assistência jurídica integral e gratuita, de conformidade com o artigo 134, caput, da Constituição Federal":

    “Art. 134. A Defensoria Pública é instituição essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a orientação jurídica e a defesa, em todos os graus, dos necessitados, na forma do art. 5º, LXXIV.)”

    Fonte: http://www.clubjus.com.br/?artigos&ver=21723.33429

  • ora... e o PROCON não compõe o Poder Público?!

    rum... sei não...


    Bons estudos!!!
  • A afirmativa está errada e a questão é passível de anulação, uma vez que não há fundamento na Constituição Federal para afirmar que a Defensoria tem o monopólio da assistência jurídica integral e gratuita prestada pelo Estado, nem na sua Lei Orgânica. Pelo contrário, a Constituição Estadual prevê a colaboração da OAB na assistência jurídica aos necessitados:

    Art. 144 - A Defensoria Pública é instituição essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a orientação jurídica e a defesa, em todos os graus, dos necessitados. (...)

    § 3º - Na prestação da assistência jurídica aos necessitados, a Defensoria Pública contará com a colaboração da Ordem dos Advogados do Brasil, pelas suas comissões respectivas.

     

    LEI COMPLEMENTAR ESTADUAL Nº 26, DE 28 DE JUNHO DE 2006:

    Art. 2º - A Defensoria Pública é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do
    Estado, incumbindo-lhe, como expressão e instrumento do regime democrático, fundamentalmente, a promoção
    das políticas públicas, preventivas e postulatórias, de assistência e orientação jurídica, integral e gratuita aos
    necessitados, dos direitos humanos, dos direitos e interesses individuais, coletivos e difusos e a defesa judicial,
    extrajudicial e administrativa, em todos os graus e instâncias, consoante o art. 5º, inciso LXXIV da Constituição
    Federal.

  • Rafael o texto da Constituição Baiana em nada diz sobre monopólio, além do que a semântica da palavras monopólio é incompatível com a ideia de participação de outrem na matéria, quem detém monopólio o faz sozinho, logo como o próprio texto prevê que haverá participação da OAB, logo está equivocado o item, ademias o que seria então o defensor dativo? Os sindicatos que exercem assessoria, dente outros casos. Com a pernissa vênia discordo.... Mas enfim, as bancas tem o poder de transformar quadrado em redondo

  • Alguém sabe se foi cancelada essa questão?

  • Oxente! Nunca vi que a DP monopoliza assistência jurídica integral e gratuita.


ID
251455
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Acerca da DP, de acordo com a CF, e da atuação da DP no estado
da Bahia, julgue o item seguinte.

O defensor público-geral do estado da Bahia é escolhido e nomeado pelo governador do estado, entre os integrantes da carreira com mais de 35 anos de idade, constantes de lista sêxtupla elaborada pelo Conselho Superior da Defensoria Pública.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO OFICIAL: ERRADO

    Da análise da L.C 28/06, que dispõe sobre a DPE-BA, temos que:


    Art. 14 - A Defensoria Pública será dirigida pelo Defensor Público-Geral, nomeado pelo Governador do Estado, dentre os integrantes do quadro de carreira da ativa, e das 02 (duas) últimas classes, maiores de 35 (trinta e cinco) anos, indicados em lista tríplice, elaborada na forma desta Lei, para mandato de 02 (dois) anos, permitida uma recondução, observado o mesmo procedimento.
  • Constituição Estadual, Art. 145, § 1º - O Defensor Público-Geral será nomeado pelo Governador e escolhido, dentre os integrantes da carreira com mais de 35 anos de idade, de lista tríplice composta pelos candidatos mais votados pelos Defensores Públicos, no efetivo exercício de suas funções.

  • lista triplice

  • Gabarito errado. Lista tríplice*


ID
251458
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Acerca da DP, de acordo com a CF, e da atuação da DP no estado
da Bahia, julgue o item seguinte.

A Constituição estadual incumbiu à Defensoria Pública do Estado da Bahia a promoção, em juízo ou fora dele, da defesa dos direitos e das garantias fundamentais de todo cidadão, especialmente dos servidores públicos estaduais processados, civil ou criminalmente, no regular exercício do cargo.

Alternativas
Comentários
  • Constituição do Estado da Bahia. Art. 144, §2º - A Defensoria Pública promoverá, em juízo ou fora dele, a defesa dos direitos e as garantias fundamentais de todo cidadão, especialmente dos  carentes, desempregados, vítimas de perseguição política, violência policial ou daqueles cujos recursos sejam insuficientes para custear despesas judiciais.*
    Fonte: http://www2.senado.gov.br/bdsf/bitstream/id/70433/13/constituicaoBahia.pdf

ID
571948
Banca
FESMIP-BA
Órgão
MPE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

O Tribunal de Contas do Estado da Bahia:

Alternativas
Comentários
  • Os TCs de modo geral, apesar de ter prerrogativa e tratamento dos órgãos judiciais,em algumas medidas que importam restrições de direitos exigem cláusula de reserva de jurisdição, como é o exemplo da quebra do sigilo fiscal.

  • "A Lei Complementar  105, de 10-1-2001, não conferiu ao Tribunal de Contas da União poderes para determinar a quebra do sigilo bancário de dados constantes do Banco Central do Brasil. O legislador conferiu esses poderes ao Poder Judiciário (art. 3º), ao Poder Legislativo Federal (art. 4º), bem como às comissões parlamentares de inquérito, após prévia aprovação do pedido pelo Plenário da Câmara dos Deputados, do Senado Federal ou do plenário de suas respectivas Comissões Parlamentares de Inquérito (§ 1º e 2º do art. 4º). Embora as atividades do TCU, por sua natureza, verificação de contas e até mesmo o julgamento das contas das pessoas enumeradas no art. 71, II, da CF, justifiquem a eventual quebra de sigilo, não houve essa determinação na lei específica que tratou do tema, não cabendo a interpretação extensiva, mormente porque há princípio constitucional que protege a intimidade e a vida privada, art. 5º, X, da CF, no qual está inserida a garantia ao sigilo bancário.” (MS 22.801, Rel. Min. Menezes Direito, julgamento em 17-12-2007, Plenário, DJE de 14-3-2008.) No mesmo sentido: MS 22.934, Rel. Min. Joaquim Barbosa, julgamento em 17-4-2012, Segunda Turma, DJE de 9-5-2012.

  • "Nos termos do Enunciado 653 da súmula desta Corte, nos tribunais de contas estaduais, compostos por sete conselheiros, três deles serão escolhidos pelo governador do Estado, cabendo-lhe indicar um entre auditores e outro entre membros do MP especial, o terceiro sendo da sua livre escolha. Os demais são escolhidos pela Assembleia Legislativa. Quanto aos dois primeiros, apenas os auditores e membros do MP junto ao Tribunal de Contas podem figurar entre os possíveis conselheiros." (ADI 397, Rel. Min. Eros Grau, julgamento em 3-8-2005, Plenário, DJ de 9-12-2005.) No mesmo sentido: RE 634.891-AgR, Rel. Min. Cármen Lúcia, julgamento em 21-6-2011, Primeira Turma, DJE de 1º-8-2011; ADI 3.160, Rel. Min. Celso de Mello, julgamento em 25-10-2007, Plenário, DJE de 20-3-2009.

  • Apesar de não constar expressamente na Constituição da Bahia, é muito estranho não ser atribuição do tribunal de contas de lá fiscalizar a aplicação de recursos repassados pela União (alternativa e), pois trata-se de atribuição tipica de todo tribunal de contas, conforme podemos verificar, por exemplo, na lei complementar 102/2008 de MG, que dispoe em seu art. 3 que compete ao tribunal de contas " XIII - fiscalizar a aplicação de recurso repassado ou recebido pelo Estado ou por Município, por força de convênio, acordo, ajuste ou instrumento congênere;"

  • Gabarito B

    Letra D - Errada: Constituição da Bahia, Art. 94 - Os Tribunais de Contas têm sede na Capital do Estado, integrando-se cada um deles de sete Conselheiros, escolhidos, após aprovação pela Assembléia Legislativa, na seguinte ordem:

    I - um terço pelo Governador do Estado, com aprovação da Assembléia Legislativa, sendo um de sua livre escolha e os demais membros, alternadamente, dentre auditores e integrantes do Ministério Público junto ao Tribunal, indicados em lista tríplice pelo Tribunal, segundo os critérios de antigüidade e merecimento;

    II - dois terços pela Assembléia Legislativa.

     

    E - Errada: A competência para fiscalizar a aplicação de recursos repassados pela União é do TCU, conforme a Constituição Federal:

    Art. 71, VI - fiscalizar a aplicação de quaisquer recursos repassados pela União mediante convênio, acordo, ajuste ou outros instrumentos congêneres, a Estado, ao Distrito Federal ou a Município

    Já os TCEs fiscalizam os recursos estaduais repassados para outros entes, conforme determina a Constituição do Estado da Bahia:

    Art. 91 - Os Tribunais de Contas do Estado e dos Municípios, dotados de autonomia administrativa e de independência funcional, são órgãos de auxílio do controle externo a cargo, respectivamente, da Assembléia Legislativa e das Câmaras Municipais, competindo-lhes:

    XI - fiscalizar a aplicação de qualquer recurso repassado pelo Estado e pelos Municípios, mediante convênio, acordo, ajuste ou outros instrumentos congêneres;


ID
611926
Banca
FCC
Órgão
TCM-BA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Considere as seguintes afirmações a respeito da disciplina do direito à educação na Constituição do Estado da Bahia:

I. A oferta de vagas para atender à demanda do ensino fundamental e sua manutenção é dever do Estado e dos Municípios, importando em responsabilidade da autoridade competente o não oferecimento do ensino obrigatório pelo Poder Público, ou seu oferecimento irregular.

II. O ensino superior, responsabilidade do Estado, será ministrado pelas instituições estaduais de ensino superior, mantidas integralmente pelo Estado, não podendo os Municípios atuar no ensino superior, enquanto não tiverem atendidas noventa por cento das necessidades dos níveis anteriores de ensino nos seus limites territoriais.

III. O orçamento anual dos Municípios deverá prever a aplicação de, pelo menos, trinta por cento da receita tributária municipal, incluindo a proveniente de transferências, na manutenção e desenvolvimento do ensino público fundamental, sob pena de intervenção do Estado no Município.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Todos artigos da CF
    Art. 208, §2º: O não oferecimento do ensino obrigatório pelo poder público, ou sua oferta irregular, importa responsabilidade da autoridade competente.
    Art. 211: A União, os Estados, Distrito Federal e Municípios organizarão em regime de colaboração seus sistemas de ensino...
    §2º Os Municípios atuarão prioritariamente no ensino fundamental e na educação infantil.
    § 3º Os Estados e o DF atuarão prioritariamente no ensino Fundamental e Médio.

    Art. 212: A União aplicará, anualmente, nunca menos de 18% e os Estados, DF e MUN 25%, no mínimo, da receita resultante de impostos, compreendida a proveniente de transferências na manutenção e desenvolvimento do ensino.

    III. O orçamento anual dos Municípios deverá prever a aplicação de, pelo menos, trinta por cento da receita tributária municipal, incluindo a proveniente de transferências, na manutenção e desenvolvimento do ensino público fundamental, sob pena de intervenção do Estado no Município. (cabe intervenção, art. 35,III)

  • Não entendi, qual é o embasamento da assertiva II???
  • Essa questão foi formulada com base na Constituição do Estado da Bahia!!!

    Se fossemos considerar a CF a alternativa correta seria a letra A.
  • I. A oferta de vagas para atender à demanda do ensino fundamental e sua manutenção é dever do Estado e dos Municípios, importando em responsabilidade da autoridade competente o não oferecimento do ensino obrigatório pelo Poder Público, ou seu oferecimento irregular.
    Art. 208 CF
    § 2º - O não-oferecimento do ensino obrigatório pelo Poder Público, ou sua oferta irregular, importa responsabilidade da autoridade competente.

    II. O ensino superior, responsabilidade do Estado, será ministrado pelas instituições estaduais de ensino superior, mantidas integralmente pelo Estado, não podendo os Municípios atuar no ensino superior, enquanto não tiverem atendidas noventa por cento das necessidades dos níveis anteriores de ensino nos seus limites territoriais.
    (Só pode ser brincadeira  do examinador, mas fazer o quê?!)
    Constituição do Estado da Bahia
    Art. 262 - O ensino superior, responsabilidade do Estado, será ministrado
    pelas Instituições Estaduais do Ensino Superior, mantidas integralmente pelo Estado, com os
    seguintes objetivos

    III. O orçamento anual dos Municípios deverá prever a aplicação de, pelo menos, trinta por cento da receita tributária municipal, incluindo a proveniente de transferências, na manutenção e desenvolvimento do ensino público fundamental, sob pena de intervenção do Estado no Município.
    Aplicação obrigatória de recursos à educação - A constituição  determina, com caráter de obigatiriedade, que a União aplique, anulamente, nunca menos de 18%, e eos Estados, o DF e os Municípios 25%, no mínimo da receita resultante de impostos, compreendida a proveniente de transferências, na manuntenção e no desenvolvimento do ensino, excluindo-se a parcela da arrecadação de impostos transferida pela União aos Estados, ao DF e aos Municípios, ou pelos Estados aos respectivos Municípios.

    Graça e Paz
  • Ressalto que a questão não deve ser resolvida com fundamento na Constituição Federal, e sim na Constituição do Estado da Bahia, de acordo com os seus artigos abaixo transcritos:

    Item I - Certo,  conforme o Art. 246 - É dever do Estado e dos Municípios a oferta de vagas para atender à demanda do ensino fundamental e sua manutenção.

    Parágrafo único - O não oferecimento do ensino obrigatório pelo Poder Público, ou seu oferecimento irregular, importa em responsabilidade da autoridade competente.

     

    Item II - Certo, conforme os artigos Art. 245 e Art. 262:

    Art. 262 - O ensino superior, responsabilidade do Estado, será ministrado pelas Instituições Estaduais do Ensino Superior, mantidas integralmente pelo Estado, com os seguintes objetivos:(...)

    Art. 245, Parágrafo único - Os Municípios atuarão prioritariamente no ensino fundamental, não podendo atuar no ensino superior, enquanto não estiverem atendidas noventa por cento das necessidades dos graus anteriores nos seus limites territoriais.

     

    Item III - Errado, conforme o Art. 62 - Os Municípios deverão observar os princípios e as disposições da Constituição Federal e desta Constituição, atinentes ao orçamento público e à fiscalização contábil, orçamentária, operacional e patrimonial.

    Parágrafo único - O orçamento anual dos Municípios deverá prever a aplicação de, pelo menos, vinte e cinco por cento da receita tributária municipal, incluindo a proveniente de transferências, na manutenção e desenvolvimento do ensino público pré-escolar e fundamental.

     

    Portanto correta a alternativa C.

  • Essa proposta 2 eu entendi como errada por que desconsidera as universidades federais como ministradora de ensino superior
  • LETRA DE LEI

    Erro do item III: Em vez de 30% é 25% e também inclui pré-escolar.

    Parágrafo único - O orçamento anual dos Municípios deverá prever a aplicação de, pelo menos, vinte e cinco por cento da receita tributária municipal, incluindo a proveniente de transferências, na manutenção e desenvolvimento do ensino público pré-escolar e fundamental.


ID
864412
Banca
CEFET-BA
Órgão
TJ-BA
Ano
2006
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Para responder às questões de 43 a 46, identifique com V as afirmativas verdadeiras e com F, afalsas. Em seguida, marque, na Folha de Respostas, a alternativa que contém a seqüência correta, de cima para baixo, de acordo com o seguinte código:

A) V F F
B) V V F
C) V F V
D) F V V
E) V V V


Com base no Art. 4o da Constituição do Estado da Bahia, pode-se afirmar:

( ) Constitui infração disciplinar, punível com a pena de demissão a bem do serviço público, a prática de violência, tortura ou coação contra os cidadãos pelos agentes estaduais ou municipais.

( ) Serão remunerados por subsídio fixado em parcela única, podendo ser acrescido de gratificação, adicional, abono, prêmio, verba de representação ou outra espécie remuneratória, o membro de Poder, o detentor de mandato eletivo, os secretários de Estado e dos Municípios.

( ) É vedado ao servidor público civil e militar o direito de promover reunião ou manifestação pacífica, no local de trabalho, preservado o interesse público.

