SóProvas


ID
2551993
Banca
PUC-PR
Órgão
TJ-MS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A esfinge, um monstro mitológico alado, com a cabeça de uma mulher e o corpo de um leão, assolava a cidade de Tebas na Grécia. Emboscava jovens em um lugar ermo e os desafiava (“Decifra-me ou devoro-te!”) com o enigma: “Que criatura pela manhã tem quatro pés, ao meio-dia tem dois e à tarde tem três?”

O único que decifrou a charada foi Édipo, ao responder “O homem, que na infância engatinha usando quatro membros, na vida adulta anda sobre dois pés, mas na velhice precisa de um cajado como apoio”. Por ter resolvido o enigma, Édipo acabou tornando-se rei de Tebas, casando-se, sem saber, com sua mãe, Jocasta, e sofrendo um fim infeliz, como bem descrito por Sófocles em sua tragédia Édipo Rei.

A resposta de Édipo bem descreve o arco de vida dos seres humanos, que se inicia na infância e termina na decadência da velhice e na morte. Tal trajetória é a inevitável consequência da impossibilidade de manter, indefinidamente, o estado de baixa entropia que caracteriza o organismo vivente. Tudo no universo está sujeito à segunda lei da termodinâmica, que determina o fluxo do tempo e traz a velhice.

O que sempre me impressionou na história do Édipo é o fato de tantos outros jovens antes dele terem morrido por serem incapazes de responder a uma pergunta tão elementar. Talvez eles não lembrassem mais da infância e não percebessem que um dia envelheceriam. De fato, a humanidade há séculos vive tentando negar a inexorabilidade da morte, fantasiando sobre como escapar dela.

Daí vem a busca incessante pela mítica “fonte da juventude”, cujas águas seriam capazes de rejuvenescer aqueles que as bebessem. Tal fonte certamente não existe, mas, independentemente disso, a humanidade tem conseguido aumentar consideravelmente a sua expectativa de vida, através de melhor nutrição, saneamento básico, antibióticos e outros progressos da medicina.

Disponível em:<http://www.cienciahoje.org.br/noticia/v/ler/id/4315/n/tempus_fugit> . Acesso em: 14/08/17. 

Assinale a alternativa em que a expressão destacada a seguir está empregada em DESACORDO com as recomendações da norma gramatical.

Alternativas
Comentários
  • alguem pode explicar essa?? 

    Realmente, fiz esse concurso e não consegui achar o erro desta questão. :'(

  • Yan Carlos, acho que o erro da acertiva B está no fato de não poder usar a palavra ATRAVÉS no sentido de AÇÃO E USO. Só podemos usa-lá no sentido de algo INTERNO, ex: Ele se alimentava ATRAVÉS de sonda. No caso da acertiva o correto seria a expressão POR MEIO DE.

     

    ATRAVÉS = usado internamente ( Ele se alimentava ATRAVÉS de sonda)

     

    POR MEIO DE = usado em ações e uso ( POR MEIO DE políticas públicas o governo resolveu o caso)

     

    Explicação baseada na prof. Flávia Rita! Corrijam-me se eu estiver equivocada.

     

  • Eu discordo da Josy cordeiro. E não consegui enxergar o erro ainda.

    Pq segundo o dicionário Houaiss, o "através de" também é usado com o sentido de "por meio de" como mostrado na definição 5

    Veja uma transcrição que faço do dicionário.

     

    Locuções

     através de:
    1    por dentro de; pelo interior de
    Ex.: o raio passa a. da matéria


    2    por, pelo
    Ex.: o ladrão entrou na casa a. da janela
    Ex.: a. da vidraça via a chuva cair


    3    no decorrer de (medida de tempo)
    Ex.: esses costumes prolongam-se a. dos séculos


    4    de um lado para o outro (de qualquer espaço delimitado)
    Ex.: caminharam a. de florestas e pântanos


       Derivação: sentido figurado.
    por meio de; mediante
    Ex.: educar a. de exemplos
    Ex.: conseguiu o emprego a. de artifícios
     

  • Gabarito: B

     

    Existem diferenças claras entre através de e por meio de. Observe:

     

    ► Através de: A palavra “através” é classificada como um advérbio e significa “aquilo que passa de modo transversal”, “que se pode atravessar”. Pode ser substituída pela palavra “transversalmente” sem que haja prejuízo de sentidos. Sendo assim, fica claro que a locução “através de” possui significado ligado a movimento físico, porque indica a ideia de atravessar. 

     

    Observe alguns exemplos:

    As folhas secas passaram através da janela.
    O cachorro passou através da brecha no portão.
    O namorado passou as flores para a namorada através da janela.
    Enxergou a cidade através do vidro do carro

     

     

    ► Por meio de: A locução “por meio de” significa “por intermédio de” e está relacionada à ideia de instrumento, instrumento esse utilizado na execução de determinada ação.

     

    Observe os exemplos:

    Conheci minha namorada por meio de amigos.
    A encomenda foi entregue por meio dos correios.
    A empresa comunica-se com seus funcionários por meio de e-mails.
    Por meio de amigos, consegui um bom emprego.

     

     

    Alguns linguistas menos intransigentes já admitem que ambas as formas sejam empregadas nas mesmas situações, assim como alguns dicionários. Contudo, de acordo com a norma culta, as duas expressões guardam significados diferentes, por isso é importante que sejam empregadas adequadamente. Se eu digo que conheci “Carolina através de Ana”, posso passar a impressão, especialmente para os mais atentos aos fenômenos linguísticos, de que Ana é translúcida! Por isso, entre a ambiguidade e a clareza, escolha sempre a clareza. Bons estudos!

     

    Fonte: http://brasilescola.uol.com.br/gramatica/atraves-ou-por-meio-de.htm