Alternativas
Comentários
  • Letra A

    Art 4º, IX - constitui infração disciplinar, punível com a pena de demissão a bem do serviço público, a prática de violência, tortura ou coação contra os cidadãos, pelos agentes estaduais ou municipais; V

    “Art. 34 - § 1° - O membro de Poder, o detentor de mandato eletivo, os secretários de Estado e dos Municípios serão remunerados exclusivamente por subsídio fixado em parcela única, vedado o acréscimo de qualquer gratificação, adicional, abono, prêmio, verba de representação ou outra espécie remuneratória, obedecido, em qualquer caso, o que dispõe o art. 39, § 4°, da Constituição Federal; F

    Art. 40 - É assegurado ao servidor público civil e militar o direito de promover reunião ou manifestação pacífica, no local de trabalho, preservado o interesse público. F
  • infração disciplinar, são todos crimes.

    Uma lei estadual está sobrepondo leis federais?

    Questão mal elaborada.

ID
864415
Banca
CEFET-BA
Órgão
TJ-BA
Ano
2006
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Para responder às questões de 43 a 46, identifique com V as afirmativas verdadeiras e com F, afalsas. Em seguida, marque, na Folha de Respostas, a alternativa que contém a seqüência correta, de cima para baixo, de acordo com o seguinte código:

A) V F F
B) V V F
C) V F V
D) F V V
E) V V V


Tendo-se em vista o Art. 110 da Constituição do Estado da Bahia, é correto afirmar:

( ) Os Juizados de Paz são órgãos do Poder Judiciário.

( ) Os atos do governador que atentem contra o livre exercício dos Poderes Legislativo e Judiciário, dos Tribunais de Contas do Estado e dos Municípios, do Ministério Público e dos Poderes dos Municípios constituem crimes de responsabilidade.

( ) A aposentadoria dos magistrados e a pensão de seus dependentes serão revistas segundo os mesmos índices dos subsídios daqueles em atividade.

Alternativas
Comentários
  • Constituição do Estado da Bahia, Art. 110 - São órgãos do Poder Judiciário:

    I - o Tribunal de Justiça;

    II - o Tribunal de Alçada;

    III - os Tribunais do Júri;

    IV - os Juízes de Direito;

    V - o Conselho de Justiça Militar;

    VI - os Juizados Especiais;

    VII - os Juizados de Pequenas Causas;

    VIII - os Juizados de Paz.

  • R:(A)

  • Todos os itens são verdadeiros, porém o gabarito é letra "E", porque o enunciado da questão pede as assertivas verdadeiras segundo art. 110, da CE/Bahia.
    CE-Bahia:
    Art. 106. São crimes de responsabilidade os atos do Governador que
    atentem contra a Constituição Federal ou esta Constituição e, especialmente, contra:
    I – a integridade e a autonomia do Estado;
    II – o livre exercício dos Poderes Legislativo e Judiciário, dos Tribunais
    de Contas do Estado e dos Municípios, do Ministério Público e dos Poderes
    dos Municípios;
    III – o exercício dos direitos políticos, sociais e individuais;
    IV – a probidade administrativa;
    V – a lei orçamentária;
    VI – o cumprimento das leis e decisões judiciais.

    Art 155,§ 2º A aposentadoria dos magistrados e a pensão de seus dependentes serão revistas segundo os mesmos índices dos subsídios daqueles em atividade,
    observado o que dispõe a Constituição Federal.

  • Agora que entendi todos os itens estão corretos segundo a CE da Bahia, só que o único que se refere ao art. 110 como verdadeiro é o item I. Os outros itens são de outros artigos da referida constituição. 

  • Constituição do Estado da Bahia

    Art. 106. São crimes de responsabilidade os atos do Governador que

    atentem contra a Constituição Federal ou esta Constituição e, especialmente, contra:

    II - o livre exercício dos Poderes Legislativo e Judiciário, dos Tribunais

    de Contas do Estado e dos Municípios, do Ministério Público e dos Poderes

    dos Municípios;

    Art. 115

    § 2º A aposentadoria dos magistrados e a pensão de seus dependentes

    serão revistas segundo os mesmos índices dos subsídios daqueles em atividade,

    observado o que dispõe a Constituição Federal.*

    >>Examinador que cobra artigo não vai para o céu.

  • Não existe uma questão dessas não, o cara cobrou o artigo, man!! kkk pqp, aí é de lascar em banda o cara.


ID
967414
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-BA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Acerca dos direitos e deveres individuais e coletivos previstos na Constituição Federal (CF) bem como do que dispõe a Constituição do Estado da Bahia, julgue os próximos itens.

De acordo com a Constituição do Estado da Bahia, sempre que houver a veiculação de publicidade estadual com mais de duas pessoas, deve ser assegurada a inclusão de uma da raça negra.

Alternativas
Comentários
  • Estatuto da Igualdade Racial 

    A produção veiculada pelos órgãos de comunicação valorizará a herança cultural e a participação da população negra na história do País.
     
    Na produção de filmes e programas destinados à veiculação pelas emissoras de televisão e em salas cinematográficas, deverá ser adotada a prática de conferir oportunidades de emprego para atores, figurantes e técnicos negros, sendo vedada toda e qualquer discriminação de natureza política, ideológica, étnica ou artística.
     
    A exigência não se aplica aos filmes e programas que abordem especificidades de grupos étnicos determinados.

    Os órgãos e entidades da administração pública deverá incluir cláusulas de participação de artistas negros nos contratos de realização de filmes, programas ou quaisquer outras peças de caráter publicitário.
  • Correta

    Art. 289 da Constituição EstaduaL: Sempre que for veiculada publicidade estadual com mais de duas pessoas, será 
    assegurada a inclusão de uma da raça negra.
    Espero ter ajudado.
  •   

     

    CAPÍTULO XXIII -

    DO NEGRO

    Art. 286 - A sociedade baiana é cultural e historicamente marcada pela presença da comunidade afro-brasileira, constituindo a prática do racismo crime inafiançável e imprescritível, sujeito a pena de reclusão, nos termos da Constituição Federal.

     

     

    Art. 287 - Com países que mantiverem política oficial de discriminação racial, o Estado não poderá:

    I - admitir participação, ainda que indireta, através de empresas neles sediadas, em qualquer processo licitatório da Administração Pública direta ou indireta;

    II - manter intercâmbio cultural ou desportivo, através de delegações oficiais.

     

     

    Art. 288 - A rede estadual de ensino e os cursos de formação e aperfeiçoamento do servidor público civil e militar incluirão em seus programas disciplina que valorize a participação do negro na formação histórica da sociedade brasileira.

     

     

    Art. 289 - Sempre que for veiculada publicidade estadual com mais de duas pessoas, será assegurada a inclusão de uma da raça negra.

     

     

    Art. 290 - O dia 20 de novembro será considerado, no calendário oficial, como Dia da Consciência Negra.

  • Avante PMBA !

  • De acordo com a Constituição do Estado da Bahia, sempre que houver a veiculação de publicidade estadual com mais de duas pessoas, deve ser assegurada a inclusão de uma da raça negra.

    CB. – Capítulo XXII

    Do negro

    289 – Sempre que veiculada publicidade estadual com mais de duas pessoas, será assegurada a inclusão de uma da raça negra.

    (...)


ID
996337
Banca
FCC
Órgão
PGE-BA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

A Constituição do Estado da Bahia, em relação aos direitos específicos da mulher, determina que o Estado garantirá, perante a sociedade, a imagem social da mulher como mãe, trabalhadora e cidadã em igualdade de condições com o homem, com o objetivo de

Alternativas
Comentários
  • A Constituição do Estado da Bahia, em relação aos direitos específicos da mulher, determina que o Estado garantirá, perante a sociedade, a imagem social da mulher como mãe, trabalhadora e cidadã em igualdade de condições com o homem, com o objetivo de (artigo 282)

     a) (ERRADA) garantir a educação não diferenciada através de preparação de seus agentes educacionais, seja no comportamento pedagógico ou no conteúdo do material didático, de modo a não discriminar a mulher no sistema de ensino estadual da educação básica, média e superior, inclusive perante a Universidade Federal da Bahia. 

    Artigo 282 - VI - garantir a educação não diferenciada através de preparação de seus agentes educacionais, seja no comportamento pedagógico ou no conteúdo do material didático, de modo a não discriminar a mulher.

    b) (ERRADA) regulamentar os procedimentos para a interrupção da gravidez, garantindo acesso à informação e agilizando mecanismos operacionais para o atendimento integral à mulher carente e que não possua condições psicológicas de levar a gestação a termo. 

    Artigo 282 - III - regulamentar os procedimentos para a interrupção da gravidez, nos casos previstos em lei, garantindo acesso à informação e agilizando mecanismos operacionais para o atendimento integral à mulher;

    c) (ERRADA) criar mecanismos de assistência integral à saúde da mulher, em todas as fases de sua vida, através de programas governamentais desenvolvidos, implementados e controlados pelo Conselho Estadual de Saúde, com a participação das entidades representativas das mulheres e da comunidade baiana. 

    Artigo 282 - II - criar mecanismos de assistência integral à saúde da mulher, em todas as fases de sua vida, através de programas governamentais desenvolvidos, implementados e controlados, com a participação das entidades representativas das mulheres;

    d) (ERRADA) criar comissão estadual interdisciplinar, garantida a representação do movimento autônomo de mulheres, para avaliar as pesquisas de reprodução humana, crescimento populacional, participação da mulher no mercado de trabalho e da prática de violência doméstica. 

    Artigo 282 - V - criar comissão estadual interdisciplinar, garantida a representação do movimento autônomo de mulheres, para avaliar as pesquisas de reprodução humana;

    e) (CORRETA) impedir a veiculação de mensagens que atentem contra a dignidade da mulher, reforçando a discriminação sexual ou racial.

    Artigo 282 - I - impedir a veiculação de mensagens que atentem contra a dignidade da mulher, reforçando a discriminação sexual ou racial;

  • Art. 282 Inciso I.

    Portanto gabarito: E.

  • a) VI - garantir a educação não diferenciada através de preparação de seus agentes educacionais, seja no comportamento pedagógico ou no conteúdo do material didático, de modo a não discriminar a mulher.

    b) Art. 286 - A sociedade baiana é cultural e historicamente marcada pela presença da comunidade afro-brasileira, constituindo a prática do racismo crime inafiançável e imprescritível, sujeito a pena de reclusão, nos termos da Constituição Federal.

    c) II - criar mecanismos de assistência integral à saúde da mulher, em todas as fases de sua vida, através de programas governamentais desenvolvidos, implementados e controlados, com a participação das entidades representativas das mulheres;

    d) V - criar comissão estadual interdisciplinar, garantida a representação do movimento autônomo de mulheres, para avaliar as pesquisas de reprodução humana;

    GAB. E

    Pura letra de lei.


ID
996649
Banca
FCC
Órgão
PGE-BA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Nos termos da Constituição do Estado da Bahia, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Constituição da Bahia:

    Art. 288 - A rede estadual de ensino e os cursos de formação e aperfeiçoamento do servidor público civil e militar incluirão em seus programas disciplina que valorize a participação do negro na formação histórica da sociedade brasileira.

  •  

    É responsabilidade do Estado estabelecer política de combate e prevenção à violência contra a mulher negra, crianças, idosos e outros grupos socialmente vulneráveis. 

     

    A sociedade baiana é cultural e historicamente marcada pela presença da comunidade afro-brasileira vítima do racismo como forma de exclusão social. 

     

    O Estado da Bahia não pode manter relações internacionais com países que mantenham política oficial de discriminação racial. 

     

    A rede estadual de ensino e os cursos de formação e aperfeiçoamento do servidor público incluirão em seus programas disciplina que valorize a participação do negro na formação histórica da sociedade brasileira. 

     

    É dever da sociedade baiana integrar os povos indí- genas à sua cultura, não prejudicar o ecossistema das terras indígenas originárias e reconhecer as lideranças indicadas pela Fundação Nacional do Índio - FUNAI.

  • Essa questão deve ter sido anulada do concurso. Por ter mais de uma resposta correta.
  • Art. 287 – Com países que mantiverem política oficial de discriminação racial, o Estado não poderá:

    I – admitir participação, ainda que indireta, através de empresas neles sediadas, em qualquer processo licitatório da Administração Pública direta ou indireta;

    II – manter intercâmbio cultural ou desportivo, através de delegações oficiais.

     

    NÃO FALA SOBRE NÃO MANTER RELAÇÕES 

  • CAPÍTULO XXIII -

    DO NEGRO

     

    Art. 286 - A sociedade baiana é cultural e historicamente marcada pela presença da comunidade afro-brasileira, constituindo a prática do racismo crime inafiançável e imprescritível, sujeito a pena de reclusão, nos termos da Constituição Federal.

     

     

    Art. 287 - Com países que mantiverem política oficial de discriminação racial, o Estado não poderá:

    I - admitir participação, ainda que indireta, através de empresas neles sediadas, em qualquer processo licitatório da Administração Pública direta ou indireta;

    II - manter intercâmbio cultural ou desportivo, através de delegações oficiais.

     

     

    Art. 288 - A rede estadual de ensino e os cursos de formação e aperfeiçoamento do servidor público civil e militar incluirão em seus programas disciplina que valorize a participação do negro na formação histórica da sociedade brasileira.

     

     

    Art. 289 - Sempre que for veiculada publicidade estadual com mais de duas pessoas, será assegurada a inclusão de uma da raça negra.

     

     

    Art. 290 - O dia 20 de novembro será considerado, no calendário oficial, como Dia da Consciência Negra.


ID
996937
Banca
FCC
Órgão
PGE-BA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Nos termos da Constituição do Estado da Bahia, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários

  • D ) A rede estadual de ensino e os cursos de formação e aperfeiçoamento do servidor público incluirão em seus programas disciplina que valorize a participação do negro na formação histórica da sociedade brasileira.

  • Art. 288 - A rede estadual de ensino e os cursos de formação e aperfeiçoamento do servidor público civil e militar incluirão em seus programas disciplina que valorize a participação do negro na formação histórica da sociedade brasileira.

  • A) Errada, uma vez que a Constituição do Estado da Bahia (CEB) trata em capítulos diferentes (XIX a XXIV) a proteção à mulher, idosos, negros, índios e crianças, não existindo um artigo único tratando sobre estes temas, conforme afirmado.

     

    B) Errada, de acordo com CEB: Art. 286 - A sociedade baiana é cultural e historicamente marcada pela presença da comunidade afro-brasileira, constituindo a prática do racismo crime inafiançável e imprescritível, sujeito a pena de reclusão, nos termos da Constituição Federal.

     

    C) Errada, conforme a CEB, Art. 287 - Com países que mantiverem política oficial de discriminação racial, o Estado não poderá:

    I - admitir participação, ainda que indireta, através de empresas neles sediadas, em qualquer processo licitatório da Administração Pública direta ou indireta;

    II - manter intercâmbio cultural ou desportivo, através de delegações oficiais.

     

    D) Certa, conforme a CEB, Art. 288 - A rede estadual de ensino e os cursos de formação e aperfeiçoamento do servidor público civil e militar incluirão em seus programas disciplina que valorize a participação do negro na formação histórica da sociedade brasileira.

     

    E) Errada, não existindo esta afirmação na CEB, no capítulo XXIV:

    Art. 291 - É dever do Estado colaborar com a União em benefício dos índios sendo-lhe vedada qualquer ação, omissão ou dilação que possa resultar em detrimento de seus direitos originários.

  • CAPÍTULO XXIII -

    DO NEGRO

    Art. 286 - A sociedade baiana é cultural e historicamente marcada pela presença da comunidade afro-brasileira, constituindo a prática do racismo crime inafiançável e imprescritível, sujeito a pena de reclusão, nos termos da Constituição Federal.

     

     

    Art. 287 - Com países que mantiverem política oficial de discriminação racial, o Estado não poderá:

    I - admitir participação, ainda que indireta, através de empresas neles sediadas, em qualquer processo licitatório da Administração Pública direta ou indireta;

    II - manter intercâmbio cultural ou desportivo, através de delegações oficiais.

     

     

    Art. 288 - A ¹rede estadual de ensino e os ²cursos de formação e aperfeiçoamento do servidor público civil e militar incluirão em seus programas disciplina que valorize a participação do negro na formação histórica da sociedade brasileira.

     

     

    Art. 289 - Sempre que for veiculada publicidade estadual com mais de duas pessoas, será assegurada a inclusão de uma da raça negra.

     

     

    Art. 290 - O dia 20 de novembro será considerado, no calendário oficial, como Dia da Consciência Negra.

  • a assertiva B) pode até não estar "ipsis litteris" como a Const. Estadual traz, mas não vejo nela uma afirmativa errada...


ID
997264
Banca
FCC
Órgão
PGE-BA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

A Constituição do Estado da Bahia estabelece que a política de combate e prevenção à violência contra a mulher incluirá, dentre outros mecanismos,

Alternativas
Comentários
  • Questão passível de anulação, uma vez que a letra D é a correta. A alternativa B está errada, pois não há previsão de administração de Delegacias de Defesa da Mulher, e sim da sua manutenção:

    Constituição do Estado da Bahia,  Art. 281 - É responsabilidade do Estado estabelecer política de combate e prevenção à violência contra a mulher, que incluirá os seguintes mecanismos:

    I - criação e manutenção de Delegacias de Defesa da Mulher, em todos os Municípios, com mais de cinqüenta mil habitantes;

     

    Art. 282 - O Estado garantirá, perante a sociedade, a imagem social da mulher como mãe, trabalhadora e cidadã em igualdade de condições com o homem, objetivando: (...)

    VI - garantir a educação não diferenciada através de preparação de seus agentes educacionais, seja no comportamento pedagógico ou no conteúdo do material didático, de modo a não discriminar a mulher.

  • Danilo, também marquei a "D", mas lendo sua justificativa para anulação, pensei 2 coisas: a 1ª é que administrar também é manter e vice-versa. A 2ª é que o contexto da violência contra a mulher é mais diretamente manuseado nas delegacias especializadas para a mulher, em que pese a igualdade na educação prevenir em face da ideia de inferiorização da mulher frente ao homem.

  • CAPÍTULO XIX – DOS DIREITOS ESPECÍFICOS DA MULHER

     

    Art. 280 - É responsabilidade do Estado a proteção ao mercado de trabalho da mulher, na forma da lei 

    Parágrafo único - É vedada, a qualquer título, a exigência de atestado de esterilização, teste de gravidez ou quaisquer outras imposições que firam os preceitos constitucionais concernentes aos direitos individuais, ao princípio da igualdade entre os sexos e a proteção à maternidade

     

     

    Art. 281 – É responsabilidade do Estado estabelecer política de combate e prevenção à violência contra a mulher, que incluirá os seguintes mecanismos:

    I – criação e manutenção de Delegacias de Defesa à Mulher, em todos os Municípios com mais de 50.000 habitantes

    II – criação e manutenção, por administração direta ou por convênios, de serviços de assistência jurídica, médica, social e psicológica às mulheres vítimas de violência

    Parágrafo único – nas Delegacias de Defesa da Mulher, de que trata o inciso I deste artigo, o cargo de Delegado será exercido preferencialmente por Delegada de Carreira

     

     

    Art. 282 – O Estado garantirá, perante a sociedade, a imagem social da mulher como mãe, trabalhadora e cidadã em igualdade de condições com o homem, objetivando:  

    I – Impedir a veiculação de mensagens que atentem contra a dignidade da mulher, reforçando a discriminação sexual e racial

    II – Criar mecanismos de assistência integral à mulher, em todas as fases de sua vida, através de programas governamentais desenvolvido, implementados e controlados, com a participação das entidades representativas das mulheres

    III – Regulamentar os procedimentos para a interrupção da gravidez, nos casos previstos em lei, garantindo o acesso à informação e agilizando mecanismos operacionais

    IV - estimular pesquisas para aprimoramento e ampliação da produção nacional de métodos anticoncepcionais masculinos e femininos, seguros, eficientes e não prejudiciais, ficando expressamente vedada toda e qualquer experimentação em seres humanos de substâncias, drogas e meios anticoncepcionais que atentem contra a saúde e não sejam de pleno conhecimento dos usuários nem fiscalizados pelo Poder Público e pelas entidades representativas;

    V - criar comissão estadual interdisciplinar, garantida a representação do movimento autônomo de mulheres, para avaliar as pesquisas de reprodução humana;

    VI - garantir a educação não diferenciada através de preparação de seus ¹agentes educacionais, seja no ²comportamento pedagógico ou no ³conteúdo do material didático, de modo a não discriminar a mulher.

     

     

  • PEGADINHA...

    ... política de combate e prevenção à violência contra a mulher... Art. 281

    REALMENTE, A LETRA "B" É A CORRETA

    A LETRA "D" trata da imagem social da mulher... Art. 282

  • a maioria ta correta, so que ele pediu em relação a segurança.

  • Típica questão Vunesp, ênfase em determinado assunto específico. Atenção quanto à leitura do enunciado!

  • Como muito bem observado por alguns colegas acima, a questão fala em SEGURANÇA PÚBLICA : "política de combate e prevenção à violência contra a mulher" e nenhuma das outras alternativas é pertinente salvo o gabarito letra b) a criação e administração de Delegacias de Defesa da Mulher. 

  • O erro da alternativa A foi trazer de forma genérica "crimes e contravenção penais", enquanto o dispositivo constitucional explicita que é nos casos de violência. Ora, de fato é possível que uma mulher seja vítima de um crime sem violência. Vejamos a letra da CE:

    Art. 281. É responsabilidade do Estado estabelecer política de combate e prevenção à violência contra a mulher, que incluirá os seguintes mecanismos:

    I - criação e administração de Delegacias de Defesa da Mulher, em todos os Municípios com mais de cinquenta mil habitantes; (GABARITO)

    II - criação e manutenção, por administração direta ou através de convênios, de serviços de assistência jurídica, médica, social e psicológica às mulheres vítimas de violência.


ID
1084633
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PGE-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Julgue o item que se segue, com base nas disposições da Constituição do Estado da Bahia.

O procedimento de emenda constitucional previsto no texto da Constituição baiana obedece ao princípio da simetria.

Alternativas
Comentários
  • Constituição da Bahia

    Art. 74 - Esta Constituição poderá ser emendada mediante proposta:

    I - de um terço, no mínimo, dos Deputados;

    II - do Governador do Estado;

    III - de mais da metade das Câmaras Municipais, manifestando-se cada uma delas pela maioria de seus membros;

    IV - dos cidadãos, subscrita por, no mínimo, um por cento do eleitorado do Estado.

    Ao meu ver, muita embora desejável, a CF não admitiu expressamente a iniciativa popular para proposta de emendas à Constituição. Através de uma interpretação sistemática, alguns doutrinadores têm admitido de maneira implícita a iniciativa popular de PEC.

    Pelo visto, o Cespe considerou a possibilidade de alteração da CF por iniciativa popular. Pra mim, questão passível de anulação.


  • Apesar do rol de legitimados da CE ser MAIOR do que o rol da CF, há obediência ao princípio da simetria. Contudo, não haveria simetria se o rol fosse MENOR. Neste caso seria inconstitucional.


    Ex: Se a Constituição da Bahia previsse que a referida constituição somente pudesse ser emendada mediante proposta do Governador do Estado, configuraria inconstitucionalidade por ofensa ao princípio da simetria.

  • princípio da simetria constitucional é o princípio federativo que exige uma relação simétrica entre os institutos jurídicos da Constituição Federal e as Constituições dosEstados-Membros.1

    Este princípio, postula que haja uma relação simétrica entre as normas jurídicas da Constituição Federal e as regras estabelecidas nas Constituições Estaduais, e mesmo Municipais. Isto quer dizer que no sistema federativo, ainda que os Estados-Membros e os Municípios tenham capacidade de auto-organizar-se, esta auto-organização se sujeita aos limites estabelecidos pela própria Constituição Federal. Assim, por este princípio, os Estados-Membros se organizam obedecendo o mesmo modelo constitucional adotado pela União.2

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Princ%C3%ADpio_da_simetria_constitucional

  • Detalhe: a aprovação de emendas às Constituições Estaduais devem ter aprovação de 3/5 dos integrantes da Assembleia Legislativa, por 2 turnos.

  • Não sei se alguém reparou, mas a expressão "maioria dos seus membros" é igual a maioria absoluta, enquanto, na CF, exige-se maioria relativa, que é igual a maioria simples. Desse modo, não vejo simetria, pois criou-se procedimento mais difícil que o estabelecido no âmbito federal.

  • Embora sem saber o conteúdo do dispositivo da Constituição Estadual baiana, poder-se-ia chegar à resposta correta diante do entendimento do STF de que as normas que regem o processo legislativo previstas na Constituição Federal são de reprodução obrigatória pelas Constituições dos Estados-membros, que a elas devem obediência, sob pena de incorrerem em vício insanável de inconstitucionalidade. 

    EMENTA Agravo regimental no recurso extraordinário. Constitucional. Representação de inconstitucionalidade de lei municipal em face de Constituição Estadual. Pro cesso legislativo. Normas de reprodução obrigatória. Criação de órgãos públicos . Competência do Chefe do Poder Executivo. Iniciativa parlamentar. Inconstitucionalidade formal. Precedentes. 1. A orientação deste Tribunal é de que as normas que regem o processo legi slativo previstas na Constituição Federal são de reprodução obrigatória pelas C onstituições dos Estados-membros, que a elas devem obediência, sob pena de inco rrerem em vício insanável de inconstitucionalidade. 2. É pacífica a jurisprudência desta Corte no sentido de que padece de inconstitucionalidade formal a lei resultante de iniciativa parlamentar que disponh a sobre atribuições de órgãos públicos, haja vista que essa matéria é afeta ao Chefe do Poder Executivo. 3. Agravo regimental não provido. (STF, RE-AgR 505476, Dias Toffoli, 1ª Turma, 21.8.2012)

  • Princípio da simetria:  Segundo este princípio, as Constituições estaduais devem seguir o modelo estabelecido pela Constituição Federal.

    ADCT, Art. 11 - Cada Assembleia Legislativa, com poderes constituintes, elaborará a Constituição do Estado, no prazo de um ano, contado da promulgação  da Constituição Federal, obedecidos os princípios desta.

    CRFB/88, Art. 25 - Os Estados organizam-se e regem-se pelas Constituições e leis que adotarem, observados os princípios desta Constituição. 

  • Sou do Maranhão, como eu vou saber?

  • Cade o texto?
  • Gabarito: Certo.

    A questão exige conhecimento do texto da constituição baiana e do princípio da simetria, o qual já aproveito para explicar.

    Princípio da Simetria: Quando a matéria da constituição estadual é idêntico ao do constituição federal, ou seja, a constituição baiana copiou da constituição federal o procedimento de emenda à constituição.

  • A Marta Patriota conseguiu superar a professora do vídeo. De fato, achei estranho a explicação, quando ela simplesmente afirmou que por ser identica a constituição federal, seria necessariamente simetrica. Penso que não é assim, sobretudo, porque temos normas conhecidas como de imitação, que também, são idênticas as da CF, no entanto, não são obrigatorias a reprodução nas constituições estaduais. Esse tema foi cobrado recentemente na PGE AC.

  • CERTO

     

    Processo de reforma da Constituição estadual. Necessária observância dos requisitos estabelecidos na CF (art. 60, § 1º a § 5º). Impossibilidade constitucional de o Estado-membro, em divergência com o modelo inscrito na Lei Fundamental da República, condicionar a reforma da Constituição estadual à aprovação da respectiva proposta por 4/5 da totalidade dos membros integrantes da assembleia legislativa. Exigência que virtualmente esteriliza o exercício da função reformadora pelo Poder Legislativo local (...).

    [ADI 486, rel. min. Celso de Mello, j. 3-4-1997, P, DJ de 10-11-2006.]

  • Sim, deve-se observar o ideal de simetria e a CEBA o faz. Item considerado pela banca como verdadeiro. 

    ADI 486, rel. min. Celso de Mello: Processo de reforma da Constituição estadual. Necessária observância dos requisitos estabelecidos na CF (art. 60, § 1º a § 5º). Impossibilidade constitucional de o Estado-membro, em divergência com o modelo inscrito na Lei Fundamental da República, condicionar a reforma da Constituição estadual à aprovação da respectiva proposta por 4/5 da totalidade dos membros integrantes da assembleia legislativa. Exigência que virtualmente esteriliza o exercício da função reformadora pelo Poder Legislativo local (...).

    Gabarito: Certo

  • fonte: https://www.buscadordizerodireito.com.br/jurisprudencia/detalhes/2281f5c898351dbc6dace2ba201e7948

    É possível que a Constituição do Estado preveja iniciativa popular para a propositura de emenda à Constituição Estadual

    O fato de não haver regra expressa semelhante na CF/88 não faz com que a norma da CE/AP seja inconstitucional por violação à simetria. Isso porque se, por um lado, não existe previsão expressa, por outro, não há uma proibição na CF/88, devendo, então, ser considerada válida a norma estadual, tendo em vista que ela aumenta os mecanismos de participação direta do povo.

    Além disso, a CF/88 prevê a possibilidade de a população ser chamada a participar por meio de plebiscitos e referendos, de forma que não há qualquer problema em o Poder Legislativo estadual acolher a propositura de um tema trazido ao parlamento pelos cidadãos.

    Como o tema já foi cobrado em concursos:

    (Juiz Substituto - TJRS - VUNESP - 2018) A iniciativa popular no processo de reforma da Constituição Federal de 1988 não é prevista expressamente pelo texto constitucional, muito embora seja admitida por alguns autores, com fundamento em uma interpretação sistemática da Constituição Federal (CERTO). 

  • Aqui, eu confundi procedimento com competência, vamos lá:

    Procedimento: O procedimento obedece o principio da simetria quando dispõe da literalidade do teor da CF/88:

    Constituição Estadual. Art. 74 (...)

    §2. A proposta será discutida e votada em dois turnos, considerando-se aprovada se obtiver, em ambos, três quintos dos votos dos Deputados.

    A competência, por outro lado, não obedece tal princípio (a qual passou em minha mente desde logo):

    Art. 74 - Esta Constituição poderá ser emendada mediante proposta:

    I - de um terço, no mínimo, dos Deputados;

    II - do Governador do Estado;

    III - de mais da metade das Câmaras Municipais, manifestando-se cada uma delas pela maioria de seus membros;

    IV - dos cidadãos, subscrita por, no mínimo, um por cento do eleitorado do Estado.


ID
1084636
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PGE-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Julgue o item que se segue, com base nas disposições da Constituição do Estado da Bahia.

O governador do estado da Bahia está autorizado a editar medidas provisórias, desde que atendidos os requisitos da relevância e da urgência e observadas as vedações constitucionais de natureza formal e material.

Alternativas
Comentários
  • "O Plenário do Supremo Tribunal Federal decidiu hoje (4/9), por maioria, que os governadores de estados podem editar Medidas Provisórias, em caso de relevância e urgência, desde que elas sejam convertidas em leis pelas respectivas assembleias legislativas. Mas as Medidas Provisórias devem estar previstas nas Constituições estaduais".

    Creio que o erro da questão seja a ausência de previsão na CE do estado da Bahia da possibilidade de editar MP's. Corrijam-me se estiver errado.


  • No Brasil, seis dos 26 estados (Santa Catarina; Acre; Tocantins; Maranhao; Paraiba e Piaui) atribuem ao executivo estadual a prerrogativa de editar Medidas Provisorias (MPs). Em 1989, quatro estados (Acre; Piaui; Santa Catarina e Tocantins) reproduziram em suas Constituicoes Estaduais essa delegacao legislativa para os seus Governadores 6. Em 1994, tambem a Paraiba introduziu essa delegacao em sua Constituicao e, por ultimo, o Maranhao adotou esse instrumento normativo em 2003 7. Mais recentemente, houve outras duas tentativas de inclusao desse instrumento legislativo no Rio de Janeiro e Amazonas. Ambas, porem, nao foram bem  sucedidas 8. Portanto, temos hoje seis estados em que os respectivos governadores dispoem da prerrogativa de edicao de medidas provisorias. (www.scielo.br/pdf/op/v18n2/a01v18n2.pdf)

  • Não sei se a constituição estadual caiu nesse concurso. Mas, se formos levar em consideração apenas a CF 88, o governador não poderia editar medidas provisórias, pois para que a simetria com o governo federal valesse, seria necessário que a câmara estudual aprovasse lei específica.

  • Publicado dia 2/6/2014.

    “O Supremo Tribunal Federal, ao julgar a ADI 425/TO, Rel. Min. MAURÍCIO CORRÊA, reconheceu a possibilidade constitucional de o estado membro dispor, no âmbito normativo de sua organização constitucional, sobre a edição de medida provisória pelo Chefe do Poder Executivo local, desde que observadas, quanto ao regime jurídico dessa espécie quase -legislativa, as normas básicas delineadas no texto da Constituição da República:

    (...)

    1. Podem os estados-membros editar medidas provisórias em face do princípio da simetria, obedecidas as regras básicas do processo legislativo no âmbito da União (CF, artigo 62).

    Art. 62, CF. Em caso de relevância e urgência, o Presidente da República poderá adotar medidas provisórias, com força de lei, devendo submetê‑las de imediato ao Congresso Nacional.

    2. Constitui forma de restrição não prevista no vigente sistema constitucional pátrio (CF , § 1º do artigo 25) qualquer limitação imposta às unidades federadas para a edição de medidas provisórias . Legitimidade e facultatividade de sua adoção pelos estados-membros , a exemplo da União Federal. (...). ( grifei

    (...)"

    http://www.jusbrasil.com.br/diarios/71180584/stf-02-06-2014-pg-188

    Observação: acrescentei apenas o art. 62, CF.

    Entendo que a questão está errada devido ao final: "...e observadas as vedações constitucionais de natureza formal e material. " Caso alguém possa dirimir tal dúvida, por favor, avise-me.

  • Está errado, pois para que governador edite MP, deve haver previsão na constituição estadual.


    O "desde que" torna a questão errada.
  • Sobre a medida provisória:

    "Contudo, é entendimento do Supremo Tribunal Federal que, caso faça parte do processo legislativo estadual, segundo a Constituição estadual respectiva, a medida provisória poderá ser expedida pelo governador e, se prevista na Carta estadual e na Lei Orgânica municipal, pelo prefeito local. Em ambos os casos, frise-se, devem ser observados os parâmetros materiais constitucionais federais, preceituados pelo art. 62 ²."

  • O erro está apenas em "está autorizado", pois na Bahia não há previsão - ou pelo menos não havia à época do concurso - de edição de MP pelo governador. O aspirante ao cargo, tinha que saber disso. Essa questão não cairia em qualquer prova. Caso o estado da Bahia venha a permitir tal instrumento, terá que reproduzir as condições dispostas na CF, em respeito ao princípio da simetria.

  • Deveras, não poderia imaginar que a CF baiana não trouxesse algo tão obvio. Mas, como se diz, às vezes, o obvio não é tão obvio assim. Mas não se esqueçam jamais disso: HERRAR É UMANO!!
    JAMAIS DEIXE DE SONHAR!!



  • Para a edição de medidas provisórias pelo chefe do executivo estadual, não basta o atendimento aos requisitos de relevância e urgência, há também a “condição inafastável de que esse instrumento esteja expressamente previsto na Constituição Estadual e nos mesmos moldes impostos pela Constituição Federal, tendo em vista a necessidade da observância simétrica do processo legislativo federal” (ADI 2.391).

    Portanto, a assertiva omitiu a exigência de previsão constitucional estadual, o que a torna errada.


  • Assim ficaria correto: Se houver previsão na Constituição Estadual, o governador está autorizado a editar medidas provisórias , desde que atendidos os requisitos da relevância e da urgência e observadas as vedações constitucionais de natureza formal e material.

  • ERRADO

     

    Caso haja previsão na Constituição Estadual, pode o Governador do Estado editar Medidas Provisórias, respeitado o princípio da simetria em relação à Constituição Federal de 88. 

  • errado, so se ele for autorizado.

  • Só para constar: após procurar na CE da Bahia, realmente não se encontra a previsão para edição de medidas provisórias pelo Governador. Eis o erro da questão.


ID
1084861
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PGE-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Acerca da regulação da política fundiária e agrícola segundo a Constituição do Estado da Bahia, julgue os itens que se seguem.

Lei ordinária estadual é o instrumento normativo utilizado para fixar, para as diversas regiões do estado da Bahia, até o limite de quinhentos hectares, a área máxima de terras devolutas que os particulares podem ocupar, visando a torná-las produtivas, sem permissão ou autorização do poder público.

Alternativas
Comentários
  • Art. 174 - DECRETO fixará para as diversas regiões do Estado, até o limite de quinhentos hectares, a área máxima de terras devolutas que os particulares podem ocupar, visando torná-las produtivas, sem pedir permissão ou autorização do Estado.


ID
1272271
Banca
FGV
Órgão
AL-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Segundo a Constituição do Estado da Bahia, pertencem aos municípios, além dos tributos de sua competência,

Alternativas
Comentários
  • Lei complementar n 63/1990

    Parágrafo único. As parcelas de que trata o caput deste artigo compreendem os juros, a multa moratória e a correção monetária, quando arrecadados como acréscimos dos impostos nele referidos.

    Art. 2º 50% (cinqüenta por cento) do produto da arrecadação do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores licenciados no território de cada Município serão imediatamente creditados a este, através do próprio documento de arrecadação, no montante em que esta estiver sendo realizada.

  • CONSTITUIÇÃO DO ESTADO DA BAHIA, Art. 153 - Pertencem aos Municípios, além dos tributos de sua competência:

    I - cinqüenta por cento do produto da arrecadação do imposto do Estado sobre a propriedade de veículos automotores licenciados em seus territórios, inclusive as multas, juros e correções incidentes sobre o referido imposto;


ID
1286602
Banca
FGV
Órgão
AL-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Segundo a Constituição Estadual, cabe à Assembleia Legislativa do Estado da Bahia legislar sobre as seguintes matérias de competência do Estado

I. operações de crédito, dívida pública e emissão de títulos do Tesouro;
II. autorização para alienar ou gravar bens imóveis do Estado;
III. exploração de jazidas, minas e outros recursos minerais, além da indústria metalúrgica.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Constituição da Bahia, Art. 70 - Cabe à Assembléia Legislativa, com a sanção do Governador, legislar sobre todas as matérias de competência do Estado, especialmente sobre: (...)

    V - operações de crédito, dívida pública e emissão de títulos do Tesouro; (item I)

    X - autorização para alienar ou gravar bens imóveis do Estado; (item I)

    Já o item III está errado, uma vez que é competência privativa da União legislar sobre  a exploração de jazidas, minas e outros recursos minerais, conforme previsão do Art. 22 da CF.

    Portanto corretos os itens I e II, gabarito letra C.

  • gab C

     

  • o ouro é da metrópole

  • III. exploração de jazidas, minas e outros recursos minerais, além da indústria metalúrgica. 

    competência da União

  • Art. 22 Inciso XII da CF. Resposta C.

  • os recursos minerais é de competência da União.

  • Das Competências da Assembléia Legislativa

    Art. 70 - Cabe à Assembléia Legislativa, com a sanção do governador, legislar sobre todas as matérias de competência do Estado, especialmente sobre:

    I - plano plurianual, diretrizes orçamentárias e orçamentos anuais;

    II - planos e programas estaduais e setoriais de desenvolvimento econômico e social;

    III - transferência temporária da sede de Governo;

    IV - limites do território estadual e bens do domínio do Estado, bem como criação, fusão, incorporação, desmembramento e extinção de Municípios e fixação de seus limites;

    V - operações de crédito, dívida pública e emissão de títulos do Tesouro;

    VI - criação, transformação e extinção de cargos, empregos e funções públicas e fixação dos respectivos vencimentos ou remunerações;

    VII - organização administrativa, judiciária, do Ministério Público, das procuradorias, da Defensoria Pública e dos Tribunais de Contas;

    VIII - organização, fixação e modificação do efetivo da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, observadas as diretrizes estabelecidas em lei federal;

    IX - criação, estruturação e competência das Secretarias de Estado e demais órgãos e entidades da Administração Pública direta e indireta;

    X - autorização para alienar ou gravar bens imóveis do Estado;

    etc etc...

    *Exploração de jazidas, minas e outros recursos minerais, além da indústria metalúrgica. ( COMPETÊNCIA DA UNIÃO)

    O gabarito correto é a letra C.

  • Das Competências da Assembléia Legislativa

    V - operações de crédito, dívida pública e emissão de títulos do Tesouro;

    X - autorização para alienar ou gravar bens imóveis do Estado;


ID
1286605
Banca
FGV
Órgão
AL-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Segundo a Constituição do Estado da Bahia, compete ao Executivo estadual instituir impostos sobre:

I. propriedade de veículos automotores;
II. propriedade predial e territorial urbana;
III. serviços de qualquer natureza.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • O item I está correto, conforme a Constituição Estadual,  Art. 151 - Compete ao Estado instituir impostos sobre: (...)

    III - propriedade de veículos automotores;

     

    Os tens II e III estão errados, já que são de competência municipal, conforme a Constituição Estadual:

    Art. 152 - Compete aos Municípios instituir impostos sobre:

    I - propriedade predial e territorial urbana; (...)

    IV - serviços de qualquer natureza, não compreendidos no art.155, inciso I, alínea b, da Constituição Federal, definidos em lei complementar.

     

    Portanto correta a letra A.

  • LETRA DE LEI

    Seção II

    Dos Impostos do Estado

    III - propriedade de veículos automotores.

    Seção III

    Dos Impostos dos Municípios

    I - propriedade predial e territorial urbana;

    IV - serviços de qualquer natureza, não compreendidos no art. 155 inciso I, alínea b, da Constituição Federal, definidos em lei complementar.


ID
1286608
Banca
FGV
Órgão
AL-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão:
I. Plano plurianual.
II. Diretrizes orçamentárias.
III. Orçamentos anuais.

Está(ão) correto(s):

Alternativas
Comentários
  • Resposta: alternativa E.

    Fundamento: art. 165 da CF/88.


    Art. 165. Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão:

    I - o plano plurianual;

    II - as diretrizes orçamentárias;

    III - os orçamentos anuais.

  • Constituição do Estado da Bahia, Art. 159 - Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão:

    I - plano plurianual;

    II - diretrizes orçamentárias;

    III - orçamentos anuais.


ID
1286626
Banca
FGV
Órgão
AL-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

A Assembleia exerce sua função legislativa por meio dos projetos listados a seguir, à exceção de um. Assinale-o.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito b. Leis delegadas.

    Fundamentação: Art. 68. As leis delegadas serão elaboradas pelo Presidente da República, que deverá solicitar a delegação ao Congresso Nacional.

    Força, foco e fé.

  • ALE-RO

    art 45 ( constituição de rondônia) as leis delegadas serão elaboradas pelo Governador do Estado, que deverá solicitar delegação da assembleia legislativa.

  • C.E./BA

    art 72. O processo legislativo compreende a elaboração de:

    I- Emendas à constituição

    II- leis complementares

    III- leis ordinárias

    IV- decretos legislativos

    V- resoluções

    VI - leis delegadas

    Alguém poderia, por gentileza explicar por que

  • Tatiana Fonseca, a CE/BA engloba de modo geral o processo legislativo. As Leis Delegadas é de competência do chefe do Executivo (Governador), assim como funciona para o Presidente da República. A Questão se refere a "função legislativa da Assembleia. Veja abaixo o artigo que elenca essas funções:

    Res. 1.193/1985 - Regimento Interno 2018

    ART. 117 - Proposição é toda matéria submetida à deliberação da Assembleia, no âmbito da sua função legislativa e fiscalizadora.

    ART. 118 - Consideram-se proposições:

    I - propostas de emenda constitucional;

    II - projetos de lei;

    III - projetos de decreto legislativo;

    IV - projetos de resolução;

    V - emendas;

    VI - requerimentos;

    VII - moções;

    VIII - indicações.


    Note que não se fala em 'Leis Delegadas'.

    Espero ter ajudado ; )


ID
1646356
Banca
IBFC
Órgão
SAEB-BA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Assinale a alternativa correta considerando as normas previstas no texto da Constituição do Estado da Bahia.

Alternativas
Comentários
  • CONSTITUIÇÃO DO ESTADO DA BAHIA , Art. 289 - Sempre que for veiculada publicidade estadual com mais de duas pessoas, será assegurada a inclusão de uma da raça negra.

  • Para quem não tem acesso a responsta da questão,

    Gaba: b)

    Art. 289 - Sempre que for veiculada publicidade estadual com mais de duas pessoas, será assegurada a inclusão de uma da raça negra.

  • Art. 289 - Sempre que for veiculada publicidade estadual com mais de duas pessoas, será assegurada a inclusão de uma da raça negra.

  • Sempre com mais de DUAS pessoas, galera!!!

    GAB: B

  • Segundo a constituição baiana, é obrigatória a presença de pelo menos uma pessoa da raça negra em todas as campanhas publicitárias produzidas na Bahia em que apareçam mais de uma pessoa.

    Gabarito: B

  • CONSTITUIÇÃO DO ESTADO DA BAHIA , Art. 289 - Sempre que for veiculada publicidade estadual com mais de duas pessoas, será assegurada a inclusão de uma da raça negra.;;;;;;Sempre com mais de DUAS pessoas...../GAB: B Nasce o sol a 2 de julho

    Brilha mais que no primeiro

    É sinal que neste dia

    Até o sol é brasileiro

    Nunca mais o despotismo

    Regerá nossas ações

    Com tiranos não combinam

    Brasileiros corações

    Cresce, oh! Filho de minha alma

    Para a pátria defender

    O Brasil já tem jurado

    Independência ou morrer

    Nunca mais o despotismo

    Regerá nossas ações

    Com tiranos não combinam

    Brasileiros corações

    Salve, oh! Rei das Campinas

    De Cabrito a Pirajá

    Nossa pátria hoje livre

    Dos tiranos não será CAVEIRA !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Art. 289 - Sempre que for veiculada publicidade estadual com mais de duas pessoas, será assegurada a inclusão de uma da raça negra.

  • RUMO À PMBA

    Gab:B

  • Pm- Ba ❤️


ID
1713433
Banca
CONSULTEC
Órgão
PM-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

A sociedade baiana é cultural e historicamente marcada pela presença da comunidade afro-brasileira.

Nos termos da Constituição do Estado da Bahia, é incorreto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Constituição do Estado da Bahia Art. 290 - O dia 20 de novembro será considerado, no calendário oficial, como Dia da Consciência Negra.

  • Essa questão foi entregue nas mãos para quem fazer acertar, porem a banca foi muito esperta, deixou a questão errada na última opção. Quando o cerébro ver outubro, ele associa logo com novembro, pois são meses que se parecem nas letras e o candidato já cansado, crer que a alternativa está correta. Eu mesmo errei!

  • O dia 20 de novembro será considerado, no calendário oficial, como Dia da Consciência Negra.

  • Resposta = E

    Questão sobre Constituição do Estado da Bahia. Analisando cada alternativa:

    a) CORRETO. 

    "Art. 287 - Com países que mantiverem política oficial de discriminação racial, o Estado não poderá: I - admitir participação, ainda que indireta, através de empresas neles sediadas, em qualquer processo licitatório da Administração Pública direta ou indireta; II - manter intercâmbio cultural ou desportivo, através de delegações oficiais."

    b) CORRETO

    "Art. 288 - A rede estadual de ensino e os cursos de formação e aperfeiçoamento do servidor público civil e militar incluirão em seus programas disciplina que valorize a participação do negro na formação histórica da sociedade brasileira."

    c) CORRETO

    Ver a letra a).

    d) CORRETO

    "Art. 289 - Sempre que for veiculada publicidade estadual com mais de duas pessoas, será assegurada a inclusão de uma da raça negra."

    e) ERRADO

    "Art. 290 - O Dia 20 de novembro será considerado, no calendário oficial, como Dia da Consciência Negra."

     

  • A banca trocou o mês.

    20 de novembro: dia da consciência negra.

    PM BAHIA 2019

  • A IBFC gosta de confundir, trocando datas, palavras. Dia da Consciência negra é 20 de Novembro e não 20 de Outubro.

  • NOVEMBRO

  • Gab E

    Dia da consciência Negra = Dia 20 de Novembro

  • Art. 290. O Dia 20 de novembro será considerado, no calendário

    oficial, como Dia da Consciência Negra.

    GAB E


ID
2498827
Banca
IBFC
Órgão
PM-BA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Assinale a alternativa correta sobre a Defensoria Pública nos termos da Constituição do Estado da Bahia.

Alternativas
Comentários
  • Segundo o Estratégia Concursos O art. 145, § 1º, da Constituição do Estado da Bahia: “o Defensor Público-Geral será nomeado pelo Governador e escolhido, dentre os integrantes da carreira com mais de 35 anosde idade, de lista tríplice composta pelos candidatos mais votados pelos Defensores Públicos, no efetivo exercício de suas funções”. O gabarito é a letra A.

  • Por força do princípio da simetria, alternativa A.

  • a) O Defensor Público-Geral será nomeado pelo Governador e escolhido, dentre os integrantes da carreira com mais de 35 anos de idade, de lista tríplice composta pelos candidatos mais votados pelos Defensores Públicos, no efetivo exercício de suas funções. CORRETO

    b) O Defensor Público-Geral será nomeado pelo Governador e escolhido, dentre os integrantes da carreira com mais de 30 anos de idade, de lista tríplice composta pelos candidatos melhor classificados no Concurso Público específico para a função de Defensor Público-Geral. INCORRETO

    c) O Defensor Público-Geral será nomeado pelo Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil e escolhido, dentre os integrantes da carreira com mais de 35 anos de idade, de lista tríplice composta pelos candidatos mais votados pelos Advogados, no efetivo exercício de suas funções. INCORRETO

    d) O Defensor Público-Geral será nomeado pelo Presidente do Tribunal de Justiça e escolhido, dentre os integrantes da carreira com mais de 25 anos de idade, de lista tríplice composta pelos candidatos melhor classificados no Concurso Público específico para a função de Defensor Público-Geral. INCORRETO

    e) O Defensor Público-Geral será nomeado pelo Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil e escolhido, dentre os integrantes da carreira com mais de 30 anos de idade, de lista tríplice composta pelos candidatos mais votados pelos Defensores Públicos e Promotores de Justiça, no efetivo exercício de suas funções ou em afastamento. INCORRETO

  • Todos os cargos em comissão serão nomeados pelo Governador, só era expressar essa malícia e saber quer para ser Defensor Público-Geral precisa de ter :

    +35 anos

    Notável saber jurídico

    Reputação ilibada .

    PM/BA 2020

  • Art. 145. ..

    §1° O Defensor Público-Geral será nomeado pelo Governador e escolhido, dentre os integrantes da carreira com mais de 35 anos de idade, de lista tríplice composta pelos candidatos mais votados pelos Defensores Públicos, no efetivo exercício de suas funções.* 

  • era só saber que o defensor é nomeado pelo governador, e ter +35 anos que já matava a questão.

  • Essa derrubou muita gente!

  • Acertei por dedução.


ID
2498905
Banca
IBFC
Órgão
PM-BA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Assinale a alternativa correta considerando as normas previstas no texto da Constituição do Estado da Bahia sobre veiculação de publicidade estadual.

Alternativas
Comentários
  • Art. 289 - Sempre que for veiculada publicidade estadual com mais de duas pessoas, será assegurada a inclusão de uma da raça negra.

    Resposta A.

  • Esse artigo 289 da constituição da BA sempre cai em provas da Bahia.

  • Como é bom fazermos questões, errei essa por falta de atenção mesmo e interpretação..

    Sucesso guerreiros

    #PMBA2019

  • CAPÍTULO XXIII

    DO NEGRO

    Art. 289 – Sempre que for veiculada publicidade estadual com mais de duas pessoas, será assegurada a inclusão de uma da raça negra.

    Alternativa A

    #PMBA2020 #CAVEIRA

    RUMO À CENTENÁRIA MILÍCIA DE BRAVOS

  • Art. 289. Sempre que for veiculada publicidade estadual com mais de

    duas pessoas, será assegurada a inclusão de uma da raça negra.

    GAB A


ID
2549203
Banca
AOCP
Órgão
DESENBAHIA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Existem vários dispositivos legais no ordenamento jurídico brasileiro e tratados internacionais que visam à diminuição e erradicação das desigualdades raciais, étnicas, religiosas e de gênero. Nesse sentido, assinale a alternativa correta acerca dos dispositivos legais que promovem a igualdade racial e de gênero.

Alternativas
Comentários
  •  A)A Constituição Federal não traz disposição expressa quanto à vedação de discriminação de gêneros.[errada]

    A Constituição Federal declara que “todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza [...] (art. 5º caput)

     

     B) A Constituição do Estado da Bahia veda que o Estado promova o intercâmbio cultural ou desportivo, através de delegações oficiais de países que mantiverem política oficial de discriminação racial. [CORRETA]

    Constituição do Estado da Bahia, (Cap. XXIII “Do Negro”)CAPÍTULO XXIII –DO NEGRO

    Art. 287 – Com países que mantiverem política oficial de discriminação racial, o Estado não poderá:

    II – manter intercâmbio cultural ou desportivo, através de delegações oficiais.

     

     C)De acordo com a Lei federal nº 2.889/1956 (Lei contra o genocídio), quem adotar medidas destinadas a impedir os nascimentos no seio de grupo nacional, étnico, racial ou religioso com o intuito de eliminá-lo será incurso nas penas cominadas no art. 121 do Código Penal (homicídio). [ERRADA]

    Lei federal nº 2.889/1956  Art. 1º Quem, com a intenção de destruir, no todo ou em parte, grupo nacional, étnico, racial ou religioso, como tal:

     d) adotar medidas destinadas a impedir os nascimentos no seio do grupo;

        com as penas do art. 125, no caso da letra d;

     

     D)Segundo a Constituição Federal, a prática do racismo constitui crime inafiançável, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei e cuja prescrição ocorre somente após 30 (trinta) anos de ocorrida a prática da ofensa.[ERRADA]

    . 5º, XLII, da CF, que "a prática do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei"​

     

    E)Segundo a Constituição do Estado da Bahia, sempre que for veiculada publicidade estadual, independentemente do número de pessoas que dela participem, será assegurada a inclusão de uma pessoa da raça negra. [ERRADA]

    CAPÍTULO XXIII - DO NEGRO- Art. 289 - Sempre que for veiculada publicidade estadual com mais de duas pessoas, será assegurada a inclusão de uma da raça negra.

  • Errei essa, gabarito correto: B.

    Mais estou começando agora e fiquei em dúvida entre B e C. Rumo PMBA

  • Pra quem ficou em dúvida da ''C'':

    Não é eliminar, mas sim destruir o grupo no todo ou em parte.

  • Apenas para quem ficou em dúvida na alternativa C

    Lei Nº 2.889

    Art. 1º Quem, com intenção de destruir, no todo ou em parte, grupo nacional, étnico, racial ou religioso, como tal:

    ► Adotar medidas destinadas a impedir os nascimentos no seio do grupo → Com as penas do ART. 125 (Aborto)

  • Constituição do Estado da Bahia, (Cap. XXIII “Do Negro”) CAPÍTULO XXIII

    Art. 287 – Com países que mantiverem política oficial de discriminação racial, o Estado não poderá:

    I – admitir participação, ainda que indireta, através de empresas neles sediadas, em qualquer processo licitatório da Administração Pública direta ou indireta;

    II – manter intercâmbio cultural ou desportivo, através de delegações oficiais.

  • De acordo com a Lei federal nº 2.889/1956 (Lei contra o genocídio), quem adotar medidas destinadas a impedir os nascimentos no seio de grupo nacional, étnico, racial ou religioso com o intuito de eliminá-lo será incurso nas penas cominadas no art. 125 do Código Penal ( Aborto provocado por terceiro)

     Aborto provocado por terceiro

           Art. 125 - Provocar aborto, sem o consentimento da gestante:

           Pena - reclusão, de três a dez anos.

  • Existem vários dispositivos legais no ordenamento jurídico brasileiro e tratados internacionais que visam à diminuição e erradicação das desigualdades raciais, étnicas, religiosas e de gênero. Nesse sentido, assinale a alternativa correta acerca dos dispositivos legais que promovem a igualdade racial e de gênero.

    A Constituição Federal não traz disposição expressa quanto à vedação de discriminação de gêneros.

    CF. – 5º, XLII.

    A Constituição do Estado da Bahia veda que o Estado promova o intercâmbio cultural ou desportivo, através de delegações oficiais de países que mantiverem política oficial de discriminação racial.

    C.B. – Capítulo XXIII

    Do negro

    287 – Com países que mantiverem política oficial de discriminação racial, O Estado não poderá:

    I – admitir participação, ainda que indireta, através de empresas meles sediadas, em qualquer processo licitatório da administração pública direta ou indireta;

    II – mantiver intercâmbio cultural ou desportivo, através de delegações oficiais.

    (...)

    De acordo com a Lei federal nº 2.889/1956 (Lei contra o genocídio), quem adotar medidas destinadas a impedir os nascimentos no seio de grupo nacional, étnico, racial ou religioso com o intuito de eliminá-lo será incurso nas penas cominadas no art. 121 do Código Penal (homicídio).

    Segundo a Constituição Federal, a prática do racismo constitui crime inafiançável, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei e cuja prescrição ocorre somente após 30 (trinta) anos de ocorrida a prática da ofensa.

    CF. – Dos Direitos e Garantias Fundamentais

    Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos

    5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, a liberdade, a igualdade, a segurança e a propriedade, nos termos seguintes:

    (...)

    XLII – a prática do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei; (o período acaba).

    (...)

    Segundo a Constituição do Estado da Bahia, sempre que for veiculada publicidade estadual, independentemente do número de pessoas que dela participem, será assegurada a inclusão de uma pessoa da raça negra.

    C.B. – Capítulo XXIII

    Do negro

    289 – Sempre que for veiculada publicidade estadual com mais de duas pessoas, será assegurada a inclusão de uma da raça negra.

    (...)

  • a.A Constituição Federal traz disposição expressa quanto à vedação de discriminação de gêneros (art. 3º, inciso IV).

    c. Foge do escopo.

    d.O crime é imprescritível.

    e.Segundo a Constituição do Estado da Bahia, sempre que for veiculada publicidade estadual, com mais de duas pessoas, será assegurada a inclusão de uma pessoa da raça negra.


ID
2617510
Banca
FGV
Órgão
Câmara de Salvador - BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Decreto do Governador do Estado da Bahia outorga a utilização de recursos hídricos para a satisfação de pequeno núcleo populacional, a serem distribuídos no meio rural.


Sobre o caso, é correto afirmar que a outorga é:

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o art. 12, § 1º, da Lei 9.433/97, independem de outorga pelo Poder Público, conforme definido em regulamento:

    I – o uso de recursos hídricos para a satisfação das necessidades de pequenos núcleos populacionais, distribuídos no meio rural;

    II – as derivações, captações e lançamentos considerados insignificantes;

    III – as acumulações de volumes de água consideradas insignificantes.

    Logo, não há a obrigatoriedade de exigir outorga de uso de recursos hídricos para a satisfação das necessidades de pequenos núcleos populacionais, distribuídos no meio rural. Portanto gabarito letra D.

    https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/prova-de-direito-ambiental-comentada-camara-municipal-de-salvador/

  • gabarito letra D.


ID
2658562
Banca
Fundação CEFETBAHIA
Órgão
MPE-BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

De acordo com o disposto na Constituição do Estado da Bahia, é incorreto dizer que:

Alternativas
Comentários
  • Em regra, os membros do MP no Tribunal de Contas ingressam por concurso

    Abraços

  • a) Dois terços da composição do Tribunal de Contas dos Municípios são escolhidos pela Assembleia Legislativa, incluindo-se as vagas reservadas ao Ministério Público. Errado  As vagas reservadas ao  MP estão inseridas no 1/3, escolhidas pelo Governador e aprovada pela Assembleia Legislativa, conforme previsão do Art. 94, I, da CE da Bahia – um terço pelo Governador do Estado, com aprovação da Assembleia Legislativa, sendo um de sua livre escolha e os demais membros, alternadamente, dentre Auditores e integrantes do Ministério Público junto ao Tribunal, indicados em lista tríplice pelo Tribunal, segundo os critérios de antiguidade e merecimento;

    b) Os conselheiros do Tribunal de Contas do Estado terão as mesmas prerrogativas, garantias, impedimentos, subsídios, direitos e vantagens dos desembargadores do Tribunal de Justiça. Correto - Previsão expressa do Art. 94, § 2º , da CE da Bahia - Os Conselheiros terão as mesmas prerrogativas, garantias, impedimentos, subsídios, direitos e vantagens dos Desembargadores do Tribunal de Justiça e somente poderão aposentar-se com as vantagens do cargo, aplicando-se-lhes, quanto à aposentadoria e pensão, o que dispõe a Constituição Federal.

    c) Os auditores do Tribunal de Contas dos Municípios, quando no exercício de suas habituais atribuições da judicatura, terão as mesmas garantias e impedimentos dos juízes de Direito de 1ª instância. - Correto - Art. 94, § 3º, da CE da Bahia - .... pelos Auditores que contem, pelo menos, dez anos de serviço nos Tribunais, quando terão as mesmas garantias e impedimentos do titular, e, quando no exercício das demais atribuições da judicatura, as de juiz de direito de 1ª instância.

    d) Entre as atribuições do Tribunal de Contas do Estado está a de calcular as cotas dos impostos repassados pelo Estado aos Municípios. Correto - Art. 95, I, alínea "a", da CE da Bahia - I – ao Tribunal de Contas do Estado: a) calcular as cotas dos impostos repassados pelo Estado aos Municípios;

    e) Os Tribunais de Contas prestarão suas próprias contas à Assembleia Legislativa. Correto - Art. 91, § 3º, da CE da Bahia - Os Tribunais prestarão suas próprias contas à Assembleia Legislativa, bem como a ela encaminharão, trimestral e anualmente, relatório de suas atividades.

  • Lúcio Weber, em regra não. Sempre!

    Constituição da Rpública Federativa do Brasil

    CAPÍTULO IV
    DAS FUNÇÕES ESSENCIAIS À JUSTIÇA
    (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 80, de 2014)
    SEÇÃO I
    DO MINISTÉRIO PÚBLICO

    Art. 129. São funções institucionais do Ministério Público:

    (...)

    § 3º O ingresso na carreira do Ministério Público far-se-á mediante concurso público de provas e títulos, assegurada a participação da Ordem dos Advogados do Brasil em sua realização, exigindo-se do bacharel em direito, no mínimo, três anos de atividade jurídica e observando-se, nas nomeações, a ordem de classificação. (....)

    Art. 130. Aos membros do Ministério Público junto aos Tribunais de Contas aplicam-se as disposições desta seção pertinentes a direitos, vedações e forma de investidura.

     

  • gabarito letra "A". Apenas para fins didáticos, transcreverei alguns artigos da Constituição do Estado da Bahia:

     

    Art. 94. Os Tribunais de Contas têm sede na Capital do Estado, integrando-se, cada um deles, de sete conselheiros, escolhidos, após aprovação pela Assembleia Legislativa, na seguinte ordem:

     

    *

     

    I – um terço pelo Governador do Estado, com aprovação da Assembleia Legislativa, sendo um de sua livre escolha e os demais membros, alternadamente, dentre Auditores e integrantes do Ministério Público junto ao Tribunal, indicados em lista tríplice pelo Tribunal, segundo os critérios de antiguidade e merecimento;

     

    *

     

    II – dois terços pela Assembleia Legislativa.

     

    * Redação dada pela Emenda à Constituição Estadual nº 04, de 03 de junho de 1994. (Texto original em adendo)

     

    § 1º Só poderão ser investidos no cargo de Conselheiro brasileiros, maiores de trinta e cinco anos e com menos de sessenta e cinco anos de idade, de idoneidade moral e reputação ilibada e de notórios conhecimentos jurídicos, contábeis, econômicos, financeiros ou de administração pública, com mais de dez anos de exercício de função ou atividade profissional que exija os conhecimentos mencionados.

     

    § 2º Os Conselheiros terão as mesmas prerrogativas, garantias, impedimentos, subsídios, direitos e vantagens dos Desembargadores do Tribunal de Justiça e somente poderão aposentar-se com as vantagens do cargo, aplicando-se-lhes, quanto à aposentadoria e pensão, o que dispõe a Constituição Federal.

     

    * Redação dada pela Emenda à Constituição Estadual nº 07, de 18 de janeiro de 1999. (Texto original em adendo)

     

    § 3º Os Conselheiros serão substituídos nos seus impedimentos, temporariamente e na forma da lei, pelos Auditores que contem, pelo menos, dez anos de serviço nos Tribunais, quando terão as mesmas garantias e impedimentos do titular, e, quando no exercício das demais atribuições da judicatura, as de juiz de direito de 1ª instância.

     

    § 4º É vedado ao Conselheiro, ainda que em disponibilidade, sob pena de perda do cargo, o exercício de outra função pública, salvo um cargo de magistério, bem como perceber, a qualquer título, custas ou participações no processo, ou dedicar-se à atividade político-partidária.

     

    § 5º Os vencimentos dos servidores dos Tribunais de Contas serão reajustados em igual data e no mesmo percentual concedido em lei aos servidores da Assembleia Legislativa.

  • gabarito letra "A". Apenas para fins didáticos, transcreverei alguns artigos da Constituição do Estado da Bahia:

     

    Art. 95. Além das atribuições enunciadas nesta Constituição, compete privativamente:

     

    I – ao Tribunal de Contas do Estado:

     

    a) calcular as cotas dos impostos repassados pelo Estado aos Municípios;

     

    b) (....)

    * *Declarado inconstitucional pelo S.T.F., no julgamento da ADI nº461-1. (Texto original em adendo)

     

    II – ao Tribunal de Contas dos Municípios:

     

    a) representar ao Executivo Estadual, nos casos previstos de intervenção do Estado no Município;

     

    b) representar à repartição pública federal ou estadual pelo bloqueio das transferências de recursos destinados ao Município que não apresentar contas anuais ou que as tenha prestado com graves irregularidades, até que sejam sanadas;

     

    c) representar à Câmara Municipal pela instauração de processo de responsabilidade administrativa do Prefeito ou de sua Mesa, bem assim ao Ministério Público, nos casos de crime que detectar;

     

    d) apreciar as contas prestadas anualmente pela Mesa da Câmara Municipal e sobre elas emitir parecer prévio.

     

    § 1º O parecer prévio, emitido pelo Tribunal sobre contas apresentadas pelo Prefeito ou pela Mesa da Câmara Municipal, só deixará de prevalecer pelo voto de dois terços dos membros da Casa Legislativa do Município.

     

    § 2º Nos sessenta dias anteriores à sua remessa ao Tribunal, as contas dos Municípios ficarão na Secretaria da Câmara Municipal, à disposição de qualquer contribuinte, para exame e apreciação, podendo este, se for o caso, questionar-lhes a legitimidade, nos termos da lei.

  • gabarito letra "A". Apenas para fins didáticos, transcreverei alguns artigos da Constituição do Estado da Bahia:

     

    SEÇÃO VIII

     

    Dos Tribunais de Contas do Estado e dos Municípios

     

    Art. 91. Os Tribunais de Contas do Estado e dos Municípios, dotados de autonomia administrativa e de independência funcional, são órgãos de auxílio do controle externo a cargo, respectivamente, da Assembleia Legislativa e das Câmaras Municipais, competindo-lhes:

     

    (...)

     

    § 3º Os Tribunais prestarão suas próprias contas à Assembleia Legislativa, bem como a ela encaminharão, trimestral e anualmente, relatório de suas atividades.

     

    Insta consignar que se poderia aplicar resolver a presente questão pelo princípio da simetria o art. 73 da CF.

  • Nossa resposta encontra-se na letra ‘a’, que é incorreta, haja vista as vagas reservadas ao Ministério Público junto ao Tribunal estarem incluídas naquele 1/3 que é escolhido pelo Governador do Estado, com posterior aprovação da Assembleia Legislativa, nos termos do art. 94, I, da CE/BA: “Art. 94. Os Tribunais de Contas têm sede na Capital do Estado, integrandoâ€�se, cada um deles, de sete conselheiros, escolhidos, após aprovação pela Assembleia Legislativa, na seguinte ordem:

    I – um terço pelo Governador do Estado, com aprovação da Assembleia Legislativa, sendo um de sua livre escolha e os demais membros, alternadamente, dentre Auditores e integrantes do Ministério Público junto ao Tribunal, indicados em lista tríplice pelo Tribunal, segundo os critérios de antiguidade e merecimento;

    II – dois terços pela Assembleia Legislativa.” 

    A letra ‘b’ é verdadeira, em razão da previsão do art. 94, § 2º, da CE/BA.

    A letra ‘c’ traz o art. 94, § 3º, da CE/BA, sendo igualmente correta. 

    A letra ‘d’ também é verdadeira, consoante determina o art. 95, I, “a” da CE/BA.

    Por fim, a letra ‘e’ é verdadeira por conter a redação do art. 91, § 3º, da CE/BA.

    Gabarito: A


ID
2658796
Banca
Fundação CEFETBAHIA
Órgão
MPE-BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Conforme o artigo 286 da Constituição do Estado da Bahia, que inaugura o Título VI da Ordem Econômica e Social, Capítulo XXIII - Do Negro: “A sociedade baiana é cultural e historicamente marcada pela presença da comunidade afro-brasileira, constituindo a prática do racismo crime inafiançável e imprescritível, sujeito a pena de reclusão, nos termos da Constituição Federal”.


Analise as proposições abaixo:


I - Conforme a Constituição do Estado da Bahia, o Estado não poderá admitir participação, ainda que indireta, através de empresas neles sediadas, em qualquer processo licitatório da Administração Pública direta ou indireta, de países que mantiverem política oficial de discriminação racial.

II - Conforme a Constituição do Estado da Bahia, o Estado não poderá manter intercâmbio cultural ou desportivo, através de delegações oficiais, com países que mantiverem política oficial de discriminação racial.

III - Conforme a Constituição do Estado da Bahia, a rede estadual de ensino incluirá em seus programas disciplina que valorize a participação do negro na formação histórica da sociedade brasileira.

IV - Conforme a Constituição do Estado da Bahia, os cursos de formação e aperfeiçoamento do servidor público civil e militar incluirão em seus programas disciplina que valorize a participação do negro na formação histórica da sociedade brasileira.

V - Conforme a Constituição do Estado da Bahia, sempre que for veiculada publicidade estadual com mais de duas pessoas, será assegurada a inclusão de uma da raça negra.


A alternativa que contém a sequência correta, considerando V para verdadeiro e F para falso, é:

Alternativas
Comentários
  • Na prova de verdade, eu caí nesse detalhe da CE/BA, no que diz respeito à publicidade

    Abraços

  • Gabarito Provisório "E" (todas corretas).

  • gabarito letra "E"


    CAPÍTULO XXIII


    DO NEGRO


    Art. 286 - A sociedade baiana é cultural e historicamente marcada pela presença da comunidade afro-brasileira, constituindo a prática do racismo crime inafiançável e imprescritível, sujeito a pena de reclusão, nos termos da Constituição Federal.


    Art. 287 - Com países que mantiverem política oficial de discriminação racial, o Estado não poderá:


    I - admitir participação, ainda que indireta, através de empresas neles sediadas, em qualquer processo licitatório da Administração Pública direta ou indireta;


    II - manter intercâmbio cultural ou desportivo, através de delegações oficiais.


    Art. 288 - A rede estadual de ensino e os cursos de formação e aperfeiçoamento do servidor público civil e militar incluirão em seus programas disciplina que valorize a participação do negro na formação histórica da sociedade brasileira.


    Art. 289 - Sempre que for veiculada publicidade estadual com mais de duas pessoas, será assegurada a inclusão de uma da raça negra.


    Art. 290 - O Dia 20 de novembro será considerado, no calendário oficial, como Dia da Consciência Negra.


  • gab letra E PMBA 2019]

  • GAB E

    PMBA

  • Boa Questão para estudar

  • Conforme o artigo 286 da Constituição do Estado da Bahia, que inaugura o Título VI da Ordem Econômica e Social, Capítulo XXIII - Do Negro: “A sociedade baiana é cultural e historicamente marcada pela presença da comunidade afro-brasileira, constituindo a prática do racismo crime inafiançável e imprescritível, sujeito a pena de reclusão, nos termos da Constituição Federal”.

    Analise as proposições abaixo:

    I - Conforme a Constituição do Estado da Bahia, o Estado não poderá admitir participação, ainda que indireta, através de empresas neles sediadas, em qualquer processo licitatório da Administração Pública direta ou indireta, de países que mantiverem política oficial de discriminação racial.

    II - Conforme a Constituição do Estado da Bahia, o Estado não poderá manter intercâmbio cultural ou desportivo, através de delegações oficiais, com países que mantiverem política oficial de discriminação racial.

    III - Conforme a Constituição do Estado da Bahia, a rede estadual de ensino incluirá em seus programas disciplina que valorize a participação do negro na formação histórica da sociedade brasileira.

    IV - Conforme a Constituição do Estado da Bahia, os cursos de formação e aperfeiçoamento do servidor público civil e militar incluirão em seus programas disciplina que valorize a participação do negro na formação histórica da sociedade brasileira.

    V - Conforme a Constituição do Estado da Bahia, sempre que for veiculada publicidade estadual com mais de duas pessoas, será assegurada a inclusão de uma da raça negra.

    C.B. - Capítulo XXIII

    Do Negro

    287 – Com países que mantiverem política oficial de discriminação racial, o Estado não poderá:

    I – admitir participação, ainda que indireta, através de empresas neles sediadas, em qualquer processo licitatório da administração pública direta ou indireta;

    II – manter intercâmbio cultural ou desportivo, através de delegações oficiais.

    288 – A rede estadual de ensino e os cursos de formação e aperfeiçoamento do servidor público civil e militar incluirão em seus programas disciplinas que valorize a participação do negro na formação histórica da sociedade brasileira.

    289 – Sempre que for veiculada publicidade estadual com mais de duas pessoas, será assegurada a inclusão de uma da raça negra.

    A alternativa que contém a sequência correta, considerando V para verdadeiro e F para falso, é:

    Todas as alternativas estão corretas.

  • Todas as alternativas estão corretas.


ID
2856145
Banca
Fundação CEFETBAHIA
Órgão
MPE-BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Considerando o regramento estabelecido na Constituição Estadual da Bahia para os Tribunais de Contas, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.


( ) O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia é órgão de auxílio do controle externo a cargo das Câmaras Municipais, competindo-lhe apreciar as contas prestadas anualmente pelos chefes do Poder Executivo dos Municípios, mediante parecer prévio a ser elaborado no prazo de 180 dias, contados a partir da data do seu recebimento.

( ) Incumbe ao Tribunal de Contas do Estado julgar, no prazo de 365 dias, a partir do término do exercício a que se referem, as contas dos administradores das empresas públicas estaduais, promovendo tomada de contas, quando não prestadas no prazo legal.

( ) Os Tribunais prestarão suas próprias contas à Assembleia Legislativa, bem como a ela encaminharão, trimestral e anualmente, relatório de suas atividades.

( ) As decisões dos Tribunais de Contas, quando resultarem em imputação de débito ou multa, terão, após aprovação pelo órgão do Poder Legislativo respectivo, eficácia de título executivo.


A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é

Alternativas
Comentários
  • Por incrível que possa parecer, esses 365 realmente estão previstos na Constituição da Bahia

    Abraços

  • Gabarito Definitivo: B (V V V F)

  • Só que eles esqueceram o ano bissexto 

  • Se a questão tratasse sobre o TC na CF, a resposta seria:

    I - Art. 71. O controle externo, a cargo do Congresso Nacional, será exercido com o auxílio do Tribunal de Contas da União, ao qual compete: I - apreciar as contas prestadas anualmente pelo Presidente da República, mediante parecer prévio que deverá ser elaborado em sessenta dias a contar de seu recebimento;

    II - II - julgar as contas dos administradores e demais responsáveis por dinheiros, bens e valores públicos da administração direta e indireta, incluídas as fundações e sociedades instituídas e mantidas pelo Poder Público federal, e as contas daqueles que derem causa a perda, extravio ou outra irregularidade de que resulte prejuízo ao erário público;

    III - § 4º O Tribunal encaminhará ao Congresso Nacional, trimestral e anualmente, relatório de suas atividades.

    IV - § 3º As decisões do Tribunal de que resulte imputação de débito ou multa terão eficácia de título executivo.


ID
2856151
Banca
Fundação CEFETBAHIA
Órgão
MPE-BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Em relação às regras estabelecidas para o Ministério Público na Constituição do Estado da Bahia, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Alternativa protetiva é alternativa correta

    Abraços

  • Art 83 para 5 CE/BA


    5º - Por iniciativa da maioria dos membros da Comissão, poderá ser requisitada a presença de representante do Ministério Público, em todos os trâmites da investigação, sendo-lhe facultado formular indagações aos interrogados e testemunhas, bem assim pleitear medidas de caráter probatório

  • Art. 136 - Ao Ministério Público é assegurada autonomia administrativa e funcional, cabendo-lhe:

    I - propor ao Poder Legislativo a criação, transformação e extinção de seus cargos de carreira e os dos serviços auxiliares, bem como a fixação dos respectivos vencimentos;

    II - elaborar seu Regimento Interno

  • a) CORRETA: Conforme a Lei Orgânica Nacional do MP (8.625/93), art. 25, VI - exercer a fiscalização dos estabelecimentos prisionais e dos que abriguem idosos, menores, incapazes ou pessoas portadores de deficiência;


    c) ERRADA: Conforme a Lei Orgânica Nacional do MP (8.625/93), art. 9º, §2º - A destituição do Procurador-Geral de Justiça, por iniciativa do Colégio de Procuradores, deverá ser precedida de autorização de um terço dos membros da Assembleia Legislativa.

  • A alternativa C encontra-se incorreta, devido a destituição, antes de findar-se o período de 2 anos, só poderá ocorrer pelo voto da maioria absoluta da assembleia legislativa.

    GABARITO A

  • Gabarito: A

    Sobre a letra C - Constituição do estado da Bahia artigo 137 -

    IV - garantia de mandato de dois anos do Procurador-Geral de Justiça,

    cuja destituição, antes de findar-se este período, somente poderá ocorrer pelo

    voto da maioria absoluta da Assembleia Legislativa, mediante votação secreta;

  • IX - fiscalizar os estabelecimentos que abriguem idosos, menores, incapazes e deficientes, bem como, de modo geral, hospitais e casas de saúde;

  • As regras sempre tem a palavra inicial terminando em AE e ER . Promover, zelar, promover, requisitar, proteger, exercer, fiscalizar, requerer, funcionar, defender,atuar

  • ERRO DA ALTERNATIVA (B): NÃO  é aprovação de seu  regimento interno /  elaborar seu regimento interna.

     

     

     

     

     

     

  • A) Fiscalizar os estabelecimentos que abriguem idosos, menores, incapazes e deficientes, bem como, de modo geral, hospitais e casas de saúde constitui uma das atribuições do Ministério Público. -> Texto de lei. É uma das competências do Ministério Público. Sempre com VERBOS que terminam em AR e ER.

    B) cabe ao Ministério Público propor ao Poder Legislativo a aprovação do seu Regimento Interno, bem como a criação, transformação e extinção de seus cargos de carreira e dos serviços auxiliares. -> INCORRETO. O Ministério Público tem autonomia ADMINISTRATIVA E FUNCIONAL, e elabora o seu próprio regimento interno.

    C) o mandato do procurador-geral de Justiça é de dois anos, podendo ocorrer a sua destituição antes de findar-se esse período pelo voto de dois terços da Assembleia Legislativa. -> Por Maioria Absoluta dos membros, por votação secreta.

    D) é defeso ao membro do Ministério Público funcionar junto às comissões de inquérito do Poder Legislativo. -> Funcionar junto às comissões de inquérito do Poder Legislativo por solicitação deste é uma das competências do Ministério Público.

    E) cabe ao Ministério Público defender os direitos e interesses das populações indígenas, vedada a atuação judicial em demandas que envolvam demarcações de terra. -> Incorreto.


ID
2985244
Banca
FCC
Órgão
SEFAZ-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Dentre as disposições constitucionais e legais vigentes que constituem o regime jurídico dos servidores públicos do Estado da Bahia, inclui-se:

Alternativas
Comentários
  • Gab, Letra D. Não sei o porquê, acertei na cagada. Alguém explica ai o erro das outras questões.

  • A) Administração fazendária e seus servidores fiscais terão precedência sobre os demais setores administrativos, o que implica atendimento prioritário nos serviços da rede pública de saúde.

    CF. Art.37, XVIII - a administração fazendária e seus servidores fiscais terão, dentro de suas áreas de competência e jurisdição, precedência sobre os demais setores administrativos, na forma da lei;

    B) O tempo de contribuição relativo ao exercício de atividade privada pode ser contado para fins de aposentadoria e disponibilidade do servidor abrangido pelo regime próprio de previdência, até o limite máximo de dez anos.

    Lei 6.677/94. Art.119 - Contar-se-á para efeito de aposentadoria e disponibilidade

    VI- até 10 (dez) anos do tempo de serviço em atividade privada, vinculada à Previdência Social,desde que um decênio, pelo menos, no serviço público estadual, ressalvada a legislação federal regulamentadora da matéria .

    C) O provimento dos cargos públicos da Administração autárquica e fundacional é de exclusiva competência do Governador do Estado.

    Lei 6.677/94,Art.9º  - O provimento dos cargos públicos e a movimentação dos servidores far-se-ão por ato da autoridade competente de cada Poder, do dirigente superior de autarquia ou de fundação pública.

    D) A relotação é a movimentação do servidor, com o respectivo cargo, com ou sem mudança de sede, para outro órgão ou entidade do mesmo Poder e natureza jurídica, cujos planos de cargos e vencimentos sejam idênticos, de acordo com o interesse da Administração. (GABARITO - Lei 6.677/94, art.49)

    E) A remoção a pedido por união de cônjuges ocorrerá, ainda que não haja claro de lotação no local de destino.

    Lei 6.677/94. Art.50, §1º Dar-se-á remoção a pedido, para outra localidade, por motivo de saúde do servidor, cônjuge, companheiro ou dependente, condicionado à comprovação por junta médica oficial, hipótese em que, excepcionalmente, será dispensada a exigência de claro de lotação.

  • GAB D.

    PMBA

  • Lei 6.677/94 - Estatuto do Servidor Público do Estado da Bahia

    Art.9º  - A relotação é a movimentação do servidor, com o respectivo cargo, com ou sem mudança de sede, para outro órgão ou entidade do mesmo Poder e natureza jurídica, cujos planos de cargos e vencimentos sejam idênticos, de acordo com o interesse da Administração. 

    PMBA2020


ID
3078610
Banca
FCC
Órgão
SEC-BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Conforme o Art. 286 da Constituição do Estado da Bahia, a prática do racismo constitui

Alternativas
Comentários
  • Gab. D

    Pra quem ta pegando seguro nos estudos. Ta expresso na Constituição Federal. Art. 5° XLII - a prática do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei;.

  • CAPÍTULO DO NEGRO

    Art. 286 - A sociedade baiana é cultural e historicamente marcada pela presença da comunidade afro-brasileira, constituindo a prática do racismo crime inafiançável e imprescritível, sujeito a pena de reclusão, nos termos da Constituição Federal.

    #PMBA2020

    RUMO À CENTENÁRIA MILÍCIA DE BRAVOS

  • Conforme o Art. 286 da Constituição do Estado da Bahia, a prática do racismo constitui

    contravenção penal punida nos termos da lei, incluído o preconceito de raça, de cor, sexo ou de estado civil.

    crime, punido com prisão simples, de 3 meses a 1 ano, e multa de 1 a 3 vezes o maior valor de referência (MVR).

    falta grave quando cometida por funcionário ou servidor público, cabendo demissão sumária ou exoneração ex-officio.

    crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão, nos termos da Constituição Federal.

    C.F. – Dos Direitos e Garantias Fundamentais

    5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito a vida, a liberdade, a igualdade, a segurança e a propriedade, nos termos seguintes:

    (...)

    XLII - a prática do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei;

    (...)

    C.B. – Capítulo XXIII

    Do Negro

    286 - A sociedade baiana é cultural e historicamente marcada pela presença da comunidade afro-brasileira, constituindo a prática do racismo crime inafiançável e imprescritível, sujeito a pena de reclusão, nos termos da CF.

    (...)

    violência que caracteriza infração dos direitos humanos (extrapola pedido na assertiva) e dos direitos e liberdades constitucionais.


ID
3364702
Banca
IBFC
Órgão
PM-BA
Ano
2020
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Nos term os da Constituição do Estado da Bahia, analise as afirmativas abaixo quanto às atribuições do Governador de Estado.

I. Compete privativamente ao Governador do Estado exercer, com auxílio dos Secretários de Estado, a direção superior da administração estadual.

I I . Compete privativamente ao Governador do Estado decretar e fazer executar a intervenção no Município, na forma da Constituição do Estadual.

I I I . Compete privativamente ao Governador do Estado decretar as situações de emergência e estado de calamidade pública.

IV. Compete privativamente ao Governador do Estado exercer o comando supremo da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, promover seus oficiais e nomeá-los para os cargos que lhe são privativos.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    Das Atribuições do Governador do Estado

    II - exercer, com auxílio dos Secretários de Estado, a direção superior da administração estadual;

    VIII - decretar e fazer executar a intervenção no Município, na forma desta Constituição;

    XII - decretar as situações de emergência e estado de calamidade pública;

    XX - exercer o comando supremo da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, promover seus oficiais e nomeá-los para os cargos que lhe são privativos;

  • Questão top, vem PMBA 2022 , Em nome do Deus todo poderoso, Soldado Barbosa , Peto 70.

ID
3402805
Banca
IBFC
Órgão
CBM-BA
Ano
2020
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

São servidores militares estaduais os integrantes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar. Considerando as normas previstas na Constituição do Estado da Bahia para servidores públicos militares, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • OFICIAL => GOVERNADOR

    PRAÇA => COMANDANTE GERAL

  • GAB B

    OFICIAL = GOV

    PRAÇA= CMD GERAL

  • A- Pode ser promovido, mas só por antiguidade.

    B- CORRETO

    C- Mais de anos é excluído.

    D- Perderá.

    E- Área LIVRE do quartel.

  • GABARITO B

    A - (ERRADO) Art. 46, § 4º. O servidor militar estadual da ativa que aceitar cargo, emprego ou função pública temporária, não eletiva, ainda que da administração indireta, ficará agregado ao respectivo quadro e, enquanto permanecer nessa situação, só poderá ser promovido por antiguidade, contando-se lhe o tempo de serviço apenas para aquela promoção e transferência para a reserva, sendo, depois de 02 (dois) anos de afastamento, contínuos ou não, transferido para a inatividade.

    B - (CORRETO) Art. 46, § 2º. Os postos e as patentes dos oficiais da PM e do CBM são conferidos pelo Governador do Estado, e a graduação das praças, pelo Comandante-Geral da PM e pelo Comandante-Geral do CBM, respectivamente.

    C - (ERRADO) Art. 46, § 5º. O servidor militar estadual condenado na Justiça comum ou militar à pena privativa de liberdade superior a 02 (dois) anos, por sentença transitada em julgado, será excluído da Corporação.

    D - (ERRADO) Art. 46, § 6º. O oficial da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar só perderá o posto e a patente se for julgado indigno do oficialato ou com ele incompatível, nos termos da lei, mediante Conselho de Justificação, cujo funcionamento será regulado em lei, e por decisão da Justiça Militar, salvo na hipótese prevista no parágrafo anterior.

    E - (ERRADO) Art. 46, § 8º. Quando a sanção disciplinar, por transgressão de natureza militar, importar em cerceamento de liberdade, será cumprida em área livre de quartel.

  • O servidor militar estadual da ativa que aceitar cargo, emprego ou função pública temporária, não eletiva, ainda que da administração indireta, ficará agregado ao respectivo quadro e, enquanto permanecer nessa situação não poderá ser promovido

    SE ESTÁ AGREGADO NÃO HÁ INATIVIDADE, LOGO PODERÁ SER PROMOVIDO APENAS POR ANTIGUIDADE

    FORMAS DE PROMOÇÃO

    • ANTIGUIDADE
    • MERECIMENTO
    • BRAVURA
    • POST MORTEM
    • RESSARCIMENTO DE PRETERIÇÃO

    A PROMOÇÃO POR BRAVURA ANULA A PROMOÇÃO POST MORTEM

    PROMOÇÃO DOS OFICIAIS

    CORONEL- apenas por merecimento

    TEN- CORONEL- 1 antiguidade/ 4 mereci

    MAJOR- 1 ant/ 2 merecimento

    CAPITAL- 1 ant/ 1 merecimento

    TENENTE- 1 antiguidade

    B

    Os postos e as patentes dos oficiais da Polícia Militar e do corpo de Bombeiros Militar são conferidos pelo Governador do Estado, e a graduação dos praças, pelo Comandante-Geral da Polícia Militar e pelo comandante Geral do corpo de Bombeiros Militar, respectivamente (CORRETO)

    HIERARQUIA

    1. CORONEL
    2. TEN-CORONEL
    3. MAJOR
    4. CAPITÃO
    5. TENENTE
    6. ASPIRANTE
    7. SUBTENENTE
    8. SARGENTO
    9. CABO
    10. SOLDADO

    VERMELHO= OFICIAIS SUPERIORES

    VERDE= OFICIAL INTERMEDIÁRIO

    AZUL= OFICIAIS SUBALTERNOS

    C

    Não é excluído da Corporação o servidor militar estadual condenado na Justiça comum ou militar à pena privativa de liberdade superior a 2 (dois) anos, por sentença transitada em julgado

    (É EXCLUÍDO SIM!)

    D

    O oficial da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar não perderá o posto e a patente se for julgado indigno do oficialato ou com ele incompatível

    O oficial da Polícia Militar só perderá o posto e a patente se for julgado indigno do oficialato ou com ele incompatível, mediante Conselho de Justificação, cujo funcionamento será regulado em lei, e por decisão da Justiça Militar, salvo na hipótese prevista no parágrafo anterior."

    a "hipótese no parágrafo anterior "por coincidência é a mesma da assertiva anterior

    E

    Quando a sanção disciplinar, por transgressão de natureza militar, importar em cerceamento de liberdade, será cumprida em área fechada de quartel

    § 8º - Quando a sanção disciplinar, por transgressão de natureza militar, importar em cerceamento de liberdade, será cumprida em área livre de quartel.


ID
3403444
Banca
IBFC
Órgão
SAEB-BA
Ano
2020
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Nos termos da Constituição do Estado da Bahia, analise as afirmativas abaixo quanto às atribuições do Governador de Estado.

I. Compete privativamente ao Governador do Estado exercer, com auxílio dos Secretários de Estado, a direção superior da administração estadual.
II. Compete privativamente ao Governador do Estado decretar e fazer executar a intervenção no Município, na forma da Constituição do Estadual.
III.Compete privativamente ao Governador do Estado decretar as situações de emergência e estado de calamidade pública.
IV. Compete privativamente ao Governador do Estado exercer o comando supremo da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, promover seus oficiais e nomeá-los para os cargos que lhe são privativos.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Art. 105 - Compete privativamente ao governador do Estado:

    II - exercer, com auxílio dos secretários de Estado, a direção superior da administração estadual;

    VIII - decretar e fazer executar a intervenção no Município, na forma desta Constituição;

    XII - decretar as situações de emergência e estado de calamidade pública;

    XX - exercer o comando supremo da Polícia Militar, promover seus oficiais e nomeá-los para os cargos que lhe são privativos;

    Gabarito: D

  • Fala galera, lembrem-se que a REDAÇÃO REPROVA também. Se você está desesperado e pensando em contar com a sorte, então você precisa do PROJETO DESESPERADOS. Esse curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, tudo em um só lugar.

    Você vai ter desejado  ter  feito esse curso, se deixar passar essa oportunidade.

    https://go.hotmart.com/Q52663110A

  • RUMO À PMBA

    Gab:B

  • AVANTE!!

    GAB: D

  • DAS ATRIBUIÇÕES DO GOVERNADOR: COMPETÊNCIA PRIVATIVA

    -Representar o Estado;

    -Exercer, com o auxílio dos Secretários, a direção superior da administração estadual;

    -Nomeação e exoneração dos Secretários de Estado e Procurador Geral do Estado;

    -Iniciar o processo legislativo;

    -Sancionar, promulgar, vetar, fazer publicar as leis e, para sua fiel execução, expedir decretos e regulamentos;

    -Nomeação de desembargadores, Procurador-Geral de Justiça, Defensor Público Geral;

    -Decretar e fazer executar a intervenção no Município;

    -Enviar à Assembleia Legislativa o Plano Plurianual, o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias e a Proposta de Orçamento Anual;

    -Decretar as situações de emergência e estado de calamidade pública;

    -Prover e extinguir cargos públicos estaduais;

    -Solicitar intervenção federal;

    -Dispor sobre a organização e funcionamento dos órgãos da administração estadual; Exercer o comando supremo da -Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, promover seus oficiais e nomeá-los para os cargos que lhes são privativos


ID
3462271
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Caso determinado tribunal de justiça estadual pretenda celebrar parceria com organização da sociedade civil para a consecução de objetivos de interesse público e recíproco que envolva a transferência de recursos financeiros, o instrumento a ser firmado será o

Alternativas

ID
3463270
Banca
VUNESP
Órgão
PC-BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Considerando a Constituição Federal (art. 1º , 3º , 4º e 5º ), bem como a Constituição do Estado da Bahia (Cap. XXIII), é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Fundamentos da República: SO CI DI VA PLU

    alternativa A está incorreta, pois a promoção do bem social de todos é objetivo da República, não fundamento.

    A alternativa B está correta e é o gabarito da questão em face do que prevê o art. 287, II, da CE-BA.

    A alternativa C está incorreta, pois a exigência de que contenha uma pessoa negra na publicidade estadual se aplica apenas quando houver mais de duas pessoas. Logo, equivoca-se a alternativa ao falar em “publicidade estadual ou privada” e ao falar em “mais de uma pessoa”.

    A alternativa D está incorreta, pois o crime de racismo é imprescritível e inafiançável na forma do inc. XLII do art. 5º da CF.

    A alternativa E, por fim, está equivocada, pois não há percentual assegurada. Prevê o art. 288:

    Art. 288 – A rede estadual de ensino e os cursos de formação e aperfeiçoamento do servidor público civil e militar incluirão em seus programas disciplina que valorize a participação do negro na formação histórica da sociedade brasileira.

    Professor Ricardo Toques -Estratégia concursos

  • A) OBJETIVO

    B) CORRETO

    C) MAIS DE DUAS PESSOAS

    D) IMPRESCRITÍVEL

    E) 20%

  • Art. 287 – Com países que mantiverem política oficial de discriminação racial, o Estado não poderá:

    I – admitir participação, ainda que indireta, através de empresas neles sediadas, em qualquer processo licitatório da Administração Pública direta ou indireta;

    II – manter intercâmbio cultural ou desportivo, através de delegações oficiais.

  • letra E há atualmente um disposição que diz que reservará 30 por cento


ID
3559360
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PGE-BA
Ano
2013
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Acerca da regulação da política fundiária e agrícola segundo a Constituição do Estado da Bahia, julgue o item que se segue.


A dignidade da pessoa humana é um dos princípios fundamentais da política agrícola e fundiária.

Alternativas
Comentários
  • Não achei explicação embasamento no CAPÍTULO III - DA POLÍTICA AGRÍCOLA E FUNDIÁRIA E DA REFORMA AGRÁRIA da CF. Acredito que a assertiva encontra-se correta pelo fato de todos os direitos serem aplicados aos dispositivos previstos na carta magna, mesmo que implicitamente.

  • Segundo a Constituição do Estado da Bahia...

  • CERTO

    Art. 171 - São princípios e objetivos fundamentais da política agrícola e fundiária:

    I - a dignidade da pessoa humana;

  • Qconcursos ta de sacanagem duplicando milhões de questões ja antigas somente para dizer que tem mais de 1 milhao de questoes no banco de dados....


ID
3559768
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PGE-BA
Ano
2013
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Acerca da regulação da política fundiária e agrícola segundo a Constituição do Estado da Bahia, julgue o item que se segue.


As terras públicas destinadas à irrigação não podem ser objeto de concessão de direito real de uso.

Alternativas
Comentários
  • Art. 179 da Constituição do Estado da Bahia - "As terras públicas e devolutas destinadas à irrigação serão sempre objeto de concessão de direito real de uso".


ID
3559789
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PGE-BA
Ano
2013
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Acerca da regulação da política fundiária e agrícola segundo a Constituição do Estado da Bahia, julgue o item que se segue.


Lei ordinária estadual é o instrumento normativo utilizado para fixar, para as diversas regiões do estado da Bahia, até o limite de quinhentos hectares, a área máxima de terras devolutas que os particulares podem ocupar, visando a torná-las produtivas, sem permissão ou autorização do poder público.

Alternativas
Comentários
  • Art. 174 da Constituição do Estado da Bahia - "Decreto fixará para as diversas regiões do Estado, até o limite de quinhentos hectares, a área máxima de terras devolutas que os particulares podem ocupar, visando torná-las produtivas, sem pedir permissão ou autorização do Estado".


ID
3594727
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-BA
Ano
2005
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Julgue o item seguinte, relativo ao Poder Judiciário e às funções essenciais à justiça.

Caso o governador do estado da Bahia cometa ato de improbidade administrativa, estará sujeito a processo por crime de responsabilidade, sem prejuízo da ação judicial apropriada. Em relação a esse crime, o chefe do Poder Executivo será julgado pela ALBA e deverá ser afastado de suas funções com a instauração do processo. Caso esse processo não seja julgado em 120 dias, o governador poderá reassumir suas funções, mas isso não impedirá o prosseguimento do processo.

Alternativas
Comentários
  • Lembrando que ação de improbidade não tem foro por prerrogativa de função

    Abraços

  • Lei 1.079/50. Art. 77. Apresentada a denúncia e julgada objeto de deliberação, se a Assembléia Legislativa por maioria absoluta, decretar a procedência da acusação, será o Governador imediatamente suspenso de suas funções.

    Art. 82. Não poderá exceder de cento e vinte dias, contados da data da declaração da procedência da acusação, o prazo para o processo e julgamento dos crimes definidos nesta lei.

  • Somente o presidente da República está isento da LIA.

  • LEI Nº 1.079, DE 10 DE ABRIL DE 1950.

    Art. 78. O Governador será julgado nos crimes de responsabilidade, pela forma que determinar a Constituição do Estado e não poderá ser condenado, senão à perda do cargo, com inabilitação até cinco anos, para o exercício de qualquer função pública, sem prejuízo da ação da justiça comum.

    § 1º Quando o tribunal de julgamento fôr de jurisdição mista, serão iguais, pelo número, os representantes dos órgãos que o integrarem, excluído o Presidente, que será o Presidente do Tribunal de Justiça.

    § 2º Em qualquer hipótese, só poderá ser decretada a condenação pelo voto de dois têrços dos membros de que se compuser o tribunal de julgamento.

    § 3º Nos Estados, onde as Constituições não determinarem o processo nos crimes de responsabilidade dos Governadores, aplicar-se-á o disposto nesta lei, devendo, porém, o julgamento ser proferido por um tribunal composto de cinco membros do Legislativo e de cinco desembargadores, sob a presidência do Presidente do Tribunal de Justiça local, que terá direito de voto no caso de empate. A escolha desse Tribunal será feita - a dos membros do legislativo, mediante eleição pela Assembléia: a dos desembargadores, mediante sorteio.

  • QUEM É ALBA? KKKKKKKK

  • ALBA: Assembleia legislativa do Estado da Bahia

  • ALBA é a Assembleia Legislativa da Bahia

  • Errei pelo prazo de julgar diferenciar-se do referente a Presidente da República (180 dias).

  • o item não estaria errado por afirmar que o Governador seria julgado pela ALBA? Não seria um tribunal especial formado por desembargadores e deputados estaduais?
  • Vantagens de morar em um Estado que o Governador está passando por um processo desses. Vlw, Witzel!
  • Questão aula tem que ir para o caderno

  • Qual o prazo para prefeito?

  • NÃO É A ALBA QUE JULGA

    É UM TRIBUNAL ESPECIAL (DESEMBARGADORES E DEPUTADOS)

    acho que esta errada! mas quem sou eu.....

  • ALBA sua desgramada. rsrsrs. (comentário provido de ironia)
  • Quem é ALBA na fila da vacina?

  • NO CRIME DE RESPONSABILIDADE É DIFERENTE DO CRIME COMUM, OS GOVERNADORES DE ESTADO E OS PREFEITOS NÃO TÊM IMUNIDADE PROCESSUAL NOS CRIMES COMUNS, PORÉM NO CRIME DE RESPONSABILIDADE TEM TODO ESSE PROCESSO A SER SEGUIDO.

    CRIME DE RESPONSABILIDADE

    PRESIDENTE DA REPÚBLICA = AFASTAMENTO DESDE O INÍCIO PELO SENADO ATÉ 180 DIAS AFASTADO, PODENDO RETORNAR DEPOIS DOS 180 DIAS SEM PREJUÍZO DO JULGAMENTO PELO SENADO FEDERAL

    GOVERNADOR DE ESTADO = AFASTAMENTO DESE O INÍCIO PELA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA ATÉ 120 DIAS AFASTADO, PODENDO RETORNAR DEPOIS DOS 120 DIAS SEM PREJUÍZO DO JULGAMENTO PELA ASSEMBLEIA.

  • GABARITO: QUESTÃO CORRETA

    Fonte: Lei 1.079/50.

    Art. 77. Apresentada a denúncia e julgada objeto de deliberação, se a Assembleia Legislativa por maioria absoluta, decretar a procedência da acusação, será o Governador imediatamente suspenso de suas funções.

    Art. 82. Não poderá exceder de cento e vinte dias, contados da data da declaração da procedência da acusação, o prazo para o processo e julgamento dos crimes definidos nesta lei.

  • Com o devido respeito aos colegas que pensam o contrário, não acho que a questão esteja errada. Entendo a posição de vcs: a lei 1079 determina que o tribunal misto julgue o governador; logo, afirmar que ele seria julgado pela ALBA seria um erro. Mas é necessário atentar para o dito pela questão e verificar se há como acomodá-lo ou não ao prescrito pelo Direito:

    Caso o governador do estado da Bahia cometa ato de improbidade administrativa, estará sujeito a processo por crime de responsabilidade, sem prejuízo da ação judicial apropriada. Em relação a esse crime, o chefe do Poder Executivo será julgado pela ALBA e deverá ser afastado de suas funções com a instauração do processo. Caso esse processo não seja julgado em 120 dias, o governador poderá reassumir suas funções, mas isso não impedirá o prosseguimento do processo.

    Ora, o direito prescreve não só que o tribunal misto julgue o Chefe do Executivo Estadual, mas também que, antes, a ALBA (art. 77 da lei 1.079/50) julgue o governador para decretar ou não procedência da acusação. Esse julgamento não é definitivo, é verdade, mas não é menos julgamento por conta disso. Assim, é correto dizer que o governador "será julgado pela ALBA". Errada seria a afirmação de que seria julgado definitivamente. 

    PS: Atualidade da Questão

    Para que uma questão esteja desatualizada, é necessário, dentre outras possibilidades, que a jurisprudência tenha mudado: que seja uma quando da aplicação da prova e outra agora. Ora, esse movimento não aconteceu. O STF, desde 2000, passando por 2005, ano da questão, até hoje decide que a Lei n.° 1.079/50 regula o impeachment. Nessa lei, de fato, determina-se que o julgamento do réu se dá por um tribunal especial, mas também se manda que haja um juízo de procedência da acusação a ser feito pela Assembleia Legislativa (art. 77). Sendo assim, não me parece errado ainda hoje dizer que o acusado será julgada pela ALBA.

  • A questão é de 2005. Hoje, o gabarito seria ERRADO. Vejam:

    Em caso de crime de responsabilidade, Governadores são julgados por Tribunal Especial, e não pela Assembleia Legislativa (INFO 774).

    Algumas Constituições estaduais preveem que os Governadores, quando cometerem crimes de responsabilidade, sejam julgados pela Assembleia Legislativa. Essa regra é válida?

    NÃO. A competência para julgar os Governadores de Estado em caso de crimes de responsabilidade é de um “Tribunal Especial”, que é composto especialmente para julgar o fato e que é formado por 5 Deputados Estaduais e 5 Desembargadores, sob a presidência do Presidente do Tribunal de Justiça. Isso está previsto no art. 78, § 3º da Lei nº 1.079/50.

    Mas espera um instante, o caput e o § 3º do art. 78 da Lei 1.079/50 afirmam que as Constituições estaduais poderiam dispor sobre o processo nos crimes de responsabilidade. Veja: “O Governador será julgado nos crimes de responsabilidade, pela forma que determinar a Constituição do Estado” (...) “Nos Estados, onde as Constituições não determinarem o processo nos crimes de responsabilidade dos Governadores” (...). É isso mesmo?

    NÃO. Tais trechos não foram recepcionados pela CF/88, uma vez que a atual Carta constitucional prevê que esse assunto deve ser objeto de lei de competência da União.

    Desse modo, as Constituições que dispõem sobre crimes de responsabilidade de forma diferente daquilo que é previsto na legislação federal possuem inconstitucionalidade formal, por violarem a competência privativa da União.

    Súmula Vinculante 46: A definição dos crimes de responsabilidade e o estabelecimento das respectivas normas de processo e julgamento são da competência legislativa privativa da União.

    Fonte: CAVALCANTE, Márcio André Lopes - Buscador Dizer o Direito.

  • Também penso que, atualmente, a questão ou deveria ter o gabarito como "correto" ou seria nula.

    Responsabilidade do chefe do Poder Executivo

    O chefe do Poder Executivo (Presidente da República, Governadores e Prefeitos) pode praticar duas espécies de crime:

    CRIMES COMUNS

    São aqueles tipificados na lei penal (Código Penal e legislação extravagante).

    Exs: peculato, corrupção passiva etc.

    Quem julga:

    • Presidente: STF (após autorização de 2/3 da Câmara dos Deputados).

    • Governador: STJ (não precisa de prévia autorização da ALE).

    • Prefeito: TJ/TRF/TRE (não precisa de prévia autorização da Câmara Municipal).

    CRIMES DE RESPONSABILIDADE

    São infrações político-administrativas praticadas por pessoas que ocupam determinados cargos públicos.

    Caso o agente seja condenado por crime de responsabilidade, ele não receberá sanções penais (prisão ou multa), mas sim sanções político-administrativas (perda do cargo e inabilitação para o exercício de função pública).

    Os crimes de responsabilidade estão previstos:

    • Presidente: art. 85 da CF/88 e Lei n.° 1.079/50.

    • Governador: Lei n.° 1.079/50.

    • Prefeito: DL 201/67.

    Quem julga:

    • Presidente: Senado (após autorização da CD – 2/3).

    • Governador: Tribunal Especial (composto por 5 membros da ALE e 5 Desembargadores, sob a presidência do Presidente do TJ)

    • Prefeito: Câmara Municipal.

    Fonte: Dizer o Direito

    Bons estudos (:

  • Está desatuliziada ou não, gnt? Como fica? help!

  • certo

    quem julga ato de improbidade adm?

    Alba

    prazo de julgamento= 120 dias

    Caso o processo não for julgado no prazo, o Governador poderá assumir suas funções, mas o processo vai continuar, não terá nenhum impedimento.


ID
3600160
Banca
FGV
Órgão
Câmara de Salvador - BA
Ano
2017
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Determinado Município do Estado da Bahia tem população de dois milhões, seiscentos e setenta e cinco mil habitantes e ocupa uma área territorial de seiscentos e noventa e três quilômetros quadrados. Em tema de organização do Poder Legislativo Municipal, a Constituição da República de 1988 estabelece que a Câmara do citado Município deve observar o limite máximo de: 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: d

    --

    CF/88. Art. 29, IV - para a composição das Câmaras Municipais, será observado o limite máximo de: (...)

    r) 43 (quarenta e três) Vereadores, nos Municípios de mais de 2.400.000 (dois milhões e quatrocentos mil) habitantes e de até 3.000.000 (três milhões) de habitantes;

  • A questão pede a resposta com base na CF/88, porém vale observar que a CE/Bahia, no seu art. 60, III, h, diz: mínimo de trinta e três e máximo de quarenta e um, nos Municípios com mais de um milhão e menos de cinco milhões de habitantes. https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/70433/CE_BA_EC_26-2020%20.pdf?sequence=14&isAllowed=y


ID
3703054
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-BA
Ano
2004
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

No atinente aos servidores públicos do Estado da Bahia, julgue o item abaixo.

Nos termos da Constituição do Estado da Bahia, é juridicamente permitido que um cidadão com 56 anos de idade se submeta a concurso público para provimento de cargo de servidor público civil.

Alternativas
Comentários
  • Lembrando que, nos cargos eletivos, não existe limitação de idade máxima (não é caso).

    Abraços

  • art. 42 e inciso  da , com redação dada pelo art. 1º da Emenda Constitucional nº 07, de 18 de janeiro de 1999: 

    "Art. 42 - Aos servidores titulares de cargos efetivos do Estado e dos Municípios, incluídas suas autarquias e fundações, é assegurado regime de previdência de caráter contributivo, observados critérios que preservem o equilíbrio financeiro e atuarial, bem como o que dispõe a , e serão aposentados: II - compulsoriamente(não pode mais trabalhar na iniciativa privada nem no serviço público), aos setenta anos de idade

    ...


ID
3958042
Banca
IBFC
Órgão
PM-BA
Ano
2020
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Leia abaixo o artigo 289 da Constituição do Estado da Bahia, inserido no capítulo XXIII - Do Negro:

    “Art. 289. Sempre que for veiculada publicidade estadual com mais de _____ pessoas, será assegurada a inclusão de uma da raça negra.”

Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.

Alternativas
Comentários
  • GAB. A)

    “Art. 289. Sempre que for veiculada publicidade estadual com mais de DUAS pessoas, será assegurada a inclusão de uma da raça negra.”


ID
3958282
Banca
IBFC
Órgão
PM-BA
Ano
2020
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Leia abaixo o artigo 289 da Constituição do Estado da Bahia, inserido no capítulo XXIII - Do Negro:

“Art. 289. Sempre que for veiculada publicidade estadual com mais de _____ pessoas, será assegurada a inclusão de uma da raça negra.”

Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna. 

Alternativas
Comentários
  • Art. 289. Sempre que for veiculada publicidade estadual com mais de duas pessoas, será assegurada a inclusão de uma da raça negra

    letra A

  • GAB A

    + DE 2 PESSOAS

  • Art. 289. Sempre que for veiculada publicidade estadual com mais de

    duas pessoas, será assegurada a inclusão de uma da raça negra.

    GAB A


ID
5356024
Banca
FCC
Órgão
DPE-BA
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Segundo a Constituição do Estado da Bahia,

Alternativas
Comentários
  • As previsões da Constituição da Bahia são praticamente iguais as da CF/88:

    Letra A: Errada. Não fala de número mínimo de representantes.

    CF/88, Art. 58. § 1º Na constituição das Mesas e de cada Comissão, é assegurada, tanto quanto possível, a representação proporcional dos partidos ou dos blocos parlamentares que participam da respectiva Casa.

    Const. da Bahia: Art. 83 - § 1º - Na constituição da Mesa da Assembléia e de cada comissão, é assegurada a representação proporcional dos partidos ou dos blocos parlamentares com assento na Casa.

    Letra B: Errada. Não é em qualquer projeto de lei.

    CF/88, Art. 64. § 1º - O Presidente da República poderá solicitar urgência para apreciação de projetos de sua iniciativa.

    Const. da Bahia:Art. 79 - O Governador poderá solicitar urgência para apreciação de projetos de sua iniciativa.

    Letra C: Correta.

    CF/88, Art. 61, § 2º A iniciativa popular pode ser exercida pela apresentação à Câmara dos Deputados de projeto de lei subscrito por, no mínimo, um por cento do eleitorado nacional, distribuído pelo menos por cinco Estados, com não menos de três décimos por cento dos eleitores de cada um deles.

    Const da Bahia: Art. 82 - É assegurado aos cidadãos o direito da iniciativa popular, mediante apresentação à Assembléia Legislativa de projeto de lei subscrito por, no mínimo, meio por cento do eleitorado estadual.

    Letra D: Errada. Não são 60 dias, mas sim 30 dias

    CF/88, Art. 66, § 4º O veto será apreciado em sessão conjunta, dentro de trinta dias a contar de seu recebimento, só podendo ser rejeitado pelo voto da maioria absoluta dos Deputados e Senadores.

    Const da Bahia: Art. 80, § 4º - O veto será apreciado, no prazo de trinta dias, a contar de seu recebimento, só podendo ser rejeitado pelo voto da maioria absoluta dos Deputados, em escrutínio secreto.

    Letra E: Errada. Não é maioria simples, mas sim maioria absoluta.

    CF/88, Art. 66, § 4º O veto será apreciado em sessão conjunta, dentro de trinta dias a contar de seu recebimento, só podendo ser rejeitado pelo voto da maioria absoluta dos Deputados e Senadores.

    Const da Bahia: Art. 80, § 4º - O veto será apreciado, no prazo de trinta dias, a contar de seu recebimento, só podendo ser rejeitado pelo voto da maioria absoluta dos Deputados, em escrutínio secreto.